Sociedade Portuguesa de Olavarría recordou o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

É o día em que todos nos encontramos novamente para lembrar nossa terra com nostalgia e carinho. É importante enfatizar que Temos inculcado em nossos filhos os principios de fraternidade, trabalho responsável e esforço pessoal, valores que trouxemos do nosso amado Portugal. Também celebramos a gentil hospitalidade deste Maravilhoso e abençoado país da Argentina.Foram realizadas duas palestras,una do Profe. Juan Walli se refiriu a Irmandade da nossa cidade com Leiria e a outra,a cargo da Dra Aurora Rocha que se refiriu a Imigração Portuguesa em Olavarría.Os alunos da Oficina de Lingua Portuguesa apresentaram Poemas que criaram,desde o trabalho com sonetos de Camões.

89.ª edição da Feira do Livro de Lisboa

Entre os dias 29 de maio e 16 de junho é possível visitar a 89.ª edição da Feira do Livro de Lisboa, no Parque Eduardo VII, na zona do Marquês de Pombal. Dezenas de editores trazem os livros para a rua e mostram as suas promoções aos visitantes. A oferta não se esgota nos descontos.Também é possível assistir a palestras, emissões de rádio e lançamentos de livros. Para os mais esfomeados, há as roulottes de farturas e de fastfood. Basta aparecer e levar um livro para ler.

Cidadela de Carcassonne

Os portugueses do OPLICO visitaram Carcassonne, situada no sul de França. É uma cidade que se desenvolveu juntos às margens do rio Aude e de La City, uma das maiores construções medievais da Europa e uma das mais bem preservadas. Tem muralhas duplas com 32 torres pontiagudas. No interior existem imensas lojas de doces, roupas, lembranças, restaurantes, etc. Existe também o Château Comtal, um castelo do século 12. Carcassonne foi dominada pelos povos cátaros, religiosos fundamentalistas, que foram massacrados pelas Cruzadas do século 13. No museu da Inquisição e no da Tortura dá para observar vários instrumentos de tortura utilizados pela Inquisição e a descrição de como eram utilizados.

Dia de Portugal

Por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades portuguesas, o embaixador de Portugal em Paris e a senhora Torres - Pereira convidaram algumas personalidades da diáspora lusa. Durante o seu discurso de boas-vindas, o embaixador recordou os fortes laços entre Portugal e França, informando sobre o próximo intercâmbio cultural.

ASOLUDEVEN faz 19 anos

No próximo 10 de junho, dia em que celebramos Portugal, Camões e as Comunidades Portuguesas, na Venezuela, a associação de Lusodescendentes ASOLUDEVEN faz o seu 19º aniversário. Esta instituição, mesmo com a crise social e política naquele país, mantém o seu trabalho em prol do associativismo e da portugalidade. Assim, estará no dia 22 de junho na cidade Punto Fijo num encontro de direções regionais cantando os parabéns. Queremos deixar um grande Bem-Haja à grande família dos portugueses que vivem e trabalham na Venezuela e votos de sucesso continuado para esta associação e seu trabalho espalhado por toda Venezuela.

Dia de Portugal

Na Escola Portuguesa de Moçambique decorreu a festa do Dia de Portugal. Com a presença de muitos da comunidade portuguesa em Maputo, bem como os representantes do Estado Português, a Sra. Embaixadora de Portugal em Moçambique e o Ministro do Ambiente, a festa decorreu num ambiente muito agradável e descontraído. A gastronomia portuguesa estava bem representada com Francesinhas, cozido à portuguesa e doces tradicionais como o pão de ló e os pastéis de nata. Muitos artistas portugueses e moçambicanos animaram a festa. Os cabeças de cartaz foram os Brigada Victor Jara. Para o final ficou reservado o fogo de artifício. Num ambiente bem português foram assim as comemorações do Dia de Portugal.

Contempla Trilhos em mais um encontro OPLICO

No dia 5 de junho, dois representantes da Associação Contempla Trilhos, Ley Garcia e uma colega, partiram para Auvillar, França, para mais um encontro da parceria Portugal, França, Lituânia, Alemanha e Noruega, no âmbito do projecto OPLICO. Começaram por visitar uma escola secundária e centro de treino e aprendizagem, em La Réole, uma cidade histórica, onde lhes explicaram como é que têm trabalhado em prol da inclusão social dos imigrantes. Nesta escola, que os prepara para o ensino superior, tiveram oportunidade de conversar com algumas das pessoas que já estão integradas na comunidade para perceber a sua história de vida, especialmente desde que entraram em França.

Programa Regressar é "uma questão de justiça" para com os emigrantes
Programa Regressar é "uma questão de justiça" para com os emigrantes

Miguel Cabrita, secretário de Estado do Emprego, afirmou que o Programa Regressar, além de ser uma “prioridade” estratégica e política no regresso das comunidades portuguesas ao país, é também um programa “de justiça para com os compatriotas”. O ‘Programa Regressar’, prevê começar a "operar ainda este mês", e visa incentivar o regresso de pessoas que tenham deixado Portugal até dezembro de 2015 com o objetivo que se tornem residentes este ano ou no próximo, criando apoios na procura de emprego a emigrantes, mas também a lusodescendentes e familiares, como apoios de viagem, transporte e deslocação de bens. A declaração foi feita no V Encontro de Gabinetes de Apoio ao Emigrantes, no dia 3.

