Já não faz sentido jogar monopólio?

Provavelmente já ouviram falar de que está a surgir uma nova vaga de jogos de tabuleiro. Chama-se jogos de tabuleiro modernos, tem origem na Alemanha, e não tem nada que ver com os jogos de massas que se vendem nas grandes superfícies. Micael Sousa, no seu canal de YouTube e blogue, fez este vídeo para explicar, com exemplos de jogo, porque não faz sentido continuar a jogar monopólio: https://youtu.be/lp6OrZIygro

Politécnico de Leiria recebe III Jornadas Pedagógicas hoje e amanhã

Promover a inovação pedagógica e a partilha de boas práticas entre os docentes do Politécnico de Leiria é o objetivo das III Jornadas Pedagógicas que decorrem hoje e amanhã, dia 10 de julho.

Sabem o que é o up-cycling e o down-cycling?

Usamos recorrentemente o termo "reciclagem" mas nem tudo o que se reciclar mantém o valor. Em vez de reciclar (recycling) deveríamos tentar um “melhorciclar” (up-cycling), que no fundo seria aumentar o valor tendo em conta a origem dos resíduos que contribuíram para constituir o novo produto. Acabei de inventar o termo, porque em português não parece haver uma designação tão boa como a terminologia inglesa. Por outro lado, há que tentar evitar o “piorciclar” (down-cycling), que consiste em gerar produtos de valor inferior. Para saber mais: https://abuscapelasabedoria.blogspot.com/2018/06/reciclar-para-manter-o-valor-versus-o.html?m=0

Feira Antiga no Souto da Carpalhosa

Decorreu este fim de semana mais uma recriação histórica da feira à moda antiga. Centenas de figurantes oriundos das diversas associações culturais da freguesia deram a conhecer a miúdos e graúdos os sabores, tradições, os divertimentos, usos e costumes da época do antigamente. Uma experiência a repetir.

Think Conference acontece em Leiria

Inovação, empreendedorismo e marketing digital são as palavras de ordem, durante dois dias, 29 e 30 de junho, em Leiria. O Teatro José Lúcio da Silva recebe a 2ª edição da maior conferência de marketing digital e empreendedorismo em Portugal. Entre hoje e amanhã os entusiastas destas áreas do conhecimento estão convidados a ouvir conselhos, partilhar ideias e alargar a sua rede de conhecimentos.

Prémio Investigação José Ribeiro Vieira entregue a cardiologista Catarina Ruivo

O Prémio Investigação José Ribeiro Vieira foi entregue, ontem, no aniversário da NERLEI, a Catarina Ruivo, médica e investigadora do Centro Hospitalar de Leiria. O prémio visa distinguir aqueles que mais se destacaram ao longo do ano na pesquisa de soluções médicas, que tenham publicado os seus resultados em revistas da especialidade e que tenham essencialmente tido o reconhecimento por parte dos seus pares, colegas e actividade. A escolha deste ano incidiu sobre a investigação de que, apesar de ser tradicionalmente conhecida pelo efeito cardiovascular, Catarina Ruivo relacionou a exposição prévia da aspirina com o síndrome coronário agudo.

35 Anos da NERLEI

A Associação Empresarial da Região de Leiria - NERLEI completou 33 anos de intensa actividade corporativa empresarial com promoção interna e externa de Portugal, esta segunda-feira. O jantar comemorativo, que reuniu os associados, teve como orador principal Luís Marques Mendes, comentador político, que veio falar de inovação empresarial. Está de parabéns esta associação, os seus dirigentes e os seus associados.

