E quando chove...

Nos Emirados Árabes Unidos chove em média 10 dias por ano. Compreende-se que quando chove seja o caos. As ruas não estão preparadas para a chuva, os prédios e as casas também não. Três horas de chuva intensa e os acidentes na estrada são às centenas, partes inteiras da cidade alagadas, escolas fechadas... Uma cidade de pantanas. Toda a gente fica fascinada a ver chover e, se na escola, é difícil afastar os garotos da janela da sala de aula, na rua, anda tudo a brincar à chuva. Nas montanhas é assustador, torrentes de água descomunais descem as encostas pedregosas, arrastando tudo à sua passagem.

Festival do Chícharo da Serra promove iguaria até dia 26

No dia 22, Artur Santos, Pedro Alves, Gonçalo Lopes e o padre Mário Verdasca inauguraram o 13ª edição do Festival do Chícharo da Serra que se realiza até ao dia 26, em Loureira, Santa Catarina da Serra. Depois de darem as boas vindas aos convidados, elogiaram o executivo da junta de freguesia que há 13 anos iniciou este festival, agradeceram à direção da Forserra que agora organiza o evento e às diversas associações que participam na sua organização. O festival inclui "restaurantes" com menus de chícharo, tendas de expositores, espetáculos musicais e até um trail do Chícharo da Serra. Evento pretende promover a região, valorizar a gastronomia, a cultura, os circuitos pedestres e convívio de todos os que participam no Festival.

Contempla Trilhos participa em conferência internacional sobre migrantes e refugiados

A Contempla Trilhos, através de Sofia Matos, apresentou o estudo sobre migrantes e refugiados, do projeto europeu OPLICO, na conferência internacional "Conferência & Festival de Cinema Portugal 2018 - cinema para a inclusão social", organizado pela Aidlearn, que decorre nos dias 22 e 23 de novembro no auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, em Telheiras, Lisboa. Esta conferência faz parte do projeto RefugeesIN, financiado pela Agência Nacional através do programa Erasmus+. Para além das palestras, foram exibidos filmes, realizados pelos participantes, com base nas suas experiências e com a formação que tiveram num curso piloto RefugeesIN de 100 horas, onde aprenderam a fazer filmes.

Livros grátis deixados na rua. Leve os que goste.

Junto ao caixote do lixo alguém deixou uma data de livros que já não quer. Mas alinhou-os com a capa para cima para que qualquer pessoa que passe veja e leve os que quiser. Os livros estavam na zona de Westerdok e foi engraçado ver que, ao longo do dia, os livros iam desaparecendo. Uma boa iniciativa certamente. Pena serem em Holandês, caso contrário tinha trazido um também.

A 'União' de Leiria

Mais um Domingo e para muitos é dia de futebol, em Leiria a tradição de ir 'à bola' tem sido posta de parte por grande parte dos habitantes desta cidade. Mas para muitos é um reencontro entre amigos e família após mais uma semana de trabalho, uma tradição onde o adepto mais velho da família se junta ao mais novo para apoiar o clube da cidade.

Baile anima festa da diáspora em Paris Baile anima festa da diáspora em Paris
Baile anima festa da diáspora em Paris

Um baile de música popular animou até ao início da madrugada deste domingo, 18, o 27º Jantar Anual de Confraternização da Diáspora Batalhense, em Champigny-sur-Marne, nos arredores de Paris. Muitos dos participantes, cerca de duas centenas de emigrantes do concelho, residentes em França e noutros países europeus, não dispensaram um pezinho de dança

Batalhenses prestam homenagem à diáspora em França

O comendador José Batista de Matos, natural do concelho da Batalha, foi homenageado na manhã deste sábado, 17, no Museu da Emigração, em Paris, pelo Grupo de Teatro e Canto da Academia Sénior da Batalha. Esta noite, o grupo participa no 27º Jantar Anual de Confraternização da Diáspora Batalhense, em Champigny-sur-Marne, nos arredores de Paris, com a presença de duas centenas de emigrantes do concelho, residentes em França e noutros países europeus.

Lions Clube de Leiria apoia projecto LUCAS

O projecto LUCAS, do Lions Clube International, visa a angariação de fundos para a investigação da oncologia pediátrica em Portugal - Juntos no Combate ao Cancro Pediátrico. O Lions Clube de Leiria organizou um rally paper na cidade de Leiria, no domingo, dia 11, que juntou quase cem pessoas em volta desta causa, tendo angariado 500 euros com a iniciativa. A chamada de atenção para os problemas ambientais nomeadamente do lixo produzido e, muitas vezes, deitado fora pelas ruas da cidade, foi o mote do itinerário escolhido. Pela primeira vez foi adoptado o road book electrónico. A Nossa Senhora do Monte e as Grutas da Moeda fizeram parte do passeio. Um sucesso.

Jovens chineses aprendem português com apoio do REGIÃO DE LEIRIA
Jovens chineses aprendem português com apoio do REGIÃO DE LEIRIA

Na cidade de Hangzhou, uma antiga capital da China, nas palavras de Marco Polo "a maior cidade do mundo", o ensino da língua portuguesa está a cargo da ZISU (Zhejiang International Studies University) e desperta um interesse crescente junto dos jovens chineses. Estes novos falantes da língua de Camões passam a partir desta semana a contar com o apoio das edições do REGIÃO DE LEIRIA, para o desenvolvimento dos seus estudos e conhecimento da realidade portuguesa.

