Iftar

No Ramadão faço sempre um iftar (a primeira refeição após o pôr do sol e um dia de jejum), no Sheikh Mohammed Centre for Cultural Understanding. Os emiratis partilham connosco os seus costumes e tradições e os participantes podem perguntar tudo o que quiserem. Este centro fica no Dubai velho, à beira da creek, onde os velhos barcos de madeira falam de um Dubai de mercadores e pescadores, muito diferente do Dubai futurista de hoje. Portas abertas, mentes abertas, tolerância é a chave.

Câmara de Pombal cancela contas na Caixa Geral de Depósitos se balcão do Louriçal encerrar
Câmara de Pombal cancela contas na Caixa Geral de Depósitos se balcão do Louriçal encerrar

A Câmara de Pombal anunciou que vai retirar as suas contas da Caixa Geral Depósitos, caso o banco decida encerrar o balcão do Louriçal, que ali existe há 40 anos. Diogo Mateus, presidente da Câmara de Pombal, aproveitou a última reunião do executivo, realizada quarta-feira, para informar formalmente que “a partir de amanhã [quinta-feira] vamos deixar de trabalhar com a CGD”, passando “sete milhões de euros em conta corrente” para outras entidades bancárias. Leia mais em https://goo.gl/8y4C9s.

Associação de Cultura Portuguesa D'Aulnay-sous-Bois assinala Dia de Portugal
Associação de Cultura Portuguesa D'Aulnay-sous-Bois assinala Dia de Portugal

A Associação de Cultura Portuguesa (ACP) D'Aulnay-sous-Bois, em França, vai comemorar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, no domingo, dia 10, com a presença do autarca Bruno Beschizza, Paulo Marques, presidente do Conselho das Comunidades em França, e António Pereira Marques, presidente honorário da ACP.

Bandeira portuguesa no Queen Square
Bandeira portuguesa no Queen Square

A bandeira de Portugal é içada este sábado, dia 9, no Queen Square, em Cambrigde, Canadá. A atividade é promovida pelo Clube Português de Cambrigde e tem início às 11 horas locais, com saída do Galt Arena no Shade St, em direção ao monumento português existente em Queen Square. No trajeto, será escutado o hino de Portugal. O músico Fernando Correia Marques será um dos artistas convidados para o arraial, a partir das 14 horas (locais).

Leiriense ajuda a dinamizar comemorações do Dia de Portugal em Paris
Leiriense ajuda a dinamizar comemorações do Dia de Portugal em Paris

O monumento construído pelos portugueses em Champigny-sur-Marne, perto de Paris, de homenagem a um autarca francês que ajudou os emigrantes nas décadas de 1960/1970, é um dos cenários das comemorações do Dia de Portugal em França. “Este ano e daqui em diante, vamos comemorar o Dia de Portugal em frente ao monumento no Parque do Planalto de Champigny-Sur-Marne”, garante Valdemar Francisco, leiriense que preside à associação Les Amis du Plateau. Leia mais em https://goo.gl/swTjAK.

Padre da Maceira encontrado morto em praia da Marinha Grande
Padre da Maceira encontrado morto em praia da Marinha Grande

Foi com grande consternação que a população da Maceira, Marrazes e Monte Redondo, Leiria, recebeu a notícia da morte do padre Marco Brites. O corpo foi encontrado ontem de manhã, na praia das Valeiras, situada entre Água de Madeiros e S. Pedro de Moel, sem sinais de ferimentos. Leia a notícia em https://www.regiaodeleiria.pt/2018/06/morte-inesperada-do-padre-da-maceira/

Preparativos para a época balnear

Só falta mesmo o bom tempo e os veraneantes. A praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande, tem tudo a postos, para o início da época balnear. Os caixotes do lixo estão no areal e os nadadores-salvadores também.

Espectáculo Crianças ao palco
Espectáculo Crianças ao palco

Crianças das escolas de Leiria participam esta sexta-feira, na final do espectáculo Crianças ao palco. Na praça Rodrigues Lobo, em Leiria, a partir das 21 horas.

Estacionamento

Quando o estacionamento escassa, por vezes, fazem-se manobras que pensamos à partida impossíveis. A prova está na foto, com o condutor do carro cinzento a ocupar um espaço livre.

Casa para patos no rio Lis

Na tarde da última quarta-feira foi instalada uma casa de madeira no rio Lis para abrigar os patos que ali vivem. A casa foi oferta de um munícipe à cidade e aos patos. Agora, com as pequenas construções flutuantes, os animais já podem ter abrigo e alimento.

Exposição Rostos da Mia na ESECS
Exposição Rostos da Mia na ESECS

A exposição Rostos da Mia está patente na entrada da ESECS, no IPLeiria. Um conjunto de obras onde o rosto é o principal elemento.

Obras de requalificação na EN 109-9

Neste dia, também estão em execução obras de requalificação na rua principal do Coimbrão (EN 109-9) para colocação de condutas de águas pluviais, pré-ligação para fibra ótica e passeios.

Curiosidade no Coimbrão

Não é insólito seguramente, mas, depois de uma poda severa um damasqueiro criou um dos seus frutos num tronco.

Fogo de artifício no dia da cidade
Fogo de artifício no dia da cidade

A trinta minutos da meia noite, Leiria ficou iluminada com o fogo de artifício que anuncia o feriado municipal

Novo jardim

Uma manilha que espera a sua vez para ser utilizada, parece uma grande janela para o novo jardim. A obra ainda agora começou, mas já se podem observar pequenos pormenores, o local do espelho de água, já é visivel.

Porcos à solta
Porcos à solta

Uma carrinha cheia de porcos coloridos está a circular pelas estradas de Leiria. O veículo faz parte da organização do Pigs Festival Rock, evento que vai acontecer nos próximos dias 8 e 9 de junho, em Moinhos de Carvide, Leiria. Além dos porcos coloridos e de vários tamanhos, haverá também uma guerra de balões de água para limpar os porcos mais sujos.

JDM Game Dev Talk'18

A primeira Game Dev Talk realizada pelos estudantes do Núcleo de Jogos da Licenciatura em Jogos Digitais e Multimédia da ESTG/IPLeiria. Vários assuntos passaram por lá, desde Inteligência Artificial, Fotogrametria, Realidade Aumentada e Concept Art. Os estudantes estão também a realizar o Playria que se realizará dia 26 de maio, em conjunto com a CML onde estarão presentes youtubers, produtores de jogos, entre outros.

Febre de sábado à noite

Inverteram-se as posições, carros nos passeios, peões na estrada. A feira é a grande atração do mês de maio. Traz à cidade milhares de pessoas e não vêm a pé.