Concerto Festival A Porta com Bonga em Leiria

Energia boa da Mariquinha, deitou uma Lágrima do Canto do Olho e Comeu a Fruta 😁

Gastronomia de França e Itália para saborear em Leiria
Gastronomia de França e Itália para saborear em Leiria

Depois de 31 anos a viver na Suíça, Fátima e Fernando Dionizio regressaram a terras lusas com um projeto: no lugar do restaurante Fio d’Azeite, na Estrada dos Marinheiros, em Leiria, abrir “La Table Ronde”, restaurante de cozinha mediterrânea. Na bagagem, Fernando, que já trabalhava no ramo da restauração, traz o know-how das especialidades mediterrâneas, especialmente da gastronomia italiana e francesa. Leia mais sobre este novo espaço aqui: https://bit.ly/2lkzrqp

Adeptos acompanham Seleção no Estádio de Leiria
Adeptos acompanham Seleção no Estádio de Leiria

As portas do Estádio Municipal de Leiria voltaram a abrir-se para transmitir um jogo da seleção portuguesa no Mundial da Rússia. Centenas de pessoas, dispersas pelo relvado e pelas bancadas, aproveitaram a oportunidade para acompanhar o jogo frente à equipa de Marrocos e para fazer um almoço diferente.

1ª Etapa: LEIRIA - Fátima - Alter do Chão

Carlos Vieira iniciou, sábado passado, a sua nova aventura em bicicleta. A partida deu-se junto à Câmara Municipal de Leiria e contou com a presença dos vereadores Ana Esperança e Gonçalo Lopes e também com a presença e apoio dos seus familiares e amigos. O ciclista rumou em direcção a Fátima, local esse onde despendeu de alguns minutos para rezar. Com um dia de verão, o bombeiro ciclista rumou depois em direcção a Alter do Chão onde apanhou uma temperatura a rondar os 40º.

Leiria Police Challenge

Aconteceu este domingo na cidade de Leiria um dos eventos de corrida de obstáculos mais espetacular o "Leiria Police Challenge". Foram centenas de praticantes que ao longo de 8 quilómetros ultrapassaram cerca de 30 obstáculos entre os quais lama, correr dentro da água do Rio Lis e tiro ao alvo. Foi uma aventura com muita diversão à mistura.

Carlos Vieira entra pela 4ª vez no Guinness World Records

Carlos Vieira inscreveu o seu nome pela quarta vez no livro do Guinness World Records. No dia 10 de junho, pedalou durante mais de 8h (non-stop) a sua bicicleta com apenas uma mão. Este evento realizou-se no Complexo Desportivo dos Pousos e estiveram presentes atletas de várias partes do mundo. Este quarto recorde do Guinness fará certamente de Carlos Vieira um dos portugueses que mais recordes bateram ao longo das suas vidas.

Convívio Pró-Lis e caminhada na pista de pesca de Vale do Lis

De passagem pela pista de pesca de Monte Real, Leiria, verifiquei que estava a decorrer um concurso de pesca no rio Lis, ainda que não estivesse a correr muito bem para os participantes. Ao mesmo tempo, passava na outra margem um grupo que estava a participar numa caminhada organizada pela câmara de Leiria e pelo NEL-Pédatleta.

"Pedalar Pela Paz"

Partida de Leiria de Carlos Vieira, na sua nova aventura: Ligação entre as Cidades Germinadas, Leiria - Olivença (Espanha) - Quint Fonserves (França). Passagem pelo Santuário de Fátima e Santuário de Lourdes. De 17 a 28 de Junho. "Pedalar pela Paz" Com Carlos Vieira. Vamos apoiar está causa.

Leiria Police Challenge
Leiria Police Challenge

Uma corrida de 8 km e 30 obstáculos desafiaram, este domingo de manhã, os participantes do Leiria Police Challenge. Força, coordenação e espírito de equipa foram fatores decisivos para completar um percurso com obstáculos de grande complexidade técnica, alguns dentro do rio Lis. As imagens são do colaborador do REGIÃO DE LEIRIA, Fernando Rodrigues.

Os Amigos da Reca

A ACDR Várzeas, freguesia Souto da Carpalhosa e Ortigosa, organizou este domingo o seu 10° passeio de ciclomotores, "Os Amigos da Reca". Cerca de 300 motards percorreram a região na suas relíquias, muitas delas restauradas. Foi um dia de muito divertimento e muita alegria.

Festa da Fé

O centro da cidade de Leiria foi invadido por centenas de crianças e jovens, do primeiro ao sétimo ano da catequese, acompanhados pelos pais, no âmbito da Festa da Fé da diocese de Leiria-Fátima. Amanhã a festa contínua.