Consolidação da Associação Salgueiro Maia

No dia 08/12/2018 um grupo de associados reuniu-se na sede da Associação de Deficientes das Forças Armadas para a eleição dos Órgãos Sociais da Associação Salgueiro Maia (ASM), necessária para a consolidação da criação desta associação, de iniciativa do Major-general Bargão dos Santos, coadjuvado pelos Coronéis Eduardo Costa e Maia Loureiro, com o objetivo de honrar e perpetuar a memória de Salgueiro Maia e sensibilizar para a necessidade de promover os serviços de cuidados paliativos e continuados. O Coronel Andrade da Silva foi eleito o Presidente da Direção. O Coronel Leonardo Antão foi eleito Presidente da Mesa da Assembleia e o Coronel Santos Silva Presidente do Conselho Fiscal.

Torneio Inter Associações Patinagem Artística

Está a realizar-se durante este fim de semana, o torneio Inter Associações de Patinagem Artística. Este torneio também tem a particularidade de ser ajuizado pela primeira vez em Portugal pelo sistema Rollart, marca patenteada que revela uma nova abordagem da patinagem, a arte. Trata-se de um sistema de ajuizamento que deixa de ser comparativo para passar a ser qualitativo, auxiliado por gravação em vídeo.

Condecoração de Combatentes no RA4

No âmbito das comemorações do Dia da Artilharia, no dia 5 de dezembro, condecoraram-se 16 Combatentes com a medalha Comemorativa das Campanhas. Antes disto, realizou-se a cerimónia de homenagem aos mortos presidida pelo Comandante do RA4, Coronel Caravela. Neste dia também foi celebrada uma missa em honra dos falecidos pelo Capelão Morouço, onde se recordou Santa Bárbara, padroeira da Artilharia, e houve um almoço convívio entre os Combatentes, os militares e civis que prestam e os que já prestaram serviço nesta unidade.

Dia do Voluntário comentado pela Liga dos Amigos do Hospital

Ontem, dia 5 de dezembro, a Liga dos Amigos do Hospital Distrital de Leiria comemorou o Dia do Voluntário com uma homilia, na capela deste hospital, presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima, o Cardeal António Marto. Seguiu-se um lanche de confraternização. A Liga dos Amigos do Hospital, presidida pelo Coronel Norberto Serra, que realizou a sua Assembleia Geral neste dia, tem mais de cem voluntários que ajudam os utentes do hospital nos diversos serviços do mesmo, desde o tirar as senhas de presença nas consultas externas, dar de comer e fazer a barba a quem tem dificuldades para o fazer e até conversar. Trata-se de um trabalho solidário e muito útil aos utentes que gratifica quem o pratica.

Emigrantes querem voltar a trabalhar em Portugal
Emigrantes querem voltar a trabalhar em Portugal

Dos profissionais portugueses que se encontram a trabalhar no estrangeiro, 78% quer voltar a trabalhar em Portugal, sendo que 43% deseja fazê-lo já nos próximos dois anos. A conclusão consta do Guia do Mercado Laboral 2019, um inquérito elaborado pela empresa de recrutamento Hays e cujos resultados foram divulgados esta semana. Nesse estudo, os fatores apontados como determinantes para o regresso são um pacote salarial mais atrativo, motivos familiares, vontade de viver em Portugal e projetos interessantes. Já a proposta do Governo de reduzir para metade o valor a cobrar em IRS até 2023, a maior parte dos profissionais referiu que a medida teria pouco ou nenhum impacto.

Festival do Chícharo da Serra promove iguaria até dia 26

No dia 22, Artur Santos, Pedro Alves, Gonçalo Lopes e o padre Mário Verdasca inauguraram o 13ª edição do Festival do Chícharo da Serra que se realiza até ao dia 26, em Loureira, Santa Catarina da Serra. Depois de darem as boas vindas aos convidados, elogiaram o executivo da junta de freguesia que há 13 anos iniciou este festival, agradeceram à direção da Forserra que agora organiza o evento e às diversas associações que participam na sua organização. O festival inclui "restaurantes" com menus de chícharo, tendas de expositores, espetáculos musicais e até um trail do Chícharo da Serra. Evento pretende promover a região, valorizar a gastronomia, a cultura, os circuitos pedestres e convívio de todos os que participam no Festival.

