A visita do Papa Francisco a Moçambique

Moçambique recebeu a visita do Papa Francisco entre o dia 4 e 6 de setembro de 2019. A visita foi muito bem organizada e decorreu conforme o planeado. No dia da chegada o Papa percorreu algumas ruas de Maputo até à Nunciatura que foi onde ficou alojado, que se encheram para o saudar e receber a sua bênção. Todos os momentos foram acompanhados por danças e cânticos que são a forma mais natural do Povo Moçambicano se expressar. No segundo dia fez uma visita oficial à residência do Presidente e de seguida dirigiu-se ao Pavilhão de Maxaquene onde teve um encontro com os jovens. De tarde visitou a Catedral de Maputo. No último dia foi a missa campal onde estiveram 60 mil pessoas.

Dia de Portugal

Na Escola Portuguesa de Moçambique decorreu a festa do Dia de Portugal. Com a presença de muitos da comunidade portuguesa em Maputo, bem como os representantes do Estado Português, a Sra. Embaixadora de Portugal em Moçambique e o Ministro do Ambiente, a festa decorreu num ambiente muito agradável e descontraído. A gastronomia portuguesa estava bem representada com Francesinhas, cozido à portuguesa e doces tradicionais como o pão de ló e os pastéis de nata. Muitos artistas portugueses e moçambicanos animaram a festa. Os cabeças de cartaz foram os Brigada Victor Jara. Para o final ficou reservado o fogo de artifício. Num ambiente bem português foram assim as comemorações do Dia de Portugal.

"Moçambique poderá vir a ser a minha casa"
"Moçambique poderá vir a ser a minha casa"

A fazer um estágio em Maputo pelo INOV Contacto, Catarina Marques, natural de Alcobaça, já se imagina, um dia mais tarde, a viver em Moçambique. Agrada-lhe em particular “a simplicidade e a felicidade com que as pessoas vivem” e diz-se surpreendida pela aposta do país no empreendedorismo. Leia esta história aqui: https://bit.ly/2I1WBL8

Arraial de Santo António

Numa noite agradável o Restaurante Meia Tigela, propriedade de um casal do Minho, organizou um Arraial no Jardim da Berta. Muitas sardinhas, pimentos e tomates era a ementa. Música típica portuguesa e muita animação fez com que todos estivessem animados. A RTP esteve presente e fez uma reportagem que irá passar no dia 18 de Junho.

Primeiro jogo de Portugal e Arraial de Santo António

Cerca de 50 amigos reuniram-se para ver o primeiro jogo de Portugal na casa do Toni. Ecrã gigante e todos equipados a rigor. Jogo de enorme emoção e vivido intensamente a cada minuto. Com um final emocionante deu o mote para a continuação da festa com um Arraial e muita música. Contámos com a presença do Domingos Castro que está em Maputo para organizar a primeira Meia Maratona Internacional de Maputo. Com 2 grelhadores que trabalharam toda a noite a grelhar febras e lentrisca, sempre acompanhada com o piripíri. Foi uma noite memorável com muita animação. Apesar de ser aqui inverno, estavam 25 graus.