Debate da Associação dos Oficiais das Forças Armadas

A condição militar foi um dos assuntos debatidos após a apresentação pública dos resultados do inquérito realizado aos Oficiais das Forças Armadas, no Hotel Mundial, em Lisboa, no dia 7 de dezembro. Este inquérito foi respondido por 1.105 oficiais, sendo que metade deles nem era sócio da AOFA. O debate que se seguiu já foi reservado aos Oficiais. O Presidente da AOFA referiu que os descontos de 3,5% do vencimento para a ADM (assistência na doença dos militares) deveria ser utilizado exclusivamente para pagar serviços de saúde prestados a militares que recorram a entidades protocoladas e nunca para pagar despesas com a saúde que são obrigações do Estado.

Aniversário dos 20 anos da Transferência da Administração Portuguesa de Macau

Foi na Fundação Calouste Gulbenkian, no dia 4 de dezembro, que se comemoraram os 20 anos da transferência da administração portuguesa de Macau para a China (em 19/12/1999). A convite de Fundação Jorge Álvares, Ley Garcia e Lurdes Botelho assistiram à sessão solene presidida pelo Presidente da República que também fez o seu encerramento. Intervieram na sessão o General Garcia Leandro, o Dr. Guilherme de Oliveira Martins e o Embaixador da República Popular da China Cai Run Garcia Leandro referiu a importância do General Rocha Vieira para a manutenção e reforço das boas relações entre Portugal e a China Cai Run disse que esta transferência iniciou um novo ciclo de amizade entre os dois países.

Sócios aprovam voto de louvor pela atividade da Associação Salgueiro Maia

No passado dia 30 de novembro realizou-se a Assembleia Geral da Associação Salgueiro Maia, nas instalações da Associação Tito de Morais, em Lisboa, com o objetivo de confirmar a admissão dos novos associados, definir o valor da jóia e da quota anual, bem como apresentar o orçamento previsional e plano de atividades para o próximo ano. A reunião decorreu dentro da normalidade tendo sido aprovadas as várias propostas da direção. Foi ainda proposto um voto de louvor aos que trabalharam para que a associação se tornasse uma realidade, nomeadamente aos atuais órgãos sociais. Proposta que foi aprovada.

Comunidades de energia - Portugal na vanguarda

Realizou-se dia 9.10 em Lisboa, no Pavilhão do Conhecimento a I Conferência de Comunidade de Energia. A organização da Cooperativa Coopérnico encheu o auditório Mariano Gago, para divulgar o que de mais actual existe sobre a possibilidade de geração e venda de energia de fontes renováveis. O diploma em promulgação que permitirá aplicar este conceito vem responder às aspirações de muitos condomínios e industrias que pretendem produzir a sua própria energia e vendê-la dentro de uma comunidade. Portugal é um dos primeiros países da Europa a legislar neste sentido. #comunidadesdeenergia

Insurgências de todos os géneros

Pilar Del Rio falou na Casa Ninja em Lisboa a propósito da Insurgência Feminista na América Latina. Fantástico conhecer mulheres controversas como as mexicanas Malinche (1502-1529), Soror Juana Inês de la Cruz (1648-1695) ou o movimento argentino das Mães da Praça de Maio, entre muitos outros exemplos de luta pela justiça. Digo eu que, sem os homens não será possível edificar uma sociedade verdadeiramente feminista como não foi possível fazê-la machista sem as mulheres. Lembro a diferença entre os conceitos, o machismo defende que os homens são superiores às mulheres, o feminismo defende a igualdade de direitos, liberdade e respeito entre todos. O primeiro é exclusivo o segundo é inclusivo.

