Carro abandonado

Na Quinta do Alçada em Leiria, existe um carro abandonado há muitos meses. Foi abandonado duas vezes, a primeira vez pelo seu proprietário e a segunda pelas entidades responsáveis. Ninguém quer saber.

Um parque infantil flutuante

Este parque infantil tem tudo para parecer normal, não fosse o caso de ser composto por 3 embarcações que foram anteriormente barcos e que foram transformados e agora flutuam nas margens do canal para fazer as delícias dos mais pequenos. Situado no bairro de Westerdok, no centro de Amesterdão, esta solução resolve os problemas da falta de espaço disponível. Conta também com uma mesa de piquenique e nos dias mais quentes está cheia de crianças e adultos que mergulham no canal. Apresenta boas condições de segurança, com pavimento em borracha, vedação em metal e boas instalações. Uma solução engenhosa para se conseguir mais espaço onde antes era água.

Praia Fluvial Alpedriz uma boa alternativa

A Praia Fluvial de Alpedriz é uma excelente alternativa às praias tradicionais. Junto à nascente, podemos encontrar uma ribeira, um açude e um parque de merendas, que fazem as delícias dos miúdos e dos graúdos. Água límpida e corrente, o açude é seguro, mesmo para quem não sabe nadar, com altura máxima 50 cm. Nesta praia fluvial do conselho de Alcobaça podemos passar um dia muito tranquilo e agradável.

Sanitas feitas a pensar na prevenção

A maioria das sanitas na Holanda apresenta um design diferente onde a saída do esgoto está mais à frente, e com uma aba plana na parte de trás, criando uma baía. Isto é feito para que o utilizador, ao ir à casa de banho, possa analisar os vários aspetos da sua urina ou excrementos que se depositam nesta aba plana e avaliar se apresentam alterações para visitar um médico. Pode parecer um pouco estranho ou antiquado mas tem toda uma lógica que pretende atuar como prevenção.

A união toma conta de Amor

São Paulo deve estar contente. Do alto de sua santidade pode ver a festa que os devotos organizaram em nome dele na terra de Amor, este fim de semana. Música, boa comida e amigos fizeram do espaço em frente à igreja paroquial uma celebração bonita, resultado de muita união. A regra é clara: os amorenses de 30 e 40 anos são responsáveis pela angariação de dinheiro para a obra divina. Mas eles não estão sós. Amigos, familiares e namorado(a)s juntam-se no compromisso de ajudar a causa. O resultado? Quatro dias de festa em clima familiar e de muita parceria.

Lixo nas praias

Hoje fui fazer uma caminhada à beira do mar e levei um pequeno saco para apanhar o lixo que fosse encontrando. Numa caminhada de aproximadamente 45 minutos apanhei o que veem na fotografia, mais alguns vidros dentro do plástico da direita que é meu. Depois penso que este já não vai andar por aí a poluir.

Uma luta desigual

Há cinco anos que lutamos pela manutenção destas árvores. Mas infelizmente vamos perder esta luta. A mesquinhez de uns e a falta de intervenção de quem tem que cuidar levaram a que algumas destas árvores ficassem doentes. Agora, acabamos por vê-las serem abatidas porque nada se fez. Mas pior, nada vemos fazer para salvar as restantes. A Câmara Municipal de Leiria não foi capaz neste espaço de tempo, apesar das propostas e soluções que pusemos em cima da mesa, de colocar o interesse público acima do interesse privado. Um interesse desinformado e desinteressado no bem comum. Hoje dia 17.08 caem mais 6 árvores. Quando não as queimamos cortamo-las! Que sociedade esta.

As pessoas sabem o que é um fascista?

A reverência polémica da participação de Marie Le Pen na Web Summit veio obrigar a debater e invocar conceitos das ciências políticas nas conversas corriqueiras. Mas será de conhecimento comum o que significa ser fascista. Aqui fica uma explicação no Blogue A Busca pela Sabedoria: http://abuscapelasabedoria.blogspot.com/2017/02/como-identificar-o-fascismo.html?m=0

Cascais 2018

As melhores férias de toda a minha vida, com o encontro do dia da juventude da associação Cap Magellan.

