Miradouro da Lua é visita obrigatória em Angola

O Miradouro da Lua, que chegou a ser candidato às sete maravilhas naturais de Angola na categoria de falésias, faz parte do imaginário dos angolanos e é um ponto turístico de paragem obrigatória. Trata-se de um conjunto de falésias, 40 quilómetros a sul de Luanda, no município da Samba. Ao longo do tempo, a erosão provocada pelo vento e pela chuva foi criando a paisagem de tipo lunar que ali se encontra. Este foi o cenário do filme "O Miradouro da Lua", do realizador português Jorge António, a primeira co-produção cinematográfica luso-angolana, rodada em 1993 e que obteve o prémio especial “Realização” no Festival de Gramado, Brasil.

Pelos trilhos da serra da Maúnça

Percorrer os trilhos da serra da Maúnça ao fim de um dia trabalho, é um desafio que aceitamos prontamente. O ponto alto é subir a Cascalheira. A serra é lindíssima, o verde que nos rodeia é inebriante. É verdade que não é acessível a todos, o piso por vezes é difícil, tem pedras, paus e desníveis bastante acentuados, mas se estivermos em boa condição fisica, vale a pena viver esta aventura.

Cada dia uma fotografia nova com peças de jogos de tabuleiro

De há umas semanas para cá comecei com um projeto criativo que se tem revelado desafiante e original. Existe uma nova onda de jogos de tabuleiro modernos, que estão a reinventar esta indústria criativa, a gerar milhões de aficionados. Se acham que estou a falar de monopólio ou xadrez esqueçam. Não é nada disso. Em Leiria temos feito um trabalho semanal com os Boardgamers de Leiria a divulgar este tipo de jogos. Com toda esta variedade de jogos lembrei-me de criar diariar diariamente uma fotografia alusiva a algo do dia em causa. O P3 acabou por fazer uma reportagem sobre o assunto: http://p3-front1.publico.pt/cultura/design/26259/pecas-de-jogos-de-tabuleiro-tambem-contam-historias

Assembleia da República aprova recenseamento automático dos emigrantes
Assembleia da República aprova recenseamento automático dos emigrantes

O Parlamento aprovou, esta quarta-feira, 18 de julho, o recenseamento automático para os residentes no estrangeiro e a possibilidade de optarem pelo voto presencial ou por correspondência nas eleições para a Assembleia da República, neste último caso de forma gratuita. Com esta medida, dos atuais 280 mil recenseados, deverá passar-se para um milhão e 375 mil, de acordo com o "mapeamento" dos cidadãos portugueses residentes no estrangeiro realizado pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, embaixadas, serviços consulares e a direção-geral da Administração Interna.

Bufo real devolvido à natureza

O animal foi encontrado há cerca de um mês, junto ao IC2, em Leiria, por José Artur, professor e observador de aves, em Leiria. Recolheu o animal e o SEPNA, da GNR, encaminhou-o para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres do Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa. A espécie recuperou na totalidade e o Centro possibilitou que o animal fosse devolvido à natureza em Leiria, por quem o salvou. É a maior ave de rapina noturna portuguesa, e para facilitar a caça, não faz barulho a voar. Pode atingir os 75 cm de comprimento em adulto e é facilmente identificável, devido aos dois penachos que tem sobre a cabeça, que fazem lembrar duas orelhas. Os olhos são cor de laranja e grandes. Fotos: Naturalis

Equador busca quebrar recorde do Guinness

Numa pequena cidade ao norte de Quito montaram uma construção de uma pirâmide feita de 500.000 rosas produzidas no país. A estrutura tem 1.100 metros quadrados e corresponde a uma imitação de uma das maiores pirâmides mais importantes de "Cochasquí", e busca alcançar o recorde como o maior arranjo floral do mundo. Mais de 180 produtores de flores do país participaram do projeto que pretende ser histórico. O último registro foi quebrado em Frankfurt, Alemanha, em 2005, com um arranjo floral construído com um total de 170.000 flores. O resultado será conhecido numa semana.

Portugal foi o maior expositor estrangeiro na FILDA 2018

Portugal foi o maior expositor estrangeiro da FILDA 2018, com 25 expositores, contra 16 na edição de 2017, mantendo assim a tradição de há vários anos. Numa visita feita ao espaço de Portugal no certame foi possível encontrar algumas empresas de Leiria, nomeadamente a HRV e a Plastidom. A 34ª edição da Feira Internacional de Luanda, que decorreu na ZEE- Zona Económica Especial de Luanda até ao passado sábado, “superou todas as expectativas”, de acordo com declarações de Ana Celeste, porta-voz do Ministério da Economia e Planeamento de Angola, à imprensa. A responsável fez saber ainda que a FILDA 2018 recebeu mais de 50 mil visitantes entre nacionais e estrangeiros.

Vânia Silva bate recorde do mundo no Torneio Internacional de Lançamentos

A leiriense Vânia Silva acaba de bater por duas vezes na mesma prova o recorde do mundo de veteranos, no lançamento do martelão. Primeiro com um lançamento a 18,88 metros e depois voltou a bater, com um lançamento a 19, 27 metros. A atleta é recordista mundial.

António Sá deixa Cenfim

Foi num jantar surpresa que se prestou homenagem a António Sá pela sua dedicação, durante 33 anos, como diretor do núcleo da Marinha Grande do Cenfim. Estiveram presentes fundadores, colaboradores, formadores e formandos deste núcleo que quiseram assinalar este momento.

