Showroom Marquesa de Valbom patente na FIL

O Showroom Marquesa de Valbom, de Leiria, apresenta na Lisboa Design Show, na FIL – Feira Internacional de Lisboa, até 7 de outubro, uma seleção de marcas que se destaca pela exuberância e estilos únicos. Inclui duas marcas de origem portuguesa: a Spicy Pink, da criadora portuguesa/parisiense Kristine Kosta (Leiria) e a Jael Curiel, da portuguesa/luxemburguesa Jael Redinha, criadoras absolutamente inspiradoras e inovadoras. O leque de marcas de renome internacional tem origem de Londres a Istambul. A empresa sediou-se na cidade de Leiria com considerável investimento há mais de um ano com actividade no mercado nacional. O projecto da empresa aposta agora na consultoria à internacionalização de marcas portuguesas para vários mercados da Europa, Ásia e África.

Em defesa dos cuidados continuados e paliativos em Portugal

No dia 1 de setembro iniciou-se uma vigília em frente ao antigo hospital militar de Belém, em luta pela sua reabertura e recuperação da capacidade instalada de mais de 200 camas para os cuidados continuados e paliativos. Esta luta, liderada pelo Major-general Bargão dos Santos (médico e ex-diretor do Hospital Militar Principal), começou com uma petição à Assembleia da República. Foi ouvido por diversas entidades e sensibilizou-as para a importância de reativar o hospital militar de Belém e o da Estrela, ambos em Lisboa, onde se poderiam aproveitar mais de 400 camas para prestar cuidados continuados e paliativos e constituir uma reserva estratégica do país em caso de calamidade pública.

Aeroporto, onde a saudade ganha vida

Uns chegam pela primeira vez a Portugal, outros dizem adeus a uma semana de férias ou até já, que é como quem diz "até para o ano", a familiares e amigos. É no aeroporto que a palavra "saudade" ganha o verdadeiro sentido. Saudades das férias que acabaram, saudades dos que deixamos para trás, saudades do nosso país.

Um local doce que abraça a felicidade

Até ao final deste mês pode visitar The sweet Art Museum em Lisboa. Uma exposição temporária que faz as delícias de pequenos e graúdos. Trata-se de um projeto Pop-up que irá partir para outras cidades europeias. Um conceito muito original e bem disposto. Tem várias várias salas temáticas vindas de um mundo imaginário, com diferentes experiências interativas e digitais. Já se imaginou numa piscina gigante de marshmallows? E a andar num carrossel com chupas gigantes? Estas e outras experiências a conhecer. O difícil mesmo vai ser resistir a tantas guloseimas!

Repórter no Mundo é notícia na RDP Internacional
Repórter no Mundo é notícia na RDP Internacional

A aplicação Repórter no Mundo foi divulgada na tarde de ontem na RDP Internacional. Como surgiu o projeto, a quem se dirige e como jogar e ganhar prémios na aplicação foram algumas das informações divulgadas pela equipa da Repórter no Mundo. Pode ouvir o programa em https://bit.ly/2LI911k.

Programa de estágios internacionais INOV Contacto tem mais de 300 vagas para recém-licenciados
Programa de estágios internacionais INOV Contacto tem mais de 300 vagas para recém-licenciados

Dominar inglês, ter até 29 anos e formação superior. São estes os requisitos para poder concorrer a um dos 300 estágios profissionais remunerados – com bolsa e subsídio de estadia - que vão decorrer em qualquer parte do mundo. O estágio tem a duração de seis meses, numa entidade ou empresa selecionadas atendendo ao reconhecido interesse e mérito nacional e/ou internacional. Bulgária, Espanha, Alemanha, Moçambique, Estados Unidos da América e Timor são alguns dos países que acolhem os recém licenciados As candidaturas estarão abertas até 4 de outubro de 2018 e são feitas exclusivamente online no site www.inovcontacto.pt. A iniciativa é promovida pela AICEP Portugal Global.

