Carro abandonado

Na Quinta do Alçada em Leiria, existe um carro abandonado há muitos meses. Foi abandonado duas vezes, a primeira vez pelo seu proprietário e a segunda pelas entidades responsáveis. Ninguém quer saber.

Uma luta desigual

Há cinco anos que lutamos pela manutenção destas árvores. Mas infelizmente vamos perder esta luta. A mesquinhez de uns e a falta de intervenção de quem tem que cuidar levaram a que algumas destas árvores ficassem doentes. Agora, acabamos por vê-las serem abatidas porque nada se fez. Mas pior, nada vemos fazer para salvar as restantes. A Câmara Municipal de Leiria não foi capaz neste espaço de tempo, apesar das propostas e soluções que pusemos em cima da mesa, de colocar o interesse público acima do interesse privado. Um interesse desinformado e desinteressado no bem comum. Hoje dia 17.08 caem mais 6 árvores. Quando não as queimamos cortamo-las! Que sociedade esta.

As pessoas sabem o que é um fascista?

A reverência polémica da participação de Marie Le Pen na Web Summit veio obrigar a debater e invocar conceitos das ciências políticas nas conversas corriqueiras. Mas será de conhecimento comum o que significa ser fascista. Aqui fica uma explicação no Blogue A Busca pela Sabedoria: http://abuscapelasabedoria.blogspot.com/2017/02/como-identificar-o-fascismo.html?m=0

3 meses e mais de 100 fotografias

Há 3 meses surgiu-me uma ideia. Os jogos de Tabuleiro modernos têm componentes que pretendem dar enquadramento e significado às mecânicas de jogo e simulação que aplicam. Alguns desses componentes são fantásticos e por si próprios criações bem especiais. Assim surgiu a ideia de fazer uma fotografia de diorama diária na minha conta do Instagram alusiva a uma efeméride ou outro dia simbólico. Já lá vão 3 meses sem parar e mais de 100 fotografias. Podem ver as fotografias aqui: https://www.instagram.com/micaelssousa

10 recomendações de jogos de tabuleiro modernos para iniciação

Tenho falado muito sobre jogos de tabuleiro modernos, mas a melhor forma de os conhecer é jogando. Nem é sempre é fácil saber por onde começar: ou podemos escolher coisas de má qualidade por desconhecimento, ou jogos demasiado completos e longos pelo mesmo motivo, ou ainda coisas completamente estranhas aos nossos gostos individuais, quer seja pelo tema quer pela mecânica. Por isso decidi fazer um breve vídeo de resumo de recomendação de 10 jogos de iniciação com mecânicas diferentes e que podem ser facilmente encontrados em Portugal. Aqui fica a lista: https://youtu.be/hluw79tE-1Q

Todos somos estrangeiros em algum lado

Todos somos estrangeiros fora do país de origem. Temporariamente de férias ou quando emigramos por tempo (in)determinado. Mais ainda quando emigramos e sentimos que não somos nem de cá nem de lá. Razões diversas levam, quem parte para fora, para longe. Por opção ou por dever, seremos sempre estrangeiros fora do nosso país-natal. É, por isso, mais do que necessário aceitar, ser tolerante e ter a mente aberta à diferença. Acolher como gostaríamos de ser acolhidos. Ajudar como gostaríamos de ser ajudados. Ter a diversidade em mente numa altura em que as fronteiras que separam os países deixam, cada vez mais, de fazer sentido, quando de interculturalidade se trata.

Repórter no Mundo a app do Região de Leiria

Conheci a app através de uma amiga. Interessante seres tu a dares notícias que passariam despercebidas, sejam elas sociais, culturais,económicas... Desenganem-se se acham que passa qualquer coisa. Cada publicação é alvo de aprovação e posterior revisão e só depois é publicada (não fôssemos levar com desabafos de qualquer alma desatinada). A tornar a descarga da aplicação apelativa e o seu uso frequente, ainda lançam desafios onde podes ganhar o prémio. O último um telemóvel Samsung Galaxy J3 2017! E não é que eu ganhei um?! Para já a aplicação só está disponível para Android. Faça o download da app Repórter no Mundo em: http://bit.ly/reporternomundo.

App Repórter no Mundo

Entre os dias 3 e 12 de agosto a aplicação "Repórter no Mundo" está a ser apresentada, descarregada e utilizada no LeiriaShopping. Para ficar a par de tudo o que acontece em Portugal e no mundo basta descarregar a "APP" no PlayStore do sistema operativo Android.

Regressados da Holanda

Já era noite quando chegaram os Caminheiros (escuteiros com idades entre 18 e 22 anos). Foram distribuídos por diversas localidades da Holanda, Bélgica e Alemanha, onde puderam ter contacto com as populações locais, fazer ações de serviço, raids, canoagem, fóruns de discussão. Confraternizaram com escuteiros de toda a Europa, podendo assim receber e partilhar vivências próprias de cada um dos países, vivendo assim com intensidade o tema da atividade: "Os Opostos Atraem-se". Esta atividade internacional teve a sua primeira edição em 2003, decorrendo na Lagoa da Ervedeira.

