Mundial da Rússia

No próximo dia 15 de Julho de 2018, decorre, no Estádio de Leiria, a transmissão do jogo Portugal-Espanha, às 19 horas. O público tem a oportunidade de assistir ao jogo em conjunto com outros adeptos e apoiar a selecção portuguesa. O espaço conta ainda com diversos comes e bebes. Vamos apoiar, todos juntos, a seleção portuguesa de futebol.

MedLei - Primeiras Jornadas Médicas de Leiria falam de cuidados de saúde primários

Promover a troca de informação, conhecimento e melhoria dos cuidados de saúde primários é o objetivo das I Jornadas Médicas de Leiria - MEDLEI, hoje e amanhã, dia 16, na Escola Superior de Saúde (ESSLei), do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria). Numa organização conjunta do Agrupamentos de Centro de Saúde do Pinhal Litoral (ACeS- PL), ESSLei, IPLeiria e médicos internos de formação específica em Medicina Geral e Familiar (MGF) e em Saúde Pública. Informações em https://medlei.wixsite.com/medlei2018/programacao

Congresso internacional de poliempreendedorismo

Congresso internacional com a presença de altas individualidades a nível nacional e internacional do empreendedorismo nos Politécnicos

PIN - Poli Entrepreneurship Innovation Network

Educação para o empreendedorismo.

Congresso internacional de Poli Empreendedorismo está a acontecer em Leiria

O Congresso internacional de Poli Empreendedorismo - Poli Entrepreneurship Innovation Network está a decorrer hoje no Politécnico de Leiria. O congresso internacional de acesso livre aborda vários temas relacionados com o empreendedorismo e apresenta experiências e boas práticas internacionais.Na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Edifício D, Campus 2, no Politécnico de Leiria.

Carlos Vieira é penta campeão do Guiness

Carlos Vieira, o Bombeiro Ciclista de Leiria e o desportista de Leiria com mais recordes do Guiness Book, e já la vão quatro, o último este fim de seman. Em 2018 foi recorde do Mundo ao pedalar 8 horas guiando apenas com uma mão. Em 2014 foi recorde mundial ao pedalar 15h14m sobre rolos em cima de um carro de bombeiros, em Leiria. Em 1990 foi recorde do mundo de resistência em bicicleta também sobre rolos, nos EUA. O primeiro foi em 1983, com o recorde do mundo de resistência em bicicleta, 191 horas non stop, no antigo estádio de Leiria. Grande recordista, grande homem. Quem reconhece, pode colocar "Gosto".

O outro lado do Dubai

Para lá dos arranha-céus futuristas, do glamour e das vidas luxuosas, há o Dubai dos que ganham 200 ou 300 euros por mês, que vivem em alojamentos exíguos e partilhados por muitos. O Dubai dos que trabalham sem horário, em temperaturas que rondam os 50 graus, que circulam em autocarros sem ar condicionado e que voltam aos seus países cada dois anos. Vêm de países como o Bangladesh, a Índia ou Paquistão. São eles que fazem a cidade, heróis esquecidos e desprotegidos.

Apresentação da II Coletânea de Poesia Lusófona em Paris

Dia 14 de junho, foi apresentada, no Consulado Geral de Portugal em Paris, a II Coletânea de Poesia Lusófona em Paris, com 107 poetas. A apresentação do livro foi feita por António Manuel Ribeiro, autor do prefácio, líder do grupo UHF, pelos os escritores Adélio Amaro e Alice Machado e pelo editor Frankelim Amaral. Algumas leituras foram oferecidas.

Final do Campeonato Nacional mul ti pli acontece em Leiria

O primeiro campeonato nacional do jogo mul ti pli está a acontecer em Leiria. A final decorre no dia de hoje e envolve 133 crianças de todo o país, que estão a jogar o mul ti pli e a aprender a tabuada, de forma divertida. A prova é dirigida aos estudantes do 3º, 4º, 5º e 6º ano de escolaridade e é organizada pelo Politécnico de Leiria e a alfii!, uma marca portuguesa de jogos lúdico-didáticos de autor.

