3° Festival do Carapau da Vieira

Durante dois dias, 14 e 15 de julho, o carapau é o rei da ementa, no festival gastronómico com o seu nome. Frito com arroz de tomate, grelhado na brasa, é ao gosto do freguês. A organização é da Câmara Municipal da Marinha Grande e da Igreja Paroquial de Vieira de Leiria.

Homenagem aos soldados portugueses da grande guerra
Homenagem aos soldados portugueses da grande guerra

No dia 14 julho de 1918, (faz hoje 100 anos) em homenagem aos 30.000 soldados portugueses que lutaram ao lado das forças aliadas pela liberdade da França, a assembleia municipal de Paris decidiu que a antiga "Avenue Sofia" seria chamada "Avenue des portugais". No vídeo, um extrato de "Carte Postale de La Lys", canção escrita e cantada pelo Dan Inger dos Santos

França-Croácia: a última vez foi em Leiria no Euro2004
França-Croácia: a última vez foi em Leiria no Euro2004

Pela primeira vez, a seleção croata chega à final do campeonato do mundo de futebol. França quer repetir a vitória de 1998. Domingo, às 16 horas, as duas equipas decidem o título mundial, a partir de Moscovo. A última vez que se encontraram em jogos oficiais, foi no Euro2004, no estádio de Leiria. O jogo, ainda na fase de grupos, terminou empatado a duas bolas.Tudor na própria baliza e Trezeguet marcaram para os franceses, Rapaic e Prso para os croatas. Zidane, Sokota, Thierry Henry, Niko Kovač e Robert Pirès eram outros dos jogadores em destaque ao serviço das duas seleções. Na altura, Leiria ficou pintada com as cores de França e da Croácia. Quem será o vencedor em 2018? Fotos: Joaquim Dâmaso

App Repórter no Mundo é motivo para conversa no programa É a Vida Alvim
App Repórter no Mundo é motivo para conversa no programa É a Vida Alvim

A aplicação móvel Repórter no Mundo, que está a utilizar para ler esta história, é um dos temas abordados no programa É a Vida Alvim, do Canal Q (meo 16 | vodafone 19 | nos 70), que vai ser transmitido na sexta-feira, dia 13, a partir das 0h00 (em Portugal). O projeto, os objetivos da app e toda a dinâmica que está associada ao Repórter no Mundo guiaram uma conversa animada pelo apresentador Fernando Alvim com elementos da equipa Repórter no Mundo (à esquerda na fotografia).

Wi-Fi gratuito na praia? Sim, é possível
Wi-Fi gratuito na praia? Sim, é possível

Pelo terceiro ano consecutivo a marca Buondi vai disponibilizar Wi-Fi gratuito em praias de norte a sul de Portugal. Os hotspots vão estar em 25 areais contemplados pela iniciativa que tem ajudados os banhistas a estar online mesmo quando estão à beira-mar. O alcance da rede é equivalente à distância de um campo de futebol, pelo que, mesmo que a estrutura pareça estar longe, a internet está a assegurada, adianta a marca. O hotspot permite, ainda, carregar todos os dispositivos móveis através de energia solar. Conheça quais os locais em https://bit.ly/2JfpIva

Já não faz sentido jogar monopólio?

Provavelmente já ouviram falar de que está a surgir uma nova vaga de jogos de tabuleiro. Chama-se jogos de tabuleiro modernos, tem origem na Alemanha, e não tem nada que ver com os jogos de massas que se vendem nas grandes superfícies. Micael Sousa, no seu canal de YouTube e blogue, fez este vídeo para explicar, com exemplos de jogo, porque não faz sentido continuar a jogar monopólio: https://youtu.be/lp6OrZIygro

Londres

Tirámos uns dias e demos um saltinho até Londres. A vontade de conhecer a cidade era muito grande e superou as expectativas. Fizemos a visita dita “comum”. Passámos por Oxford Street, Piccadilly Circus, fomos ao Madame Tussauds, passeámos de barco pelo Tâmisa, vimos o London Eye e o Big Ben. Num dos dias jantámos num restaurante Italiano onde o empregado que nos serviu era português. Feliz por poder apalavrar na sua língua materna, contou-nos a sua história e atendeu-nos com muita simpatia. No último dia fizemos um passeio até ao Estádio do Chelsea (ou não viajasse eu com um amante de futebol). E claro, não faltou chuva por estes dias, mas afinal, viagem molhada, viagem abençoada.

Carlos Vieira produz energia em Leiria

Carlos Vieira foi um dos presentes no Encontro Nacional de Veículos Elétricos (ENVE). Neste encontro estiveram várias viaturas eléctricas (bicicletas, motociclos, automóveis, camiões) e o ciclista foi um dos que produziu energia eléctrica com o intuito de carregar uma bateria de um carro eléctrico. Se cada um de nós procurar fazer o mesmo, será certamente um mundo mais verde...

