Pedrógão Grande renasce depois das cinzas

O termómetro passa dos 35ºC e, no centro de Pedrógão Grande, ninguém passeia pelas ruas. O calor que se faz sentir levou os locais e turistas a procurar sítios mais frescos como a barragem do Cabril, onde se pode também tomar banho. Nos restaurantes, o cardápio inclui um prato típico da zona: bucho recheado. Cerca de um ano depois da tragédia dos incêndios, Pedrógão Grande está a renascer.

Tapetes feitos com serradura embelezam adro das festas

A Igreja Matriz do Souto da Carpalhosa engalanou-se para a celebração da festa do Santíssimo Salvador e São Sebastião, durante este fim de semana. Este ano foram elaborados uns belíssimos tapetes em serradura que embelezaram o adro das festas, na paróquia de Leiria. Foram três dias de muita musica, convívio e acima de tudo celebração dos padroeiros da paróquia.

Morabeza, tudo de bom!

Já em terras africanas há uns dias, existem algumas coisas essenciais a partilhar: A simpatia das pessoas, a boa comida e o amor pelo futebol. Ah e claro, as paisagens lindas. A partir do momento em que percebem que somos portugueses, a primeira questão que surge é: “Então e és de que clube?”. A resposta é óbvia, sporting, mas por aqui torcem muito mais pelo Benfica e chegam a pedir para darmos alguns recados ao Rui Vitória. Muito feliz por perceber que Portugal é terra irmã onde fazem questão de acompanhar tudo de perto. Como se diz por aqui, “morabeza”, tudo aquilo que esta terra tem de bom, que é muito!

App Repórter no Mundo

Entre os dias 3 e 12 de agosto a aplicação "Repórter no Mundo" está a ser apresentada, descarregada e utilizada no LeiriaShopping. Para ficar a par de tudo o que acontece em Portugal e no mundo basta descarregar a "APP" no PlayStore do sistema operativo Android.

21º Aniversário Grupo Proteção da Sicó-GPS

Foi neste fim de semana que os sócios, amigos e familiares do GPS Grupo Proteção Sicó, festejaram o seu 21º Aniversário, reunindo num encontro convívio, na Redinha, mais concretamente, em Olhos de Água de Anços, mais de meia centena de pessoas. Num fim de semana em que se esperam temperaturas superiores a 40ºC, o local não podia ser mais aprazível, dando lugar a canoagem, mergulhos e pequenas aventuras aquáticas de exploração. Este grupo que há 21 anos, se dedica à proteção ambiental, tem alertado para os vários erros que se continuam a fazer na serra da sicó. Para conhecerem o GPS, visitem a sua página de facebook ou site www.gps-sico.org.

Associação em Somerset tem aulas para portugueses
Associação em Somerset tem aulas para portugueses

A partir de setembro, a Associação Portuguesa de Somerset, no sul de Inglaterra, convida a comunidade portuguesa (e não só) para aprender português e inglês. "Esta iniciativa visa fazer chegar a língua portuguesa junto dos mais novos e apresentá-la a todos quantos estejam interessados; as aulas de inglês destinam-se aos portugueses que queiram adquirir bases para diálogo ou aprofundar o conhecimento", refere a associação (inscrições em Somersetpalanguages2018@gmail.com). Milene Nascimento é a presidente da Associação Portuguesa de Somerset, tem 34 anos, é de Aljustrel (Beja) e emigrou há cerca de 15 anos. Em julho decidiu criar a associação numa cidade onde vivem cerca de 5.000 portugueses

Regressados da Holanda

Já era noite quando chegaram os Caminheiros (escuteiros com idades entre 18 e 22 anos). Foram distribuídos por diversas localidades da Holanda, Bélgica e Alemanha, onde puderam ter contacto com as populações locais, fazer ações de serviço, raids, canoagem, fóruns de discussão. Confraternizaram com escuteiros de toda a Europa, podendo assim receber e partilhar vivências próprias de cada um dos países, vivendo assim com intensidade o tema da atividade: "Os Opostos Atraem-se". Esta atividade internacional teve a sua primeira edição em 2003, decorrendo na Lagoa da Ervedeira.

Atuação Filarmónica de São Tiago de Marrazes

A Filarmónica de São Tiago de Marrazes, dirigida pelo Maestro Paulo Clemente, deu um concerto no jardim de Camões no dia 3 de agosto às 22:00. São 38 músicos que dedicaram mais de uma hora a deliciar a assistência com música dia Abba, Xutos e Pontapés, Quinta do Bill e outras do género.

Excelente dia na Praia do Pedrógão

Hoje, sexta-feira, são 17h15 e a temperatura ainda ronda os 30°C, na Praia do Pedrogão, com bandeira verde (de manhã) e amarela (de tarde). Foi um excelente dia para ir ao banho, uma vez que a água não estava muito fria.

