Portugal

Quando se ama o nosso país, tudo nos fala dele. Andámos por aqui há muitos séculos, se perguntarem aos emiratis porque razão alguns têm pele e olhos claros, logo vos dizem que vêm dos portugueses. Laranja em árabe é portucal, da última vez que atravessei a fronteira para Oman, o polícia mal viu o meu passaporte, disse logo "o seu país invadiu o meu". O resto do grupo, de vários países à volta do mundo, a olhar para mim, incrédulos. E eu... orgulhosa.

40 curiosidades sobre o Mosteiro da Batalha

Estará o Mosteiro da Batalha assente em estacas de madeira? Este é um dos mistérios em torno do monumento que é desvendado no livro "40 curiosidades sobre o Monumento", da autoria de Rui Cunha. No repleto auditório do Mosteiro, a obra dirigida aos mais novos, é apresentada esta tarde, revelando alguns dos seus segredos.

20 anos de trabalho lento, mas com resultados no número de doutorados
20 anos de trabalho lento, mas com resultados no número de doutorados

A Escola de Direito de Harvard, em Boston, nos EUA, foi palco do 17º Fórum da PAPS - Portuguese American Postgraduate Society. O leiriense José Manuel dos Santos, a residir naquela cidade, explica que a associação foi criada há 20 anos e reúne cientistas portugueses que se encontram “a fazer trabalho importante” naquele país. São “20 anos de trabalho lento, mas com resultados claros na quantidade de PhD portugueses nos EUA”, referiu. Nas imagens, o investigador Alexandre Quintanilha e o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Manuel Heitor. O programa do Fórum da PAPS estende-se até dia 11 de junho e está disponível em https://papsforum.org/2018/schedule.

Festa da sardinha em Champigny sur Marne

A associação Les Amis du Plateau organiza em Champigny sur Marne, perto do monumento inaugurado pelo Presidente da República Portuguesa, em junho de 2016, uma festa da sardinha e das crianças. Participam várias associações - Gaivota (fado), Hirond'ailes (solidariedade), ASPRC - e artistas como Tony do Porto, Christophe Fonseca(Cineasta) eDan Inger dos Santos.

“Portugueses no Mundo têm o seu coração em Portugal”
“Portugueses no Mundo têm o seu coração em Portugal”

Se o Dia de Portugal é assinalado nos diversos continentes, isso deve-se também ao trabalho do “movimento associativo português na diáspora e de muitos cidadãos portugueses e lusodescendentes”, sublinhou o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, na mensagem que divulga no Portal Diplomático, neste 10 de Junho. Para José Luís Caneiro, “esse é um sinal inequívoco de que apesar de estarem fisicamente longe, os portugueses no Mundo têm o seu coração em Portugal”.

Seleção portuguesa viaja hoje para Kratovo, na Rússia
Seleção portuguesa viaja hoje para Kratovo, na Rússia

A seleção nacional de futebol viaja hoje de manhã, sábado, de Lisboa para a Rússia, país-anfitrião do Campeonato do Mundo 2018. Portugal terá o quartel general no hotel e centro de treinos Saturno, em Kratovo, a cerca de 50 km de Moscovo. Segundo a FIFA, a unidade hoteleira tem 11 hectares e é uma das mais bem preparadas para a receção de atletas para competição. O primeiro jogo de Portugal é dia 15, sexta-feira, frente a Espanha, no Fisht Stadium, em Sochi, às 19 horas (em Portugal).

Comemorações do Dia de Portugal em Maputo

Hoje as comemorações do dia de Portugal foram como habitualmente na Escola Portuguesa de Moçambique. Com diversos artistas moçambicanos e portugueses convidados a animação foi constante. Desde a Banda Kakana até aos Quinta do Bill a tarde foi bastante divertida.

"Os portugueses são de facto excecionais" "Os portugueses são de facto excecionais"
"Os portugueses são de facto excecionais"

“Uma mensagem realista, mas ao mesmo tempo otimista”. Será este o tom dos discursos do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades. Isso mesmo adiantou ao REGIÃO DE LEIRIA, quando a 16 de maio se deslocou à cidade para presidir à cerimónia do Dia Nacional dos Cientistas. Este ano, as comemorações do 10 de Junho repartem-se por Ponta Delgada, nos Açores, e por Boston e Providence, nos Estados Unidos da América.

