REGIÃO DE LEIRIA recebe emigrantes portugueses em Vilar Formoso
REGIÃO DE LEIRIA recebe emigrantes portugueses em Vilar Formoso

É tempo de regressar. Nos próximos dias milhares de emigrantes portugueses e as suas famílias voltam a Portugal para passar férias, rever família e amigos e matar saudades. Com o objetivo de valorizar o percurso de todos os que deixaram o país e regressam todos os anos, com muitos quilómetros percorridos, o REGIÃO DE LEIRIA vai estar este fim de semana num dos pontos de entrada do país a dar-lhes as boas-vindas. O momento será aproveitado para oferecer uma Edição Extra Especial Emigrantes 2018, que também pode ler, em formato PDF, no seu computador, tablet ou smartphone. Descarregue em https://bit.ly/2Oj7LQ9

Publicações internacionais visitam Semana de Moldes

A Semana de Moldes, organizada pelo Centimfe, Cefamol, OPEN e Pool Net, a ter lugar de 1 a 4 de outubro próximo contará com a visita e acompanhamento de jornalistas de publicações espanholas, francesas, alemães e norte americanas. As revistas Plásticos Universales e Toolmaker, de Espanha, Plastverarbeiter da Alemanha, Plastiques & Caoutchoucs, de França e Molding Making Technology, dos E.U.A, acompanharão os diversos eventos previstos para os quatro dias de trabalhos e visitarão algumas empresas da região, podendo constatar o que de melhor se faz em Portugal na indústria de moldes e de plásticos. Haverá ainda espaço para conhecerem a região e as riquezas locais.

Há três portugueses a trabalhar em programa da UNESCO
Há três portugueses a trabalhar em programa da UNESCO

Sérgio Leandro (na foto), António Domingos Abreu e Eduardo Carqueijeiro são os três portugueses num conjunto de 47 especialistas de todo o mundo que integram o Programa Man & Biosphere (MaB) da UNESCO. O programa tem como finalidade promover o equilíbrio entre as sociedades humanas e os ecossistemas, a conservação da biodiversidade, a promoção do desenvolvimento económico sustentável, e a melhoria da qualidade de vida na Rede Mundial de Reservas da Biosfera. Sérgio Leandro, docente do Politécnico de Leiria (ESTM - Peniche), vai integrar o grupo de trabalho internacional que irá definir as diretrizes técnicas da Rede Mundial de Reservas da Biosfera, nos próximos dois anos.

Final do torneio de futsal é no dia 29

Decorre durante este mês de julho o tradicional XIII edição do Torneio Interassociações da Freguesia de Souto da Carpalhosa e Ortigosa, no concelho de Leiria. Pretende o intercâmbio entre as várias equipas das localidades da freguesia. Uma forma que a junta de freguesia encontrou para reunir os jogadores que ao longo do ano atuam nos clubes da região e o convívio entre habitantes. É um evento desportivo que traz uma certa rivalidade saudável. A final acontece dia 29 de julho com os finalistas ACDR Várzeas e a ADC Moita da Roda.

Jogos de tabuleiro modernos no apoio letivo

Já há uns anos que temos conseguido criar um público e grupo de voluntários conhecedores dos jogos de tabuleiro modernos. Com o projeto dos Boardgamers de Leiria, da associação Asteriscos, tem sido possível criar atividades de inovação cultural e educativa para as crianças da região de Leiria. Neste mês estivemos na Escola dos Capuchos, no Centro Escolar de Vermoil e no Jardim-Escola João de Deus (Leiria). Mais informações em: https://www.facebook.com/boardgamersdeleiria/

Raid Cacimbo Cuca 2018 está na estrada e já entrou na Namíbia

A mais antiga expedição de turismo-aventura de Angola está na estrada desde sábado e já entrou em território namibiano. Meia centena de aventureiros e 21 viaturas percorrerão mais de cinco mil quilómetros por Angola, Namíbia e Botswana, com foco na Área de Conservação Transfronteiriça do KAZA (Kavango Zambeze), até dia 5 de agosto. Esta edição conta com o alto apoio institucional do Ministério do Turismo de Angola e inaugura a primeira rota turística Angolana dentro do Projecto KAZA. O Raid Cacimbo Cuca 2018 conhecerá um novo percurso repleto de paisagens, lugares históricos e reservas naturais, como a maior concentração de búfalos de África, localizada no Parque de Luengue Luiana.

