Adélio Amaro e Rancho da Região de Leiria distinguidos em França
Adélio Amaro e Rancho da Região de Leiria distinguidos em França

O leiriense Adélio Amaro e o Rancho da Região de Leiria, através da sua presidente, Sandra Vaz, receberam das mãos do presidente Xavier Lemoine a Medalha de Honra do Município de Montfermeil (Paris, França), no passado dia 3 de novembro. A distinção aconteceu no âmbito da comemoração dos 50 anos do Grupo Folclórico Alegria dos Emigrantes de Montfermeil, representante da Alta Estremadura em França. Os três dias de celebração das Bodas de Ouro do Grupo Alegria dos Emigrantes de Montfermeil terminaram com um festival de folclore, com a participação de seis grupos, dois deles franceses, onde o Rancho da Região de Leiria foi o convidado especial, encerrando as cerimónias com a sua atuação.

Portugal mostra em Paris o seu lado “slow”
Portugal mostra em Paris o seu lado “slow”

Será mesmo em frente à Basílica do Sacré Coeur, em Paris, que um stand de Portugal vai estar a promover um turismo… slow. O percurso do gosto, de que fazem parte o pão-de-ló, doces conventuais, bolachas e biscoitos, queijos, mel, compotas, licores, enchidos, fogaças e vinhos, quer cativar os mais de 500 mil visitantes que a Fête des Vendanges, em Montmartre movimenta de 11 a 13 de outubro. Portugal vai estar representado de norte a sul. “São 10 municípios e duas comunidades intermunicipais, que tornam esta presença portuguesa a maior de sempre”, adianta a lusodescendente Ana Sofia Oliveira da My Genuine Portugal, empresa responsável pela participação de Portugal no evento.

Casting de Cante Alentejano em Paris
Casting de Cante Alentejano em Paris

Quer integrar o grupo Cantadores de Paris e dedicar-se ao Cante Alentejano? A Compagnie des Rêves Lucides, dirigida por Carlos Balbino, vai abrir duas oficinas de Cante, a partir de outubro. Antes disso, porém, promove um casting a 17 de setembro, avança o Lusojornal. Carlos Balbino, que dirige a Compagnie, explica que são aceites todos o níveis e que não é necessário saber falar português. Apenas é pedida uma inscrição de 20 euros. Durante a oficina “serão dadas as bases para cantar em grupo e para fazer harmonias”, explica Carlos Balbino ao Lusojornal. “Os mais motivados poderão integrar o grupo Cantadores de Paris e atuar em concertos de canto tradicional". Imagem: revelucides.org

Dia de Portugal

Por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades portuguesas, o embaixador de Portugal em Paris e a senhora Torres - Pereira convidaram algumas personalidades da diáspora lusa. Durante o seu discurso de boas-vindas, o embaixador recordou os fortes laços entre Portugal e França, informando sobre o próximo intercâmbio cultural.

Fogo na Catedral de Paris

Na segunda-feira, 15 de abril, depois de 6h30 da tarde, um suposto fogo acidental foi declarado na carpintaria da Catedral "Notre Dame de Paris". Em algumas horas, ficou destruída parte da jóia de arte gótica. Uma memória tangível da experiência dos nossos antepassados perdida para sempre.

Emigrantes solidários entregaram 8.100 euros a jovem com cancro
Emigrantes solidários entregaram 8.100 euros a jovem com cancro

A iniciativa “Renascer Tânia Lopes” permitiu transferir para a conta da jovem natural da freguesia de Abiul, Pombal, a quem foi diagnosticado, em 2016, um tumor cerebral, o valor de 8.100 euros. Um grupo de pombalenses com residência em Paris, decidiu juntar-se para ajudar Tânia Lopes, de 29 anos, que está a atravessar dificuldades financeiras, uma vez que os tratamentos a que está a ser submetida são bastante dispendiosos. Por iniciativa da empresária Irene Oliveira, um grupo de pombalenses reuniu-se a 23 de março, no restaurante Cumeada, em Champigny-sur-Marne, num jantar solidário e parte da receita já foi entregue à jovem.