Contempla Trilhos participa em conferência internacional sobre migrantes e refugiados

A Contempla Trilhos, através de Sofia Matos, apresentou o estudo sobre migrantes e refugiados, do projeto europeu OPLICO, na conferência internacional "Conferência & Festival de Cinema Portugal 2018 - cinema para a inclusão social", organizado pela Aidlearn, que decorre nos dias 22 e 23 de novembro no auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, em Telheiras, Lisboa. Esta conferência faz parte do projeto RefugeesIN, financiado pela Agência Nacional através do programa Erasmus+. Para além das palestras, foram exibidos filmes, realizados pelos participantes, com base nas suas experiências e com a formação que tiveram num curso piloto RefugeesIN de 100 horas, onde aprenderam a fazer filmes.

A 'União' de Leiria

Mais um Domingo e para muitos é dia de futebol, em Leiria a tradição de ir 'à bola' tem sido posta de parte por grande parte dos habitantes desta cidade. Mas para muitos é um reencontro entre amigos e família após mais uma semana de trabalho, uma tradição onde o adepto mais velho da família se junta ao mais novo para apoiar o clube da cidade.

Lions Clube de Leiria apoia projecto LUCAS

O projecto LUCAS, do Lions Clube International, visa a angariação de fundos para a investigação da oncologia pediátrica em Portugal - Juntos no Combate ao Cancro Pediátrico. O Lions Clube de Leiria organizou um rally paper na cidade de Leiria, no domingo, dia 11, que juntou quase cem pessoas em volta desta causa, tendo angariado 500 euros com a iniciativa. A chamada de atenção para os problemas ambientais nomeadamente do lixo produzido e, muitas vezes, deitado fora pelas ruas da cidade, foi o mote do itinerário escolhido. Pela primeira vez foi adoptado o road book electrónico. A Nossa Senhora do Monte e as Grutas da Moeda fizeram parte do passeio. Um sucesso.

A escolha brasileira de buscar uma vida melhor após a eleição de um presidente de extrema-direita
A escolha brasileira de buscar uma vida melhor após a eleição de um presidente de extrema-direita

Para quem decide trocar o Brasil por Portugal, as promessas subliminares não são poucas. O imaginário de viver na Europa carrega consigo uma série de referências que chegam sedutoras além-mar. Da esperada qualidade de vida, presente, por exemplo, na segurança já há muito não vista em terras tupiniquins, à oportunidade de frequentar uma formação profissional de qualidade, a mudança de continente vem carregada de uma série de anseios a serem preenchidos. Conheça três casos de quem escolheu viver em Portugal, vindo do país irmão, e já tem muito para contar. Leia no REGIÃO DE LEIRIA em http://bit.ly/2REyAz7.

Web Summit traz últimas da tecnologia a Lisboa

A capital portuguesa é o epicentro da tecnologia e da inovação entre hoje e dia 8 de novembro. Pelo terceiro ano consecutivo a Web Summit — a maior conferência de tecnologia e inovação da Europa — tem lugar na Feira Internacional de Lisboa (FIL). Centenas de empreendedores, investidores, empresários e entusiastas vão debater o presente e o futuro da tecnologia. O evento foi fundado em 2016 pelo holandês Paddy Cosgrave e vai fixar-se em Lisboa nos próximos 10 anos. A par das conferências, a Night Summit, o Sunset SUMMIT e o Surf Summit são três dos eventos que se assumem como uma extensão deste encontro tecnológico. Conheça tudo sobre o evento em https://websummit.com/

Rendida às tradições

Não aprecio passas, nem brindeiras doces. Nunca andei nas ruas a pedir o bolinho, nem andei de saco na mão a tocar às campainhas e portas da terra. Não era tradição aqui na aldeia. Agora já são muitos os miúdos que o fazem, muitos inspirados numa tradição importada doa EUA. O tempo converteu-me... este ano agarrei-me à massa e adaptei os ingredientes aos meus gostos. Fiz troca de bolinhos com a família, cada um com a sua receita. Este foi o meu Dia do Bolinho.

