Coimbra: o jogo de tabuleiro

A nova moda de jogos de tabuleiro, ditos modernos está a crescer. O caso mais curioso é o jogo Coimbra, criado por italianos e um dos jogos mais falados de 2018. O jogo pretende recriar, através do género eurogame, o processo de reinstalação da Universidade em Coimbra no início do século XVI. Podem ver o vídeo a explicar como se joga e a minha opinião aqui: https://youtu.be/pJZHlETLh3c.

Celebração do aniversário do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes

No dia 3 de fevereiro comemorou-se o 96º aniversário do NLLC com uma receção na sua sede, uma cerimónia de Homenagem aos Mortos, junto ao seu monumento na Av 25 de Abril, realizada por militares do RA4 com a presença de várias entidades, nomeadamente: o Presidente da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues, o Vice-presidente da CML, Dr. Gonçalo Lopes e o Presidente do NLLC, Major Marto Silva. Seguiu-se uma missa na Sé de Leiria celebrada pelo Padre Fábio Bernardino e por um almoço convívio no restaurante Pinhal da Quinta.

Micael Sousa escolhe top 10 dos jogos de tabuleiro editados em Portugal em 2018

A nova moda de jogos de tabuleiro tem mudado no panorama nacional. Aqui fica o meu top dos 10 melhores jogos de tabuleiro modernos editados em Portugal: https://youtu.be/innHINgD7RA

Assembleia geral do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes (NLLC)

No dia 30 de janeiro realizou-se a Assembleia Geral do NLLC, na sede do mesmo. O presidente da mesa, coronel Joaquim Pereira, abriu a sessão à hora marcada. Após cumprimentar os presentes leu a ata da última reunião que foi aprovada por unanimidade. O presidente do núcleo, major Marto Silva, apresentou o relatório de contas e das atividades que também foram aprovados. Agradeceu a toda a equipa, incluindo voluntários e instituições, que tornaram possível a realização com êxito de muitas atividades recreativas e de apoio social, médico e psicológico. Agradeceu ainda a participação dos associados nestas atividades o que lhes dá a utilidade desejada. No final realizou-se um lanche convívio muito agradável.

Como integrar os jogos de tabuleiro modernos na aprendizagem

Este foi um Webinar, que é como quem diz um seminário online, sobre como se podem aplicar e adaptar jogos de tabuleiro modernos para as várias possibilidades e vertentes da aprendizagem, para todas as idades, públicos e tipos de formação, formais e informais, mais generalistas ou técnicas. O Webinar, em parceiria com o Portal Nacional dos formadores "Forma-te", pode ser visto em: https://youtu.be/a2Im8pRbvqA

Presépio em Bajouca com figuras especiais

Um presépio que recria o nascimento de Jesus Cristo e conjuga a dinâmica da profissões ancestrais, como o madeireiro, o oleiro, ou o agricultor, está presente em Bouça de Cá, na freguesia de Bajouca, concelho de Leiria A particularidade deste presépio é que além das tradicionais figuras, nele encontrarmos uma vaca e um burro verdadeiros. Vale a pena uma visita.

Condecoração de Combatentes no RA4

No âmbito das comemorações do Dia da Artilharia, no dia 5 de dezembro, condecoraram-se 16 Combatentes com a medalha Comemorativa das Campanhas. Antes disto, realizou-se a cerimónia de homenagem aos mortos presidida pelo Comandante do RA4, Coronel Caravela. Neste dia também foi celebrada uma missa em honra dos falecidos pelo Capelão Morouço, onde se recordou Santa Bárbara, padroeira da Artilharia, e houve um almoço convívio entre os Combatentes, os militares e civis que prestam e os que já prestaram serviço nesta unidade.

Dia do Voluntário comentado pela Liga dos Amigos do Hospital

Ontem, dia 5 de dezembro, a Liga dos Amigos do Hospital Distrital de Leiria comemorou o Dia do Voluntário com uma homilia, na capela deste hospital, presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima, o Cardeal António Marto. Seguiu-se um lanche de confraternização. A Liga dos Amigos do Hospital, presidida pelo Coronel Norberto Serra, que realizou a sua Assembleia Geral neste dia, tem mais de cem voluntários que ajudam os utentes do hospital nos diversos serviços do mesmo, desde o tirar as senhas de presença nas consultas externas, dar de comer e fazer a barba a quem tem dificuldades para o fazer e até conversar. Trata-se de um trabalho solidário e muito útil aos utentes que gratifica quem o pratica.

Festival do Chícharo da Serra promove iguaria até dia 26

No dia 22, Artur Santos, Pedro Alves, Gonçalo Lopes e o padre Mário Verdasca inauguraram o 13ª edição do Festival do Chícharo da Serra que se realiza até ao dia 26, em Loureira, Santa Catarina da Serra. Depois de darem as boas vindas aos convidados, elogiaram o executivo da junta de freguesia que há 13 anos iniciou este festival, agradeceram à direção da Forserra que agora organiza o evento e às diversas associações que participam na sua organização. O festival inclui "restaurantes" com menus de chícharo, tendas de expositores, espetáculos musicais e até um trail do Chícharo da Serra. Evento pretende promover a região, valorizar a gastronomia, a cultura, os circuitos pedestres e convívio de todos os que participam no Festival.

A 'União' de Leiria

Mais um Domingo e para muitos é dia de futebol, em Leiria a tradição de ir 'à bola' tem sido posta de parte por grande parte dos habitantes desta cidade. Mas para muitos é um reencontro entre amigos e família após mais uma semana de trabalho, uma tradição onde o adepto mais velho da família se junta ao mais novo para apoiar o clube da cidade.

