Verão a caminho

Parece que o mês de agosto é que vai trazer o verão. O sol e o calor já se fazem sentir na cidade de Leiria, que espera hoje uma temperatura máxima de 31°C. No fim de semana vão ser dias para ir à praia, à piscina ou fazer piquenique, com os 40°C que se esperam.

Ciclistas portugueses e franceses cumprem última etapa amanhã
Ciclistas portugueses e franceses cumprem última etapa amanhã

Um grupo de 11 ciclistas portugueses, naturais de Viseu, Penamacor, Santa Maria da Feira, Leiria, Pombal e Guarda, e franceses, chegaram hoje a Leiria de uma ligação de bicicleta de Paris a Lisboa. Foram recebidos pelo vice presidente da Câmara municipal de Leiria, Gonçalo Lopes. A partida aconteceu no dia 19 de julho de Villejust, em França, onde estão ligados ao clube de ciclismo local, e a chegada a Lisboa (Portugal), está prevista para amanhã, dia 29. Fotos: Fernando Rodrigues

Final do torneio de futsal é no dia 29

Decorre durante este mês de julho o tradicional XIII edição do Torneio Interassociações da Freguesia de Souto da Carpalhosa e Ortigosa, no concelho de Leiria. Pretende o intercâmbio entre as várias equipas das localidades da freguesia. Uma forma que a junta de freguesia encontrou para reunir os jogadores que ao longo do ano atuam nos clubes da região e o convívio entre habitantes. É um evento desportivo que traz uma certa rivalidade saudável. A final acontece dia 29 de julho com os finalistas ACDR Várzeas e a ADC Moita da Roda.

Jogos de tabuleiro modernos no apoio letivo

Já há uns anos que temos conseguido criar um público e grupo de voluntários conhecedores dos jogos de tabuleiro modernos. Com o projeto dos Boardgamers de Leiria, da associação Asteriscos, tem sido possível criar atividades de inovação cultural e educativa para as crianças da região de Leiria. Neste mês estivemos na Escola dos Capuchos, no Centro Escolar de Vermoil e no Jardim-Escola João de Deus (Leiria). Mais informações em: https://www.facebook.com/boardgamersdeleiria/

Feira Medieval de Leiria recria momentos históricos em toda a cidade

Decorreu este fim-de-semana mais uma edição da Feira Medieval em Leiria. Organizado pela Câmara Municipal de Leiria e pelas associações do concelho, este evento decorreu em toda a cidade de Leiria, pretendeu transmitir e recriar momentos históricos vividos em toda a cidade na época antiga. Participaram na feira centenas e centenas de figurantes que animaram o evento que teve a assistência teve milhares de visitantes.

Centenas de pessoas agradadas com espectáculo na fonte luminosa

O convite era para acompanhar o festival medieval de Leiria mas foram muitas as pessoas, centenas, provavelmente milhares, que não conseguiram ficar indiferentes ao espectáculo com água que acontece na fonte Luminosa, bem no centro de Leiria. E com o castelo iluminado ao fundo. As crianças adoram e os adultos registam o momento no telemóvel. Aqui fica também o meu registo.

Pelos trilhos da serra da Maúnça

Percorrer os trilhos da serra da Maúnça ao fim de um dia trabalho, é um desafio que aceitamos prontamente. O ponto alto é subir a Cascalheira. A serra é lindíssima, o verde que nos rodeia é inebriante. É verdade que não é acessível a todos, o piso por vezes é difícil, tem pedras, paus e desníveis bastante acentuados, mas se estivermos em boa condição fisica, vale a pena viver esta aventura.

Cada dia uma fotografia nova com peças de jogos de tabuleiro

De há umas semanas para cá comecei com um projeto criativo que se tem revelado desafiante e original. Existe uma nova onda de jogos de tabuleiro modernos, que estão a reinventar esta indústria criativa, a gerar milhões de aficionados. Se acham que estou a falar de monopólio ou xadrez esqueçam. Não é nada disso. Em Leiria temos feito um trabalho semanal com os Boardgamers de Leiria a divulgar este tipo de jogos. Com toda esta variedade de jogos lembrei-me de criar diariar diariamente uma fotografia alusiva a algo do dia em causa. O P3 acabou por fazer uma reportagem sobre o assunto: http://p3-front1.publico.pt/cultura/design/26259/pecas-de-jogos-de-tabuleiro-tambem-contam-historias

Bufo real devolvido à natureza

O animal foi encontrado há cerca de um mês, junto ao IC2, em Leiria, por José Artur, professor e observador de aves, em Leiria. Recolheu o animal e o SEPNA, da GNR, encaminhou-o para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres do Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa. A espécie recuperou na totalidade e o Centro possibilitou que o animal fosse devolvido à natureza em Leiria, por quem o salvou. É a maior ave de rapina noturna portuguesa, e para facilitar a caça, não faz barulho a voar. Pode atingir os 75 cm de comprimento em adulto e é facilmente identificável, devido aos dois penachos que tem sobre a cabeça, que fazem lembrar duas orelhas. Os olhos são cor de laranja e grandes. Fotos: Naturalis

Vânia Silva bate recorde do mundo no Torneio Internacional de Lançamentos

A leiriense Vânia Silva acaba de bater por duas vezes na mesma prova o recorde do mundo de veteranos, no lançamento do martelão. Primeiro com um lançamento a 18,88 metros e depois voltou a bater, com um lançamento a 19, 27 metros. A atleta é recordista mundial.

