Raquel Martins, de 13 anos, tem dois livros editados com a chancela da Chiado Kids e já entregou 200 euros resultantes da venda dos seus livros à associação Ajudanimal, de Pombal. A associação enaltece a pequena autora com a atitude dizendo que é notório que as gerações mais novas mostram cada vez mais proatividade sendo assim um sinal positivo das mudanças de mentalidade. As histórias de Raquel são fábulas que ao humanizarem o personagem principal, levam o leitor ao imaginário da meninice. Histórias para graúdos e miúdos escritas sobre o olhar e a criatividade de uma criança.
"Bodo" é sinónimo de reencontro para qualquer pombalense que se preze. Mais ainda quando se trata dos pombalenses que residem e trabalham no estrangeiro. O "Bodo" dos reencontros, dos abraços, dos "olá", dos apertos de mão é um dos eventos mais aguardados do ano, sempre nos últimos dias de julho. Sabe a saudade. Regressar e sentir o que se sente quando se está em casa assume um sabor apenas degustado por quem esteve lá fora e por quem pode, finalmente, abraçar aquele ente querido emigrado.
António Casalinho, bailarino português, venceu hoje o mais antigo e mais conceituado concurso mundial de dança, Varna International Ballet Competition 2018, considerado por muitos como as olimpíadas da dança. O jovem tem 15 anos e é aluno do Conservatório Internacional de Dança Annarella Sanchez. Na competição, onde esteve nas últimas semanas, António Casalinho foi o único português em prova e o mais novo entre os bailarinos presentes. No currículo conta com o prémio de melhor bailarino, por duas vezes, do Young America Grand Prix (YAGP).
A seleção portuguesa de futebol de sub-19 conquistou hoje, em Seinajoki, Finlândia, o título europeu da categoria, ao vencer na final a Itália por 4-3, após um prolongamento que se obrigou a disputar ao desbaratar uma vantagem de dois golos. O avançado Pedro Correia marcou aos 109 minutos – oito após ter entrado em campo - o golo decisivo de Portugal, que parecia ser o destinatário do troféu a meio da segunda parte, quando vencia por 2-0, com golos de João Filipe, aos 45+1, e Francisco Trincão, aos 72, os dois melhores marcadores do torneio, com cinco golos cada.
A “Livraria Nhô Eugénio” é mais um espaço carregado de história, na capital de Cabo Verde, sendo só por si um local de homenagem a Eugénio Tavares, figura emblemática da vida cultural, politica e social de Cabo Verde entre 1890 e 1930. A sua vastíssima obra vai da poesia à música, da retórica à ficção, passando pelos ensaios. Tendo sido intitulado por muitos como o “Camões de Cabo Verde”.
Está situado no Plateau, centro histórico da capital cabo-verdiana, mais precisamente, onde antigamente era um quintal comum dos moradores do quarteirão. O antigo quintal, hoje semi-coberto, ganhou o seu nome e fama graças as tocatinas e noites de música. Aqui podemos ouvir, dançar ou cantar mornas, funána, batuco ou coladeira, géneros que muitas vezes compõem a palete musical numa mesma noite.
A gastronomia e o artesanato angolanos são ricos e variados e, para um estrangeiro que vive Angola, véspera de viagem é sinónimo de ida às compras. Daqui pode levar-se um pouco te tudo: “O Pensador”, uma das mais belas estatuetas de origem Tchokwe e um símbolo da cultura angolana; “O Ngyendo” ou cesto do Uíge; panos africanos; ginguba com gindungo; gin Kianda, 100% angolano; a emblemática cerveja Cuca; mel do Moxico; chouriço do Lubango e compota de múcua e gengibre produzidos junto à Fenda da Tundavala; entre outras iguarias. O Repórter no Mundo foi às compras em Angola e dentro de dias estará em Leiria para dar a conhecer estes “Quitutes a Terra”. Até já!
Sergio Godinho, C4 Pedro e Fernando Daniel vão subir ao palco principal nos últimos três dias das festas do Bodo, em Pombal. Para além destes artistas, o cartaz deste ano contemplou nomes como Hora H, Richie Campbell e Raquel Tavares que atuaram nos passados dias 26, 27 e 28, respetivamente. Os "after party" tiveram a presença de Djs de renome, como Eurico Lisboa + Mc Fubo, DJ Angel e DJ KIKO que encheram o recinto até de madrugada.
De Pombal para os Estados Unidos da América. Beatriz Jordão tem 19 anos e está nas bocas do mundo. A jogadora foi convidada para representar a Universidade de South Florida. A internacional portuguesa esteve em foco nas últimas semanas, com prestações de elevado nível no Europeu sub20, onde Portugal conseguiu a melhor classificação de sempre, um sétimo lugar, e a manutenção na Divisão A. Beatriz fez uma média de 11,9 pontos por jogo. A jogadora é natural de Pombal, iniciou o seu percurso desportivo no Basquetebol Clube de Pombal, passou no Núcleo de Desporto Amador de Pombal (NDAP) e transferiu-se para a Quinta dos Lombos, nas últimas duas épocas, onde foi campeã nacional.
