Furacão Leslie relembra imponência da Natureza

De quando em vez lá vem a Natureza avisar-nos de que não somos nada perante a sua imponência. Os destroços deixados pelo furacão Leslie, na madrugada de 13 para 14 de outubro, nas zonas costeiras de Portugal, são prova disso mesmo. Os distritos de Leiria e Coimbra foram dos mais afetados e os inúmeros estragos (telhados derrubados, pinheiros caídos na estradas e vasos partidos, entre outros) deixaram pessoas desalojadas e feridas. Foram as intempéries da Natureza a avisar-nos que nada podemos quando as condições atmosféricas adversas, provocadas por ventos fortes, não o permitem. A fotografia mostra a caruma espalhada pela estrada, vestígio da passagem do Leslie por terras do Marquês.

O prazer de viajar de comboio

Viajar de comboio entre Pombal e Entroncamento é uma aventura muito interessante. Em comboio regional são 60 minutos de distância, com paragens em todas as estações e apeadeiros, nomeadamente Vermoil, São Simão de Litém, Albergaria dos Doze, Paialvo e, por fim, Entroncamento. Na estação do Entroncamento passam comboios que seguem para norte sul, este e oeste. É muito interessante ver o constante movimento, sejam de comboios de mercadorias ou de passageiros, sejam rápidos sem paragem ou os lentos que permanecem mais tempo a aguardar a passagem dos comboios Alfa Pendular, que fazem ligações diretas entre Lisboa e Porto, em duas horas e quarenta minutos. Recomendável.

Tasquinhas na Ilha por gente que trabalha

A convite de um amigo, que até pagou o jantar, fui conhecer as tasquinhas da Ilha, concelho de Pombal. Gente que trabalha e mostra obra. Ali se viu, não só pelo número de associações envolvidas, como dos vários stands e meios de diversão presentes no evento.

Quinta do Bill nas festas de Vermoil

Uma segunda-feira, com largo cheio para assistir a uma das bandas portuguesas que marca pela diferença, com a sua mistura de sons, que nos transporta ao imaginário. Pularam miúdos e graúdos, acompanharam as letras e acarinharam os artistas. Moisés, com o seu ar de não partir um prato coloca em palco uma energia contagiante, irradiando simpatia, e levando o mundo inteiro atrás da sua música, não deixando ficar ninguém parado. Uma noite memorável sem qualquer dúvida. Obrigada organização da festa por este belo momento musical de musica 100% portuguesa.

Campanha Esterilização Animais Abandonados

É entre dia 27 de agosto e 2 de setembro que Portugal actua massivamente para que se aplique a lei aprovada, e que proíbe o abate dos animais a partir de 23 de setembro 2018. Havendo novas tentativas de adiar algo que desde 2016 foi comunicado, não há razões para não se terem feito as medidas necessárias para colocar a mesma em prática, em todos os municípios. A Ajudanimal - Assoc. de Defesa dos Animais de Pombal, que tem como porta-estandarte a desmistificação da esterilização e castração, anuncia-se como parceira neste evento e apela a que todos os munícipes adiram. Mais informações em @ajudanimal.pombal.

A arte em e com movimento- "O Enredo"

É em Pombal, já no dia 11, este espectáculo que tem a direcção artística de André Varandas, e é fruto da criação dum colectivo artístico perfomativo, e no qual estão representados dez artistas correspondentes a cada um dos dez municípios da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego. É assim que a querida Sofia Falcão representa tão bem a sua cidade natal. Ela que escolheu Pombal para desenvolver o seu trabalho, tem a sua própria escola, e um orgulho enorme nos seus alunos. Que bom Pombal ter uma Sofia, que Pombal saiba ser grato a ela. Dia 11 vamos todos ao castelo ver a nossa "Munda" que a entrada é gratuita mas terão que levantar o bilhete se querem lugar. Tel 236210555

Artistas franceses atuam na Palace Kiay

A banda francesa Les Forbans actuou no domingo, em mais uma noite super animada na discoteca Palace Kiay. No final do concerto, Berbert, vocalista do grupo, convidou para ao palco o músico luso-francês Dan Inger dos Santos, para cantar um tema de Elvis Presley. Os dois artistas conhecem-se de Champigny, perto de Paris, onde vivem. Fotos Manu Ribeiro

Sérgio Godinho (en)cantou em Pombal

Foi no passado domingo que o cantor do povo brindou quem aguentou estoicamente, que o fogo de artificio terminasse, para ouvir Sérgio Godinho. O cantor do alto dos seus 72 anos dominou com maestria o palco, e espalhou a magia das suas líricas, não só do albúm mais recente, como com as mais antigas (ex: Etelvina, Brilhozinho nos olhos, ...). Podia não estar tanto povo como nos espectáculos anteriores (muito culpa da organização que marca para tão tarde estas coisas), mas com a certeza porém,que estes que assistiam sabiam as letras,algumas de há 50 anos, na ponta da língua. Que bem que nos soube, mas soube-nos a pouco. Venha mais um, se faz favor!