França-Croácia: a última vez foi em Leiria no Euro2004
França-Croácia: a última vez foi em Leiria no Euro2004

Pela primeira vez, a seleção croata chega à final do campeonato do mundo de futebol. França quer repetir a vitória de 1998. Domingo, às 16 horas, as duas equipas decidem o título mundial, a partir de Moscovo. A última vez que se encontraram em jogos oficiais, foi no Euro2004, no estádio de Leiria. O jogo, ainda na fase de grupos, terminou empatado a duas bolas.Tudor na própria baliza e Trezeguet marcaram para os franceses, Rapaic e Prso para os croatas. Zidane, Sokota, Thierry Henry, Niko Kovač e Robert Pirès eram outros dos jogadores em destaque ao serviço das duas seleções. Na altura, Leiria ficou pintada com as cores de França e da Croácia. Quem será o vencedor em 2018? Fotos: Joaquim Dâmaso

Já não faz sentido jogar monopólio?

Provavelmente já ouviram falar de que está a surgir uma nova vaga de jogos de tabuleiro. Chama-se jogos de tabuleiro modernos, tem origem na Alemanha, e não tem nada que ver com os jogos de massas que se vendem nas grandes superfícies. Micael Sousa, no seu canal de YouTube e blogue, fez este vídeo para explicar, com exemplos de jogo, porque não faz sentido continuar a jogar monopólio: https://youtu.be/lp6OrZIygro

Politécnico de Leiria recebe III Jornadas Pedagógicas hoje e amanhã

Promover a inovação pedagógica e a partilha de boas práticas entre os docentes do Politécnico de Leiria é o objetivo das III Jornadas Pedagógicas que decorrem hoje e amanhã, dia 10 de julho.

Sabem o que é o up-cycling e o down-cycling?

Usamos recorrentemente o termo "reciclagem" mas nem tudo o que se reciclar mantém o valor. Em vez de reciclar (recycling) deveríamos tentar um “melhorciclar” (up-cycling), que no fundo seria aumentar o valor tendo em conta a origem dos resíduos que contribuíram para constituir o novo produto. Acabei de inventar o termo, porque em português não parece haver uma designação tão boa como a terminologia inglesa. Por outro lado, há que tentar evitar o “piorciclar” (down-cycling), que consiste em gerar produtos de valor inferior. Para saber mais: https://abuscapelasabedoria.blogspot.com/2018/06/reciclar-para-manter-o-valor-versus-o.html?m=0

Feira Antiga no Souto da Carpalhosa

Decorreu este fim de semana mais uma recriação histórica da feira à moda antiga. Centenas de figurantes oriundos das diversas associações culturais da freguesia deram a conhecer a miúdos e graúdos os sabores, tradições, os divertimentos, usos e costumes da época do antigamente. Uma experiência a repetir.

Think Conference acontece em Leiria

Inovação, empreendedorismo e marketing digital são as palavras de ordem, durante dois dias, 29 e 30 de junho, em Leiria. O Teatro José Lúcio da Silva recebe a 2ª edição da maior conferência de marketing digital e empreendedorismo em Portugal. Entre hoje e amanhã os entusiastas destas áreas do conhecimento estão convidados a ouvir conselhos, partilhar ideias e alargar a sua rede de conhecimentos.

Prémio Investigação José Ribeiro Vieira entregue a cardiologista Catarina Ruivo

O Prémio Investigação José Ribeiro Vieira foi entregue, ontem, no aniversário da NERLEI, a Catarina Ruivo, médica e investigadora do Centro Hospitalar de Leiria. O prémio visa distinguir aqueles que mais se destacaram ao longo do ano na pesquisa de soluções médicas, que tenham publicado os seus resultados em revistas da especialidade e que tenham essencialmente tido o reconhecimento por parte dos seus pares, colegas e actividade. A escolha deste ano incidiu sobre a investigação de que, apesar de ser tradicionalmente conhecida pelo efeito cardiovascular, Catarina Ruivo relacionou a exposição prévia da aspirina com o síndrome coronário agudo.

35 Anos da NERLEI

A Associação Empresarial da Região de Leiria - NERLEI completou 33 anos de intensa actividade corporativa empresarial com promoção interna e externa de Portugal, esta segunda-feira. O jantar comemorativo, que reuniu os associados, teve como orador principal Luís Marques Mendes, comentador político, que veio falar de inovação empresarial. Está de parabéns esta associação, os seus dirigentes e os seus associados.