Polvos, em crochet, para proteger bebés prematuros

Pude participar numa actividade interessante: fazer um polvo para bebés prematuros, que estão em incubadoras. Estas pequenas obras de arte fazem com que o bebé se sinta protegido e estimulam-no enquanto está na incubadora. Hoje reunimos um pequeno grupo para aprender a fazer os animais. Quando já tivermos feito uns quantos, vão ser enviados para um hospital, com unidade de prematuros, e serão esterilizados e oferecidos às famílias. Fica a informação: https://www.noupops.org/

Dinheiro só no telemóvel

Na China os meios tradicionais de pagamento, dinheiro em notas e moedas, cartões de débito e crédito, são cada vez mais coisa do passado. A grande referência das transacções é o pagamento através de aplicações com telemóvel. Quem anda com dinheiro vivo ou cartão de pagamento é turista ou alguém que vive fora de época...

Expo-Indústria e Projekta em simultâneo na próxima semana

Expo-Indústria e Projekta - Feira Internacional de Equipamentos e Serviços para a Construção Civil, Obras Públicas, Urbanismo, Arquitetura e Decoração de Interiores, os dois principais eventos motores da economia angolana, decorrerão este ano em simultâneo, de 14 a 17 de novembro, na ZEE- Zona Económica de Luanda. A maior montra de exposição da indústria e da construção em Angola reunirá mais de 300 expositores em 28.000 m2, sob o lema “Crescer, a Fazer Crescer”, com o objetivo de contribuir para a promoção da produção nacional e para o fomento das relações empresariais entre os dois sectores. Veja o vídeo.

A escolha brasileira de buscar uma vida melhor após a eleição de um presidente de extrema-direita
A escolha brasileira de buscar uma vida melhor após a eleição de um presidente de extrema-direita

Para quem decide trocar o Brasil por Portugal, as promessas subliminares não são poucas. O imaginário de viver na Europa carrega consigo uma série de referências que chegam sedutoras além-mar. Da esperada qualidade de vida, presente, por exemplo, na segurança já há muito não vista em terras tupiniquins, à oportunidade de frequentar uma formação profissional de qualidade, a mudança de continente vem carregada de uma série de anseios a serem preenchidos. Conheça três casos de quem escolheu viver em Portugal, vindo do país irmão, e já tem muito para contar. Leia no REGIÃO DE LEIRIA em http://bit.ly/2REyAz7.

Nazarenos homenageados em Toronto
Nazarenos homenageados em Toronto

O município da Nazaré visitou Toronto para o aniversário do Rancho da Nazaré de Mississauga e homenagear cinco nazarenos, pelo contributo para o desenvolvimento da comunidade local e divulgação das suas raízes culturais no país. Amadeu Caria Vaz, responsável pela criação da Rádio Records e Rádio Clube Português; António Sousa, fundador do Rancho da Nazaré de Mississauga (o mais antigo da diáspora portuguesa) e do First Portuguese Canadian Club; Charles Sousa, comendador e ex-ministro das Finanças de Ontário; José Maria Eustáquio, organizador da Parada da Semana de Portugal; e José Mafra, presidente do Rancho Folclórico da Nazaré de Mississauga nos últimos 30 anos, foram os galardoados.

Web Summit traz últimas da tecnologia a Lisboa

A capital portuguesa é o epicentro da tecnologia e da inovação entre hoje e dia 8 de novembro. Pelo terceiro ano consecutivo a Web Summit — a maior conferência de tecnologia e inovação da Europa — tem lugar na Feira Internacional de Lisboa (FIL). Centenas de empreendedores, investidores, empresários e entusiastas vão debater o presente e o futuro da tecnologia. O evento foi fundado em 2016 pelo holandês Paddy Cosgrave e vai fixar-se em Lisboa nos próximos 10 anos. A par das conferências, a Night Summit, o Sunset SUMMIT e o Surf Summit são três dos eventos que se assumem como uma extensão deste encontro tecnológico. Conheça tudo sobre o evento em https://websummit.com/

Rendida às tradições

Não aprecio passas, nem brindeiras doces. Nunca andei nas ruas a pedir o bolinho, nem andei de saco na mão a tocar às campainhas e portas da terra. Não era tradição aqui na aldeia. Agora já são muitos os miúdos que o fazem, muitos inspirados numa tradição importada doa EUA. O tempo converteu-me... este ano agarrei-me à massa e adaptei os ingredientes aos meus gostos. Fiz troca de bolinhos com a família, cada um com a sua receita. Este foi o meu Dia do Bolinho.

Morreu o fotógrafo que imortalizou a emigração portuguesa em França
Morreu o fotógrafo que imortalizou a emigração portuguesa em França

Gérald Bloncourt, o fotógrafo que imortalizou a emigração portuguesa em França nos anos 60 e 70, nomeadamente nos bairros de lata, morreu na segunda-feira, aos 92 anos. O fotojornalista retratou os “bidonville” portugueses, mas também a viagem clandestina – “a salto” – para França. Gérald Bloncourt nasceu em 1926, no Haiti, de onde foi expulso por razões políticas e passou a residir em Paris, onde iniciou uma carreira de fotojornalista que o levou ao encontro dos portugueses nos bairros de lata dos subúrbios da capital francesa. O primeiro “bidonville” que fotografou foi o de Champigny-sur-Marne, nos arredores de Paris. O funeral está previsto para dia 5, no cemitério Père Lachaise, em Paris

Leslie a tempestade na EN109-9

Aconteceu o grande incêndio em 15 de outubro de 2017 e agora o furacão Leslie no dia 13 de outubro de 2018. Foi mau demais para uma região que não está habituada a intempéries. Desta vez fiz um vídeo de parte do percurso desta estrada 109-9 para dar uma ideia de como está o que a ladeia. Quem a conhece, e já há um ano que não a frequenta, ficará decerto muito dececionado. Começa-se numa zona verde, que seria igual em todo o percurso, mas depois aparecem árvores partidas, tombadas e depois a zona abrangida pelo fogo ... https://www.youtube.com/watch?v=zq_Hh1jwHms&t=9s