Alunos continuam a passar frio na ESALV

A Escola Secundária Afonso Lopes Vieira não apresenta condições de conforto para alunos e professores. O frio insuportável que se sente nas instalações, nos meses de novembro a fevereiro, desmotiva os alunos e impede-os de se manterem concentrados durante as aulas. Já no ano letivo passado tinha sido transmitida esta informação ao Ministério da Educação, mas até à data nada foi feito no sentido de resolver o problema.

Poeta Pedro Lamares visita Leiria pela segunda vez

Na passada quarta-feira, dia 4 de dezembro de 2019, o poeta e ator Pedro Lamares visitou pela segunda vez a cidade de Leiria, onde apresentou o seu espetáculo denominado "Entre Nós e as Palavras" aos alunos do 12° ano da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira. O poeta declamou diversas obras de Fernando Pessoa e dos seus heterónimos, entre outros autores. Além disso, Lamares disponibilizou-se para responder a algumas perguntas feitas pelos estudantes e professores presentes.

Uber Eats chega a Leiria antes da Uber

No dia 27 de novembro, o serviço americano de entrega de comida denominado por Uber Eats chegou à Leiria. Uber Eats é um serviço que pertence à Uber e, em Leiria, conta com parcerias como Hamburgueria da Baixa, Taberna Café Caphe, McDonald's e YevgenSushi. Curioso é o facto de a Uber Eats ter chegado a Leiria mesmo antes da Uber, o que de facto, surpreendeu os residentes.

ERASMUS + na ESALV

Cerca de 20 alunos da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira (ESALV), irão, a 13 de abril de 2020, iniciar o seu percurso de estágio profissional em quatro países sendo eles a República da Irlanda, Espanha, Itália e por fim Roménia. Estes alunos foram distribuídos consoante os cursos que frequentam para os diferentes países de acordo com a formação profissional de cada um dos candidatos. Os estágios decorrem ao abrigo do programa Erasmus + e terminam a 16 de junho de 2020.

Alunos dos cursos profissionais com horários sobrecarregados

Os alunos dos cursos profissionais da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira passam demasiado tempo na escola. Os alunos referem que são "bombardeados" com matéria que, na maioria das opiniões, não são necessárias para entrarem no mercado de trabalho. Segundo a diretora da escola Celeste Frazão, todas as matérias lecionadas são atribuídas pelo Ministério da Educação, mais concretamente pela ANQUEP e que são obrigatórios. Tanto os alunos como alguns professores partilham da mesma opinião: os alunos estão demasiado tempo na escola e o tempo que estão em casa estão a fazer trabalhos ou a estudar para testes.

Apresentação livro Moçambique, Aquartelamento AK-47

No âmbito das Tertúlias do Fim do Império, na Biblioteca Municipal de Leiria, no dia 21 de novembro, foi apresentado o livro "Moçambique, Aquartelamento AK-47", uma história singular do autor Eng.º Carlos Duarte. O livro foi apresentado pelo Dr. António Sequeira, Presidente da AM. Na mesa estiveram ainda o Comandante do RA4, Coronel Caravela, o Coronel Montez, da organização do Programa do Fim do Império e o Major Marto Silva, Presidente do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes que organizou esta tertúlia em parceria com o Dr. Vítor Santos e a Dra Ângela Pereira, respetivamente Coordenador e Diretora da Biblioteca. O livro retrata como se vivia na "Frente Interna" a maioria das famílias.

Sopas esgotam em Festival de Sopas

Não foi um festival de música mas foi um Festival de Sopas que a Comissão de Ex-Alunos da EICL/ESDS (Escola Industrial e Comercial de Leiria/Escola Secundária Domingos Sequeira) organizou no Mercado de Santana, em leiria, no dia 23 de novembro. Com uma afluência muito superior ao ano passado esgotaram as sopas antes do final do evento. As verbas angariadas servem para ajudar a pagar as despesas relativas ao próximo encontro (almoço e jantar com animação musical) que se realizará no dia 4 de abril de 2020, no Estádio Municipal de Leiria. Vai haver ainda um baile de "finalistas" no dia 8 de fevereiro de 2020.

Festival de sopas e concerto de piano

Eventos a realizar em Leiria no próximo fim de semana: 1.    Festival de sopas organizado pela 30.ª comissão de antigos alunos da EICL/ESDS dia 23/11/2019; Título: Festival de Sopas (e bifanas) comissão de antigos alunos EICL/ESDS Dia: 23/11/2019 a partir das 17h00 até às 23h00. Local: Mercado Santana Acesso: aberto ao público Informações: Ley Garcia 960388375; Anabela Cerva: 919928473 2.    Concerto de piano em Monte Real Título: Concerto de piano com o pianista Amadeu de Oliveira Dia: 24/11/19 às 16h00 Local: Auditório do Instituto NeuroMais, Rua do Covão, 47. Monte Real Informações: Instituto NeuroMais, geral@neuromais.pt, 918 402 952

Centenário do Armistício comemorado em Leiria

O Centenário do Armistício da Grande Guerra foi comemorado hoje, em Leiria, com a coordenação do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes e a participação de entidades militares e civis do concelho. Foi prestada uma cerimónia de homenagem aos mortos por militares do Regimento de Artilharia 4. Foi colocada uma coroa de flores pela Liga dos Combatentes e outra pelo município de Leiria. Foi ainda lida uma mensagem do presidente da Liga de Combatentes e o hino nacional foi cantado pelo coro dos alunos do Jardim Escola João de Deus (Leiria).

