Corte de estrada afeta trânsito matinal nas escolas leirienses

No final do ano letivo de 2018/2019, iniciaram-se obras na Rua dos Mártires, no centro da cidade de Leiria. Esta rua é a principal via de acesso ao Colégio de Nossa Senhora de Fátima e à Escola Secundária Domingos Sequeira. O trânsito tem sido bastante afetado e já existem alguns pais descontentes, devido à longa duração destas obras.

Fortnite nova temporada!

Fortnite é um jogo electrónico que consiste numa battle royale gratuito em que milhões de jogadores diariamente jogam! Porém, no final da temporada 10, o fortnite surpreendeu todos os amantes criando um buraco negro no meio do jogo...Muitos fãs acharam que seria o fim do jogo pois o número de jogadores do mesmo tem vindo a diminuir drasticamente.A Epic Games, criadora do jogo, decidiu então fazer algo inesperado trazendo várias atualizações, motivando de novo a maior parte das pessoas a jogarem.A nova atualização conta com várias mudanças tanto a nível gráfico como a nível de jogabilidade contando agora com a possibilidade de navegar pelo mar a nadar ou de barco.

First Breath After Coma representaram Leiria no Paredes de Coura

First Breath After Coma são o conjunto musical leiriense com mais sucesso e é composto por cinco jovens músicos talentosos. O Paredes de Coura é o maior festival Indie de Portugal e tem vindo a contar sempre com presença de grandes bandas e músicos como: Tame Impala, Sex Pistols, Franz Ferdinand, Cage the Elephant e muito mais. Os First Breath After Coma têm vindo a representar bem Leiria, com uma nomeação para melhor disco Europeu com "Drifter" e com quatro digressões europeias nos últimos dois anos, mas a maior surpresa foi a vinda destes a Paredes de Coura.

9º ano vai mais além!

Dia 11 de outubro, os alunos do 9.º ano do Colégio de Nossa Senhora de Fátima descobriram que este ano iriam mais além. Em vez de irem para França ou Espanha decidiram partir para Itália e fazer a sua viagem de finalistas em Roma. Todos os alunos estão muitos felizes com o resultado. As diretoras de turma de ambas as turmas surpreenderam todos ao anunciarem o destino. Os alunos já começaram a pensar em maneiras de angariar algum dinheiro para ajudar na ida. Entre muitas ideias, como em todos os anos anteriores, eles irão organizar a festa de carnaval para ajudar os alunos a conseguir o seu objetivo. A viagem realizar-se-á no início das férias da Páscoa e terá a presença de quase todos.

Região de Leiria no CNSF

No dia 11 de outubro, a jornalista Patrícia Duarte veio ao Colégio Nossa Senhora de Fátima para dirigir uma aula sobre jornalismo e divulgar a aplicação "Repórter no Mundo". Esta aplicação consiste em criar uma noticia facilmente, através desta app inovadora. Patrícia Duarte começou por explicar um pouco sobre a sua profissão através de um PowerPoint. A interação entre a jornalista e os alunos foi constante, o que permitiu um bom entendimento com a aplicação e muito boas reações à mesma. Os alunos gostaram muito da aplicação e dizem que é uma ideia inovadora para a redação de notícias.

Diretora adjunta do Região de Leiria foi ao CNSF

No passado dia 11 de outubro, a diretora-adjunta do Região de Leiria foi ao Colégio Nossa Senhora de Fátima. Patrícia Duarte esteve no Colégio com o objetivo de explicar o que é o jornalismo. Para isso, mostrou e falou aos alunos sobre a app Repórter no Mundo. Para terem a experiência de escrever uma notícia, os alunos utilizaram a app na aula. Gostaram muito da experiência e aprenderam a importância do jornalismo.

Corte de água afetou diversas escolas
  • mota

No passado dia 10 de outubro, algumas escolas de Leiria, como o CNSF e a Domingues Sequeira sofreram um corte do abastecimento de água entre as 10H00 e as 15H00 devido a obras na construção de uma nova habitação.

Manifestação atrai escolas de Leiria

No passado dia 27 de setembro, ocorreu uma manifestação ambiental em Leiria que juntou várias escolas da região. O percurso partiu das piscinas municipais e terminou em frente ao edifício da Câmara de Leiria, onde os participantes contaram com algumas palavras do presidente, Gonçalo Lopes. Esta manifestação teve como objetivo principal alertar as pessoas para as alterações climáticas e para as mudanças que elas estão a provocar no nosso planeta. Os alunos e professores que participaram elaboraram cartazes com frases e desenhos chamativos. Os motivos desta manifestação são bastante alarmantes e têm vindo a ser cada vez mais falados, tanto no nosso país como no mundo.

Coaching para pais no CNSF

No passado dia 11 de outubro, às 18h30, o Colégio Nossa Senhora de Fátima organizou uma formação para pais nas suas instalações. Esta formação teve como objetivo ajudar os encarregados de educação a melhorar a relação com os filhos. A sessão foi orientada por uma psicóloga.