Batista de Matos homenageado com medalha de Fontenay-sous-Bois
Batista de Matos homenageado com medalha de Fontenay-sous-Bois

A luta pela liberdade e o seu papel de destaque na comunidade portuguesa foram algumas das razões invocadas pelas autoridades municipais de Fontenay-sous-Bois, localidade francesa, para entregar a medalha da vila a José Batista de Matos, no passado dia 2 de junho. A medalha foi entregue numa cerimónia presidida pelo maire Jean-Philippe Gautrais. No seu discurso, Batista de Matos, 84 anos, natural de Alcanadas, aldeia a poucos quilómetros da Batalha, elogiou o facto de Fontenay-sous-Bois sempre ter respeitado a liberdade. Batista de Matos foi igualmente um ativista no Maio de 1968 e ainda hoje figura no Museu Nacional da História da Imigração, em Paris, como rosto da emigração lusa.

Em Penamacor pode conhecer as tradições locais no Museu Municipal

Visitei este fim de semana o Museu Municipal de Penamacor, nele podemos encontrar as tradições agrícolas, bem como animais de caça e armas de caça. Recomendo. Se também recomenda coloca "gosto"

Visita ao Museu de História Natural em Londres

É maravilhoso poder observar as criaturas que já viveram no nosso mundo com um detalhe fantástico. No final de tudo foi de facto um dia memorável para recordar no futuro. Espero visitar novamente o Museu de História Natural, em Londres, e recomendo vivamente que todos o façam!!!

Long Branch, nos Estados Unidos da América, comemora Dia de Portugal com futebol e santos populares
Long Branch, nos Estados Unidos da América, comemora Dia de Portugal com futebol e santos populares

O clube Português de long Branch, na Nova Jérsia (EUA), assinala o Dia de Portugal com um programa aberto a toda a comunidade. Dia 15 acompanham o jogo de fuetbol Portugal - Espanha, no mundial 2018 e é içada a bandeira portuguesa na Câmara de Long Branch. Serão entregues também os prémios de mérito da Escola Portuguesa. No sábado, dia 16, o futebol reúne as velhas guardas para um convívio, seguido de churrasco. E no domingo, haverá um passeio de motas e o arrail alusivo ao Santo António.

Nível de água na lagoa da Ervedeira convida a banhos

De passagem pela lagoa da Ervedeira, reparei que a quota do nível de água está muito boa resultado da chuva abundante que tem caído. Também se estão a fazer trabalhos de limpeza numa parte da margem e só é pena que a parte dos passadiços, que ardeu devido ao fogo de 15 de outubro do ano passado, ainda não esteja reposta.

Dia de Corpo de Deus no Convento de Santa Clara

As Irmãs residentes no convento de Santa Clara, em Monte Real, Leiria, abriram o Convento a comunidade local, no Dia do Corpo de Deus, e criaram um lindíssimo tapete de flores que pode ser apreciado por todos.

Atividades de orientação

A Câmara de Penamacor tem uma aposta forte no desporto de orientação tendo já organizado vários eventos no concelho que reúne excelentes condições para a prática da orientação. Tendo já mapeados 30 quilómetros. Recomendado aos praticantes de orientação.

Encontro de Crianças

No dia 2 de junho, assinalou-se o Dia da Criança, na comunidade de Souto da Carpalhosa e Ortigosa. A junta de freguesia teve uma excelente ideia que foi fazer um encontro de crianças e pais. As associações da freguesia foram convidadas a partilhar as suas actividades.

Aeroporto em Monte Real

Há muito que se fala da abertura da Base de Monte Real à aviação civil. Há quem concorde e quem seja contra. Na próxima segunda feira, dia 18 de junho, a Câmara de Leiria realiza um fórum para discutir o tema, com vários convidados. No Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, às 21 horas. A entrada é livre.