A Sociedade Portuguesa celebrou o seu 53º Aniversário

A Sociedade Portuguesa de Olavarría foi fundada a 24 de maio de 1966 por iniciativa de um grupo de portugueses naturais da Boa Vista e Apariços, concelho de Leiria. A partir desse momento costumes, cultura, gostos e todas as facetas que os portugueses desenvolveram durante milénios foram reeditados aqui, nesta terra abençoada da Argentina. A Sociedade Portuguesa participa ativamente em atividades programadas na nossa cidade, como desfiles cívico-militares, festivais tradicionais e tudo o que se relaciona com cultura. Ao nível nacional, participamos em atividades do Conselho das Comunidades Portuguesas de la Rca. Argentina. Também temos feito um trabalho partilhado com a nossa cidade-irmã Leiria.

Um ano a fazer fotografias temáticas com peças de jogos de tabuleiro

Durante um ano, Micael Sousa andou a fazer fotografias com peças de jogos de tabuleiro. Foram centenas de fotografias. Mas foi algo temático, pois cada fotografia constituía um diorama, uma mensagem sobre uma efeméride ou outra situação digna de comunicar. Para verem o resultado basta seguir o hashtag #boardgamephotocreative

Dubai Hindu

Ao sábado de manhã os templos hindus enchem-se de fiéis que prestam culto aos seus deuses. Descalçam-se e levam flores e comida como oferendas. Alguns homens têm pinturas na cara com um pó que dizem ter poderes e que ajuda a curar maleitas. Este templo fica ao lado duma mesquita, no Dubai velho. Dubai no seu melhor: a mistura de culturas e religiões.

Feliz aniversário Leiria

A Sociedade Portuguesa de Olavarría saúda os nossos irmãos de Leiria neste novo aniversário. Estamos orgulhosos dos laços de fraternidade e amizade que alcançámos com esta bela cidade, tão ligada aos nossos sentimentos. Muitos parabéns !!!!

Rancho Folclórico "Azinheira" apresentou-se na Vila Sierras Bayas da cidade de Olavarría

Domingo, 28 de abril, realizou-se uma nova atuação do Rancho Folclórico "Azinheira" da Sociedade Portuguesa de Olavarría, cidade geminada com Leiria. O evento foi organizado por uma agência de turismo da nossa cidade para um grupo de pessoas que viajaram da Europa, tendo começado a excursão no nosso querido Portugal. O Rancho Folclórico Azinheira foi formado no ano de 2016 com a ideia de representar a Sociedade Portuguesa na nossa cidade. É composto por 12 pessoas, entre adultos e crianças, e dirigido pela professora Nancy Pérez. Este grupo tem atuado em vários cenários da nossa cidade. Um deles é a Plaza de Portugal, onde todos os anos se apresenta com belas danças em homenagem à Virgem de Fátima, entronizada naquela praça em 2010.

Visita a Olavarría da imagem missionária de Nossa Senhora de Fátima

A Igreja de Nossa Senhora de Fátima viveu uma emotiva celebração durante a procissão de nossa Mãe, a Virgem de Fátima, proveniente de Portugal. O Rancho Folclórico "Azinheira", da Sociedade Portuguesa de Olavarría fez a guarda de honra. Toda a comunidade portuguesa e argentina acompanhou a cerimónia das 10 horas da noite de 12 de abril até as 10 horas da manhã de 13 de abril. O verdadeiro amor fluiu para com nossa mãe em orações, cantigas e entrega à nossa Rainha de Fátima.

120 jovens TeenPower reúnem-se na Marinha Grande

A Escola Guilherme Stephens recebeu no dia 10 de maio o encontro final TeenPower, um projecto inovador que testou a utilização de tecnologias móveis nas escolas como ferramentas te*****uticas. Contámos com escolas de Santarém, Leiria e Marinha Grande numa iniciativa que teve como parceiros o Judo Clube da Marinha Grande, o ginásio local, a Frutis, o município de Leiria e o Politécnico de Leiria. Aproximadamente 120 alunos experimentaram a prática de Judo, divertiram-se fazendo exercício físico e celebraram em conjunto a importância da promoção de comportamentos saudáveis na adolescência. Foram ainda premiados com smart bands, powerbanks e t-shirts os 10 primeiros classificados noTeenPower

Iftar

Iftar é a refeição com que se quebra o jejum no ramadão, quando o sol se põe. É momento de festa, de refeição e de reunião de famílias e amigos. Um grupo de cerca de 25 portugueses participou num iftar dinamizado por emiratis, no Centro Cultural Sheikh Mohamed. O jejum quebra-se com tâmaras e café árabe (aromatizado com cardamomo e açafrão). Partilhamos a refeição, são-nos explicados todos os pratos tradicionais desta altura. Segue- se uma visita à mesquita e explicação da arquitetura desta antiga parte da cidade. Todas as perguntas são permitidas, o lema do centro é "open doors, open minds". Todos saímos mais ricos destas partilhas.

O potencial da Gamification e dos jogos em contextos sérios

Na próxima quinta-feira, dia 9 de maio, vou estar no Gamify Europe, em Lisboa, partilhando as minhas experiências sobre aplicações de jogos de tabuleiro modernos para fins profissionais e de criatividade, tal como a vertente exploratória e de inovação social e educativa. Pode saber mais sobre a conferência, os temas e os oradores convidados em https://www.gamifyeurope.com/

Souk

No mercado velho do Dubai, quase tudo está como há 50 anos. A diferença são os turistas. O cheiro das especiarias invade-nos as narinas, as cores dos tecidos e do ouro ofuscam- nos. O souk é um labirinto de ruas estreitas, muitas cobertas com estruturas de madeira que proporcionam sombra e alguma frescura no pino do verão. Mas o que me fascina são os cheiros e sobretudo as pessoas. De todos os países e religiões, constituem a essência deste país.