Atuação Filarmónica de São Tiago de Marrazes

A Filarmónica de São Tiago de Marrazes, dirigida pelo Maestro Paulo Clemente, deu um concerto no jardim de Camões no dia 3 de agosto às 22:00. São 38 músicos que dedicaram mais de uma hora a deliciar a assistência com música dia Abba, Xutos e Pontapés, Quinta do Bill e outras do género.

Jogos de tabuleiro transformados em coisas sérias aos olhos da União Europeia

Esta semana um dos textos do blogue "Jogos no Tabuleiro" foi traduzido para inglês e alojado em página da internet oficial da União Europeia, a propósito de um concurso internacional de bloguers. O texto fala do processo que desenvolvi de adaptação de jogos de tabuleiro modernos a contextos sérios, segundo os princípios do "Serious Gaming". Neste texto encontram-se referencias a Leiria, a muitos amigos, ao Urbanwins, aos Boardgamers de Leiria, à academia, etc. Leia em http://ec.europa.eu/regional_policy/blog/detail.cfm?id=126

Banhos no rio

Ir ao banho no rio Lis, quando a temperatura do ar ameaça atingir máximos históricos, pode ser uma solução. Mesmo sem praia fluvial. Os muros que amparam as águas do rio, servem de plataforma de saltos para a água. Pode ser perigoso, mas quando se é adolescente a aventura e o desafio falam mais alto.

Verão a caminho

Parece que o mês de agosto é que vai trazer o verão. O sol e o calor já se fazem sentir na cidade de Leiria, que espera hoje uma temperatura máxima de 31°C. No fim de semana vão ser dias para ir à praia, à piscina ou fazer piquenique, com os 40°C que se esperam.

Ciclistas portugueses e franceses cumprem última etapa amanhã
Ciclistas portugueses e franceses cumprem última etapa amanhã

Um grupo de 11 ciclistas portugueses, naturais de Viseu, Penamacor, Santa Maria da Feira, Leiria, Pombal e Guarda, e franceses, chegaram hoje a Leiria de uma ligação de bicicleta de Paris a Lisboa. Foram recebidos pelo vice presidente da Câmara municipal de Leiria, Gonçalo Lopes. A partida aconteceu no dia 19 de julho de Villejust, em França, onde estão ligados ao clube de ciclismo local, e a chegada a Lisboa (Portugal), está prevista para amanhã, dia 29. Fotos: Fernando Rodrigues

Final do torneio de futsal é no dia 29

Decorre durante este mês de julho o tradicional XIII edição do Torneio Interassociações da Freguesia de Souto da Carpalhosa e Ortigosa, no concelho de Leiria. Pretende o intercâmbio entre as várias equipas das localidades da freguesia. Uma forma que a junta de freguesia encontrou para reunir os jogadores que ao longo do ano atuam nos clubes da região e o convívio entre habitantes. É um evento desportivo que traz uma certa rivalidade saudável. A final acontece dia 29 de julho com os finalistas ACDR Várzeas e a ADC Moita da Roda.

Jogos de tabuleiro modernos no apoio letivo

Já há uns anos que temos conseguido criar um público e grupo de voluntários conhecedores dos jogos de tabuleiro modernos. Com o projeto dos Boardgamers de Leiria, da associação Asteriscos, tem sido possível criar atividades de inovação cultural e educativa para as crianças da região de Leiria. Neste mês estivemos na Escola dos Capuchos, no Centro Escolar de Vermoil e no Jardim-Escola João de Deus (Leiria). Mais informações em: https://www.facebook.com/boardgamersdeleiria/

Feira Medieval de Leiria recria momentos históricos em toda a cidade

Decorreu este fim-de-semana mais uma edição da Feira Medieval em Leiria. Organizado pela Câmara Municipal de Leiria e pelas associações do concelho, este evento decorreu em toda a cidade de Leiria, pretendeu transmitir e recriar momentos históricos vividos em toda a cidade na época antiga. Participaram na feira centenas e centenas de figurantes que animaram o evento que teve a assistência teve milhares de visitantes.

Centenas de pessoas agradadas com espectáculo na fonte luminosa

O convite era para acompanhar o festival medieval de Leiria mas foram muitas as pessoas, centenas, provavelmente milhares, que não conseguiram ficar indiferentes ao espectáculo com água que acontece na fonte Luminosa, bem no centro de Leiria. E com o castelo iluminado ao fundo. As crianças adoram e os adultos registam o momento no telemóvel. Aqui fica também o meu registo.