Saona - A Ilha Mágica

Na segunda visita à República Dominicana fomos para uma zona diferente, outra realidade, distinta da que assisti da primeira vez. Fomos até à Isla Saona, situada no extremo sudeste da República, uma ilha paradisíaca. Viajámos até lá de catamarã (com muita animação) e quando chegámos tínhamos uma praia incrível à nossa espera, com água muito azul, muito quente e a areia, muito fina. O regresso foi diferente, apanhámos uma lancha rápida e parámos no meio do mar, nas chamadas “piscinas naturais”. No meio do oceano tínhamos pé, é verdade, a água dava mesmo pela nossa cintura. Parámos cerca de uma hora e foi possível vermos estrelas do mar. Há milhares de paraísos por aí que nós nem imaginamos!

Grupo Nov marca presença na FILDA 2018

O Grupo Nov, com raízes leirienses e presente em Angola há mais de 25 anos, marca presença na FILDA 2018 com a promoção do empreendimento Alvalade Premium. Inaugurada hoje na ZEE- Zona Económica Especial de Luanda, patente ao público até ao próximo sábado, dia 14, a 34ª edição da Feira Internacional de Luanda reúne 350 expositores, oriundos de 13 países. O Repórter no Mundo está a acompanhar aquela que é considerada a maior feira de negócios em Angola, e continuará dar-lhe conta de tudo! (foi bom encontrar antigos colegas de trabalho!)

Rua Adelaide Felix
  • jmol

Moradores nesta zona com vistas para a praia dos campistas são privados do panorama da mesma durante verão. Será justo??

Mindelo uma cidade carregada de história

Passear pela cidade do Mindelo é "sentir" a história. Perceber que Cabo Verde e Portugal caminharam juntos ao longo da história e para o demostrar nada melhor que a réplica da Torre de Belém. Cidade cheia de encantos.

Politécnico de Leiria recebe III Jornadas Pedagógicas hoje e amanhã

Promover a inovação pedagógica e a partilha de boas práticas entre os docentes do Politécnico de Leiria é o objetivo das III Jornadas Pedagógicas que decorrem hoje e amanhã, dia 10 de julho.

Cantor Toy anima festival de sardinha na Praia do Pedrógão

No âmbito do festival da sardinha na Praia do Pedrógão, o cantor Toy deu um concerto que contou a presença de muita gente, no qual foi necessário abrir uma lateral da tenda e cortar o trânsito como medida de segurança. O festival continua na próxima quinta-feira para terminar no domingo, dia 15.

Fé genuína no Santuário da Muxima

Hoje rumámos 150 quilómetros a sudeste de Luanda até ao Santuário de Nossa Senhora da Muxima, província do Bengo. O local recebe anualmente, entre final de agosto e início de setembro, a maior peregrinação Mariana de católicos em África. Por isso, e para ter a oportunidade de conhecer o local e conviver com gentes da terra, o melhor é fazer a visita noutra altura. Ao contrário de outros santuários, aqui sentimos fé genuína, num local humilde que (ainda) não foi transformado em negócio. Os devotos fazem os seus pedidos em voz alta, deixam cartas a Nossa Senhora da Muxima e fazem oferendas diversas, sempre em géneros. O Santuário fica na margem do rio Kwanza, que lhe confere uma beleza única!

Romaria em Fafe junta milhares de fiéis

Realizou-se em Fafe a Romaria de Nossa Senhora da Misericórdia. Doze homens carregaram a imagem de Nossa Senhora com um peso aproximado de 500 quilos, da Igreja Paroquial de Antime para a Igreja Matriz de Fafe. Ao fim da tarde, foi novamente transportada, pelos mesmos homems, a Antime. Esta romaria histórica junta milhares de fiéis peregrinos que todos os anos vem cumprir as suas promessas, seja a fazer a romaria descalços ou em silêncio absoluto. Fotos: Expresso de Fafe

Samuel Rama, Pró-Presidente do Politécnico de Leiria, expõe em Faro

Samuel Rama, Pró-Presidente do Politécnico de Leiria, expõe em Faro com Mário Cesariny, António Dacosta, Graça Morais, Paula Rego, Cruzeiro Seixas, entre outros. A exposição "A evolução do abraço" está patente no Museu Municipal de Faro e pretende ser uma homenagem ao surrealismo e arte contemporânea portuguesa. Água (2018), é uma instalação concebida em areia de bosque e madeira. A exposição pode ser visitada até setembro.

Os sobreviventes teimam em dizer vamos recuperar o Pinhal de Leiria

O negro ainda é uma constante no Pinhal de Leiria mas há alguns paraísos que sobreviveram ou começam a dar um ar da sua graça. Na Água Formosa, em Carvide, alguns cedros têm os ramos a rebentar e apresentam uma cor viva que dá um alento especial a quem aprecia este lugar único na região.