Fados na Tasquinha das Enguias

Depois das enguias fritas, do bacalhau e dos bifinhos com cogumelos seguiram-se os fados da Deolinda. Acompanhada à guitarra por José Pires e Ricardo Dias, a fadista Deolinda Bernardo deu um espetáculo na Tasquinha das Enguias, em Sismarias, Monte Redondo, bastante apreciado pela audiência. Num ambiente de confraternização muito participado, José Pires também cantou alguns fados onde recordou o saudoso Zeca Afonso. Antes da sessão final ainda foram servidos o tradicional caldo verde e o chouriço assado.

Emigrante radicado em França organiza ceia de Natal para mil pessoas na Guarda
Emigrante radicado em França organiza ceia de Natal para mil pessoas na Guarda

Um empresário português radicado em França organizo no dia 20 uma ceia de Natal solidária na Guarda para mais de mil pessoas, distribuindo também cerca de 300 cabazes a famílias necessitadas da região, com contribuições de outros emigrantes. Originário da aldeia de Trinta, no concelho da Guarda, João Pina gere um grupo de empresas ligadas à construção, recolha de resíduos e limpezas em França, onde se instalou há 35 anos. Após o seu pai ter falecido no início dos anos 2000 no dia do seu aniversário, 20 de dezembro, o empresário português decidiu passar a data com pessoas carenciadas e desde 2015 que organiza esta iniciativa na Guarda.

Encerramento do curso ADC Cuidador da Carlotazinha

Ao fim de quatro meses o curso ADC Cuidador, promovido pela associação Carlotazinha, teve o seu encerramento na ESSLEI, no dia 19 de dezembro de 2019, com a presença do Ley Garcia, Coordenador Pedagógico da Aidlearn, Entidade Formadora responsável pela certificação do curso. Sandra Fontenete e Noémia Santos apoiaram a Presidente da Direção, Fernanda Pereira, no acompanhamento de mais esta edição do curso. Paula Santos, uma das Formadoras voluntárias que ministrou esta última sessão de formação, perguntou a opinião das Formandas, as quais manifestaram uma grande satisfação por terem frequentado o curso, o qual lhes permitirá prestar um serviço de melhor qualidade ao cuidarem dos idosos.

Inauguração da Loja de Cidadão de Leiria

Esta semana concretizou-se uma aspiração do município de Leiria e, no dia 19 de dezembro, inaugurou-se a Loja de Cidadão de Leiria através do Dr. Raul Castro, anterior Presidente da CML que teve um papel preponderante na sua formação, da Prof. Doutora Alexandra Leitão, Ministra da Modernização do Estado e da Administração, e do Dr. Gonçalo Lopes, Presidente da CML. Estes últimos destacarem a importância deste tipo de serviço integrado e moderno para permitir que os cidadãos consigam tratar dos assuntos relacionados com a Segurança Social, Finanças, INR, SMAS e com o Espaço Cidadão num único edifício e facilitar a aproximação entre estes e a Administração Pública.

Ministro dos Negócios Estrangeiros destaca “força de influência” dos portugueses
Ministro dos Negócios Estrangeiros destaca “força de influência” dos portugueses

O ministro dos Negócios Estrangeiros português destacou, na passada terça-feira, "a força de influência" de Portugal que representam os cerca de 800 portugueses e lusodescendentes que ocupam altos cargos públicos no estrangeiro. Citando o Relatório da Emigração de 2018, Augusto Santos Silva afirmou que esse conjunto de cidadãos representa "uma força de influência de Portugal, da cultura portuguesa e dos interesses portugueses que nunca é demais valorizar", afirmou o governante português. Segundo o relatório hoje apresentado cerca de 80 mil portugueses emigraram em 2018, menos cinco mil do que em 2017, uma descida explicada pela quebra da atração de países como Reino Unido ou Angola.

Convívio de Natal dos Combatentes do Oeste

Os Núcleos do Oeste da Liga dos Combatentes (Marinha Grande, Leiria, Batalha, Rio Maior, Abiúl/Pombal, Caldas da Rainha, Peniche e Alcobaça) voltaram-se a reunir-se para mais um convívio de Natal no dia 14 de dezembro. Foi organizado pelo Núcleo da Marinha Grande, no Centro de Exposições desta cidade, e contou com centenas de sócios. O facto de se juntarem sócios de vários Núcleos proporciona uma maior oportunidade dos Combatentes se reencontrarem. Também participaram a Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Doutora Catarina Castro, os Presidente e Vice-Presidente da LC, Generais Chito Rodrigues e Fernando Aguda e a Presidente da Câmara local, Dra. Cidália Ferreira.

Debate da Associação dos Oficiais das Forças Armadas

A condição militar foi um dos assuntos debatidos após a apresentação pública dos resultados do inquérito realizado aos Oficiais das Forças Armadas, no Hotel Mundial, em Lisboa, no dia 7 de dezembro. Este inquérito foi respondido por 1.105 oficiais, sendo que metade deles nem era sócio da AOFA. O debate que se seguiu já foi reservado aos Oficiais. O Presidente da AOFA referiu que os descontos de 3,5% do vencimento para a ADM (assistência na doença dos militares) deveria ser utilizado exclusivamente para pagar serviços de saúde prestados a militares que recorram a entidades protocoladas e nunca para pagar despesas com a saúde que são obrigações do Estado.

Comemoração do Dia da Artilharia no RA4

Este ano o RA4 comemorou o dia da Artilharia no dia 5 de dezembro com a presença dos militares que servem e serviram nesta unidade. Começou com uma missa em honra dos falecidos, presidida pelo Capelão TCOR Luís Morouço, onde se evocou Santa Bárbara, Padroeira da Arma da Artilharia e de profissões que manipulam explosivos pela semelhança ao som dos trovões, recordando a lenda em que um raio fulmina o seu pai que a mandara matar. Seguiu-se uma cerimónia de homenagem aos mortos e uma confraternização entre todos num ambiente de grande saudade e de cordialidade.

