Aldeia da alimentação saudável

Nos dias 13 e 14 de outubro (sábado e domingo), o Mercado de Sant’Ana recebeu a Aldeia da Alimentação Saudável, uma iniciativa organizada em parceria pelo Município de Leiria e o Hospital D. Manuel de Aguiar. Esta edição da Aldeia da Alimentação Saudável, contou com muitas e variadas iniciativas destinadas a todos, tendo sido criado um espaço para os mais pequenos, repleto de atividades didáticas e bem divertidas. Foi também apresentada uma App inovadora para promover comportamentos saudáveis em meio escolar (TeenPower) desenvolvida por um consórcio entre a câmara municipal de Leiria, e os institutos politécnicos de Leiria, Castelo Branco e Santarém.

Furacão Leslie relembra imponência da Natureza

De quando em vez lá vem a Natureza avisar-nos de que não somos nada perante a sua imponência. Os destroços deixados pelo furacão Leslie, na madrugada de 13 para 14 de outubro, nas zonas costeiras de Portugal, são prova disso mesmo. Os distritos de Leiria e Coimbra foram dos mais afetados e os inúmeros estragos (telhados derrubados, pinheiros caídos na estradas e vasos partidos, entre outros) deixaram pessoas desalojadas e feridas. Foram as intempéries da Natureza a avisar-nos que nada podemos quando as condições atmosféricas adversas, provocadas por ventos fortes, não o permitem. A fotografia mostra a caruma espalhada pela estrada, vestígio da passagem do Leslie por terras do Marquês.

Habitantes dos distritos de Leiria e Coimbra protestam contra a poluição

Uma manifestação contra a construção de um Centro Integrado de Valorização de Resíduos em Canto das Rosas, Sampaio (Coimbra) vai ter lugar no domingo, 7 de outubro, pelas 15 horas. Em causa está o desagrado da população em relação à construção de mais uma fonte de poluição mau cheiro, e os insectos que trará um impacto negativo à qualidade de vida das pessoas que habitam em 10 aldeias dos distritos de Coimbra e de Leiria. Pretende-se que o Centro Integrado de Valorização de Resíduos se localize numa antiga suinicultura que, já no passado, foi alvo de vários protestos. Contra a construção do edifício estão a ser recolhidas assinaturas num abaixo-assinado que já conta com mais de 1000 signatários.

Showroom Marquesa de Valbom patente na FIL

O Showroom Marquesa de Valbom, de Leiria, apresenta na Lisboa Design Show, na FIL – Feira Internacional de Lisboa, até 7 de outubro, uma seleção de marcas que se destaca pela exuberância e estilos únicos. Inclui duas marcas de origem portuguesa: a Spicy Pink, da criadora portuguesa/parisiense Kristine Kosta (Leiria) e a Jael Curiel, da portuguesa/luxemburguesa Jael Redinha, criadoras absolutamente inspiradoras e inovadoras. O leque de marcas de renome internacional tem origem de Londres a Istambul. A empresa sediou-se na cidade de Leiria com considerável investimento há mais de um ano com actividade no mercado nacional. O projecto da empresa aposta agora na consultoria à internacionalização de marcas portuguesas para vários mercados da Europa, Ásia e África.

O que distingue os jogos de tabuleiro modernos do xadrez?

Quando se fala em jogos de tabuleiro modernos surgem dúvidas. A designação moderna tem como objetivo distinguir de outros tipos de jogos de tabuleiro, nomeadamente os mais conhecidos e reputados como o Xadrez. Veja aqui as diferenças e proximidades: https://youtu.be/8jHIkUr_aR4

200.° Encontro de jogos de tabuleiro modernos em Leiria

Os boardgamers de Leiria, hoje um projeto da associação Asteriscos, realizou na passada sexta-feira o seu 200.° encontro semanal de jogos de tabuleiro modernos, em Leiria. Desde 2014, este grupo de pessoas, apaixonados por jogos de tabuleiro modernos, novos produtos de autor fruto de inovação que estão a mudar os hábitos lúdicos, tem trazido a Leiria está tendência internacional. Todas as sextas-feiras à noite, há eventos para um público mais especialista mas onde os novatos são bem-vindos. Famílias e crianças têm então um espaço dedicado no primeiro sábado à tarde de cada mês.