Um grupo de 11 ciclistas portugueses, naturais de Viseu, Penamacor, Santa Maria da Feira, Leiria, Pombal e Guarda, e franceses, chegaram hoje a Leiria de uma ligação de bicicleta de Paris a Lisboa. Foram recebidos pelo vice presidente da Câmara municipal de Leiria, Gonçalo Lopes. A partida aconteceu no dia 19 de julho de Villejust, em França, onde estão ligados ao clube de ciclismo local, e a chegada a Lisboa (Portugal), está prevista para amanhã, dia 29. Fotos: Fernando Rodrigues
É de jornal na mão, sorriso no rosto e o voto de boas férias que a equipa do REGIÃO DE LEIRIA dá as boas-vindas aos emigrantes que, este sábado, regressam a Portugal por Vilar Formoso. O jornal publicou esta semana uma edição extra exclusivamente dedicada aos portugueses que residem fora do país e está a oferecê-la durante todo o dia nesta fronteira e até ao final do mês nos supermercados Continente de Leiria e Intermarche de Leiria e Pombal.
O eclipse da lua, que aconteceu ao início da noite, levou centenas de pessoas, provavelmente milhares na região e milhões em todo o mundo, a olhar para o céu e admirar o maior eclipse lunar total do século XXI. Um momento único para acompanhar. Depois de ter ficado com tons avermelhados, a lua ficou gigante e bastante brilhante. Foi ainda possível ver alguns planetas: Marte, Júpiter e Venús.
A Alfiii e o Teatro Politeama dinamizaram a comemoração do dia dos avós, neste emblemático e fantástico espaço em Lisboa, permitindo a avós e netos partilharem a alegria de jogar com os jogos da Alfiii, e de desenvolverem a capacidade de raciocinar como complemento fundamental para um envelhecimento ativo e saudável.
Um grupo de 11 ciclistas amadores, de nacionalidade portuguesa e francesa, está a completar o trajeto entre Paris e Lisboa de bicicleta. A partida aconteceu no dia 19 de julho de Villejust, em França, e a chegada a Lisboa (Portugal), está prevista para domingo, dia 29. Hoje, o grupo cruzou a fronteira e deu entrada em território nacional, em direção a Castelo Branco. Amanhã a etapa de 144 km liga Castelo Branco a Leiria e no domingo a aventura termina em Lisboa.
É tempo de regressar. Nos próximos dias milhares de emigrantes portugueses e as suas famílias voltam a Portugal para passar férias, rever família e amigos e matar saudades. Com o objetivo de valorizar o percurso de todos os que deixaram o país e regressam todos os anos, com muitos quilómetros percorridos, o REGIÃO DE LEIRIA vai estar este fim de semana num dos pontos de entrada do país a dar-lhes as boas-vindas. O momento será aproveitado para oferecer uma Edição Extra Especial Emigrantes 2018, que também pode ler, em formato PDF, no seu computador, tablet ou smartphone. Descarregue em https://bit.ly/2Oj7LQ9
A Semana de Moldes, organizada pelo Centimfe, Cefamol, OPEN e Pool Net, a ter lugar de 1 a 4 de outubro próximo contará com a visita e acompanhamento de jornalistas de publicações espanholas, francesas, alemães e norte americanas. As revistas Plásticos Universales e Toolmaker, de Espanha, Plastverarbeiter da Alemanha, Plastiques & Caoutchoucs, de França e Molding Making Technology, dos E.U.A, acompanharão os diversos eventos previstos para os quatro dias de trabalhos e visitarão algumas empresas da região, podendo constatar o que de melhor se faz em Portugal na indústria de moldes e de plásticos. Haverá ainda espaço para conhecerem a região e as riquezas locais.
Sérgio Leandro (na foto), António Domingos Abreu e Eduardo Carqueijeiro são os três portugueses num conjunto de 47 especialistas de todo o mundo que integram o Programa Man & Biosphere (MaB) da UNESCO. O programa tem como finalidade promover o equilíbrio entre as sociedades humanas e os ecossistemas, a conservação da biodiversidade, a promoção do desenvolvimento económico sustentável, e a melhoria da qualidade de vida na Rede Mundial de Reservas da Biosfera. Sérgio Leandro, docente do Politécnico de Leiria (ESTM - Peniche), vai integrar o grupo de trabalho internacional que irá definir as diretrizes técnicas da Rede Mundial de Reservas da Biosfera, nos próximos dois anos.
Decorre durante este mês de julho o tradicional XIII edição do Torneio Interassociações da Freguesia de Souto da Carpalhosa e Ortigosa, no concelho de Leiria. Pretende o intercâmbio entre as várias equipas das localidades da freguesia. Uma forma que a junta de freguesia encontrou para reunir os jogadores que ao longo do ano atuam nos clubes da região e o convívio entre habitantes. É um evento desportivo que traz uma certa rivalidade saudável. A final acontece dia 29 de julho com os finalistas ACDR Várzeas e a ADC Moita da Roda.