Ajudanimal de Pombal, a associação resiliente

A Ajudanimal-Associação de Defesa dos Animais de Pombal, marcou a 11a presença no Bodo2018. Novamente com bastante afluência nos três primeiros dias de festa, angariou novos sócios, voluntários e donativos através das rifas de quermesse e loja solidária, além de prestar esclarecimentos a quem procurou este stand. Dos três objectivos colocados no início do ano, um já foi conseguido, a compra da Petmobile, faltando o terreno (e consequente início de construção da casa abrigo) e o estatuto de utilidade pública. A associação pode ser contactada através da sua página de facebook ou site (www.ajudanimal.com)

Jovem de 13 anos ajuda animais com receita de livros

Raquel Martins, de 13 anos, tem dois livros editados com a chancela da Chiado Kids e já entregou 200 euros resultantes da venda dos seus livros à associação Ajudanimal, de Pombal. A associação enaltece a pequena autora com a atitude dizendo que é notório que as gerações mais novas mostram cada vez mais proatividade sendo assim um sinal positivo das mudanças de mentalidade. As histórias de Raquel são fábulas que ao humanizarem o personagem principal, levam o leitor ao imaginário da meninice. Histórias para graúdos e miúdos escritas sobre o olhar e a criatividade de uma criança.

Bodo dos (re)encontros

"Bodo" é sinónimo de reencontro para qualquer pombalense que se preze. Mais ainda quando se trata dos pombalenses que residem e trabalham no estrangeiro. O "Bodo" dos reencontros, dos abraços, dos "olá", dos apertos de mão é um dos eventos mais aguardados do ano, sempre nos últimos dias de julho. Sabe a saudade. Regressar e sentir o que se sente quando se está em casa assume um sabor apenas degustado por quem esteve lá fora e por quem pode, finalmente, abraçar aquele ente querido emigrado.

Artistas portugueses animam festas do Bodo

Sergio Godinho, C4 Pedro e Fernando Daniel vão subir ao palco principal nos últimos três dias das festas do Bodo, em Pombal. Para além destes artistas, o cartaz deste ano contemplou nomes como Hora H, Richie Campbell e Raquel Tavares que atuaram nos passados dias 26, 27 e 28, respetivamente. Os "after party" tiveram a presença de Djs de renome, como Eurico Lisboa + Mc Fubo, DJ Angel e DJ KIKO que encheram o recinto até de madrugada.

Jogadora de 19 anos é convidada para jogar basquetebol nos Estados Unidos
Jogadora de 19 anos é convidada para jogar basquetebol nos Estados Unidos

De Pombal para os Estados Unidos da América. Beatriz Jordão tem 19 anos e está nas bocas do mundo. A jogadora foi convidada para representar a Universidade de South Florida. A internacional portuguesa esteve em foco nas últimas semanas, com prestações de elevado nível no Europeu sub20, onde Portugal conseguiu a melhor classificação de sempre, um sétimo lugar, e a manutenção na Divisão A. Beatriz fez uma média de 11,9 pontos por jogo. A jogadora é natural de Pombal, iniciou o seu percurso desportivo no Basquetebol Clube de Pombal, passou no Núcleo de Desporto Amador de Pombal (NDAP) e transferiu-se para a Quinta dos Lombos, nas últimas duas épocas, onde foi campeã nacional.

Secretário de Estado das Comunidades nas Festas do Bodo
Secretário de Estado das Comunidades nas Festas do Bodo

As Festas do Bodo, em Pombal, contam este ano com a presença do secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, que preside à cerimónia de abertura, dia 27 de julho, às 17h30, no salão nobre dos Paços do Concelho. Em nota de imprensa, Diogo Mateus, presidente da Câmara de Pombal, refere que a presença do secretário de Estado é uma forma de homenagear “todos os pombalenses que se encontram espalhados pelos quatro cantos do mundo”, lembrando que as Festas do Bodo “são, anualmente, um ponto de encontro para milhares de pombalenses, principalmente para os muitos emigrantes”. As festividades decorrem de 26 a 31 de julho. Consulte o programa: http://www.festasdobodo.com/2018.

As emoções do mundial

Quando Portugal joga, a cidade pára. Seja por terras lusas, seja no estrangeiro. A emoção de sentir os nervos à flor da pele, acredito que seja ainda mais intensa lá fora, quando o dever nos obriga a ausentar do nosso querido Portugal. Nunca assisti a um campeonato do mundo de futebol lá fora, mas acredito que o sentimento seja tão ou mais intenso que aquele que experimentei no Dia de Portugal. O futebol une os portugueses, seja cá dentro, seja lá fora. No estrangeiro ou em Portugal, estamos juntos!!

Celebrar Portugal lá fora

Celebrou—se, no passado domingo, 10 de junho, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Este ano festejei-o em Portugal, algo que não aconteceu a 10 de junho de 2017, altura em que estava em Maputo, Moçambique. Sei hoje que quem vive o dia de Portugal lá fora o celebra com outra intensidade, outra nostalgia que só quem vai para fora conhece. Agora que conheço os "dois lados da moeda" sinto um orgulho maior em ser portuguesa!

Câmara de Pombal cancela contas na Caixa Geral de Depósitos se balcão do Louriçal encerrar
Câmara de Pombal cancela contas na Caixa Geral de Depósitos se balcão do Louriçal encerrar

A Câmara de Pombal anunciou que vai retirar as suas contas da Caixa Geral Depósitos, caso o banco decida encerrar o balcão do Louriçal, que ali existe há 40 anos. Diogo Mateus, presidente da Câmara de Pombal, aproveitou a última reunião do executivo, realizada quarta-feira, para informar formalmente que “a partir de amanhã [quinta-feira] vamos deixar de trabalhar com a CGD”, passando “sete milhões de euros em conta corrente” para outras entidades bancárias. Leia mais em https://goo.gl/8y4C9s.