Emigrantes portugueses realizam jantar solidário para jovem que recupera de tumor
Emigrantes portugueses realizam jantar solidário para jovem que recupera de tumor

Um grupo de pombalenses com residência em Paris, decidiu juntar-se para ajudar Tânia Lopes, uma jovem natural da freguesia de Abiul, Pombal, a quem foi diagnosticado, em 2016, um tumor cerebral. A jovem tem 29 anos de idade e está a atravessar dificuldades económicas, uma vez que os tratamentos a que está a ser submetida são bastante dispendiosos. Nesse sentido, os pombalenses vão reunir-se no sábado, no restaurante Cumeada, em Champigny Sur Marne, num jantar solidário e parte da receita reverterá para as despesas de saúde da jovem. A iniciativa partiu da empresária pombalense Irene Oliveira, que recentemente visitou a jovem em Portugal.

Gala do Instituto do Mundo Lusófono distingue emigrante leiriense

O empresário Carlos de Matos e o presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, participam esta noite na Gala da Lusofonia, uma iniciativa do Instituto do Mundo Lusófono. O evento contará com a presença de personalidades dos universos do desporto, cinema, escultura, literatura, música, pintura, fotografia, investigação, ensino superior, mundo empresarial, diplomacia, política e ecologia. O empresário emigrante, natural de Leiria, Carlos de Matos será um dos galardoados da noite, com o prémio Diáspora. Para Raul Castro "todas as iniciativas que aproximem a diáspora às origens, reconhecendo o seu percurso, são sempre louváveis e merecedoras do nosso aplauso".

Primavera em Paris na festa da lusofonia

Os leirienses que chegaram hoje a Paris para assistir à Gala da Lusofonia, promovida pelo Instituto do Mundo Lusófono, encontraram um dia ameno, de primavera, o que tem permitido revisitar alguns dos locais mais emblemáticos da capital francesa, como a Place Vendôme. A comitiva leiriense integra, entre outros, o presidente de Câmara, Raul Castro, e o empresário Carlos de Matos.

Bordallo Pinheiro abre duas lojas em Paris em quatro meses
Bordallo Pinheiro abre duas lojas em Paris em quatro meses

A marca Bordallo Pinheiro inaugurou, a 19 de fevereiro, a primeira loja em Paris, na Boulevard Saint Germain, um investimento de 200 mil euros, e prepara a abertura de uma segunda loja na capital francesa no início de março. "O objetivo é levar a Bordallo Pinheiro para um patamar de marca global. Paris não significa só o mercado francês. Abrir uma loja aqui é abrir uma loja no mundo", afirmou Nuno Barra, administrador do grupo Vista Alegre. Os cogumelos, caracóis gigantes e frutos de todos os tamanhos que caraterizam a marca das Caldas da Rainha estão agora à venda numa das zonas mais nobres de Paris e, a partir de março, estarão também na zona de Les Marais, na margem direita do Sena.

Instituto do Mundo Lusófono entrega Prémios da Lusofonia 2018
Instituto do Mundo Lusófono entrega Prémios da Lusofonia 2018

Dezoito personalidades vão ser distinguidas com os Prémios da Lusofonia 2018, atribuídos pelo Instituto do Mundo Lusófono, na quarta-feira, dia 27, no Salon Ópera do Café de La Paix, em Paris. Estes galardões distinguem “personalidades de língua portuguesa, qualquer que seja o seu país de origem, que se tenham destacado na afirmação e projeção internacional da língua portuguesa e da cultura lusófona”. Entre os premiados estão José Rodrigues dos Santos, Sebastião Salgado, Judite de Sousa, Carlos Matos, José Jorge Letria, Fátima Lopes e Eugénio Anacoreta.

Doze estudantes lusófonos recebem bolsas de estudo
Doze estudantes lusófonos recebem bolsas de estudo

Doze estudantes lusófonos foram premiados com bolsas de estudo Cap Magellan/Império, de 1.600 euros cada, numa cerimónia no Consulado Geral de Portugal em Paris, França. A cerimónia decorreu no dia 19 de janeiro e as bolsas foram oferecidas pela Império Assurances, num evento organizado pela Cap Magellan, que vai na 5ª edição, e teve a presença de João Alvim, cônsul geral adjunto. "O português já me ajudou para entrar no Colégio de Direito da Sorbonne. Perguntam a todos os estudantes quantas línguas falam e se têm outras culturas e isso conta no processo de seleção. Portanto, o português já me ajudou e vai continuar a ajudar na vida”, disse Eva Crespo, uma das distinguidas.

