A 'União' de Leiria

Mais um Domingo e para muitos é dia de futebol, em Leiria a tradição de ir 'à bola' tem sido posta de parte por grande parte dos habitantes desta cidade. Mas para muitos é um reencontro entre amigos e família após mais uma semana de trabalho, uma tradição onde o adepto mais velho da família se junta ao mais novo para apoiar o clube da cidade.

Lions Clube de Leiria apoia projecto LUCAS

O projecto LUCAS, do Lions Clube International, visa a angariação de fundos para a investigação da oncologia pediátrica em Portugal - Juntos no Combate ao Cancro Pediátrico. O Lions Clube de Leiria organizou um rally paper na cidade de Leiria, no domingo, dia 11, que juntou quase cem pessoas em volta desta causa, tendo angariado 500 euros com a iniciativa. A chamada de atenção para os problemas ambientais nomeadamente do lixo produzido e, muitas vezes, deitado fora pelas ruas da cidade, foi o mote do itinerário escolhido. Pela primeira vez foi adoptado o road book electrónico. A Nossa Senhora do Monte e as Grutas da Moeda fizeram parte do passeio. Um sucesso.

A escolha brasileira de buscar uma vida melhor após a eleição de um presidente de extrema-direita
A escolha brasileira de buscar uma vida melhor após a eleição de um presidente de extrema-direita

Para quem decide trocar o Brasil por Portugal, as promessas subliminares não são poucas. O imaginário de viver na Europa carrega consigo uma série de referências que chegam sedutoras além-mar. Da esperada qualidade de vida, presente, por exemplo, na segurança já há muito não vista em terras tupiniquins, à oportunidade de frequentar uma formação profissional de qualidade, a mudança de continente vem carregada de uma série de anseios a serem preenchidos. Conheça três casos de quem escolheu viver em Portugal, vindo do país irmão, e já tem muito para contar. Leia no REGIÃO DE LEIRIA em http://bit.ly/2REyAz7.

Rendida às tradições

Não aprecio passas, nem brindeiras doces. Nunca andei nas ruas a pedir o bolinho, nem andei de saco na mão a tocar às campainhas e portas da terra. Não era tradição aqui na aldeia. Agora já são muitos os miúdos que o fazem, muitos inspirados numa tradição importada doa EUA. O tempo converteu-me... este ano agarrei-me à massa e adaptei os ingredientes aos meus gostos. Fiz troca de bolinhos com a família, cada um com a sua receita. Este foi o meu Dia do Bolinho.

Caminhada de alunos e professores da ESDS

No dia 28 de outubro a 29ª Comissão de Alunos da Escola Secundária Domingos Sequeira (ESDS), antiga EICL, promoveu uma caminhada para angariar fundos para o próximo encontro anual que se realizará no dia 6 de abril de 2019, no Estádio Municipal Magalhães Pessoa, em Leiria. Esta caminhada, que envolveu muitas dezenas de participantes, começou com um aquecimento orientado pelo PHIVE no interior da ESDS. Teve a particularidade do seu itinerário englobar o centro histórico de Leiria, o Seminário de Leiria e a Vila Portela, local cujo interior muitos ainda não conheciam. Por estas novidades e pelo convívio que se gerou, esta caminhada constituiu uma experiência muito agradável para todos.

Noite de fados da Liga dos Combatentes

No dia 20 de outubro, realizou-se mais uma noite de fados promovida pelo Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes. Contou com o apoio da Deolinda Bernardo e o seu grupo de fadistas e guitarristas que atuaram gratuitamente para encanto dos Combatentes e familiares. Em virtude de serem quase duas centenas de participantes, o NLLC precisou de um espaço grande o qual foi gentilmente cedido pelo RA4. A Iolanda Garcia, antes de cantar, fez uma dedicatória ao Sr. João Teixeira, ex-Secretário da Assembleia Geral e sócio dedicado da Liga dos Combatentes que faleceu o ano passado. No final, o Maior Marto Silva, presidente do Núcleo, entregou lembranças aos artistas como forma de reconhecimento

Aldeia da alimentação saudável

Nos dias 13 e 14 de outubro (sábado e domingo), o Mercado de Sant’Ana recebeu a Aldeia da Alimentação Saudável, uma iniciativa organizada em parceria pelo Município de Leiria e o Hospital D. Manuel de Aguiar. Esta edição da Aldeia da Alimentação Saudável, contou com muitas e variadas iniciativas destinadas a todos, tendo sido criado um espaço para os mais pequenos, repleto de atividades didáticas e bem divertidas. Foi também apresentada uma App inovadora para promover comportamentos saudáveis em meio escolar (TeenPower) desenvolvida por um consórcio entre a câmara municipal de Leiria, e os institutos politécnicos de Leiria, Castelo Branco e Santarém.

O que distingue os jogos de tabuleiro modernos do xadrez?

Quando se fala em jogos de tabuleiro modernos surgem dúvidas. A designação moderna tem como objetivo distinguir de outros tipos de jogos de tabuleiro, nomeadamente os mais conhecidos e reputados como o Xadrez. Veja aqui as diferenças e proximidades: https://youtu.be/8jHIkUr_aR4

200.° Encontro de jogos de tabuleiro modernos em Leiria

Os boardgamers de Leiria, hoje um projeto da associação Asteriscos, realizou na passada sexta-feira o seu 200.° encontro semanal de jogos de tabuleiro modernos, em Leiria. Desde 2014, este grupo de pessoas, apaixonados por jogos de tabuleiro modernos, novos produtos de autor fruto de inovação que estão a mudar os hábitos lúdicos, tem trazido a Leiria está tendência internacional. Todas as sextas-feiras à noite, há eventos para um público mais especialista mas onde os novatos são bem-vindos. Famílias e crianças têm então um espaço dedicado no primeiro sábado à tarde de cada mês.