Leiria Sobre Rodas 2018

Desde pequeno que a paixão pelos carros sempre esteve presente na minha vida. Não porque tivesse alguém na família que me tivesse colocado o bichinho. Foi apenas natural. São eventos como o “Leiria Sobre Rodas” que me fazem palpitar o coração, podendo sentir o barulho estridente dos carros cheios de potência, o cheiro a pneus queimado e gasolina no ar e, por fim, ter a possibilidade de ver super-carros de sonho em exposição. A repetir, sem dúvida!

Estrangeiros elegem Portugal o sexto melhor país do mundo para viver
Estrangeiros elegem Portugal o sexto melhor país do mundo para viver

A qualidade de vida, a segurança, a facilidade de adaptação e o clima são algumas das categorias que deixam Portugal no sexto lugar dos melhores países para viver. A análise é feita pelo estudo Expat Insider 2018, elaborado anualmente pela InterNations, através das respostas de 18.135 emigrantes, isto é, cidadãos que nasceram num país, mas que vivem noutro por razões profissionais ou pessoais. Portugal está em 6º lugar entre 68 países. Melhor do que Portugal, só Bahrein (1º), Taiwan (2º), Equador (3º), México (4º) e Singapura (5º). A lista dos 10 melhores países é completada por Costa Rica (7º), Espanha (8º), Colômbia (9º) e República Checa (10º). (www.internations.org)

Gaivotas esperam por presente dos pescadores

Agora que se começa a falar dos problemas gerados pelas gaivotas, vemos como nesta praia elas são espertas e desinibidas. No mar ou em terra, são centenas e atentas ao movimento dos pescadores. Esperam pela oportunidade de que um deles vá com uma caixa de desperdício de peixe e a despeje à beira-mar. O resultado é a loucura que se vê no vídeo em anexo. De referir que estas gaivotas não são desta praia, vêm provavelmente da Figueira da Foz que dista aproximadamente 30 km.

Castelo Branco recebe 45 alunos de Macau
Castelo Branco recebe 45 alunos de Macau

Um grupo de 45 alunos do Instituto Politécnico de Macau vai estudar este ano letivo na Escola Superior de Educação, no Politécnico de Castelo Branco. São alunos de duas turmas , uma do 2.ª ano da licenciatura em Ensino da Língua Chinesa como Língua Estrangeira e outra da licenciatura em Português. A iniciativa enquadra-se no protocolo de cooperação assinado entre o Politécnico de Castelo Branco e o Politécnico de Macau e centra-se na lecionação conjunta dos referidos cursos, com o objetivo de permitir aos alunos a imersão linguística e cultural na língua e cultura portuguesa e a aquisição de conhecimentos em português.

Jardim-Escola João de Deus, em Leiria, vai ter atividades com jogos de tabuleiro modernos

O Jardim-Escola e Escola Básica João de Deus, em Leiria, vão ter uma oferta de atividades de enriquecimento escolar, este ano letivo, com jogos de tabuleiro modernos. A instituição abre assim as portas aos métodos inovadores de utilização de jogos de tabuleiro modernos, pelos Boardgamers de Leiria, em contexto escolar.

Fesmonte junta milhares de pessoas para assistir a concertos

Este fim de semana realiza-se a Fesmonte – Feira de Gastronomia e Atividades Económicas que surgiu em 1998 em Monte Redondo, concelho de Leiria. Durante cinco dias, milhares de pessoas deslocam-se ao evento e assistem a espectáculos. Ontem, por exemplo, os artistas nacionais Carolina Deslandes e Piruca foram os cabeça de cartaz e tiveram casa cheia. Há ainda muita comida, expositores e espaço para de diversão para crianças. Hoje, domingo, atua José Malhoa e amanha, segunda-feira, último dia do Fesmonte, o palco é de David Carreira, com o convidado C4 Pedro.