Alunos continuam a passar frio na ESALV

A Escola Secundária Afonso Lopes Vieira não apresenta condições de conforto para alunos e professores. O frio insuportável que se sente nas instalações, nos meses de novembro a fevereiro, desmotiva os alunos e impede-os de se manterem concentrados durante as aulas. Já no ano letivo passado tinha sido transmitida esta informação ao Ministério da Educação, mas até à data nada foi feito no sentido de resolver o problema.

Poeta Pedro Lamares visita Leiria pela segunda vez

Na passada quarta-feira, dia 4 de dezembro de 2019, o poeta e ator Pedro Lamares visitou pela segunda vez a cidade de Leiria, onde apresentou o seu espetáculo denominado "Entre Nós e as Palavras" aos alunos do 12° ano da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira. O poeta declamou diversas obras de Fernando Pessoa e dos seus heterónimos, entre outros autores. Além disso, Lamares disponibilizou-se para responder a algumas perguntas feitas pelos estudantes e professores presentes.

Uber Eats chega a Leiria antes da Uber

No dia 27 de novembro, o serviço americano de entrega de comida denominado por Uber Eats chegou à Leiria. Uber Eats é um serviço que pertence à Uber e, em Leiria, conta com parcerias como Hamburgueria da Baixa, Taberna Café Caphe, McDonald's e YevgenSushi. Curioso é o facto de a Uber Eats ter chegado a Leiria mesmo antes da Uber, o que de facto, surpreendeu os residentes.

ESALV em São Martinho do Porto

No dia 2 de Outubro de 2019, alguns dos alunos dos cursos profissionais da ESALV, foram a São Martinho do Porto visitar o clube náutico. O objetivo era a prática da modalidade de canoagem, dando assim um ênfase mais prático ao módulo de educação física "exploração da natureza".

ERASMUS + na ESALV

Cerca de 20 alunos da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira (ESALV), irão, a 13 de abril de 2020, iniciar o seu percurso de estágio profissional em quatro países sendo eles a República da Irlanda, Espanha, Itália e por fim Roménia. Estes alunos foram distribuídos consoante os cursos que frequentam para os diferentes países de acordo com a formação profissional de cada um dos candidatos. Os estágios decorrem ao abrigo do programa Erasmus + e terminam a 16 de junho de 2020.

Alunos dos cursos profissionais com horários sobrecarregados

Os alunos dos cursos profissionais da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira passam demasiado tempo na escola. Os alunos referem que são "bombardeados" com matéria que, na maioria das opiniões, não são necessárias para entrarem no mercado de trabalho. Segundo a diretora da escola Celeste Frazão, todas as matérias lecionadas são atribuídas pelo Ministério da Educação, mais concretamente pela ANQUEP e que são obrigatórios. Tanto os alunos como alguns professores partilham da mesma opinião: os alunos estão demasiado tempo na escola e o tempo que estão em casa estão a fazer trabalhos ou a estudar para testes.

Aniversário dos 20 anos da Transferência da Administração Portuguesa de Macau

Foi na Fundação Calouste Gulbenkian, no dia 4 de dezembro, que se comemoraram os 20 anos da transferência da administração portuguesa de Macau para a China (em 19/12/1999). A convite de Fundação Jorge Álvares, Ley Garcia e Lurdes Botelho assistiram à sessão solene presidida pelo Presidente da República que também fez o seu encerramento. Intervieram na sessão o General Garcia Leandro, o Dr. Guilherme de Oliveira Martins e o Embaixador da República Popular da China Cai Run Garcia Leandro referiu a importância do General Rocha Vieira para a manutenção e reforço das boas relações entre Portugal e a China Cai Run disse que esta transferência iniciou um novo ciclo de amizade entre os dois países.

Workshop da conferência nacional de videojogos

Estão abertas as inscrições nos Workshops da VJ2019. No meu caso, para o workshop "Introduction to modern board game design" os conteúdos já estão prontos!

Apresentação livro Moçambique, Aquartelamento AK-47

No âmbito das Tertúlias do Fim do Império, na Biblioteca Municipal de Leiria, no dia 21 de novembro, foi apresentado o livro "Moçambique, Aquartelamento AK-47", uma história singular do autor Eng.º Carlos Duarte. O livro foi apresentado pelo Dr. António Sequeira, Presidente da AM. Na mesa estiveram ainda o Comandante do RA4, Coronel Caravela, o Coronel Montez, da organização do Programa do Fim do Império e o Major Marto Silva, Presidente do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes que organizou esta tertúlia em parceria com o Dr. Vítor Santos e a Dra Ângela Pereira, respetivamente Coordenador e Diretora da Biblioteca. O livro retrata como se vivia na "Frente Interna" a maioria das famílias.

Sopas esgotam em Festival de Sopas

Não foi um festival de música mas foi um Festival de Sopas que a Comissão de Ex-Alunos da EICL/ESDS (Escola Industrial e Comercial de Leiria/Escola Secundária Domingos Sequeira) organizou no Mercado de Santana, em leiria, no dia 23 de novembro. Com uma afluência muito superior ao ano passado esgotaram as sopas antes do final do evento. As verbas angariadas servem para ajudar a pagar as despesas relativas ao próximo encontro (almoço e jantar com animação musical) que se realizará no dia 4 de abril de 2020, no Estádio Municipal de Leiria. Vai haver ainda um baile de "finalistas" no dia 8 de fevereiro de 2020.