Feira Antiga em Souto da Carpalhosa

No domingo, dia 1 de Julho, será no adro da Igreja do Souto da Carpalhosa organizado, pela Junta de Freguesia, mais uma vez a Feira Antiga. Os "feirantes" vestidos a rigor venderão os produtos tradicionais da terra. Haverá espetáculos com ranchos folclóricos: Flores da Primavera, da Ortigosa; Rancho Folclórico Juventude Amiga dos Conqueiros e Rancho Folclórico do Souto da Carpalhosa. Artesanato e alguns animais completarão os elementos da feira.

Carlos Vieira passa Pirinéus e chega ao topo da Europa

Eis a etapa mais dura de todas. Subidas e mais subidas... Foram uma constante ao longo desta etapa. Os Pirinéus acabariam por ceder enfim, uma vez que a força e persistência deste enorme campeão não conhece limites.O leiriense Carlos Vieira continua a viagem de bicicleta de ligação de Leiria a Quint-Fonsegrives, em França. Quando passou no topo dos Pirinéus ainda havia vestígios de neve e uma bandeira portuguesa no topo de um poste não passou despercebida. As próximas etapas serão já em território francês e o ciclista português já esteve em Lourdes, cidade geminada com Fátima. "Estar em Lourdes é sempre uma grande honra", disse.

Gente do mundo: Saiful, motorista da Uber

Chama-se Saiful. É motorista da Uber, tem 29 anos e é do Bangladesh. Vem de uma aldeia não muito longe da capital e é o mais velho de quatro irmãos. Por motivos de saúde, o pai deixou de poder trabalhar e ele veio para o Dubai, aos 17 anos. Tem feito um pouco de tudo. Ele e o irmão, que nasceu depois dele, sustentam agora a casa e os dois irmãos mais novos que estão a estudar. Muito educado, horizontes abertos pela convivência com tanta gente do mundo, pensa pela própria cabeça. Não quer casar com uma esposa escolhida pelos pais e com quem terá direito de falar breves minutos antes do enlace. Gosta de me perguntar coisas sobre o meu país e outros países europeus. Eu pergunto sobre o seu. Riqueza!

Prémio Investigação José Ribeiro Vieira entregue a cardiologista Catarina Ruivo

O Prémio Investigação José Ribeiro Vieira foi entregue, ontem, no aniversário da NERLEI, a Catarina Ruivo, médica e investigadora do Centro Hospitalar de Leiria. O prémio visa distinguir aqueles que mais se destacaram ao longo do ano na pesquisa de soluções médicas, que tenham publicado os seus resultados em revistas da especialidade e que tenham essencialmente tido o reconhecimento por parte dos seus pares, colegas e actividade. A escolha deste ano incidiu sobre a investigação de que, apesar de ser tradicionalmente conhecida pelo efeito cardiovascular, Catarina Ruivo relacionou a exposição prévia da aspirina com o síndrome coronário agudo.

35 Anos da NERLEI

A Associação Empresarial da Região de Leiria - NERLEI completou 33 anos de intensa actividade corporativa empresarial com promoção interna e externa de Portugal, esta segunda-feira. O jantar comemorativo, que reuniu os associados, teve como orador principal Luís Marques Mendes, comentador político, que veio falar de inovação empresarial. Está de parabéns esta associação, os seus dirigentes e os seus associados.

Parabéns Carlos Vieira e parabéns Portugal

Foi uma etapa bastante dura até junto das montanhas e amanhã será uma das Etapas mais difíceis (subida dos Pirenéus). O ciclista subiu pelo Parque Natural do Vale Ansó e Vale de Echo, com o calor sempre sem dar tréguas. O campeão de Leiria recebeu com muita alegria a notícia de que vai ser alvo de uma homenagem por parte da Câmara Municipal de Quint-Fonsegrives e receber a medalha da Cidade pelas mãos do Sr. Presidente Bernard Solera. Será sem dúvida uma enorme honra para Carlos Vieira. Parabéns campeão e parabéns Portugal pela passagem dos oitavos de final do Mundial.

Vem aí o Raid Cacimbo - a mais antiga expedição de turismo-aventura de Angola

A mais antiga expedição de turismo-aventura de Angola está a chegar, e o Repórter no Mundo mostra-lhe tudo! O Raid Cacimbo conta com mais de 20 anos de história, ao longo dos quais foram exploradas as 18 províncias de Angola e quatro países africanos, percorridos milhares de quilómetros por vias principais, secundárias e terciárias, ao encontro de comunidades em lugares esquecidos no tempo. A iniciativa decorre anualmente na estação do Cacimbo, entre julho e agosto, com um número de viaturas participantes limitado, entre 10 e 15, em função do grau de dificuldade do percurso. A extensão oscila entre os 3.000 e os 8.000 km. Curioso? Veja as imagens da edição de 2017!

Corvos do Lis são campeões nacionais de xadrez
Corvos do Lis são campeões nacionais de xadrez

Desde 2015 que os “pequenos corvinhos” subiam ao pódio mas nunca a escalada tinha atingido o cume. Foi desta vez que a taça mais pesada foi erguida. Os Corvos do Lis estiveram no Barreiro, no ginásio sede do Futebol Clube Barreirense, e fizeram xeque mate, com a vitória no Campeonato Nacional de Equipas, em partidas semi rápidas sub12. A equipa foi formada por Rodrigo Basílio, Pedro Bastos, João Cordeiro e David Marques que, do princípio ao fim do campeonato, conseguiram gerir as emoções inerentes ao torneio, estruturar o jogo da melhor forma e agarrar o primeiro troféu coletivo de campeão nacional do clube.