Marcelo Rebelo de Sousa visita Festa do Desporto e tira dezenas de selfies

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa esteve hoje em Leiria para a inauguração do largo Comendador Armando Lopes, um emigrante natural de Ourém que partiu para França há 57 anos e construiu um grupo empresarial de sucesso. O momento serviu também para homenagear a diáspora portuguesa. No final, o Presidente atravessou o rio Lis e visitou a Festa do Desporto, onde conviveu com atletas e coletividades do concelho. Claro que não foi possível fugir às selfies. Foram dezenas, senão centenas, entretanto partilhadas nas redes sociais.

Micael Sousa fica em 4° lugar em concurso internacional de bloguers

Para quem não sabe concorri com um texto ao concurso internacional de bloguers da Comissão Europeia, #EUinmyRegion 2018. Acabaram de sair os resultados. Em 120 candidatos, depois de um processo de votação pública e escrutínio por um júri de especialistas em comunicação, este foi o resultado: http://ec.europa.eu/regional_policy/en/policy/communication/euinmyregion/blogging/ O texto fala de como o projeto europeu Urbanwins me fez passar a utilizar os jogos de tabuleiro modernos em atividades de Serious Gaming. Relatam-se as experiências nos Boardgamers de Leiria da Asteriscos, e as várias aulas que dei em múltiplas instituições com recursos a jogos de tabuleiro modernos.

O prazer de viajar de comboio

Viajar de comboio entre Pombal e Entroncamento é uma aventura muito interessante. Em comboio regional são 60 minutos de distância, com paragens em todas as estações e apeadeiros, nomeadamente Vermoil, São Simão de Litém, Albergaria dos Doze, Paialvo e, por fim, Entroncamento. Na estação do Entroncamento passam comboios que seguem para norte sul, este e oeste. É muito interessante ver o constante movimento, sejam de comboios de mercadorias ou de passageiros, sejam rápidos sem paragem ou os lentos que permanecem mais tempo a aguardar a passagem dos comboios Alfa Pendular, que fazem ligações diretas entre Lisboa e Porto, em duas horas e quarenta minutos. Recomendável.

Sétimo encontro dos combatentes do concelho de Leiria

No dia 16 de setembro irá realizar-se mais um encontro de combatentes do concelho de Leiria com o seguinte programa: 14:45 - Celebração da Eucaristia (Sé de Leiria)  15:30 - Concerto (Sé de Leiria) Coro AdesbaChorus, acompanhado por Grupo Instrumental  16:30 - Cerimónia de homenagem aos Combatentes (Largo 5 outubro)  17:30 - Lanche convívio  (Mercado de Sant’Ana)  INFORMAÇÕES 244 839 542 silvia.carreira@cm-leiria.pt 244 001 600 leiriliga@gmail.com

Museu dos Comboios apresenta comboio real

O Museu dos Comboios do Entroncamento é um dos maiores museus ligados ao comboio. Neste museu é possível encontrar uma grande diversidade de comboios, locomotivas e vagões que, ao longo dos anos, serviram para transportar passageiros e mercadorias, e que fazem parte da memoria dos portugueses. Está, ainda, disponível um vídeo com a evolução e o desmantelamento das linhas férreas em Portugal. No Museu ainda se pode ver o comboio Real de Dom Luís I e o Comboio Presidencial, ambos restaurados recentemente. Vale a pena a visita.

Uma das melhores repórteres do mundo

Conheci a Maria José Margarido em Boston, em 2001. Frequentávamos um curso de verão para jornalistas com uma bolsa da FLAD. Entre nós, foi amor à primeira vista. Eu admirava o seu desprendimento e simplicidade. Adorava ouvi-la falar das suas viagens e gravei na memória o seu fascínio por conhecer o mundo, saber mais e contar. A Zé era uma das jornalistas que eu mais admirava e gostava de ler. De verbo perfeito e solto, escreveu muito sobre educação, mas não só. Era uma repórter exímia. Morreu em 2006, no Chile, quando a avioneta em que seguia com três amigos se despenhou. Neste 8 de setembro, que alguns calendários marcam como Dia Internacional do Jornalista, é nela que penso. Era uma das melhores.