Aqui também há montanhas

Quem pensa que aqui só há deserto, está muito enganado. Sendo Dubai o emirado mais famoso dos sete, mais até que o emirado de Abu Dhabi, o maior, o mais rico e onde se encontra a capital, Ras Al Khaima é aquele que é mais montanhoso. Nele fica a montanha mais alta do país, Jebel Jais, 1,934m e que integra a cadeia montanhosa Montanhas Hajar que se prolonga até Omã. Tenho feito aqui muitas caminhadas. Duras, mas de uma beleza única, árida e agreste.

O melhor mufete de Luanda está na Chicala

Mufete é um prato típico da Ilha de Luanda composto por peixe grelhado, feijão de óleo de palma, farinha musseque, mandioca, banana-pão e batata doce cozidas, acompanhado por molho de cebola com vinagre e gindungo. E, o melhor mufete de Luanda está na zona da Chicala. Uma grande variedade de peixe fresco compõe a ementa dos vários restaurantes da Chicala, todos muito modestos mas sempre cheios. Este domingo não foi excepção e, no tradicional almoço de domingo com amigos, acabámos por encontrar muitos Portugueses e Angolanos a partilhar mesa.

Campeão de Leiria em terra do campeão Miguel Indurain

O campeão de Leiria Carlos Vieira passou no domingo pela terra do também campeão de ciclismo Miguel Indurain. Foi novamente uma etapa cheia de calor com a altimetria sempre a oscilar. O esforço do ciclista foi efetuado ao longo de muitas subidas e muitas descidas. Os Pirinéus estão já muito próximos e apesar de se encontrar cada vez mais distante de Portugal, Carlos Vieira traz os leirienses em particular e os portugueses no geral no seu coração. Hoje é dia de jogo da nossa Seleção Nacional e contará também com todo o seu apoio. Força Carlos Vieira! Força Portugal!

Caranguejeira - Festa em honra de Nossa Senhora da Conceição

Este fim de semana realizou-se mais um evento festivo em honra de Nossa Senhora da Conceição na localidade de Caranguejeira (Leiria). Ao longo destas festividades passaram vários artistas pelo palco, com especial realce para a entertainer Elsa Gomes que deu um espetáculo bastante bom onde pôs o público todo animado e bem disposto ao ritmo de variadíssimas músicas. Foi sem dúvida um excelente aperitivo para a banda que se seguiria, UHF, grupo esse que dispensa de qualquer tipo de apresentação. Esteve uma autêntica noite de verão e foi sem dúvida uma excelente festa.

Seleção portuguesa joga com Irão continuidade no mundial de futebol
Seleção portuguesa joga com Irão continuidade no mundial de futebol

Portugal joga com o Irão o terceiro e último jogo da fase de grupos do Mundial de futebol, na Rússia. O jogo é em Saransk, a cerca de 650 km de Moscovo, e quando a equipa chegou, este domingo, tinha uma multidão a recebê-los. O jogo é amanhã, segunda-feira, às 19 horas (em Portugal) e basta o empate para a equipa portuguesa continuar na prova.

OrtiFAE - Feira Atividades economicas e tasquinhas animou Ortigosa

Este fim de semana decorreu mais um certame da Feira das Atividades Económicas - OrtiFAE e tasquinhas em Ortigosa, Leiria. A feira contou com a presença de milhares de visitantes, além das tasquinhas, espetáculos musicais, corrida e caminhada de e ainda um rally papper. Foi uma organização da União de Freguesias que contou com a participação das empresas locais. As tasquinhas foram dinamizadas pelos clubes e associações da terra. Excelente iniciativa.

Festa da vila da Maceira celebra 27º aniversário

A vila da Maceira está em festa, um evento que se realiza todos os anos para celebrar o aniversário da vila que já tem 27 anos. Os festejos terminam amanhã, dia 25, com a atuação da banda Magma Music.

Uma etapa para sempre recordar...

O ciclista Carlos Vieira concluiu mais uma etapa da ligação de Leiria a Quint-Fonsegrives, desta vez com alguma chuva, mas a temperatura a rondar os 30 graus. Passou por lindas planícies com paisagens de cultivo a perder de vista e também por uma cidade histórica -Tordesilhas, onde se realizou o Tratado de Tordesilhas entre Portugal e Espanha que determinou a divisão de territórios entre as duas cortes. Tordesilhas é também uma cidade geminada com Setúbal. Já no final do dia chegou a Valladolid, local onde realizou a sua primeira prova Internacional (a Volta a Valladolid) em representação do Sporting Clube de Portugal.

O primeiro dia de praia de 2018

Temperatura alta, a rondar os 30º, sem vento e fim de semana. Vamos à praia. Muito bom para começar a época balnear. E o apoio de praia do Casal Ventoso, na Praia do Pedrógão, em Leiria, está quase pronto.

Lusodescendente participa em prova Ironman em Nice

O Ismael Teixeira não é bem luso-descendente na definição stricto sensu do termo, mas um daqueles orfãos de pai vivo (tão bem descrito na literatura da Isabel Mateus), já que o pai foi emigrante em França toda a vida e ele foi educado em Portugal com a mãe e restantes irmãos. Por solidariedade, vamos là então rezar todos por ele ...e luso-franceses de Nice e arredores, toca a apoia lo este fds durante os treinos e prova! Ismael Teixeira, estamos contigo!!!!!!