Um inferno às portas de Atenas

Após uma noite, que para uma grande parte dos Gregos, foi passada em claro, começam a chegar a Atenas as histórias de quem tem família, amigos e vida em Mati. Esta pequena zona turística a 30km de Atenas foi ontem destruída pelas chamas do maior incêndio que a Grécia viu na última década. O que era para muitos uma zona de lazer e diversão, é agora um lugar de luto onde os esforços para acabar com as chamas e para que a vida volte ao normal se multiplicam entre população e organismos públicos. Embora a vida em Atenas esteja quase inalterada, a cor do céu, e a tristeza na face de quem passa é testemunho evidente do inferno pelo que a Grécia passa neste momento.

Não há registo de portugueses entre vítimas dos incêndios na Grécia
Não há registo de portugueses entre vítimas dos incêndios na Grécia

O ministro dos Negócios Estrangeiros disse hoje à agência Lusa que não há, até ao momento, registo de portugueses entre as vítimas ou desaparecidos nos incêndios que atingem a Grécia e que já causaram pelo menos 50 mortos. “Até ao momento, não há nenhuma notícia de qualquer português que esteja incluído no número das vítimas mortais ou dos feridos ou desaparecidos”, afirmou Augusto Santos Silva, que lamentou os “trágicos incêndios que assolam a região de Atenas” e transmitiu “toda a solidariedade para com o povo grego”. Os fogos que lavram na Grécia causaram pelo menos 50 mortos e 156 feridos, alguns em estado crítico, segundo a Proteção civil grega. Foto: ANGELOS TZORTZINIS/AFP/Getty Images

Piquenique do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes no Troncão

Ontem, dia 22 de julho, realizou-se o piquenique anual do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes, no Parque de Merendas do Troncão, em Colmeias, Leiria, tendo participado mais de centena e meia de associados. Estes manifestaram à direção do Núcleo a sua satisfação pela forma organizada e agradável como o mesmo decorreu. O presidente do Núcleo, major Marto Silva, agradeceu a participação dos associados, razão de ser deste convívio, assim como a toda a sua equipa que o tornou possível. Agradeceu ainda à junta de freguesia de Colmeias e à Associação Cultural e Desportiva de "Igreja Velha" a disponibilidade do espaço para o piquenique que até teve porco no espeto ao almoço.

Visite a Praia da Vieira

Visite a Praia da Vieira. Com um excelente areal, uma excelente qualidade de água, situada na zona centro de Portugal, durante o verão possui uma grande dinamização diurna e noturna. O estacionamento é fácil e a gastronomia muito rica. Podemos encontrar cafés, bares e restaurantes. Podemos assistir à pesca com a arte xávega e comprar peixe fresco na lota. Recomendo a Praia da Vieira para os seus banhos de verão

Feira Medieval de Leiria recria momentos históricos em toda a cidade

Decorreu este fim-de-semana mais uma edição da Feira Medieval em Leiria. Organizado pela Câmara Municipal de Leiria e pelas associações do concelho, este evento decorreu em toda a cidade de Leiria, pretendeu transmitir e recriar momentos históricos vividos em toda a cidade na época antiga. Participaram na feira centenas e centenas de figurantes que animaram o evento que teve a assistência teve milhares de visitantes.

Ana Moura & Benjamin Clementine no Super Bock Super Rock 2018

A talentosa fadista portuguesa Ana Moura cantou e encantou ontem à noite no Festival Super Bock Super Rock 2018, no Altice Arena em Lisboa, ao lado de Benjamin Clementine. A música interpretada "I won't complain" fica assim registada em dueto como um momento alto do espectáculo, do cantor que diz adorar Portugal.

