Banhos no rio

Ir ao banho no rio Lis, quando a temperatura do ar ameaça atingir máximos históricos, pode ser uma solução. Mesmo sem praia fluvial. Os muros que amparam as águas do rio, servem de plataforma de saltos para a água. Pode ser perigoso, mas quando se é adolescente a aventura e o desafio falam mais alto.

Morreu a fadista Celeste Rodrigues, irmã de Amália Rodrigues
Morreu a fadista Celeste Rodrigues, irmã de Amália Rodrigues

A fadista Celeste Rodrigues morreu hoje, aos 95 anos. “É com um enorme peso no coração, que vos dou a notícia da partida da minha Celestinha, da nossa Celeste. Hoje deixou uma vida plena do que quis e sonhou, amou muito e foi amada, mas acima de tudo, foi a pedra basilar da nossa família, da minha mãe, da minha tia, dos meus irmãos, sobrinhos e filhos, somos todos orgulhosamente fruto do ser humano extraordinário que ela foi”, escreveu Diogo Varela Silva, neto da fadista, no Facebook. Natural do Fundão, a irmã de Amália Rodrigues iniciou a carreira há 73 anos, cantou em vários países e com vários artistas mundiais. No último ano, estreitou relações com Madonna, atualmente a viver em Lisboa.

Verão a caminho

Parece que o mês de agosto é que vai trazer o verão. O sol e o calor já se fazem sentir na cidade de Leiria, que espera hoje uma temperatura máxima de 31°C. No fim de semana vão ser dias para ir à praia, à piscina ou fazer piquenique, com os 40°C que se esperam.

Jovem de 13 anos ajuda animais com receita de livros

Raquel Martins, de 13 anos, tem dois livros editados com a chancela da Chiado Kids e já entregou 200 euros resultantes da venda dos seus livros à associação Ajudanimal, de Pombal. A associação enaltece a pequena autora com a atitude dizendo que é notório que as gerações mais novas mostram cada vez mais proatividade sendo assim um sinal positivo das mudanças de mentalidade. As histórias de Raquel são fábulas que ao humanizarem o personagem principal, levam o leitor ao imaginário da meninice. Histórias para graúdos e miúdos escritas sobre o olhar e a criatividade de uma criança.

Bodo dos (re)encontros

"Bodo" é sinónimo de reencontro para qualquer pombalense que se preze. Mais ainda quando se trata dos pombalenses que residem e trabalham no estrangeiro. O "Bodo" dos reencontros, dos abraços, dos "olá", dos apertos de mão é um dos eventos mais aguardados do ano, sempre nos últimos dias de julho. Sabe a saudade. Regressar e sentir o que se sente quando se está em casa assume um sabor apenas degustado por quem esteve lá fora e por quem pode, finalmente, abraçar aquele ente querido emigrado.

Bailarino português vence concurso internacional de dança na Bulgária
Bailarino português vence concurso internacional de dança na Bulgária

António Casalinho, bailarino português, venceu hoje o mais antigo e mais conceituado concurso mundial de dança, Varna International Ballet Competition 2018, considerado por muitos como as olimpíadas da dança. O jovem tem 15 anos e é aluno do Conservatório Internacional de Dança Annarella Sanchez. Na competição, onde esteve nas últimas semanas, António Casalinho foi o único português em prova e o mais novo entre os bailarinos presentes. No currículo conta com o prémio de melhor bailarino, por duas vezes, do Young America Grand Prix (YAGP).

Portugal é campeão da Europa sub19 em futebol
Portugal é campeão da Europa sub19 em futebol

A seleção portuguesa de futebol de sub-19 conquistou hoje, em Seinajoki, Finlândia, o título europeu da categoria, ao vencer na final a Itália por 4-3, após um prolongamento que se obrigou a disputar ao desbaratar uma vantagem de dois golos. O avançado Pedro Correia marcou aos 109 minutos – oito após ter entrado em campo - o golo decisivo de Portugal, que parecia ser o destinatário do troféu a meio da segunda parte, quando vencia por 2-0, com golos de João Filipe, aos 45+1, e Francisco Trincão, aos 72, os dois melhores marcadores do torneio, com cinco golos cada.

Um "oásis" carregado de história

A “Livraria Nhô Eugénio” é mais um espaço carregado de história, na capital de Cabo Verde, sendo só por si um local de homenagem a Eugénio Tavares, figura emblemática da vida cultural, politica e social de Cabo Verde entre 1890 e 1930. A sua vastíssima obra vai da poesia à música, da retórica à ficção, passando pelos ensaios. Tendo sido intitulado por muitos como o “Camões de Cabo Verde”.

Quintal da Música é ponto de visita

Está situado no Plateau, centro histórico da capital cabo-verdiana, mais precisamente, onde antigamente era um quintal comum dos moradores do quarteirão. O antigo quintal, hoje semi-coberto, ganhou o seu nome e fama graças as tocatinas e noites de música. Aqui podemos ouvir, dançar ou cantar mornas, funána, batuco ou coladeira, géneros que muitas vezes compõem a palete musical numa mesma noite.