Pedestre de Casal de São Simão reaberto ao público
Pedestre de Casal de São Simão reaberto ao público

Foi dos primeiros caminhos pedestres implementados na região e está novamente ativo. O percurso pedestre Caminho do Xisto do Casal de São Simão (PR1 FVN), em Figueiró dos Vinhos, foi reaberto ao público, na última semana, depois de o incêndio de junho de 2017 ter danificado parte da sinalização do percurso. Quase um ano depois, foi feita uma revisão da rota, ao nível do percurso e da segurança, com instalação de corrimões e passadiços, bem como uma ação de limpeza e melhoramento ao longo de toda a rota. O trajeto tem 5,1 km, dificuldade média e demora cerca de 2h30 a ser concluído, possibilitando ainda um refrescante banho nas Fragas de São Simão, lugar ímpar na região.

"Olho à minha volta e tenho sempre muito para aprender"
"Olho à minha volta e tenho sempre muito para aprender"

Samuel Martins trabalha na Fundação Bill & Melinda Gates, desde 2013, e não podia sentir-se mais motivado. O seu quotidiano em Seattle, nos Estados Unidos, é feito de aprendizagens e de decisões com forte impacto na vida das pessoas. O maior desafio? Colocar as pessoas a trabalhar em equipa e num ambiente em que consigam revelar todo o seu talento. Natural de Porto de Mós, pondera regressar um dia a Portugal se lhe surgir "um trabalho desafiante, onde possa ter um impacto bastante positivo na vida das pessoas". Leia a entrevista na íntegra aqui: https://bit.ly/2tstQBR

Seleção Portuguesa de Futebol é tema de capa em Angola

A edição de hoje do Jornal dos Desportos, único diário desportivo em Angola, dá destaque à prestação da Seleção Portuguesa de Futebol no jogo de ontem, frente aos marroquinos. Aliás, o tema marca igualmente presença nos meios digitais locais, sempre com destaque para o capitão de equipa, Cristiano Ronaldo.

Mundial em Timor-Leste

Em inúmeros locais de Timor-Leste muitos portugueses juntam-se aos irmãos timorenses para assistir aos jogos do Mundial. Momentos de união e emoção são partilhados por povos de duas nações que vivem intensamente cada partida de futebol. Bandeiras no ar, lágrimas de emoção e apitos de mota tornam estes momentos ímpares. Quem os vive, recordará para sempre o apoio transmitido por este povo que, em cada vitória, nos abraça e saúda com uma alegria contagiante .

Fábio Vinagre conquista bolsa de estudo em prestigiada fundação alemã
Fábio Vinagre conquista bolsa de estudo em prestigiada fundação alemã

A maior, mais antiga e mais prestigiada fundação, que atribui bolsas de estudos da Alemanha, selecionou o jovem Fábio Domingues Vinagre, com raízes familiares na Burinhosa, freguesia de Pataias e Martingança, com uma bolsa na Studienstiftung des deutschen Volke. O aluno de Engenharia Mecânica, Hidráulica e Construção de Máquinas, de 24 anos, tornou-se um dos poucos jovens a conseguir este feito. O processo de seleção é extremamente rigoroso e apenas os alunos que sejam considerados promessas profissionais são escolhidos. Leia mais em https://bit.ly/2K6cQIM.

Gastronomia de França e Itália para saborear em Leiria
Gastronomia de França e Itália para saborear em Leiria

Depois de 31 anos a viver na Suíça, Fátima e Fernando Dionizio regressaram a terras lusas com um projeto: no lugar do restaurante Fio d’Azeite, na Estrada dos Marinheiros, em Leiria, abrir “La Table Ronde”, restaurante de cozinha mediterrânea. Na bagagem, Fernando, que já trabalhava no ramo da restauração, traz o know-how das especialidades mediterrâneas, especialmente da gastronomia italiana e francesa. Leia mais sobre este novo espaço aqui: https://bit.ly/2lkzrqp

Carlos Vieira em terras espanholas a espalhar a "Paz de Leiria a Quint-Fonsegrives"

Em dia de jogo de PORTUGAL contra Marrocos, Carlos Vieira continuou espalhar a Paz de Leiria a Quint-Fonsegrives por terras espanholas. Foi mais um dia de luta e muito suor. "Cansado, mas feliz!", comentou o ciclista leiriense após a sua chegada à cidade Monumental. A subida até Salamanca foi efectuada tendo o Rio Jerte ao seu lado. O Campeão leiriense parou durante esta etapa para almoçar e poder assim assistir à vitória árdua do Campeão Europeu frente aos marroquinos.

Estudar a Europa a partir de Paris
Estudar a Europa a partir de Paris

Nasceu e cresceu em Leiria, licenciou-se em Londres e está a tirar o mestrado em Paris. Eduardo Lopes encontra diferenças significativas entre estas duas cidades, mas conta que se está a adaptar bem à vida parisiense e que há aspetos da cidade que o encantam. Regressar a Leiria não está, para já, nos seus planos deste jovem de Regueira de Pontes. A estudar Assuntos Europeus, prevê que o seu futuro passe por Bruxelas ou outra capital europeia. Leia esta história aqui: https://bit.ly/2JV6P5C