WineNique - o piquenique onde o vinho é rei

A segunda edição acontece já a 12 de maio no Mangais Golf Resort, em Luanda, e volta a reunir famílias num espaço de convívio, com diversas atividades artísticas e culturais, onde o vinho é rei. Depois da primeira edição, em 2018, ter superado todas as expectativas, a organização - Social Team Angola pretende colocar o evento no roteiro turístico nacional e internacional e conta este ano com o mais alto patrocínio da South Africa Tourism. O evento é inédito e junta o melhor das culturas europeias e africanas, o convívio familiar com uma refeição ao ar livre e a degustação de um bom vinho. Curioso? Veja as imagens da edição de 2018!

Calçadão da Ilha é atelier a céu aberto

A Feira de Artesanato Urbano de Angola realiza-se no primeiro sábado de cada mês e é um verdadeiro atelier a céu aberto. Um espaço único na cidade de Luanda, em pleno Calçadão da Ilha, que apresenta não só uma grande variedade de artesanato, como também promove o intercâmbio entre expositores. Organizada pelo Grupo Artesanato de Angola, nela podemos encontrar diversas opções artísticas e decorativas no domínio das artes plásticas, moda, bijuteria, utensílios de uso doméstico, entre outros, muitos dos quais produzidos em vidro, cestaria, crochet, velas, escultura de madeira, argila, reciclagem, cartonagem, cosmética artesanal e gastronomia caseira.

Feira Internacional de Luanda abre inscrições para nova edição em julho

A Feira Internacional de Luanda (FILDA) volta a realizar-se na ZEE - Zona Económica Especia de Luanda, de 9 a 13 de julho. As inscrições já se encontram disponíveis na página do evento, www.filda.co.ao. Trata-se do maior evento multissectorial de exposição e negócios em Angola e junta anualmente centenas de expositores nacionais e de países de África, América, Europa e Ásia para expor produtos e serviços, assim como estabelecer contactos e parcerias comerciais, atraindo milhares de visitantes. As empresas portuguesas são já presença assídua na FILDA, tendo sido Portugal o maior expositor estrangeiro da FILDA 2018, com 25 expositores.

“Ti Celito” é fenómeno em Angola e nas redes sociais

“Ti Celito”, como é carinhosamente apelidado Marcelo Rebelo de Sousa, é um verdadeiro fenómeno de popularidade em Angola. O sucesso é tanto que, nas ruas, já se pergunta quando é que o presidente português se candidata ao cargo de Presidente de Angola. Assim que foi anunciada a sua primeira visita de 2019 a Angola, o povo mwangolé não escondeu o entusiasmo e aguardou ansiosamente a chegada do “presidente dos afetos”. O fenómeno de popularidade é bem visível nas redes sociais, com o povo angolano a deixar mensagens de carinho, apoio e agradecimento a Marcelo Rebelo de Sousa.

“Presidente dos Afetos” encerra visita a Angola

Marcelo Rebelo de Sousa encerrou hoje, na Escola Portuguesa de Luanda (EPL), a visita de quatro dias a Angola, exatamente no dia em que comemora três anos de mandato como presidente de Portugal. Foram centenas as pessoas que marcaram presença no pátio da EPL e aguardaram ansiosas pelo momento da selfie com o “presidente dos afectos”, como é carinhosamente chamado. No seu discurso à comunidade portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa confessou ter pena de "não ser possível percorrer todo o territorial angolano”, acrescentando, em tom gracioso, que "poderia ser interpretado por uma preferência presidencial por Angola, e há coisas que um presidente não pode dizer, a não ser para o travesseiro.”

Marcelo Rebelo de Sousa visita Angola na próxima semana

Marcelo Rebelo de Sousa chega a Angola na próxima terça-feira para uma visita de quatro dias. Na agenda, para além da tradicional sessão solene na Assembleia Nacional, estão previstos encontros com a comunidade portuguesa em Angola bem como a visita às três províncias com maior concentração de portugueses: Luanda, Huíla e Benguela. O presidente da República Portuguesa, carinhosamente apelidado de “Tio Celito” em terras Mwangolé, já é destaque na imprensa nacional e ansiosamente aguardado pela população angolana para aquela selfie única. O Repórter no Mundo em Angola acompanhará a receção em honra da Comunidade Portuguesa em Luanda, agendada para 9 de março. Fique atento!