Leslie a tempestade na EN109-9

Aconteceu o grande incêndio em 15 de outubro de 2017 e agora o furacão Leslie no dia 13 de outubro de 2018. Foi mau demais para uma região que não está habituada a intempéries. Desta vez fiz um vídeo de parte do percurso desta estrada 109-9 para dar uma ideia de como está o que a ladeia. Quem a conhece, e já há um ano que não a frequenta, ficará decerto muito dececionado. Começa-se numa zona verde, que seria igual em todo o percurso, mas depois aparecem árvores partidas, tombadas e depois a zona abrangida pelo fogo ... https://www.youtube.com/watch?v=zq_Hh1jwHms&t=9s

EcoMarket

Realizou-se este fim de semana em Lisboa o EcoMarket da Origanii. Uma mostra dedicada a produtos e empresas com cariz ecológico. Desde os biológicos aos orgânicos, aos que reciclam materiais plásticos e outros. Também as comidas tiveram espaço de destaque com os produtos vegetarianos e vegans a mostrarem-se bastante originais e imaginativos. Soluções de mobilidade partilhada quer em carros eléctricos quer em trotinetes também estiveram presentes. Algumas empresas de Leiria marcaram presença nomeadamente a Maria Descalça com as suas malas feitas de plástico. Mais uma forma de reciclagem.

Caminhada de alunos e professores da ESDS

No dia 28 de outubro a 29ª Comissão de Alunos da Escola Secundária Domingos Sequeira (ESDS), antiga EICL, promoveu uma caminhada para angariar fundos para o próximo encontro anual que se realizará no dia 6 de abril de 2019, no Estádio Municipal Magalhães Pessoa, em Leiria. Esta caminhada, que envolveu muitas dezenas de participantes, começou com um aquecimento orientado pelo PHIVE no interior da ESDS. Teve a particularidade do seu itinerário englobar o centro histórico de Leiria, o Seminário de Leiria e a Vila Portela, local cujo interior muitos ainda não conheciam. Por estas novidades e pelo convívio que se gerou, esta caminhada constituiu uma experiência muito agradável para todos.

Noite de fados da Liga dos Combatentes

No dia 20 de outubro, realizou-se mais uma noite de fados promovida pelo Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes. Contou com o apoio da Deolinda Bernardo e o seu grupo de fadistas e guitarristas que atuaram gratuitamente para encanto dos Combatentes e familiares. Em virtude de serem quase duas centenas de participantes, o NLLC precisou de um espaço grande o qual foi gentilmente cedido pelo RA4. A Iolanda Garcia, antes de cantar, fez uma dedicatória ao Sr. João Teixeira, ex-Secretário da Assembleia Geral e sócio dedicado da Liga dos Combatentes que faleceu o ano passado. No final, o Maior Marto Silva, presidente do Núcleo, entregou lembranças aos artistas como forma de reconhecimento

WSL em Peniche e muitas mensagens positivas

A World Surf League trouxe mais uma vez uma etapa do circuito mundial de surf à praia de Supertubos em Peniche. As ondas dos primeiros dias não desiludiram e hoje sábado espera-se pela realização dos "heats" finais. A entrada da praia está cheia de merchandising que acompanha o "circo do surf" por esse mundo fora e há espaço também para algumas acções locais com impacto global. Ou pelo menos assim se espera. São vários os apelos para a não deposição de lixos e acções de sensibilização para o impacto deste na mãe natureza, esse espaço lindo onde vivemos. Que bom seria se mais eventos desta dimensão passassem estas mensagens.

Aldeia da alimentação saudável

Nos dias 13 e 14 de outubro (sábado e domingo), o Mercado de Sant’Ana recebeu a Aldeia da Alimentação Saudável, uma iniciativa organizada em parceria pelo Município de Leiria e o Hospital D. Manuel de Aguiar. Esta edição da Aldeia da Alimentação Saudável, contou com muitas e variadas iniciativas destinadas a todos, tendo sido criado um espaço para os mais pequenos, repleto de atividades didáticas e bem divertidas. Foi também apresentada uma App inovadora para promover comportamentos saudáveis em meio escolar (TeenPower) desenvolvida por um consórcio entre a câmara municipal de Leiria, e os institutos politécnicos de Leiria, Castelo Branco e Santarém.