Os jogos de tabuleiro não são mesmo todos iguais

No meu mais recente artigo do P3 do Público faço uma breve introdução aos jogos de tabuleiro modernos, explicando o que são e como se dividem. Em parte isto é uma breve súmula de alguns dos conteúdos que vou apresentar no 11th conference on videogame sciences and arts , que se vai realizar na Universidade de Aveiro e que será posteriormente publicado através da Springer. Texto do p3 em: https://www.publico.pt/2019/11/08/p3/cronica/jogos-tabuleiro-nao-sao-iguais-1891932

Festival continua a atrair góticos de todo o país

Nos dias 29, 30 e 31 do passado mês de agosto, decorreu o festival gótico Extramuralhas que se realiza anualmente na cidade de Leiria. Atraindo góticos de todo o país e também pessoas de fora do estrangeiro, houve concertos de música gótica, durante os três dias. Neste festival, atuaram bandas nacionais e de todo o mundo, havendo também pequenas peças de teatro e dança antes da atuação das bandas. No Extramuralhas foi ainda possível comprar discos de vinil, CD'S, e artigos de merchandising de bandas e do festival gótico.

Lista L na ESALV

No passado dia 17 e 18 de outubro, na Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, foi apresentada a Lista L, a única que concorreu à associação de estudantes. Houve música e dança, venda de sumos e crepes, camisolas e sweats. No dia 17, o Mauro e o Dread k3 participaram com música e atuaram três alunas da “urban dance”, entre outras atividades. No final do dia 18, os alunos que organizaram o evento distribuíram duas t-shirts, uma sweat pelos alunos para apelar ao voto na lista. Inês Valente é a nova presidente da associação de estudantes da ESALV.

42° aniversário do Rancho Folclórico Juventude Amigo dos Conqueiros

No passado dia 13 de Outubro, na localidade de conqueiros, juntamente com os Ranchos da Pampilhosa da Serra, Rancho de Cantanhede e do Rancho de Santa Catarina da Serra, celebrou-se o 42° aniversário do Rancho Folclórico Juventude Amiga de Conqueiros. Foi um dia para recordar os tempos antigos e no final de cada atuação houve a tradicional sardinhada.

Catarina Furtado na ESALV

Catarina Furtado, atriz, apresentadora de televisão e embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas veio à Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, no dia 9 de outubro, onde fez uma palestra sobre o seu novo livro "Adolescer é Fácil # só que não". Os alunos afirmaram ter gostado bastante da palestra e também manifestaram vontade de trazer a atriz à escola mais vezes. A única falha foi que o espaço era pequeno logo nem todos os alunos conseguiram assistir à palestra.

Falta de condições na ESALV

A Escola Afonso Lopes Vieira permanece com falta de condições para a ocorrência de aulas. Devido ao frio os alunos já preparam os seus agasalhos, nomeadamente mantas e botijas de água quente. A escola continua com problemas de infiltração de água em algumas salas de aula, sobretudo quando chove, e as paredes apresentam-se rachadas. A ESALV era para ter sido intervencionada pela Parque Escolar, há cerca de 10 anos, porém só as escolas do centro da cidade tiveram esse procedimento, tendo esta escola ficado esquecida.

Halloween na ESALV
Halloween na ESALV

No passado dia 31 de outubro, a turma de técnico de comércio da ESALV realizou uma atividade em que angariou 50 euros para S. Tomé e Príncipe, vendendo bolos.Os alunos de Marketing decoraram o auditório para a passagem do filme “A evocação” que, mais tarde, foi assistido pelos primeiros anos dos cursos profissionais.

75.º aniversário do INATEL de Leiria

Foi ao som da música que o INATEL de Leiria celebrou o seu 75.º aniversário, no dia 27 de outubro, no Teatro José Lúcio da Silva, com a colaboração da Filarmónica Artística Pombalense e do tenor Carlos Guilherme. No início, o presidente desta fundação, Francisco Madelino, entregou uma peça artística ao presidente da CML, como reconhecimento pelo que o município tem feito pelo INATEL. Entregaram também uma lembrança à universidade sénior da Marinha Grande e aos artistas convidados. Apesar de, como o tenor referiu, uma filarmónica não ser uma banda musical adequada para o acompanhar, constituiram um conjunto bem afinado, proporcionando um espetáculo magnífico a quem assistiu.

Noite de fados do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes

Não foram gritos de guerra, mas as vozes potentes dos fadistas ecoaram na sala do Regimento de Artilharia N.º 4, no dia 19 de outubro. Mais uma vez a Deolinda Bernardo e seus artistas animaram uma noite de fados promovida pelo Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes para alegria e boa disposição dos seus associados.

Terceiro aniversário da Bifana

A solidariedade social existe em Moita da Roda. Ana Correia, Lídia Jordão, Fátima Santos e José Trindade são as pessoas que desenvolveram uma série de atividades mensais com o objetivo de proporcionar momentos de convívio aos idosos que vivem isolados em suas casas. Através do exercício físico, teatro, música, artesanato, animação cultural, bailes, etc., conseguem rejuvenescer idosos não só desta localidade, como de outras das redondezas. Começou com uma dezena de pessoas e agora já junta quatro dezenas. Foi o que aconteceu, a 21 de outubro passado, no terceiro aniversário da Bifana, um almoço mensal no café Nuno e Santos. A Presidente da Junta de Freguesia, Eulália Crespo, também esteve presente.