Cénico pôr-do-sol no norte da Islândia

Encaixada num dos mais belos fiordes da Islândia, o Siglufjordur, podemos apreciar o pôr-do-sol na pequena aldeia com o mesmo nome. Simplesmente um cenário deslumbrante, uma palete de contrastes de cores....

Boca do Inferno

Vermos a Boca do Inferno, que maravilhoso 😍

Santa Quitéria - Uma das 9 irmãs do mesmo parto

Situado no cimo do Monte de Santa Quitéria, em Felgueiras, encontramos o Santuário da Virgem Mártir Santa Quitéria, uma das 9 irmãs que nasceram do mesmo parto e que foram renegadas. Vale a pena visitar o Santuário pela história, pelas imagens das Santas e pelo espaço envolvente. Do Alto de Santa Quitéria podemos ainda deslumbrarmo-nos com a imensidão das paisagens sobre o Grande Minho. Recomendo uma visita demorada.

3 meses e mais de 100 fotografias

Há 3 meses surgiu-me uma ideia. Os jogos de Tabuleiro modernos têm componentes que pretendem dar enquadramento e significado às mecânicas de jogo e simulação que aplicam. Alguns desses componentes são fantásticos e por si próprios criações bem especiais. Assim surgiu a ideia de fazer uma fotografia de diorama diária na minha conta do Instagram alusiva a uma efeméride ou outro dia simbólico. Já lá vão 3 meses sem parar e mais de 100 fotografias. Podem ver as fotografias aqui: https://www.instagram.com/micaelssousa

Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro

Vale a pena visitar o Mosteiro de Pombeiro. Está classificado como Monumento Nacional e situa-se no concelho de Felgueiras. É um mosteiro com uma arquitetura românica de grande beleza e histórico. Integrado na Rota do Românico, este Mosteiro, em 1834, com extinção das ordens religiosas, foi pilhado e alienado tendo uma parte significativa das suas pedras e silhares sido aproveitada para outras obras da região. Mesmo assim uma parte significativa do Mosteiro encontra-se intacta pelo que recomendo uma visita.

Uma família em Bratislava- parte II

Para percebermos um país é preciso conhecer a sua história. Não basta dizer que os eslovacos são reservados e frios, é necessário assumir as nossas diferenças, perceber e aceitar. Aposto que eles também estranham o falarmos alto e sorrirmos tanto. No sábado, marcámos uma visita guiada para conhecermos mais a história do que foi a Eslováquia no seu período comunista. A visita foi feita num Skoda original da época e visitámos os locais ligados à época do período comunista.O facto é que a Eslováquia é um país mais aberto aos outros apenas desde 1993 e, vinte e cinco anos, é muito pouco tempo na história de um país. Para falar dos outros, temos de os conhecer.

Barcelona em fotografias

A cidade de Gaudi que vale a pena espreitar.

Raúl Alarcón, Vendedor da 80a Volta a Portugal

O Ciclista Espanhol Raúl Alarcón da equipa W52/ FC Porto, conquistou hoje pela segunda vez consecutiva, a Volta a Portugal de 2018, havia ganho tambem em 2017. Na 10a e última Etapa, um contra-relógio de 17 quilómetros, em Fafe, foi terceiro, tendo sido ganho pelo espanhol Vicente García de Mateos da equipa Aviludo / Louletano. Alarcón terminou os 1.598 quilómetros em 41:15.32 horas menos 1.03 do que Brandão e 1.14 do que De Mateos, que repete o terceiro lugar de 2017. Em termos coletivos a equipa vencedora tambem foi a W52 / FC Porto que ficou a frente do Sporting / Tavira. Viveu-se este domingo em Fafe uma tarde intensa de ciclismo no final da 80ª Volta a Portugal Santander.

Aeroporto, onde a saudade ganha vida

Uns chegam pela primeira vez a Portugal, outros dizem adeus a uma semana de férias ou até já, que é como quem diz "até para o ano", a familiares e amigos. É no aeroporto que a palavra "saudade" ganha o verdadeiro sentido. Saudades das férias que acabaram, saudades dos que deixamos para trás, saudades do nosso país.