Aprender cara a cara com jogos de tabuleiro modernos

Os jogos são ferramentas poderosíssimas para aprender e simular. Se forem presenciais e analógicos esse potencial pode ser facilmente aplicado adaptando ferramentas existentes, gerando atividades sociais com significado. Não acreditam? https://www.forma-te.com/artigos/565-notcias/

89.ª edição da Feira do Livro de Lisboa

Entre os dias 29 de maio e 16 de junho é possível visitar a 89.ª edição da Feira do Livro de Lisboa, no Parque Eduardo VII, na zona do Marquês de Pombal. Dezenas de editores trazem os livros para a rua e mostram as suas promoções aos visitantes. A oferta não se esgota nos descontos.Também é possível assistir a palestras, emissões de rádio e lançamentos de livros. Para os mais esfomeados, há as roulottes de farturas e de fastfood. Basta aparecer e levar um livro para ler.

O potencial da Gamification e dos jogos em contextos sérios

Na próxima quinta-feira, dia 9 de maio, vou estar no Gamify Europe, em Lisboa, partilhando as minhas experiências sobre aplicações de jogos de tabuleiro modernos para fins profissionais e de criatividade, tal como a vertente exploratória e de inovação social e educativa. Pode saber mais sobre a conferência, os temas e os oradores convidados em https://www.gamifyeurope.com/

Quarto encontro OPLICO, em Portugal

Começou o quarto encontro do projeto europeu Erasmus+, OPLICO. Dia 14 de março, o grupo constituído por 17 pessoas da Lituânia, Alemanha, Noruega, Portugal e França, fez uma visita ao Serviço Jesuíta de Refugiados, em Lisboa, onde a Sofia Matos, da Contempla Trilhos (CT), é voluntária. Aqui tiveram um briefing pela responsável de comunicação deste centro de acolhimento de refugiados, Dra Margarida Almeida, que explicou um pouco da história e do funcionamento do mesmo. Este Centro acolhe cerca de 60 pessoas que ficam aqui a viver por um curto período de tempo e apoia cerca de 2.000 pessoas por ano. No final, a CT entregou uma placa de reconhecimento ao Dr. André Jorge, Diretor do Centro.

Formação executiva com jogos de tabuleiro

Esta é uma das primeiras formações com jogos de tabuleiro Serios (Serious board games) em Portugal, demonstrando que os jogos são ferramentas poderosas para empresas e organizações. Serei eu a dinamizar esta formação, no ISEG, de algo que começou em Leiria.

Consolidação da Associação Salgueiro Maia

No dia 08/12/2018 um grupo de associados reuniu-se na sede da Associação de Deficientes das Forças Armadas para a eleição dos Órgãos Sociais da Associação Salgueiro Maia (ASM), necessária para a consolidação da criação desta associação, de iniciativa do Major-general Bargão dos Santos, coadjuvado pelos Coronéis Eduardo Costa e Maia Loureiro, com o objetivo de honrar e perpetuar a memória de Salgueiro Maia e sensibilizar para a necessidade de promover os serviços de cuidados paliativos e continuados. O Coronel Andrade da Silva foi eleito o Presidente da Direção. O Coronel Leonardo Antão foi eleito Presidente da Mesa da Assembleia e o Coronel Santos Silva Presidente do Conselho Fiscal.

Emigrantes querem voltar a trabalhar em Portugal
Emigrantes querem voltar a trabalhar em Portugal

Dos profissionais portugueses que se encontram a trabalhar no estrangeiro, 78% quer voltar a trabalhar em Portugal, sendo que 43% deseja fazê-lo já nos próximos dois anos. A conclusão consta do Guia do Mercado Laboral 2019, um inquérito elaborado pela empresa de recrutamento Hays e cujos resultados foram divulgados esta semana. Nesse estudo, os fatores apontados como determinantes para o regresso são um pacote salarial mais atrativo, motivos familiares, vontade de viver em Portugal e projetos interessantes. Já a proposta do Governo de reduzir para metade o valor a cobrar em IRS até 2023, a maior parte dos profissionais referiu que a medida teria pouco ou nenhum impacto.