Centenas de pessoas agradadas com espectáculo na fonte luminosa

O convite era para acompanhar o festival medieval de Leiria mas foram muitas as pessoas, centenas, provavelmente milhares, que não conseguiram ficar indiferentes ao espectáculo com água que acontece na fonte Luminosa, bem no centro de Leiria. E com o castelo iluminado ao fundo. As crianças adoram e os adultos registam o momento no telemóvel. Aqui fica também o meu registo.

Encontro de Cante Alentejano

No dia 21 de julho reuniram-se, no pavilhão de multiusos de Albufeira, seis grupos de Cante Alentejano para um encontro promovido pela Casa do Alentejo de Albufeira. É o primeiro encontro de alentejanos no Algarve. Depois do almoço convívio seguiu-se o espetáculo de Cante Alentejano proporcionado pelos grupos participantes. O Presidente da Câmara de Albufeira. Dr. José Carlos Rolo, também está presente.

Secretário de Estado das Comunidades nas Festas do Bodo
Secretário de Estado das Comunidades nas Festas do Bodo

As Festas do Bodo, em Pombal, contam este ano com a presença do secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, que preside à cerimónia de abertura, dia 27 de julho, às 17h30, no salão nobre dos Paços do Concelho. Em nota de imprensa, Diogo Mateus, presidente da Câmara de Pombal, refere que a presença do secretário de Estado é uma forma de homenagear “todos os pombalenses que se encontram espalhados pelos quatro cantos do mundo”, lembrando que as Festas do Bodo “são, anualmente, um ponto de encontro para milhares de pombalenses, principalmente para os muitos emigrantes”. As festividades decorrem de 26 a 31 de julho. Consulte o programa: http://www.festasdobodo.com/2018.

Miradouro da Lua é visita obrigatória em Angola

O Miradouro da Lua, que chegou a ser candidato às sete maravilhas naturais de Angola na categoria de falésias, faz parte do imaginário dos angolanos e é um ponto turístico de paragem obrigatória. Trata-se de um conjunto de falésias, 40 quilómetros a sul de Luanda, no município da Samba. Ao longo do tempo, a erosão provocada pelo vento e pela chuva foi criando a paisagem de tipo lunar que ali se encontra. Este foi o cenário do filme "O Miradouro da Lua", do realizador português Jorge António, a primeira co-produção cinematográfica luso-angolana, rodada em 1993 e que obteve o prémio especial “Realização” no Festival de Gramado, Brasil.

Pelos trilhos da serra da Maúnça

Percorrer os trilhos da serra da Maúnça ao fim de um dia trabalho, é um desafio que aceitamos prontamente. O ponto alto é subir a Cascalheira. A serra é lindíssima, o verde que nos rodeia é inebriante. É verdade que não é acessível a todos, o piso por vezes é difícil, tem pedras, paus e desníveis bastante acentuados, mas se estivermos em boa condição fisica, vale a pena viver esta aventura.

Cada dia uma fotografia nova com peças de jogos de tabuleiro

De há umas semanas para cá comecei com um projeto criativo que se tem revelado desafiante e original. Existe uma nova onda de jogos de tabuleiro modernos, que estão a reinventar esta indústria criativa, a gerar milhões de aficionados. Se acham que estou a falar de monopólio ou xadrez esqueçam. Não é nada disso. Em Leiria temos feito um trabalho semanal com os Boardgamers de Leiria a divulgar este tipo de jogos. Com toda esta variedade de jogos lembrei-me de criar diariar diariamente uma fotografia alusiva a algo do dia em causa. O P3 acabou por fazer uma reportagem sobre o assunto: http://p3-front1.publico.pt/cultura/design/26259/pecas-de-jogos-de-tabuleiro-tambem-contam-historias