Momentos de muita tensão em Paris
Momentos de muita tensão em Paris

As manifestações nas ruas de Paris, este fim de semana, trouxeram milhares de pessoas para a rua. Para além das palavras de ordem, e dos coletes amarelos, chegaram também alguns atos de destruição. A leiriense Anabelle Matos captou e partilhou algumas imagens dos tumultos registados este sábado à noite. “Foram momentos de muita tensão, com a polícia em todo o lado”, referiu, acrescentando que “foi impressionante mas algo medonho”. Numa das imagens está o pai de Anabelle, Rui de Matos, natural de Carvide e a residir nos Estados Unidos, mas que por estes dias se encontra em Paris.

Batalhenses prestam homenagem à diáspora em França

O comendador José Batista de Matos, natural do concelho da Batalha, foi homenageado na manhã deste sábado, 17, no Museu da Emigração, em Paris, pelo Grupo de Teatro e Canto da Academia Sénior da Batalha. Esta noite, o grupo participa no 27º Jantar Anual de Confraternização da Diáspora Batalhense, em Champigny-sur-Marne, nos arredores de Paris, com a presença de duas centenas de emigrantes do concelho, residentes em França e noutros países europeus.

Morreu o fotógrafo que imortalizou a emigração portuguesa em França
Morreu o fotógrafo que imortalizou a emigração portuguesa em França

Gérald Bloncourt, o fotógrafo que imortalizou a emigração portuguesa em França nos anos 60 e 70, nomeadamente nos bairros de lata, morreu na segunda-feira, aos 92 anos. O fotojornalista retratou os “bidonville” portugueses, mas também a viagem clandestina – “a salto” – para França. Gérald Bloncourt nasceu em 1926, no Haiti, de onde foi expulso por razões políticas e passou a residir em Paris, onde iniciou uma carreira de fotojornalista que o levou ao encontro dos portugueses nos bairros de lata dos subúrbios da capital francesa. O primeiro “bidonville” que fotografou foi o de Champigny-sur-Marne, nos arredores de Paris. O funeral está previsto para dia 5, no cemitério Père Lachaise, em Paris

Empresas portuguesas estão presentes numa das maiores feiras mundiais
Empresas portuguesas estão presentes numa das maiores feiras mundiais

3D Cork, Laboratório D’Estórias, Carapau Portuguese Products, Burel Mountain Originals, Devilla, Lasa, Têxteis Iris, TM Collection e Sugo Cork Rugs são as nove empresas portuguesas que, de 7 a 11 de setembro, participam na Maison & Objet, uma das principais feiras mundiais de produtos para a casa, que decorre em Paris, França. À visita de milhares de clientes, compradores, designers, jornalistas e bloggers internacionais, junta-se a presença de Ana Teresa Lehmann, secretária de Estado da Indústria, que promete acompanhar a delegação internacional da indústria portuguesa, no sábado. A participação das empresas nacionais é uma iniciativa no âmbito do projeto From Portugal.

Micael Morais leva vinhos portugueses à alta gastronomia francesa
Micael Morais leva vinhos portugueses à alta gastronomia francesa

O escanção franco-português Micael Morais tem levado os vinhos portugueses à alta gastronomia francesa, em Paris, onde tem trabalhado com 'chefs' dotados de estrelas ‘Michelin' e melhorado a imagem do vinho do Porto. O jovem, de 32 anos, nasceu em França mas sente-se "ainda mais em casa em Portugal", tem raízes em S. Pedro da Silva, Miranda do Douro, é atualmente sócio, responsável de sala e ‘sommelier' [escanção] no restaurante Tomy & co, no sétimo bairro da capital francesa, onde faz questão de dar a provar vinhos portugueses e franceses. "O Douro, o Dão, a Bairrada, os vinhos do Porto, os vinhos da Madeira, Setúbal. Por todo o lado tem grandes vinhos", diz.

Homenagem aos soldados portugueses da grande guerra
Homenagem aos soldados portugueses da grande guerra

No dia 14 julho de 1918, (faz hoje 100 anos) em homenagem aos 30.000 soldados portugueses que lutaram ao lado das forças aliadas pela liberdade da França, a assembleia municipal de Paris decidiu que a antiga "Avenue Sofia" seria chamada "Avenue des portugais". No vídeo, um extrato de "Carte Postale de La Lys", canção escrita e cantada pelo Dan Inger dos Santos