Manifestação contra as alterações climáticas mobilizou centenas de pessoas

No passado mês de setembro, no dia 27, mais de 400 pessoas saíram às ruas de Leiria para demonstrar a sua revolta em relação às alterações climáticas. A manifestação atraiu a atenção do presidente da Câmara, Gonçalo Lopes, que acabou por participar na manifestação.

Abstenção muito elevada nas Legislativas de 6 de outubro

No passado domingo, dia 6 de outubro, ocorreram as eleições legislativas de 2019. Todas as pessoas foram chamadas a votar, entre as 8 horas da manhã e as 19 horas da tarde. O voto é secreto e cada pessoa foi convidada a participar e a escolher o partido que achasse que melhor governaria e representaria Portugal. Os resultados saíram a partir das 20 horas da noite. Embora muitos portugueses tivessem ido votar, a abstenção registou quase 50%. No final da contagem dos votos confirmou-se que o PS ganhou as Legislativas de 2019.

Catarina Furtado lê texto de aluno do CNSF

No passado dia 9 de outubro, João Lagoa, aluno do 8.º ano A, do Colégio Nossa Senhora de Fátima, em Leiria, viu um texto seu ser lido por Catarina Furtado. O aluno elaborou uma crítica ao livro "Adolescer é fácil # Só que não", lançado recentemente. Na passada terça-feira, a professora de Português enviou o texto de João Lagoa para o Instagram oficial da apresentadora que respondeu com uma mensagem de agradecimento.

Água cortada nas escolas de Leiria

Algumas escolas de Leiria, entre elas o Colégio Nossa Senhora de Fátima, a Secundária Domingos Sequeira e o Orfeão sofreram um corte no abastecimento de água, durante o dia de ontem, quinta-feira. Dos três estabelecimentos de ensino apenas o CNSF se manteve em funcionamento. O corte teve início às 10 da manhã terminando ao final do dia. Este imprevisto deveu-se às obras de reabilitação de uma casa no centro histórico. Para superar esta situação o Colégio viu-se obrigado a encontrar soluções. Encheram-se garrafas e alguns ecopontos vazios com água.

Região de Leiria vai ao CNSF

Hoje, dia 11 de outubro, Patrícia Duarte, jornalista do Região de Leiria, fez uma apresentação, na aula de português, aos alunos do 8.º ano do Colégio de Nossa Senhora de Fátima. A sessão teve como objetivo mostrar a importância do jornalismo e o novo projeto do jornal, a aplicação "Repórter no mundo" que, por enquanto, apenas está disponível para Android. Os alunos acharam a app inovadora e bastante interessante, pois permite redigir notícias do seu interesse que podem ser publicadas no famoso jornal Região de Leiria.

Conferência Missões de Apoio à Paz na Escola D. Dinis

Os alunos do sétimo ano do Agrupamento de Escolas D. Dinis, de Leiria, receberam uma aula de Cidadania fora do comum na manhã do dia 9 de outubro. Foi promovida pelo Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes e contou com o apoio desta escola e da CML. Através da Major Susana Camponês e do Capitão Ricardo Borges ficaram a saber de duas missões no âmbito da ONU em que estes militares participarem na Colômbia e na República Centro Africana. A primeira procurou manter a diminuição da violência ao fim de 70 anos de guerra conseguida pelo Presidente da Colômbia que negociou a paz com os rebeldes. A segunda, desenvolvida pelos Comandos, procurou garantir a segurança das populações.

Festa na Gândara dos Olivais

As festas populares ainda continuam a juntar muitas centenas de pessoas graças aos espetáculos musicais e aos "comes e bebes". No dia 22 de setembro atuaram os MSP e os NZK. A festa de Nossa Senhora dos Milagres, que se realizou este fim de semana na Gândara dos Olivais, tem inspiração religiosa e mantém a tradição da sua habitual missa, seguida da procissão com andores de oferendas. Apesar da crescente dificuldade em juntar pessoas para constituírem a Comissão de Festas, ainda continuam a existir voluntários que dão muito de si (muitos dias de trabalho) para manter esta tradição que constitui um convívio anual da população.

Uma conversa sobre corrupção

O canal Kukiacos TV ficou conhecido por ser propriedade da Igreja Maná, no entanto têm feito verdadeiro serviço público ao abordar temas de interesse geral, abordados com seriedade, independente e total liberdade. Foi assim que participei no programa "Isto é o povo a falar" dedicado ao tema da corrupção, que abordei na perspectiva cívica.

300 dias de aforismos no blogue "Desartístico"

Estamos na era da informação rápida, partilhada em rede, imensamente efémera. Nesse sentido Micael Sousa propôs-se a escrever aforismos diários no seu blogue "Desartístico". Hoje atingiu as 3 centenas de criações diárias. Podem ler todos em: https://desartistico.blogspot.com/2019/09/pensamento-do-dia-300.html?m=0