BA5 fornece bens ao Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes

O Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes continua com o seu Programa de Combate à Pobreza e Exclusão Social. Para o efeito conta com o apoio de diversas instituições, empresas e particulares, quer através de donativos de bens, quer através de descontos em produtos e serviços, quer através do trabalho voluntário de Médico, Psicóloga, Assistente Social e outros Colaboradores. Desta forma, consegue distribuir alimentos pelos Combatentes mais carenciados e prestar apoio médico, psicológico e social aos seus associados. No dia 4 de outubro, numa cerimónia realizada na BA5, recebeu donativos que esta Base Aérea recolheu dos visitantes do dia da Base Aberta e que serão utilizados neste programa.

Conferência sobre Missões de Apoio à Paz

O Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes, em colaboração com a Camara Municipal de Leiria e o Agrupamento de Escolas D. Dinis, realizou, no 09 de Outubro, uma conferência sobre as missões de Apoio à Paz no âmbito do “Dia internacional dos Capacetes Azuis”. Proporcionou, desta forma, à comunidade escolar, um conhecimento sobre a participação Portuguesa em Operações de Apoio à Paz Foram oradores a Major Susana Marques, da BA5, que falou sobre a sua experiência na Colômbia, entre fevereiro de 2018 e março de 2019 e o Capitão Ricardo Borges, do Regimento de Comandos, que falou sob sua experiência em 2019 na República Central Africana. Ambas as missões foram no âmbito das Nações Unidas.

O ano das despedidas

Os alunos do 9.°ano do Colégio de Nossa Senhora de Fátima preparam-se para o fim desta etapa da sua vida. Os estudantes já não irão frequentar o colégio no próximo ano, pois vão para o secundário. Querem, por isso, aproveitar este último ano ao máximo. Ainda há muitos acontecimentos que estão para vir como o baile e a viagem de finalistas que já se revelou ser em Roma. Desde o começo que os alunos perceberam que o Colégio era a sua segunda casa. Nesta escola eles têm amigos e muitas histórias para contar logo vai ser difícil dizer adeus. Por mais difícil que possa ser estão prontos para adotar uma nova realidade e crescer enquanto pessoas, passando assim para o secundário.

Audição de guitarra solidária dos alunos do CNSF

No passado mês fevereiro, os alunos de guitarra do professor Pedro Castelhano organizaram um concerto com o objetivo de ajudar o Centro de Acolhimento de Leiria. Com a participação dos alunos 1.º ciclo no coro e dos 2° e 3° ciclos nas guitarras, consegui-se dar a estas pessoas uma boa tarde de música.

Inauguração de um novo painel na Capela do CNSF

Hoje, dia 18 de outubro, os alunos do 9.º ano B do Colégio de Nossa Senhora de Fátima participaram na cerimónia de inauguração de um painel de homenagem à fundadora da Congregação Regional das Irmãs Dominicanas, que deu origem ao Colégio. O painel situa-se junto à capela da escola e consiste numa fotografia de Teresa de Saldanha, uma importante personagem e exemplo para todos os alunos que frequentam estas instalações. Na cerimónia estiveram presentes a diretora, a presidente da Associação de Pais, as diretoras de turma do 9.º ano, funcionárias e outras entidades pertencentes ao Colégio que tornaram o momento numa reflexão coletiva.

Onda artística invade Leiria

As paredes velhas de Leiria começam a ganhar vida com ilustrações e diversas pinturas por toda a cidade. Vários edifícios antigos e mais degradados têm vindo a ser restaurados e inovados com pinturas diversificadas com o objetivo de dar vida à cidade. Estas pinturas abordam temas de todo o tipo e os habitantes revelam-se satisfeitos com esta nova iniciativa.

Quem é que anda a tomar decisões na tua vida?

No mês passado, dia 18, o Colégio de Nossa senhora de Fátima recebeu João Mateus, um coach motivacional e cofundador da empresa Academia do Sim com 23 anos. A sua vinda à escola teve como objetivo alertar as turmas do 9°ano para a importância de tomar decisões conscientes e que tragam realização a cada um dos jovens, mais do que às pessoas que os rodeiam. Durante a sua palestra, o coach partilhou com os alunos momentos e obstáculos da sua vida. O objetivo desta apresentação foi ajudar os jovens a tomarem decisões relevantes no seu futuro como a escolha de um curso, uma realidade muito próxima. Espera-se que João volte a realizar esta atividade com os próximos alunos do 9°ano e continue a inspirar jovens.

Pokémon Trading Card Game "Hidden Fates" é posto à venda em Leiria

A coleção de cartas de Pokémon Hidden Fates é finalmente posta à venda em Leiria. Começou a ser vendido na Fnac do LeiriaShopping em pacotes normais até que chegou a ser vendido em caixas exclusivas com dez pacotes cada, com uma carta promocional e uma pokébola decorativa por 70€ cada. Dias depois começou a ser vendida em bancas, quiosques e lojas como a "Americana". Nesta coleção, a carta mais cara é um Charizard GX Shiny Full Art que chega a ser vendido, no mínimo, por 400€.