Contempla Trilhos participa em conferência internacional sobre migrantes e refugiados

A Contempla Trilhos, através de Sofia Matos, apresentou o estudo sobre migrantes e refugiados, do projeto europeu OPLICO, na conferência internacional "Conferência & Festival de Cinema Portugal 2018 - cinema para a inclusão social", organizado pela Aidlearn, que decorre nos dias 22 e 23 de novembro no auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, em Telheiras, Lisboa. Esta conferência faz parte do projeto RefugeesIN, financiado pela Agência Nacional através do programa Erasmus+. Para além das palestras, foram exibidos filmes, realizados pelos participantes, com base nas suas experiências e com a formação que tiveram num curso piloto RefugeesIN de 100 horas, onde aprenderam a fazer filmes.

Web Summit traz últimas da tecnologia a Lisboa

A capital portuguesa é o epicentro da tecnologia e da inovação entre hoje e dia 8 de novembro. Pelo terceiro ano consecutivo a Web Summit — a maior conferência de tecnologia e inovação da Europa — tem lugar na Feira Internacional de Lisboa (FIL). Centenas de empreendedores, investidores, empresários e entusiastas vão debater o presente e o futuro da tecnologia. O evento foi fundado em 2016 pelo holandês Paddy Cosgrave e vai fixar-se em Lisboa nos próximos 10 anos. A par das conferências, a Night Summit, o Sunset SUMMIT e o Surf Summit são três dos eventos que se assumem como uma extensão deste encontro tecnológico. Conheça tudo sobre o evento em https://websummit.com/

EcoMarket

Realizou-se este fim de semana em Lisboa o EcoMarket da Origanii. Uma mostra dedicada a produtos e empresas com cariz ecológico. Desde os biológicos aos orgânicos, aos que reciclam materiais plásticos e outros. Também as comidas tiveram espaço de destaque com os produtos vegetarianos e vegans a mostrarem-se bastante originais e imaginativos. Soluções de mobilidade partilhada quer em carros eléctricos quer em trotinetes também estiveram presentes. Algumas empresas de Leiria marcaram presença nomeadamente a Maria Descalça com as suas malas feitas de plástico. Mais uma forma de reciclagem.

Showroom Marquesa de Valbom patente na FIL

O Showroom Marquesa de Valbom, de Leiria, apresenta na Lisboa Design Show, na FIL – Feira Internacional de Lisboa, até 7 de outubro, uma seleção de marcas que se destaca pela exuberância e estilos únicos. Inclui duas marcas de origem portuguesa: a Spicy Pink, da criadora portuguesa/parisiense Kristine Kosta (Leiria) e a Jael Curiel, da portuguesa/luxemburguesa Jael Redinha, criadoras absolutamente inspiradoras e inovadoras. O leque de marcas de renome internacional tem origem de Londres a Istambul. A empresa sediou-se na cidade de Leiria com considerável investimento há mais de um ano com actividade no mercado nacional. O projecto da empresa aposta agora na consultoria à internacionalização de marcas portuguesas para vários mercados da Europa, Ásia e África.

Em defesa dos cuidados continuados e paliativos em Portugal

No dia 1 de setembro iniciou-se uma vigília em frente ao antigo hospital militar de Belém, em luta pela sua reabertura e recuperação da capacidade instalada de mais de 200 camas para os cuidados continuados e paliativos. Esta luta, liderada pelo Major-general Bargão dos Santos (médico e ex-diretor do Hospital Militar Principal), começou com uma petição à Assembleia da República. Foi ouvido por diversas entidades e sensibilizou-as para a importância de reativar o hospital militar de Belém e o da Estrela, ambos em Lisboa, onde se poderiam aproveitar mais de 400 camas para prestar cuidados continuados e paliativos e constituir uma reserva estratégica do país em caso de calamidade pública.

Aeroporto, onde a saudade ganha vida

Uns chegam pela primeira vez a Portugal, outros dizem adeus a uma semana de férias ou até já, que é como quem diz "até para o ano", a familiares e amigos. É no aeroporto que a palavra "saudade" ganha o verdadeiro sentido. Saudades das férias que acabaram, saudades dos que deixamos para trás, saudades do nosso país.