Leiria Sobre Rodas 2018

Desde pequeno que a paixão pelos carros sempre esteve presente na minha vida. Não porque tivesse alguém na família que me tivesse colocado o bichinho. Foi apenas natural. São eventos como o “Leiria Sobre Rodas” que me fazem palpitar o coração, podendo sentir o barulho estridente dos carros cheios de potência, o cheiro a pneus queimado e gasolina no ar e, por fim, ter a possibilidade de ver super-carros de sonho em exposição. A repetir, sem dúvida!

Jardim-Escola João de Deus, em Leiria, vai ter atividades com jogos de tabuleiro modernos

O Jardim-Escola e Escola Básica João de Deus, em Leiria, vão ter uma oferta de atividades de enriquecimento escolar, este ano letivo, com jogos de tabuleiro modernos. A instituição abre assim as portas aos métodos inovadores de utilização de jogos de tabuleiro modernos, pelos Boardgamers de Leiria, em contexto escolar.

Marcelo Rebelo de Sousa visita Festa do Desporto e tira dezenas de selfies

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa esteve hoje em Leiria para a inauguração do largo Comendador Armando Lopes, um emigrante natural de Ourém que partiu para França há 57 anos e construiu um grupo empresarial de sucesso. O momento serviu também para homenagear a diáspora portuguesa. No final, o Presidente atravessou o rio Lis e visitou a Festa do Desporto, onde conviveu com atletas e coletividades do concelho. Claro que não foi possível fugir às selfies. Foram dezenas, senão centenas, entretanto partilhadas nas redes sociais.

Micael Sousa fica em 4° lugar em concurso internacional de bloguers

Para quem não sabe concorri com um texto ao concurso internacional de bloguers da Comissão Europeia, #EUinmyRegion 2018. Acabaram de sair os resultados. Em 120 candidatos, depois de um processo de votação pública e escrutínio por um júri de especialistas em comunicação, este foi o resultado: http://ec.europa.eu/regional_policy/en/policy/communication/euinmyregion/blogging/ O texto fala de como o projeto europeu Urbanwins me fez passar a utilizar os jogos de tabuleiro modernos em atividades de Serious Gaming. Relatam-se as experiências nos Boardgamers de Leiria da Asteriscos, e as várias aulas que dei em múltiplas instituições com recursos a jogos de tabuleiro modernos.

Sétimo encontro dos combatentes do concelho de Leiria

No dia 16 de setembro irá realizar-se mais um encontro de combatentes do concelho de Leiria com o seguinte programa: 14:45 - Celebração da Eucaristia (Sé de Leiria)  15:30 - Concerto (Sé de Leiria) Coro AdesbaChorus, acompanhado por Grupo Instrumental  16:30 - Cerimónia de homenagem aos Combatentes (Largo 5 outubro)  17:30 - Lanche convívio  (Mercado de Sant’Ana)  INFORMAÇÕES 244 839 542 silvia.carreira@cm-leiria.pt 244 001 600 leiriliga@gmail.com

Uma das melhores repórteres do mundo

Conheci a Maria José Margarido em Boston, em 2001. Frequentávamos um curso de verão para jornalistas com uma bolsa da FLAD. Entre nós, foi amor à primeira vista. Eu admirava o seu desprendimento e simplicidade. Adorava ouvi-la falar das suas viagens e gravei na memória o seu fascínio por conhecer o mundo, saber mais e contar. A Zé era uma das jornalistas que eu mais admirava e gostava de ler. De verbo perfeito e solto, escreveu muito sobre educação, mas não só. Era uma repórter exímia. Morreu em 2006, no Chile, quando a avioneta em que seguia com três amigos se despenhou. Neste 8 de setembro, que alguns calendários marcam como Dia Internacional do Jornalista, é nela que penso. Era uma das melhores.

A aplicação reporte do RL é gamificação?

Quando vi esta aplicação do RL fiquei de imediato interessado. No fundo isto é uma forma de gamificação da atividade informal e formal de jornalismo. Aplicam-se elementos do design de jogos para incentivar a atividade de partilha e participação neste rede, havendo um acréscimo produtivo por essa via. Se quiserem saber mais sobre o que é a gamificação e o Serious game podem ver aqui: http://abuscapelasabedoria.blogspot.com/2018/06/qual-diferenca-entre-gamificacao-e.html?m=0

O blogue "A Busca pela Sabedoria" faz nove anos

Em 31 de agosto de 2009 decidi citar um blogue, para poder ter um escape. Usei este blogue como um exercício de autodisciplina, para que registasse sempre algo do que ia lendo e aprendendo. Surgiu então o blogue "A Busca pela Sabedoria" onde estão alojados centenas de textos sobre imensos assuntos, todos com as devidas referências. Para comemorar fiz este pequeno vídeo: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=278***952851238&id=218401835694 Podem aceder ao blogue em: www.abuscapelasabedoria.blogspot.com

White Party em Leiria

White Party é o título da festa promovida por Marina Pinto com o objetivo de promover um momento de convívio entre os leirienses e promover a boa nutrição e bem-estar através de produtos da Herbalife Nutrition que os participantes tiveram oportunidade de degustar. Esta festa, que se realizou no bar 5 Marias, à beira-rio, no dia 24 de agosto à tarde, contou com um disc jockey com música para ouvir e dançar, o que facilitou que o evento se tornasse uma autêntica festa com muita alegria e diversão.