Há novas bandeiras nas praias

Há novas bandeiras nas praias portuguesas que assinalam zonas seguras para banhos. São duas as bandeiras - amarelas/vermelhas - colocadas junto ao mar que visam delimitar os locais recomendados aos veraneantes para tomarem banho quando o estado do mar o permite.

3° Festival do Carapau da Vieira

Durante dois dias, 14 e 15 de julho, o carapau é o rei da ementa, no festival gastronómico com o seu nome. Frito com arroz de tomate, grelhado na brasa, é ao gosto do freguês. A organização é da Câmara Municipal da Marinha Grande e da Igreja Paroquial de Vieira de Leiria.

Homenagem aos soldados portugueses da grande guerra
Homenagem aos soldados portugueses da grande guerra

No dia 14 julho de 1918, (faz hoje 100 anos) em homenagem aos 30.000 soldados portugueses que lutaram ao lado das forças aliadas pela liberdade da França, a assembleia municipal de Paris decidiu que a antiga "Avenue Sofia" seria chamada "Avenue des portugais". No vídeo, um extrato de "Carte Postale de La Lys", canção escrita e cantada pelo Dan Inger dos Santos

França-Croácia: a última vez foi em Leiria no Euro2004
França-Croácia: a última vez foi em Leiria no Euro2004

Pela primeira vez, a seleção croata chega à final do campeonato do mundo de futebol. França quer repetir a vitória de 1998. Domingo, às 16 horas, as duas equipas decidem o título mundial, a partir de Moscovo. A última vez que se encontraram em jogos oficiais, foi no Euro2004, no estádio de Leiria. O jogo, ainda na fase de grupos, terminou empatado a duas bolas.Tudor na própria baliza e Trezeguet marcaram para os franceses, Rapaic e Prso para os croatas. Zidane, Sokota, Thierry Henry, Niko Kovač e Robert Pirès eram outros dos jogadores em destaque ao serviço das duas seleções. Na altura, Leiria ficou pintada com as cores de França e da Croácia. Quem será o vencedor em 2018? Fotos: Joaquim Dâmaso

App Repórter no Mundo é motivo para conversa no programa É a Vida Alvim
App Repórter no Mundo é motivo para conversa no programa É a Vida Alvim

A aplicação móvel Repórter no Mundo, que está a utilizar para ler esta história, é um dos temas abordados no programa É a Vida Alvim, do Canal Q (meo 16 | vodafone 19 | nos 70), que vai ser transmitido na sexta-feira, dia 13, a partir das 0h00 (em Portugal). O projeto, os objetivos da app e toda a dinâmica que está associada ao Repórter no Mundo guiaram uma conversa animada pelo apresentador Fernando Alvim com elementos da equipa Repórter no Mundo (à esquerda na fotografia).

Wi-Fi gratuito na praia? Sim, é possível
Wi-Fi gratuito na praia? Sim, é possível

Pelo terceiro ano consecutivo a marca Buondi vai disponibilizar Wi-Fi gratuito em praias de norte a sul de Portugal. Os hotspots vão estar em 25 areais contemplados pela iniciativa que tem ajudados os banhistas a estar online mesmo quando estão à beira-mar. O alcance da rede é equivalente à distância de um campo de futebol, pelo que, mesmo que a estrutura pareça estar longe, a internet está a assegurada, adianta a marca. O hotspot permite, ainda, carregar todos os dispositivos móveis através de energia solar. Conheça quais os locais em https://bit.ly/2JfpIva

Já não faz sentido jogar monopólio?

Provavelmente já ouviram falar de que está a surgir uma nova vaga de jogos de tabuleiro. Chama-se jogos de tabuleiro modernos, tem origem na Alemanha, e não tem nada que ver com os jogos de massas que se vendem nas grandes superfícies. Micael Sousa, no seu canal de YouTube e blogue, fez este vídeo para explicar, com exemplos de jogo, porque não faz sentido continuar a jogar monopólio: https://youtu.be/lp6OrZIygro

Londres

Tirámos uns dias e demos um saltinho até Londres. A vontade de conhecer a cidade era muito grande e superou as expectativas. Fizemos a visita dita “comum”. Passámos por Oxford Street, Piccadilly Circus, fomos ao Madame Tussauds, passeámos de barco pelo Tâmisa, vimos o London Eye e o Big Ben. Num dos dias jantámos num restaurante Italiano onde o empregado que nos serviu era português. Feliz por poder apalavrar na sua língua materna, contou-nos a sua história e atendeu-nos com muita simpatia. No último dia fizemos um passeio até ao Estádio do Chelsea (ou não viajasse eu com um amante de futebol). E claro, não faltou chuva por estes dias, mas afinal, viagem molhada, viagem abençoada.

Carlos Vieira produz energia em Leiria

Carlos Vieira foi um dos presentes no Encontro Nacional de Veículos Elétricos (ENVE). Neste encontro estiveram várias viaturas eléctricas (bicicletas, motociclos, automóveis, camiões) e o ciclista foi um dos que produziu energia eléctrica com o intuito de carregar uma bateria de um carro eléctrico. Se cada um de nós procurar fazer o mesmo, será certamente um mundo mais verde...