Corrida na Base Aérea n°5 em Monte Real

Pela primeira vez na sua história, a Base Aérea nº 5, de Monte Real, abre as portas para um evento desportivo de âmbito particular. Esta corrida é aberta a todos, tendo distâncias diferenciadas. Vão estar em exposição vários aviões nomeadamente os caças F16. Os prémios para os vencedores são monetários e ainda será sorteado um batismo de voo a bordo de um avião Militar C295. O início e fim da prova será na vila de Monte Real com passagem dentro da Base Aérea. Inscrições em www.atletas.net. Organização da Associação de Turismo de Monte Real, Câmara Municipal de Leiria e Atletas.net

Concerto Festival A Porta com Bonga em Leiria

Energia boa da Mariquinha, deitou uma Lágrima do Canto do Olho e Comeu a Fruta 😁

Saúde do “Tio Celito” é preocupação em Angola

Marcelo Rebelo de Sousa, o “Presidente dos afetos”, também conquista corações além-fronteiras. Na sua visita a Angola, em setembro último, mergulhou na Baía de Luanda, tirou selfies com o povo, engraxou sapatos na rua, e fez tantas outras coisas nunca vistas por aqui em cargos ao mais alto nível. “Tio Celito” foi destaque na imprensa nacional e internacional, e assim ficou carinhosamente apelidado “por estas bandas”. No último sábado, os Angolanos também não ficaram indiferentes à sua “indisposição momentânea” e o tema teve lugar na edição de ontem do diário “O País”, com votos de “Saúde para ele” na crónica assinada pelo seu diretor, José Kaliengue.

Aqui também há montanhas

Quem pensa que aqui só há deserto, está muito enganado. Sendo Dubai o emirado mais famoso dos sete, mais até que o emirado de Abu Dhabi, o maior, o mais rico e onde se encontra a capital, Ras Al Khaima é aquele que é mais montanhoso. Nele fica a montanha mais alta do país, Jebel Jais, 1,934m e que integra a cadeia montanhosa Montanhas Hajar que se prolonga até Omã. Tenho feito aqui muitas caminhadas. Duras, mas de uma beleza única, árida e agreste.

O melhor mufete de Luanda está na Chicala

Mufete é um prato típico da Ilha de Luanda composto por peixe grelhado, feijão de óleo de palma, farinha musseque, mandioca, banana-pão e batata doce cozidas, acompanhado por molho de cebola com vinagre e gindungo. E, o melhor mufete de Luanda está na zona da Chicala. Uma grande variedade de peixe fresco compõe a ementa dos vários restaurantes da Chicala, todos muito modestos mas sempre cheios. Este domingo não foi excepção e, no tradicional almoço de domingo com amigos, acabámos por encontrar muitos Portugueses e Angolanos a partilhar mesa.

Campeão de Leiria em terra do campeão Miguel Indurain

O campeão de Leiria Carlos Vieira passou no domingo pela terra do também campeão de ciclismo Miguel Indurain. Foi novamente uma etapa cheia de calor com a altimetria sempre a oscilar. O esforço do ciclista foi efetuado ao longo de muitas subidas e muitas descidas. Os Pirinéus estão já muito próximos e apesar de se encontrar cada vez mais distante de Portugal, Carlos Vieira traz os leirienses em particular e os portugueses no geral no seu coração. Hoje é dia de jogo da nossa Seleção Nacional e contará também com todo o seu apoio. Força Carlos Vieira! Força Portugal!

Caranguejeira - Festa em honra de Nossa Senhora da Conceição

Este fim de semana realizou-se mais um evento festivo em honra de Nossa Senhora da Conceição na localidade de Caranguejeira (Leiria). Ao longo destas festividades passaram vários artistas pelo palco, com especial realce para a entertainer Elsa Gomes que deu um espetáculo bastante bom onde pôs o público todo animado e bem disposto ao ritmo de variadíssimas músicas. Foi sem dúvida um excelente aperitivo para a banda que se seguiria, UHF, grupo esse que dispensa de qualquer tipo de apresentação. Esteve uma autêntica noite de verão e foi sem dúvida uma excelente festa.

Seleção portuguesa joga com Irão continuidade no mundial de futebol
Seleção portuguesa joga com Irão continuidade no mundial de futebol

Portugal joga com o Irão o terceiro e último jogo da fase de grupos do Mundial de futebol, na Rússia. O jogo é em Saransk, a cerca de 650 km de Moscovo, e quando a equipa chegou, este domingo, tinha uma multidão a recebê-los. O jogo é amanhã, segunda-feira, às 19 horas (em Portugal) e basta o empate para a equipa portuguesa continuar na prova.

OrtiFAE - Feira Atividades economicas e tasquinhas animou Ortigosa

Este fim de semana decorreu mais um certame da Feira das Atividades Económicas - OrtiFAE e tasquinhas em Ortigosa, Leiria. A feira contou com a presença de milhares de visitantes, além das tasquinhas, espetáculos musicais, corrida e caminhada de e ainda um rally papper. Foi uma organização da União de Freguesias que contou com a participação das empresas locais. As tasquinhas foram dinamizadas pelos clubes e associações da terra. Excelente iniciativa.

Festa da vila da Maceira celebra 27º aniversário

A vila da Maceira está em festa, um evento que se realiza todos os anos para celebrar o aniversário da vila que já tem 27 anos. Os festejos terminam amanhã, dia 25, com a atuação da banda Magma Music.