“Fala-se dos emigrantes, mas não dos filhos deles”
“Fala-se dos emigrantes, mas não dos filhos deles”

Retirar da invisibilidade os filhos de emigrantes portugueses espalhados pelo mundo, criar pontes e facilitar o acolhimento, se quiserem regressar a Portugal, são três objetivos do Observatório dos Lusodescendentes. Em entrevista ao REGIÃO DE LEIRIA Emmanuelle Afonso, presidente da associação, assume que há muito trabalho a fazer junto deste público. Leia a entrevista aqui: https://www.regiaodeleiria.pt/2018/06/fala-se-dos-emigrantes

Iftar

No Ramadão faço sempre um iftar (a primeira refeição após o pôr do sol e um dia de jejum), no Sheikh Mohammed Centre for Cultural Understanding. Os emiratis partilham connosco os seus costumes e tradições e os participantes podem perguntar tudo o que quiserem. Este centro fica no Dubai velho, à beira da creek, onde os velhos barcos de madeira falam de um Dubai de mercadores e pescadores, muito diferente do Dubai futurista de hoje. Portas abertas, mentes abertas, tolerância é a chave.

Câmara de Pombal cancela contas na Caixa Geral de Depósitos se balcão do Louriçal encerrar
Câmara de Pombal cancela contas na Caixa Geral de Depósitos se balcão do Louriçal encerrar

A Câmara de Pombal anunciou que vai retirar as suas contas da Caixa Geral Depósitos, caso o banco decida encerrar o balcão do Louriçal, que ali existe há 40 anos. Diogo Mateus, presidente da Câmara de Pombal, aproveitou a última reunião do executivo, realizada quarta-feira, para informar formalmente que “a partir de amanhã [quinta-feira] vamos deixar de trabalhar com a CGD”, passando “sete milhões de euros em conta corrente” para outras entidades bancárias. Leia mais em https://goo.gl/8y4C9s.

Associação de Cultura Portuguesa D'Aulnay-sous-Bois assinala Dia de Portugal
Associação de Cultura Portuguesa D'Aulnay-sous-Bois assinala Dia de Portugal

A Associação de Cultura Portuguesa (ACP) D'Aulnay-sous-Bois, em França, vai comemorar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, no domingo, dia 10, com a presença do autarca Bruno Beschizza, Paulo Marques, presidente do Conselho das Comunidades em França, e António Pereira Marques, presidente honorário da ACP.

Bandeira portuguesa no Queen Square
Bandeira portuguesa no Queen Square

A bandeira de Portugal é içada este sábado, dia 9, no Queen Square, em Cambrigde, Canadá. A atividade é promovida pelo Clube Português de Cambrigde e tem início às 11 horas locais, com saída do Galt Arena no Shade St, em direção ao monumento português existente em Queen Square. No trajeto, será escutado o hino de Portugal. O músico Fernando Correia Marques será um dos artistas convidados para o arraial, a partir das 14 horas (locais).

Leiriense ajuda a dinamizar comemorações do Dia de Portugal em Paris
Leiriense ajuda a dinamizar comemorações do Dia de Portugal em Paris

O monumento construído pelos portugueses em Champigny-sur-Marne, perto de Paris, de homenagem a um autarca francês que ajudou os emigrantes nas décadas de 1960/1970, é um dos cenários das comemorações do Dia de Portugal em França. “Este ano e daqui em diante, vamos comemorar o Dia de Portugal em frente ao monumento no Parque do Planalto de Champigny-Sur-Marne”, garante Valdemar Francisco, leiriense que preside à associação Les Amis du Plateau. Leia mais em https://goo.gl/swTjAK.

Padre da Maceira encontrado morto em praia da Marinha Grande
Padre da Maceira encontrado morto em praia da Marinha Grande

Foi com grande consternação que a população da Maceira, Marrazes e Monte Redondo, Leiria, recebeu a notícia da morte do padre Marco Brites. O corpo foi encontrado ontem de manhã, na praia das Valeiras, situada entre Água de Madeiros e S. Pedro de Moel, sem sinais de ferimentos. Leia a notícia em https://www.regiaodeleiria.pt/2018/06/morte-inesperada-do-padre-da-maceira/

Preparativos para a época balnear

Só falta mesmo o bom tempo e os veraneantes. A praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande, tem tudo a postos, para o início da época balnear. Os caixotes do lixo estão no areal e os nadadores-salvadores também.

Espectáculo Crianças ao palco
Espectáculo Crianças ao palco

Crianças das escolas de Leiria participam esta sexta-feira, na final do espectáculo Crianças ao palco. Na praça Rodrigues Lobo, em Leiria, a partir das 21 horas.

Estacionamento

Quando o estacionamento escassa, por vezes, fazem-se manobras que pensamos à partida impossíveis. A prova está na foto, com o condutor do carro cinzento a ocupar um espaço livre.