Quitutes da terra a caminho de Leiria

A gastronomia e o artesanato angolanos são ricos e variados e, para um estrangeiro que vive Angola, véspera de viagem é sinónimo de ida às compras. Daqui pode levar-se um pouco te tudo: “O Pensador”, uma das mais belas estatuetas de origem Tchokwe e um símbolo da cultura angolana; “O Ngyendo” ou cesto do Uíge; panos africanos; ginguba com gindungo; gin Kianda, 100% angolano; a emblemática cerveja Cuca; mel do Moxico; chouriço do Lubango e compota de múcua e gengibre produzidos junto à Fenda da Tundavala; entre outras iguarias. O Repórter no Mundo foi às compras em Angola e dentro de dias estará em Leiria para dar a conhecer estes “Quitutes a Terra”. Até já!

Artistas portugueses animam festas do Bodo

Sergio Godinho, C4 Pedro e Fernando Daniel vão subir ao palco principal nos últimos três dias das festas do Bodo, em Pombal. Para além destes artistas, o cartaz deste ano contemplou nomes como Hora H, Richie Campbell e Raquel Tavares que atuaram nos passados dias 26, 27 e 28, respetivamente. Os "after party" tiveram a presença de Djs de renome, como Eurico Lisboa + Mc Fubo, DJ Angel e DJ KIKO que encheram o recinto até de madrugada.

Jogadora de 19 anos é convidada para jogar basquetebol nos Estados Unidos
Jogadora de 19 anos é convidada para jogar basquetebol nos Estados Unidos

De Pombal para os Estados Unidos da América. Beatriz Jordão tem 19 anos e está nas bocas do mundo. A jogadora foi convidada para representar a Universidade de South Florida. A internacional portuguesa esteve em foco nas últimas semanas, com prestações de elevado nível no Europeu sub20, onde Portugal conseguiu a melhor classificação de sempre, um sétimo lugar, e a manutenção na Divisão A. Beatriz fez uma média de 11,9 pontos por jogo. A jogadora é natural de Pombal, iniciou o seu percurso desportivo no Basquetebol Clube de Pombal, passou no Núcleo de Desporto Amador de Pombal (NDAP) e transferiu-se para a Quinta dos Lombos, nas últimas duas épocas, onde foi campeã nacional.

Ciclistas portugueses e franceses cumprem última etapa amanhã
Ciclistas portugueses e franceses cumprem última etapa amanhã

Um grupo de 11 ciclistas portugueses, naturais de Viseu, Penamacor, Santa Maria da Feira, Leiria, Pombal e Guarda, e franceses, chegaram hoje a Leiria de uma ligação de bicicleta de Paris a Lisboa. Foram recebidos pelo vice presidente da Câmara municipal de Leiria, Gonçalo Lopes. A partida aconteceu no dia 19 de julho de Villejust, em França, onde estão ligados ao clube de ciclismo local, e a chegada a Lisboa (Portugal), está prevista para amanhã, dia 29. Fotos: Fernando Rodrigues

Região de Leiria dá as boas-vindas aos emigrantes

É de jornal na mão, sorriso no rosto e o voto de boas férias que a equipa do REGIÃO DE LEIRIA dá as boas-vindas aos emigrantes que, este sábado, regressam a Portugal por Vilar Formoso. O jornal publicou esta semana uma edição extra exclusivamente dedicada aos portugueses que residem fora do país e está a oferecê-la durante todo o dia nesta fronteira e até ao final do mês nos supermercados Continente de Leiria e Intermarche de Leiria e Pombal.

Eclipse convida turistas a olhar para o céu

O eclipse da lua, que aconteceu ao início da noite, levou centenas de pessoas, provavelmente milhares na região e milhões em todo o mundo, a olhar para o céu e admirar o maior eclipse lunar total do século XXI. Um momento único para acompanhar. Depois de ter ficado com tons avermelhados, a lua ficou gigante e bastante brilhante. Foi ainda possível ver alguns planetas: Marte, Júpiter e Venús.

O dia dos avós

A Alfiii e o Teatro Politeama dinamizaram a comemoração do dia dos avós, neste emblemático e fantástico espaço em Lisboa, permitindo a avós e netos partilharem a alegria de jogar com os jogos da Alfiii, e de desenvolverem a capacidade de raciocinar como complemento fundamental para um envelhecimento ativo e saudável.

Grupo de ciclistas portugueses e franceses faz ligação entre Paris e Lisboa
Grupo de ciclistas portugueses e franceses faz ligação entre Paris e Lisboa

Um grupo de 11 ciclistas amadores, de nacionalidade portuguesa e francesa, está a completar o trajeto entre Paris e Lisboa de bicicleta. A partida aconteceu no dia 19 de julho de Villejust, em França, e a chegada a Lisboa (Portugal), está prevista para domingo, dia 29. Hoje, o grupo cruzou a fronteira e deu entrada em território nacional, em direção a Castelo Branco. Amanhã a etapa de 144 km liga Castelo Branco a Leiria e no domingo a aventura termina em Lisboa.

REGIÃO DE LEIRIA recebe emigrantes portugueses em Vilar Formoso
REGIÃO DE LEIRIA recebe emigrantes portugueses em Vilar Formoso

É tempo de regressar. Nos próximos dias milhares de emigrantes portugueses e as suas famílias voltam a Portugal para passar férias, rever família e amigos e matar saudades. Com o objetivo de valorizar o percurso de todos os que deixaram o país e regressam todos os anos, com muitos quilómetros percorridos, o REGIÃO DE LEIRIA vai estar este fim de semana num dos pontos de entrada do país a dar-lhes as boas-vindas. O momento será aproveitado para oferecer uma Edição Extra Especial Emigrantes 2018, que também pode ler, em formato PDF, no seu computador, tablet ou smartphone. Descarregue em https://bit.ly/2Oj7LQ9