Alambamento, uma experiência cultural a repetir

Angola é terra de tradições e, por estes dias, fizemos mais de 400 km, da capital angolana até ao município da Gabela, na província do Cuanza Sul, para assistir a um casamento tradicional, o Alambamento. Após apresentação das famílias, este é o segundo passo na vida do casal, o momento em que o noivo entrega os dotes exigidos pela família da futura esposa. Com lista mais ou menos extensa, no dote é obrigatório o garrafão de vinho, as grades de cerveja e de gasosa, o fato completo para o tio e os panos africanos para as tias, o anel de noivado e uma quantia monetária. Após entrega do dote, a festa prossegue noite dentro com banquete, muita música e bebida. Uma experiência cultural repetir!

Doze estudantes lusófonos recebem bolsas de estudo
Doze estudantes lusófonos recebem bolsas de estudo

Doze estudantes lusófonos foram premiados com bolsas de estudo Cap Magellan/Império, de 1.600 euros cada, numa cerimónia no Consulado Geral de Portugal em Paris, França. A cerimónia decorreu no dia 19 de janeiro e as bolsas foram oferecidas pela Império Assurances, num evento organizado pela Cap Magellan, que vai na 5ª edição, e teve a presença de João Alvim, cônsul geral adjunto. "O português já me ajudou para entrar no Colégio de Direito da Sorbonne. Perguntam a todos os estudantes quantas línguas falam e se têm outras culturas e isso conta no processo de seleção. Portanto, o português já me ajudou e vai continuar a ajudar na vida”, disse Eva Crespo, uma das distinguidas.

Celebração do aniversário do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes

No dia 3 de fevereiro comemorou-se o 96º aniversário do NLLC com uma receção na sua sede, uma cerimónia de Homenagem aos Mortos, junto ao seu monumento na Av 25 de Abril, realizada por militares do RA4 com a presença de várias entidades, nomeadamente: o Presidente da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues, o Vice-presidente da CML, Dr. Gonçalo Lopes e o Presidente do NLLC, Major Marto Silva. Seguiu-se uma missa na Sé de Leiria celebrada pelo Padre Fábio Bernardino e por um almoço convívio no restaurante Pinhal da Quinta.

Micael Sousa escolhe top 10 dos jogos de tabuleiro editados em Portugal em 2018

A nova moda de jogos de tabuleiro tem mudado no panorama nacional. Aqui fica o meu top dos 10 melhores jogos de tabuleiro modernos editados em Portugal: https://youtu.be/innHINgD7RA

Assembleia geral do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes (NLLC)

No dia 30 de janeiro realizou-se a Assembleia Geral do NLLC, na sede do mesmo. O presidente da mesa, coronel Joaquim Pereira, abriu a sessão à hora marcada. Após cumprimentar os presentes leu a ata da última reunião que foi aprovada por unanimidade. O presidente do núcleo, major Marto Silva, apresentou o relatório de contas e das atividades que também foram aprovados. Agradeceu a toda a equipa, incluindo voluntários e instituições, que tornaram possível a realização com êxito de muitas atividades recreativas e de apoio social, médico e psicológico. Agradeceu ainda a participação dos associados nestas atividades o que lhes dá a utilidade desejada. No final realizou-se um lanche convívio muito agradável.

Gabinete de Apoio ao Emigrante de Pombal já está a funcionar
Gabinete de Apoio ao Emigrante de Pombal já está a funcionar

Os emigrantes naturais de Pombal têm, desde o início do ano, um espaço de atendimento preparado para responder às suas solicitações. O Gabinete de Apoio ao Emigrante está a funcionar nos Paços do Concelho e pode ser contactado através do email gae@cm-pombal.pt. A criação deste serviço tem como objetivo “promover e colaborar no apoio, incentivo e acompanhamento ao retorno de pombalenses emigrados, servindo como um elo facilitador da reintegração social e profissional”, refere o Município em comunicado. No futuro, o gabinete fará ainda a ponte com os emigrantes que queiram desenvolver projetos de investimento e desenvolvimento local em Pombal.