Os jogos de tabuleiro não são mesmo todos iguais

No meu mais recente artigo do P3 do Público faço uma breve introdução aos jogos de tabuleiro modernos, explicando o que são e como se dividem. Em parte isto é uma breve súmula de alguns dos conteúdos que vou apresentar no 11th conference on videogame sciences and arts , que se vai realizar na Universidade de Aveiro e que será posteriormente publicado através da Springer. Texto do p3 em: https://www.publico.pt/2019/11/08/p3/cronica/jogos-tabuleiro-nao-sao-iguais-1891932

Festival continua a atrair góticos de todo o país

Nos dias 29, 30 e 31 do passado mês de agosto, decorreu o festival gótico Extramuralhas que se realiza anualmente na cidade de Leiria. Atraindo góticos de todo o país e também pessoas de fora do estrangeiro, houve concertos de música gótica, durante os três dias. Neste festival, atuaram bandas nacionais e de todo o mundo, havendo também pequenas peças de teatro e dança antes da atuação das bandas. No Extramuralhas foi ainda possível comprar discos de vinil, CD'S, e artigos de merchandising de bandas e do festival gótico.

Lista L na ESALV

No passado dia 17 e 18 de outubro, na Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, foi apresentada a Lista L, a única que concorreu à associação de estudantes. Houve música e dança, venda de sumos e crepes, camisolas e sweats. No dia 17, o Mauro e o Dread k3 participaram com música e atuaram três alunas da “urban dance”, entre outras atividades. No final do dia 18, os alunos que organizaram o evento distribuíram duas t-shirts, uma sweat pelos alunos para apelar ao voto na lista. Inês Valente é a nova presidente da associação de estudantes da ESALV.

42° aniversário do Rancho Folclórico Juventude Amigo dos Conqueiros

No passado dia 13 de Outubro, na localidade de conqueiros, juntamente com os Ranchos da Pampilhosa da Serra, Rancho de Cantanhede e do Rancho de Santa Catarina da Serra, celebrou-se o 42° aniversário do Rancho Folclórico Juventude Amiga de Conqueiros. Foi um dia para recordar os tempos antigos e no final de cada atuação houve a tradicional sardinhada.

Catarina Furtado na ESALV

Catarina Furtado, atriz, apresentadora de televisão e embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas veio à Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, no dia 9 de outubro, onde fez uma palestra sobre o seu novo livro "Adolescer é Fácil # só que não". Os alunos afirmaram ter gostado bastante da palestra e também manifestaram vontade de trazer a atriz à escola mais vezes. A única falha foi que o espaço era pequeno logo nem todos os alunos conseguiram assistir à palestra.

Falta de condições na ESALV

A Escola Afonso Lopes Vieira permanece com falta de condições para a ocorrência de aulas. Devido ao frio os alunos já preparam os seus agasalhos, nomeadamente mantas e botijas de água quente. A escola continua com problemas de infiltração de água em algumas salas de aula, sobretudo quando chove, e as paredes apresentam-se rachadas. A ESALV era para ter sido intervencionada pela Parque Escolar, há cerca de 10 anos, porém só as escolas do centro da cidade tiveram esse procedimento, tendo esta escola ficado esquecida.

Halloween na ESALV
Halloween na ESALV

No passado dia 31 de outubro, a turma de técnico de comércio da ESALV realizou uma atividade em que angariou 50 euros para S. Tomé e Príncipe, vendendo bolos.Os alunos de Marketing decoraram o auditório para a passagem do filme “A evocação” que, mais tarde, foi assistido pelos primeiros anos dos cursos profissionais.

75.º aniversário do INATEL de Leiria

Foi ao som da música que o INATEL de Leiria celebrou o seu 75.º aniversário, no dia 27 de outubro, no Teatro José Lúcio da Silva, com a colaboração da Filarmónica Artística Pombalense e do tenor Carlos Guilherme. No início, o presidente desta fundação, Francisco Madelino, entregou uma peça artística ao presidente da CML, como reconhecimento pelo que o município tem feito pelo INATEL. Entregaram também uma lembrança à universidade sénior da Marinha Grande e aos artistas convidados. Apesar de, como o tenor referiu, uma filarmónica não ser uma banda musical adequada para o acompanhar, constituiram um conjunto bem afinado, proporcionando um espetáculo magnífico a quem assistiu.

Noite de fados do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes

Não foram gritos de guerra, mas as vozes potentes dos fadistas ecoaram na sala do Regimento de Artilharia N.º 4, no dia 19 de outubro. Mais uma vez a Deolinda Bernardo e seus artistas animaram uma noite de fados promovida pelo Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes para alegria e boa disposição dos seus associados.