Rota das Adegas na Atouguia

No dia 2 de março realizou-se a 16 edição da Rota das Adegas promovida pela junta de freguesia de Atouguia, presidida pelo Sr. António Pereira. Cerca de cem participantes visitaram, em dois comboios turísticos, vinte adegas da região, onde tiveram oportunidade de provar os seus vinhos e degustar vários petiscos. Durante o percurso tiveram animação musical com dois acordeonistas, Simão Reis e Luís Fonseca. A fadista, Iolanda Garcia, cantou fados que encantaram os participantes. Este convívio muito agradável terminou com um jantar na associação das Fontainhas.

"Repórter no Mundo" ensina alunos a escrever notícias
"Repórter no Mundo" ensina alunos a escrever notícias

Foi uma aula diferente. Os telemóveis não só ficaram ligados como foram usados para tirar fotografias e escrever “histórias”. Foi assim, dia 10 de dezembro, com duas turmas de 5.º ano da Escola Básica e Secundária de Ourém. Na aula de Português, a propósito do texto jornalístico, os alunos aprenderam o que é uma notícia e como se constrói, usando a aplicação “Repórter no Mundo”, desenvolvida e lançada pelo REGIÃO DE LEIRIA este ano. Durante a aula, os alunos ficaram a saber mais sobre o jornal, que completou 83 anos em 2018, e sobre a importância do jornalismo no mundo atual.

Alunos do 5º ano da EBSO aprendem a fazer notícias com a app do "Região de Leiria"

Os alunos do 5ºA da EBSO (Escola Básica e Secundária de Ourém) receberam uma visita especial. Patrícia Duarte, diretora-adjunta do "Região de Leiria", esteve esta segunda-feira na escola a ensinar os alunos a fazer notícias com a aplicação móvel "Repórter no Mundo", desenvolvida pelo "Região de Leiria". Os alunos tiraram fotografias, criaram uma história sobre esta atividade e gostaram bastante. No final foi escolhida a melhor história para ser publicada.

Dan Inger canta em Ourém

Numa noite quente de verão foi apresentado na praça Vitorino de Carvalho, junto ao Museu Municipal de Ourém, o livro de entrevistas biográfico Trois notes de blues pour un fado e o álbum compilação do oureense Dan Inger dos Santos. Com a presença do presidente da câmara Miguel Albuquerque e de Ana Saraiva, a apresentação contou também com a presença de Altina Ribeiro, escritora da obra, e, para finalizar, com a atuação de Dan Inger que cantou alguns temas numa sessão acústica (veja o vídeo). No próximo dia 10 de agosto, o artista descendente do Olival, Ourém, está no Apartado 28, em Leiria.