PIN - Poli Entrepreneurship Innovation Network

Educação para o empreendedorismo.

Congresso internacional de Poli Empreendedorismo está a acontecer em Leiria

O Congresso internacional de Poli Empreendedorismo - Poli Entrepreneurship Innovation Network está a decorrer hoje no Politécnico de Leiria. O congresso internacional de acesso livre aborda vários temas relacionados com o empreendedorismo e apresenta experiências e boas práticas internacionais.Na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Edifício D, Campus 2, no Politécnico de Leiria.

Carlos Vieira é penta campeão do Guiness

Carlos Vieira, o Bombeiro Ciclista de Leiria e o desportista de Leiria com mais recordes do Guiness Book, e já la vão quatro, o último este fim de seman. Em 2018 foi recorde do Mundo ao pedalar 8 horas guiando apenas com uma mão. Em 2014 foi recorde mundial ao pedalar 15h14m sobre rolos em cima de um carro de bombeiros, em Leiria. Em 1990 foi recorde do mundo de resistência em bicicleta também sobre rolos, nos EUA. O primeiro foi em 1983, com o recorde do mundo de resistência em bicicleta, 191 horas non stop, no antigo estádio de Leiria. Grande recordista, grande homem. Quem reconhece, pode colocar "Gosto".

Final do Campeonato Nacional mul ti pli acontece em Leiria

O primeiro campeonato nacional do jogo mul ti pli está a acontecer em Leiria. A final decorre no dia de hoje e envolve 133 crianças de todo o país, que estão a jogar o mul ti pli e a aprender a tabuada, de forma divertida. A prova é dirigida aos estudantes do 3º, 4º, 5º e 6º ano de escolaridade e é organizada pelo Politécnico de Leiria e a alfii!, uma marca portuguesa de jogos lúdico-didáticos de autor.

Encontro de Crianças

No dia 2 de junho, assinalou-se o Dia da Criança, na comunidade de Souto da Carpalhosa e Ortigosa. A junta de freguesia teve uma excelente ideia que foi fazer um encontro de crianças e pais. As associações da freguesia foram convidadas a partilhar as suas actividades.

Aeroporto em Monte Real

Há muito que se fala da abertura da Base de Monte Real à aviação civil. Há quem concorde e quem seja contra. Na próxima segunda feira, dia 18 de junho, a Câmara de Leiria realiza um fórum para discutir o tema, com vários convidados. No Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, às 21 horas. A entrada é livre.

A fuga de cérebros
A fuga de cérebros

A propósito da "fuga de cérebros", Maria Francisca Gama, cronista do REGIÃO DE LEIRIA, põe o dedo na ferida: "Então, as nossas escolas formam génios, e depois é o resto do Mundo que os aproveita, no sentido não pejorativo da palavra? Porque é que esses alunos, que se destacaram pelo seu aproveitamento académico, não ficaram em Portugal, e estão, neste momento, no mercado de trabalho de países como a Alemanha, como os Estados Unidos da América, ou como o Brasil? O que é que nos falta para agarrarmos aqueles que podem levar o nosso país a outro nível de industrialização, de cultura, de desenvolvimento?" Leia a crónica em https://www.regiaodeleiria.pt/2018/06/a-fuga-de-cerebros.

"Os portugueses são de facto excecionais" "Os portugueses são de facto excecionais"
"Os portugueses são de facto excecionais"

“Uma mensagem realista, mas ao mesmo tempo otimista”. Será este o tom dos discursos do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades. Isso mesmo adiantou ao REGIÃO DE LEIRIA, quando a 16 de maio se deslocou à cidade para presidir à cerimónia do Dia Nacional dos Cientistas. Este ano, as comemorações do 10 de Junho repartem-se por Ponta Delgada, nos Açores, e por Boston e Providence, nos Estados Unidos da América.

“Fala-se dos emigrantes, mas não dos filhos deles”
“Fala-se dos emigrantes, mas não dos filhos deles”

Retirar da invisibilidade os filhos de emigrantes portugueses espalhados pelo mundo, criar pontes e facilitar o acolhimento, se quiserem regressar a Portugal, são três objetivos do Observatório dos Lusodescendentes. Em entrevista ao REGIÃO DE LEIRIA Emmanuelle Afonso, presidente da associação, assume que há muito trabalho a fazer junto deste público. Leia a entrevista aqui: https://www.regiaodeleiria.pt/2018/06/fala-se-dos-emigrantes

Padre da Maceira encontrado morto em praia da Marinha Grande
Padre da Maceira encontrado morto em praia da Marinha Grande

Foi com grande consternação que a população da Maceira, Marrazes e Monte Redondo, Leiria, recebeu a notícia da morte do padre Marco Brites. O corpo foi encontrado ontem de manhã, na praia das Valeiras, situada entre Água de Madeiros e S. Pedro de Moel, sem sinais de ferimentos. Leia a notícia em https://www.regiaodeleiria.pt/2018/06/morte-inesperada-do-padre-da-maceira/

Espectáculo Crianças ao palco
Espectáculo Crianças ao palco

Crianças das escolas de Leiria participam esta sexta-feira, na final do espectáculo Crianças ao palco. Na praça Rodrigues Lobo, em Leiria, a partir das 21 horas.

Estacionamento

Quando o estacionamento escassa, por vezes, fazem-se manobras que pensamos à partida impossíveis. A prova está na foto, com o condutor do carro cinzento a ocupar um espaço livre.

Casa para patos no rio Lis

Na tarde da última quarta-feira foi instalada uma casa de madeira no rio Lis para abrigar os patos que ali vivem. A casa foi oferta de um munícipe à cidade e aos patos. Agora, com as pequenas construções flutuantes, os animais já podem ter abrigo e alimento.

Exposição Rostos da Mia na ESECS
Exposição Rostos da Mia na ESECS

A exposição Rostos da Mia está patente na entrada da ESECS, no IPLeiria. Um conjunto de obras onde o rosto é o principal elemento.

Fogo de artifício no dia da cidade
Fogo de artifício no dia da cidade

A trinta minutos da meia noite, Leiria ficou iluminada com o fogo de artifício que anuncia o feriado municipal

Novo jardim

Uma manilha que espera a sua vez para ser utilizada, parece uma grande janela para o novo jardim. A obra ainda agora começou, mas já se podem observar pequenos pormenores, o local do espelho de água, já é visivel.

JDM Game Dev Talk'18

A primeira Game Dev Talk realizada pelos estudantes do Núcleo de Jogos da Licenciatura em Jogos Digitais e Multimédia da ESTG/IPLeiria. Vários assuntos passaram por lá, desde Inteligência Artificial, Fotogrametria, Realidade Aumentada e Concept Art. Os estudantes estão também a realizar o Playria que se realizará dia 26 de maio, em conjunto com a CML onde estarão presentes youtubers, produtores de jogos, entre outros.

Febre de sábado à noite

Inverteram-se as posições, carros nos passeios, peões na estrada. A feira é a grande atração do mês de maio. Traz à cidade milhares de pessoas e não vêm a pé.