Como integrar os jogos de tabuleiro modernos na aprendizagem

Este foi um Webinar, que é como quem diz um seminário online, sobre como se podem aplicar e adaptar jogos de tabuleiro modernos para as várias possibilidades e vertentes da aprendizagem, para todas as idades, públicos e tipos de formação, formais e informais, mais generalistas ou técnicas. O Webinar, em parceiria com o Portal Nacional dos formadores "Forma-te", pode ser visto em: https://youtu.be/a2Im8pRbvqA

Formação executiva com jogos de tabuleiro

Esta é uma das primeiras formações com jogos de tabuleiro Serios (Serious board games) em Portugal, demonstrando que os jogos são ferramentas poderosas para empresas e organizações. Serei eu a dinamizar esta formação, no ISEG, de algo que começou em Leiria.

Gala comemorativa dos 50 anos do GAU

Foi no dia 1 de janeiro que o Grupo Alegre e Unido da Bajouca comemorou 50 anos de existência, mas só hoje foi possível realizar a sua gala no pavilhão desportivo, num jantar com mais de seiscentas pessoas. Houve também lugar às homenagens e foram muitas: fundadores, presidente e ex-presidentes de junta e do clube, câmara municipal com a presença do presidente Raul Castro - que também entregou uma lembrança -, vice-presidente e vereador do desporto, padres, bombeiros e GNR de Monte Redondo, pessoas ligadas ao clube e atletas. Durante as homenagens também se pode ver a atuação da fadista conterrânea Cristina Maria. Viva o GAU.

Árvores de natal abandonadas às dezenas nas ruas

Estamos no início de janeiro e ao passar por várias ruas da cidade holandesa de Amesterdão é possível ver grandes amontoados de árvores de natal (reais, não de plástico) que dias antes decoravam os lares com o espírito natalício. Agora esperam que os serviços de limpeza da cidade as recolham - há dias específicos para colocar na rua qualquer grande objecto que uma pessoa se queira desfazer, desde antigo mobiliário, eletrodomésticos, bicicletas estragadas ou neste caso as árvores de natal. Há alguns montes tão altos que quase tapam montras É uma prática comum a utilização de árvores reais por aqui, comportamento que contrasta com todo o cuidado pelo meio ambiente que os cidadãos holandeses demonstram.

Cerveja portuguesa entra em 450 lojas da África do Sul em janeiro
Cerveja portuguesa entra em 450 lojas da África do Sul em janeiro

A cerveja Quinas vai passar a estar disponível em 450 pontos de venda na África do Sul a partir do final de janeiro, endereçando um mercado onde existe "uma comunidade significativa de portugueses", disse a responsável de marketing da empresa, Maria João Pereira. A entrada no mercado africano será feita pela Model Liquor Distributors, a 15 km de Vereeniging, onde existem vários restaurantes portugueses. Após a entrada em 450 pontos de venda, a Quinas identifica os restaurantes portugueses e a maior cadeia de supermercados da África do Sul, a ShopRite, como prioridade. A entrada neste mercado acontece depois da expansão para São Tomé e Príncipe, França e EUA.

Presépio em Bajouca com figuras especiais

Um presépio que recria o nascimento de Jesus Cristo e conjuga a dinâmica da profissões ancestrais, como o madeireiro, o oleiro, ou o agricultor, está presente em Bouça de Cá, na freguesia de Bajouca, concelho de Leiria A particularidade deste presépio é que além das tradicionais figuras, nele encontrarmos uma vaca e um burro verdadeiros. Vale a pena uma visita.

Rali Dakar 2019 começa no domingo e há 19 portugueses a participar
Rali Dakar 2019 começa no domingo e há 19 portugueses a participar

O mais mediático rali do mundo, o Dakar, sai este domingo, dia 6, para a estrada e entre os 534 pilotos e navegadores participantes há 19 portugueses. Paulo Gonçalves, Joaquim Rodrigues e Mário Patrão nas motas são alguns dos nomes mais conhecidos, tal como Paulo Fiúza nos camiões. Nos carros e SSV estão o campeão nacional de todo o terreno Ricardo Porém, Bruno Martins, Pedro Mello Breyner e Miguel Jordão. A edição de 2019 é composta por 10 etapas, duas delas maratonas, com um total de 5.600 km, 70% dos quais percorridos em areia. A partida e chegada será em Lima, no Perú, o único país que recebe a prova. Saiba mais sobre a prova em https://www.dakar.com/fr.