O Kintal da Tia Guida, o mais famoso da Ilha de Luanda

O Kintal da Tia Guida é um dos quintais mais famosos da Ilha de Luanda, um espaço muito acolhedor e confortável, ideal para quem quer desfrutar de boa comida e num ambiente tranquilo. Com um menu simples, onde o mufete é rei, composto por peixe sempre fresco da costa angolana, ao fim-de-semana é frequente ficar com lotação esgotada. Há mais de uma década a servir nacionais e estrangeiros, é ponto de encontro para muitos portugueses na capital angolana.

Expo-Indústria e Projekta em simultâneo na próxima semana

Expo-Indústria e Projekta - Feira Internacional de Equipamentos e Serviços para a Construção Civil, Obras Públicas, Urbanismo, Arquitetura e Decoração de Interiores, os dois principais eventos motores da economia angolana, decorrerão este ano em simultâneo, de 14 a 17 de novembro, na ZEE- Zona Económica de Luanda. A maior montra de exposição da indústria e da construção em Angola reunirá mais de 300 expositores em 28.000 m2, sob o lema “Crescer, a Fazer Crescer”, com o objetivo de contribuir para a promoção da produção nacional e para o fomento das relações empresariais entre os dois sectores. Veja o vídeo.

DJ Jonh Mayze & Miguel Faria estreiam-se em Angola

A dupla de DJ portugueses Jonh Mayze & Miguel Faria actuaram em Angola, pela primeira vez, no último sábado, em Cabo Ledo, durante a sexta edição do SSW (Social Surf Weekend). Cheios de originalidade e bom gosto musical, Jonh Mayze & Miguel Faria, ao lado de DJ vindos de vários pontos de Angola – Py Alves (Benguela), Kalleza (Lubango), Mauro Mix (Namibe) e Callas (Luanda), deram os melhores mix de sempre ao maior festival de verão de Angola. Durante 3 dias de festival, de 19 a 21 de Outubro, o SSW’18 recebeu em Cabo Ledo, 120 Kms a sul da capital Angolana, mais de quatro mil aventureiros num fim-de-semana dedicado à espiritualidade, ecologia e surf. Para o ano haverá mais SSW!

SSW – O maior festival de Angola está de volta

O maior festival de Angola está de volta à Praia dos Surfistas, em Cabo Ledo, 120 km a sul da capital Angolana. A sexta edição do SSW (Social Surf Weekend) terá lugar de 19 a 21 de outubro com boa música, convívio em acampamento gigante, competição de surf, sessões de meditação, aulas de yoga, cinema ao ar livre, surpresas e muita animação com o apoio incondicional da cerveja Nocal e a assinatura inconfundível do Social Team Angola. Um fim-de-semana dedicado à cultura de surf, espiritualidade e sustentabilidade. Curioso? Veja as imagens da edição de 2017!

“A Poesia do Fado e dos Tambores”

Foi apresentado este sábado, no Memorial António Agostinho Neto, em Luanda, o livro “A Poesia do Fado e dos Tambores”, resultado do V Encontro de Poetas de Língua Portuguesa. A Antologia, onde o fado representa o colonizador e os tambores as ex-colónias, reúne 273 poemas de 135 poetas lusófonos, 20 dos quais portugueses, e homenageia o poeta, médico e primeiro presidente de Angola - Agostinho Neto. A apresentação esteve a cargo de Mariza Sorriso, mentora do projecto, e contou com a presença de Maria Eugénia Neto, natural de Trás-os-Montes e viúva do primeiro presidente angolano. Cyrius, concorrente do The Voice Angola 2015, protagonizou os momentos musicais do evento.

O turismo africano está mais rico - todos os caminhos levam a KAZA

O Raid Cacimbo Cuca 2018 inaugurou a primeira rota turística angolana dentro do Projeto KAZA (Kavango Zambeze). Organizada pelo Social Team Angola, com o apoio institucional do Ministério do Turismo de Angola, patrocínio da cerveja Cuca e apoio do Banco BIC, a 22ª edição do Raid Cacimbo percorreu mais de cinco mil quilómetros em 16 dias, ao longo dos quatro países da Área de Conservação Transfronteiriça do KAZA - Angola, Botswana, Namíbia e Zimbabwe. Mais de meia centena de aventureiros em 18 viaturas observaram de perto os gigantes das savanas e florestas africanas, visitaram o parque Luengue-Luiana, o Delta do Okavango, a Victoria Falls e um infindável de paisagens deslumbrantes.