Lions Clube de Leiria apoia projecto LUCAS

O projecto LUCAS, do Lions Clube International, visa a angariação de fundos para a investigação da oncologia pediátrica em Portugal - Juntos no Combate ao Cancro Pediátrico. O Lions Clube de Leiria organizou um rally paper na cidade de Leiria, no domingo, dia 11, que juntou quase cem pessoas em volta desta causa, tendo angariado 500 euros com a iniciativa. A chamada de atenção para os problemas ambientais nomeadamente do lixo produzido e, muitas vezes, deitado fora pelas ruas da cidade, foi o mote do itinerário escolhido. Pela primeira vez foi adoptado o road book electrónico. A Nossa Senhora do Monte e as Grutas da Moeda fizeram parte do passeio. Um sucesso.

A escolha brasileira de buscar uma vida melhor após a eleição de um presidente de extrema-direita
A escolha brasileira de buscar uma vida melhor após a eleição de um presidente de extrema-direita

Para quem decide trocar o Brasil por Portugal, as promessas subliminares não são poucas. O imaginário de viver na Europa carrega consigo uma série de referências que chegam sedutoras além-mar. Da esperada qualidade de vida, presente, por exemplo, na segurança já há muito não vista em terras tupiniquins, à oportunidade de frequentar uma formação profissional de qualidade, a mudança de continente vem carregada de uma série de anseios a serem preenchidos. Conheça três casos de quem escolheu viver em Portugal, vindo do país irmão, e já tem muito para contar. Leia no REGIÃO DE LEIRIA em http://bit.ly/2REyAz7.

Rendida às tradições

Não aprecio passas, nem brindeiras doces. Nunca andei nas ruas a pedir o bolinho, nem andei de saco na mão a tocar às campainhas e portas da terra. Não era tradição aqui na aldeia. Agora já são muitos os miúdos que o fazem, muitos inspirados numa tradição importada doa EUA. O tempo converteu-me... este ano agarrei-me à massa e adaptei os ingredientes aos meus gostos. Fiz troca de bolinhos com a família, cada um com a sua receita. Este foi o meu Dia do Bolinho.

Caminhada de alunos e professores da ESDS

No dia 28 de outubro a 29ª Comissão de Alunos da Escola Secundária Domingos Sequeira (ESDS), antiga EICL, promoveu uma caminhada para angariar fundos para o próximo encontro anual que se realizará no dia 6 de abril de 2019, no Estádio Municipal Magalhães Pessoa, em Leiria. Esta caminhada, que envolveu muitas dezenas de participantes, começou com um aquecimento orientado pelo PHIVE no interior da ESDS. Teve a particularidade do seu itinerário englobar o centro histórico de Leiria, o Seminário de Leiria e a Vila Portela, local cujo interior muitos ainda não conheciam. Por estas novidades e pelo convívio que se gerou, esta caminhada constituiu uma experiência muito agradável para todos.

Noite de fados da Liga dos Combatentes

No dia 20 de outubro, realizou-se mais uma noite de fados promovida pelo Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes. Contou com o apoio da Deolinda Bernardo e o seu grupo de fadistas e guitarristas que atuaram gratuitamente para encanto dos Combatentes e familiares. Em virtude de serem quase duas centenas de participantes, o NLLC precisou de um espaço grande o qual foi gentilmente cedido pelo RA4. A Iolanda Garcia, antes de cantar, fez uma dedicatória ao Sr. João Teixeira, ex-Secretário da Assembleia Geral e sócio dedicado da Liga dos Combatentes que faleceu o ano passado. No final, o Maior Marto Silva, presidente do Núcleo, entregou lembranças aos artistas como forma de reconhecimento

Aldeia da alimentação saudável

Nos dias 13 e 14 de outubro (sábado e domingo), o Mercado de Sant’Ana recebeu a Aldeia da Alimentação Saudável, uma iniciativa organizada em parceria pelo Município de Leiria e o Hospital D. Manuel de Aguiar. Esta edição da Aldeia da Alimentação Saudável, contou com muitas e variadas iniciativas destinadas a todos, tendo sido criado um espaço para os mais pequenos, repleto de atividades didáticas e bem divertidas. Foi também apresentada uma App inovadora para promover comportamentos saudáveis em meio escolar (TeenPower) desenvolvida por um consórcio entre a câmara municipal de Leiria, e os institutos politécnicos de Leiria, Castelo Branco e Santarém.

O que distingue os jogos de tabuleiro modernos do xadrez?

Quando se fala em jogos de tabuleiro modernos surgem dúvidas. A designação moderna tem como objetivo distinguir de outros tipos de jogos de tabuleiro, nomeadamente os mais conhecidos e reputados como o Xadrez. Veja aqui as diferenças e proximidades: https://youtu.be/8jHIkUr_aR4

200.° Encontro de jogos de tabuleiro modernos em Leiria

Os boardgamers de Leiria, hoje um projeto da associação Asteriscos, realizou na passada sexta-feira o seu 200.° encontro semanal de jogos de tabuleiro modernos, em Leiria. Desde 2014, este grupo de pessoas, apaixonados por jogos de tabuleiro modernos, novos produtos de autor fruto de inovação que estão a mudar os hábitos lúdicos, tem trazido a Leiria está tendência internacional. Todas as sextas-feiras à noite, há eventos para um público mais especialista mas onde os novatos são bem-vindos. Famílias e crianças têm então um espaço dedicado no primeiro sábado à tarde de cada mês.