Luso-descendente promove design em cortiça no mercado norte-americano
Luso-descendente promove design em cortiça no mercado norte-americano

A promoção da cortiça como um "material incrível" e "muito sustentável" é uma das motivações da designer lusodescendente Melanie Abrantes, que desenha peças únicas na Califórnia com a matéria-prima importada de Portugal. A artista, que fundou a marca Melanie Abrantes Designs em Oakland, produz artigos para casa com vários tipos de cortiça que são vendidos em lojas da especialidade. Entre os produtos em cortiça que Melanie Abrantes, de 28 anos, criou estão caixas de joias, candeeiros de teto, cinzeiros para canábis, castiçais e vasos para plantas. Neta de portugueses, visita Portugal uma vez por ano, dividindo-se entre Lisboa, onde vive a avó, e os produtores de cortiça no norte.

Luso-canadiana sobe ao cume mais alto da Antártida
Luso-canadiana sobe ao cume mais alto da Antártida

A luso-canadiana Ema Dantas, de 51 anos, conseguiu subir ao cume do monte Vinson, a montanha mais alta da Antártida, com uma altitude de 4897 metros, no dia 5 de dezembro, pelas 5h30, hora local. "O tempo estava ótimo e permitiu que pudesse posar para algumas fotos. Trouxe as bandeiras do meu país e os meus netos que estão sempre na minha mente", disse, em mensagem, na viagem de regresso, segundo divulgou a Embaixada de Portugal no Canadá. Filha de emigrantes de Miranda do Douro, distrito de Bragança, Ema Dantas escalou ao Monte Elbrus, na Rússia, o terceiro dos sete cumes do mundo, em missão solidária em agosto passado.

Casa arde no Coimbrão

Por volta das 18h00, começou a arder uma casa na rua do casal de baixo, no Coimbrão. Foi uma aflição quando rebentou ao que parece uma botija de gás que se ouviu na aldeia toda. Não há feridos, mas, a lamentar é a falta de pressão de água nas bocas de incêndio mesmo ali próximo, o que deixou as pessoas muito indignadas. Os bombeiros tiveram de ir abastecer a outro local.

"Repórter no Mundo" ensina alunos a escrever notícias
"Repórter no Mundo" ensina alunos a escrever notícias

Foi uma aula diferente. Os telemóveis não só ficaram ligados como foram usados para tirar fotografias e escrever “histórias”. Foi assim, dia 10 de dezembro, com duas turmas de 5.º ano da Escola Básica e Secundária de Ourém. Na aula de Português, a propósito do texto jornalístico, os alunos aprenderam o que é uma notícia e como se constrói, usando a aplicação “Repórter no Mundo”, desenvolvida e lançada pelo REGIÃO DE LEIRIA este ano. Durante a aula, os alunos ficaram a saber mais sobre o jornal, que completou 83 anos em 2018, e sobre a importância do jornalismo no mundo atual.

Queijo em forma de Estrela só mesmo em Dezembro

Numa das mais conhecidas cadeias de supermercados holandeses, chamada de "Albert Heijn", encontra-se à venda um queijo que me chamou muito a atenção. Foi a sua forma atípica, basicamente uma estrela de cinco pontas ☆ de cor verde e com um texto em relevo dizendo "Merry Christmas" ou Feliz Natal na nossa língua e com uma imagem de uns galhos e azevinho. Este queijo fabricado no Reino Unido é do tipo "Cheddar", tem 260 gramas e custa 3,99€. Um exemplo interessante de como a sua forma potencia as vendas nesta época de festividades. Acabei por não o adquirir, mas se me chamou a atenção? Certamente!