Quitutes da terra a caminho de Leiria

A gastronomia e o artesanato angolanos são ricos e variados e, para um estrangeiro que vive Angola, véspera de viagem é sinónimo de ida às compras. Daqui pode levar-se um pouco te tudo: “O Pensador”, uma das mais belas estatuetas de origem Tchokwe e um símbolo da cultura angolana; “O Ngyendo” ou cesto do Uíge; panos africanos; ginguba com gindungo; gin Kianda, 100% angolano; a emblemática cerveja Cuca; mel do Moxico; chouriço do Lubango e compota de múcua e gengibre produzidos junto à Fenda da Tundavala; entre outras iguarias. O Repórter no Mundo foi às compras em Angola e dentro de dias estará em Leiria para dar a conhecer estes “Quitutes a Terra”. Até já!

Miradouro da Lua é visita obrigatória em Angola

O Miradouro da Lua, que chegou a ser candidato às sete maravilhas naturais de Angola na categoria de falésias, faz parte do imaginário dos angolanos e é um ponto turístico de paragem obrigatória. Trata-se de um conjunto de falésias, 40 quilómetros a sul de Luanda, no município da Samba. Ao longo do tempo, a erosão provocada pelo vento e pela chuva foi criando a paisagem de tipo lunar que ali se encontra. Este foi o cenário do filme "O Miradouro da Lua", do realizador português Jorge António, a primeira co-produção cinematográfica luso-angolana, rodada em 1993 e que obteve o prémio especial “Realização” no Festival de Gramado, Brasil.

Portugal foi o maior expositor estrangeiro na FILDA 2018

Portugal foi o maior expositor estrangeiro da FILDA 2018, com 25 expositores, contra 16 na edição de 2017, mantendo assim a tradição de há vários anos. Numa visita feita ao espaço de Portugal no certame foi possível encontrar algumas empresas de Leiria, nomeadamente a HRV e a Plastidom. A 34ª edição da Feira Internacional de Luanda, que decorreu na ZEE- Zona Económica Especial de Luanda até ao passado sábado, “superou todas as expectativas”, de acordo com declarações de Ana Celeste, porta-voz do Ministério da Economia e Planeamento de Angola, à imprensa. A responsável fez saber ainda que a FILDA 2018 recebeu mais de 50 mil visitantes entre nacionais e estrangeiros.

Grupo Nov marca presença na FILDA 2018

O Grupo Nov, com raízes leirienses e presente em Angola há mais de 25 anos, marca presença na FILDA 2018 com a promoção do empreendimento Alvalade Premium. Inaugurada hoje na ZEE- Zona Económica Especial de Luanda, patente ao público até ao próximo sábado, dia 14, a 34ª edição da Feira Internacional de Luanda reúne 350 expositores, oriundos de 13 países. O Repórter no Mundo está a acompanhar aquela que é considerada a maior feira de negócios em Angola, e continuará dar-lhe conta de tudo! (foi bom encontrar antigos colegas de trabalho!)

Angola tem uanga!

Aterrei em Angola há 4 anos. Estranhei a envolvente do aeroporto, o calor húmido, a oferta de serviços informais. E quando me fazia à estrada até casa, eis que me deparo com um extenso parque de estacionamento. Fui avisada de que o trânsito era duro, mas não imaginei que pudesse ser assim! A adaptação foi fácil. Conheci pessoas fantásticas, lugares paradisíacos, ultrapassei desafios e fiz trabalhos espectaculares! Nesta terra do muito, onde nos fartamos de trabalhar, ganhamos pouco e somos felizes, já vivi histórias inacreditáveis que dariam um filme. E todos os dias tenho histórias novas para contar! Paixão por Angola, a mesma paixão desde o primeiro dia! Angola tem uanga (feitiço)!

FILDA está de volta a Luanda

A FILDA está de volta! A 34ª edição da Feira Internacional de Luanda – FILDA 2018 acontece já no próximo mês, de 10 a 14 de julho, na ZEE- Zona Económica de Luanda, sob o lema “Diversificar a Economia, Desenvolver o Sector Privado”. São esperados mais de 350 expositores, oriundos de 13 países, entre os quais Portugal, Suécia, Itália, Alemanha, Holanda, Reino Unido, Rússia, África do sul, Gana, Moçambique, Uruguai, Brasil e EUA, durante cinco dias numa área de 28 mil m2 de exposição. nacionais e estrangeiros. Como não podia deixar de ser, o Repórter no Mundo estará nos bastidores para lhe dar conta de tudo! Programa disponível em http://filda.co.ao/programa-filda-2018/