Grupo de orcas avistado na costa algarvia
Grupo de orcas avistado na costa algarvia

"Hoje foi um dia muito especial. Durante o nosso passeio de observação de golfinhos avistámos um grupo de Orcas (Orcinus orca) a 3 milhas da barra de Olhão. É um avistamento muito raro, mas felizmente estávamos lá para aproveitar o show ", disse Alfredo Rodrigues, biólogo marinho, que captou as imagens e partilhou no facebook. O avistamento aconteceu no dia 31, terça-feira, em frente à ilha da Culatra, entre as três e as quatro milhas. Eram entre 10 e 11 orcas, uma família que estava dividida em dois subgrupos, diz o responsável. E acrescenta que há cinco famílias destes animais já conhecidas, que passam todos os anos até ao estreito de Gibraltar.

Passeio de Motos Antigas bate recorde

A Associação Amigos do Escape organizou a 6ª edição do Passeio de Motorizadas e Motos Antigas da Carreira (Leiria). Este ano estiveram presentes cerca de 400 motociclistas, um novo recorde de participação, que percorreram as estradas de Leiria e as praias da região. No final a organização proporcionou um belo respasto tendo sido um momento de grande convívio. A Associação Amigos do Escape prometeu para o ano voltar ao realizar no último domingo de julho e bater novamente o recorde de número de participantes no Passeio.

Sérgio Godinho (en)cantou em Pombal

Foi no passado domingo que o cantor do povo brindou quem aguentou estoicamente, que o fogo de artificio terminasse, para ouvir Sérgio Godinho. O cantor do alto dos seus 72 anos dominou com maestria o palco, e espalhou a magia das suas líricas, não só do albúm mais recente, como com as mais antigas (ex: Etelvina, Brilhozinho nos olhos, ...). Podia não estar tanto povo como nos espectáculos anteriores (muito culpa da organização que marca para tão tarde estas coisas), mas com a certeza porém,que estes que assistiam sabiam as letras,algumas de há 50 anos, na ponta da língua. Que bem que nos soube, mas soube-nos a pouco. Venha mais um, se faz favor!

Várzeas vence torneio de futsal da freguesia

No passado domingo dia 29 terminou mais um torneio de futsal da freguesia, organizado pela Associação da Arroteia em colaboração que a Junta de Freguesia Souto da Carpalhosa e Ortigosa, no concelho de Leiria. Este torneio envolveu 11 equipas da freguesia e no final assitiu-se a um grande jogo entre as equipas das associações Moita da Roda e Várzeas. O resultado final foi de 4-7, tendo o clube de Várzeas vencido merecidamente o torneio.

Jogos de tabuleiro transformados em coisas sérias aos olhos da União Europeia

Esta semana um dos textos do blogue "Jogos no Tabuleiro" foi traduzido para inglês e alojado em página da internet oficial da União Europeia, a propósito de um concurso internacional de bloguers. O texto fala do processo que desenvolvi de adaptação de jogos de tabuleiro modernos a contextos sérios, segundo os princípios do "Serious Gaming". Neste texto encontram-se referencias a Leiria, a muitos amigos, ao Urbanwins, aos Boardgamers de Leiria, à academia, etc. Leia em http://ec.europa.eu/regional_policy/blog/detail.cfm?id=126

Visite a praia da Lagoa da Ervedeira nas férias

Situada junto à Mata do Urso, no concelho de Pombal, e próximo da Praia do Pedrógão, em Leiria, podemos encontrar a Lagoa da Ervedeira. Trata-se de uma lagoa com dois quilómetros de perímetro e a maior do concelho de Leiria. É uma lagoa privilegiada para os desportos náuticos, como o winsurf, e tem também zona de areal, procurada por muitos veraneantes. É também um habitat natural de muitas espécies de animais e plantas. A zona dispõe ainda de um imenso passadiço, que convida a excelentes caminhadas.

Repórter no Mundo é notícia na RDP Internacional
Repórter no Mundo é notícia na RDP Internacional

A aplicação Repórter no Mundo foi divulgada na tarde de ontem na RDP Internacional. Como surgiu o projeto, a quem se dirige e como jogar e ganhar prémios na aplicação foram algumas das informações divulgadas pela equipa da Repórter no Mundo. Pode ouvir o programa em https://bit.ly/2LI911k.

Museu do Xadrez é único em Portugal

Em Figueiró dos Vinhos podemos visitar o Museu Doutor Álvaro Goncalves, o Museu do Xadrez. Trata-se de um museu único em Portugal. Podemos encontrar um conjunto de mesas de xadrez de uma coleção particular oferecida ao museu por um apaixonado pelo xadrez, um tabuleiro bastante inovador, onde se pode jogar a três. Visite o museu e no final jogue uma partida com um amigo no jardim circundante ao museu.

Ajudanimal de Pombal, a associação resiliente

A Ajudanimal-Associação de Defesa dos Animais de Pombal, marcou a 11a presença no Bodo2018. Novamente com bastante afluência nos três primeiros dias de festa, angariou novos sócios, voluntários e donativos através das rifas de quermesse e loja solidária, além de prestar esclarecimentos a quem procurou este stand. Dos três objectivos colocados no início do ano, um já foi conseguido, a compra da Petmobile, faltando o terreno (e consequente início de construção da casa abrigo) e o estatuto de utilidade pública. A associação pode ser contactada através da sua página de facebook ou site (www.ajudanimal.com)