Morreu a fadista Celeste Rodrigues, irmã de Amália Rodrigues
Morreu a fadista Celeste Rodrigues, irmã de Amália Rodrigues

A fadista Celeste Rodrigues morreu hoje, aos 95 anos. “É com um enorme peso no coração, que vos dou a notícia da partida da minha Celestinha, da nossa Celeste. Hoje deixou uma vida plena do que quis e sonhou, amou muito e foi amada, mas acima de tudo, foi a pedra basilar da nossa família, da minha mãe, da minha tia, dos meus irmãos, sobrinhos e filhos, somos todos orgulhosamente fruto do ser humano extraordinário que ela foi”, escreveu Diogo Varela Silva, neto da fadista, no Facebook. Natural do Fundão, a irmã de Amália Rodrigues iniciou a carreira há 73 anos, cantou em vários países e com vários artistas mundiais. No último ano, estreitou relações com Madonna, atualmente a viver em Lisboa.

O dia dos avós

A Alfiii e o Teatro Politeama dinamizaram a comemoração do dia dos avós, neste emblemático e fantástico espaço em Lisboa, permitindo a avós e netos partilharem a alegria de jogar com os jogos da Alfiii, e de desenvolverem a capacidade de raciocinar como complemento fundamental para um envelhecimento ativo e saudável.

Ana Moura & Benjamin Clementine no Super Bock Super Rock 2018

A talentosa fadista portuguesa Ana Moura cantou e encantou ontem à noite no Festival Super Bock Super Rock 2018, no Altice Arena em Lisboa, ao lado de Benjamin Clementine. A música interpretada "I won't complain" fica assim registada em dueto como um momento alto do espectáculo, do cantor que diz adorar Portugal.

Assembleia da República aprova recenseamento automático dos emigrantes
Assembleia da República aprova recenseamento automático dos emigrantes

O Parlamento aprovou, esta quarta-feira, 18 de julho, o recenseamento automático para os residentes no estrangeiro e a possibilidade de optarem pelo voto presencial ou por correspondência nas eleições para a Assembleia da República, neste último caso de forma gratuita. Com esta medida, dos atuais 280 mil recenseados, deverá passar-se para um milhão e 375 mil, de acordo com o "mapeamento" dos cidadãos portugueses residentes no estrangeiro realizado pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, embaixadas, serviços consulares e a direção-geral da Administração Interna.

App Repórter no Mundo é motivo para conversa no programa É a Vida Alvim
App Repórter no Mundo é motivo para conversa no programa É a Vida Alvim

A aplicação móvel Repórter no Mundo, que está a utilizar para ler esta história, é um dos temas abordados no programa É a Vida Alvim, do Canal Q (meo 16 | vodafone 19 | nos 70), que vai ser transmitido na sexta-feira, dia 13, a partir das 0h00 (em Portugal). O projeto, os objetivos da app e toda a dinâmica que está associada ao Repórter no Mundo guiaram uma conversa animada pelo apresentador Fernando Alvim com elementos da equipa Repórter no Mundo (à esquerda na fotografia).

Passaporte português vai ser o primeiro da União Europeia com vinheta em braille
Passaporte português vai ser o primeiro da União Europeia com vinheta em braille

O passaporte eletrónico português vai incluir uma vinheta em braille, uma medida inovadora na União Europeia que permitirá aos cidadãos com deficiência visual identificar nome, número e data de validade do documento, anunciou o SEF. Esta nova funcionalidade do passaporte eletrónico português foi apresentada durante uma cerimónia que assinalou os 42 anos de existência do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e Portugal torna-se no primeiro país europeu com este documento. “Pequenos passos como este vão permitir às pessoas mais e melhor autonomia”, disse Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência.

“Portugueses no Mundo têm o seu coração em Portugal”
“Portugueses no Mundo têm o seu coração em Portugal”

Se o Dia de Portugal é assinalado nos diversos continentes, isso deve-se também ao trabalho do “movimento associativo português na diáspora e de muitos cidadãos portugueses e lusodescendentes”, sublinhou o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, na mensagem que divulga no Portal Diplomático, neste 10 de Junho. Para José Luís Caneiro, “esse é um sinal inequívoco de que apesar de estarem fisicamente longe, os portugueses no Mundo têm o seu coração em Portugal”.