300 seguidores do canal jogos no tabuleiro

O canal Jogos no Tabuleiro registou mais de 300 seguidores no YouTube. É um número muito reduzido, quando comparado com os youtubers profissionais, mas dentro deste nicho começa a ser relevante. Podem subscrever os vídeos do canal Jogos no Tabuleiro aqui: https://m.youtube.com/channel/UCGNVNi_Zv4NXbfIlYmRHGow?sub_confirmation=1

Repórter no Mundo no V Congresso de Literacia, Media e Cidadania

Um estudo exploratório intitulado "Repórter no Mundo: jornalismo de proximidade através de uma app?" foi apresentado por Pedro Jerónimo, leiriense e investigador na Universidade da Beira Interior, no decorrer do V Confesso de Literacia, Media e Cidadania, que teve lugar na Universidade de Aveiro, nos dias 3 e 4 de Maio. As motivações dos utilizadores, os critérios de construção de conteúdos e o papel dos media regionais e do público no jornalismo, foram alguns dos temas abordados. O evento contou, entre outros, com a participação de Ferguss Bell, jornalista e especialista em verificação de notícias em media digitais, que apresentou experiências e propostas para responder às "fake news".

Tolerância

Por aqui as temperaturas estão a subir, mas ainda sabe bem ir à praia. Quando vim morar para este país, muita gente me perguntou se tinha que usar burka... Aqui está uma foto que mostra como tudo se harmoniza e coabita.

Jardim Maria de Jesus Barroso é sala de visitas no Minho

Em 2016 foi inaugurado em Fafe o jardim Maria de Jesus Barroso, no parque da cidade. Sendo Fafe conhecido como a "Sala de Visitas do Minho", esta atribuição em homenagem a uma grande senhora, o jardim veio trazer maior visibilidade à beleza da cidade no norte de Portugal.

Festival da morcela e arroz doce

Foi no Dia da Liberdade que se cantou o fado em Monte Real, integrado no festival da morcela de arroz e do arroz doce. Depois de deliciar o estômago nas tasquinhas, o público deliciou os ouvidos com os fados do Emanuel Moura e da Elsa Gomes. A convite desta, a fadista Iolanda Garcia contribuiu com uma pequena atuação também muito ovacionada por um público muito participativo. Trata-se de um evento organizado pela Associação de Turismo de Monte Real com o apoio da Junta de freguesia local e da CML e que decorre até ao dia 28 deste mês com muitos petiscos e animações.

WineNique - o piquenique onde o vinho é rei

A segunda edição acontece já a 12 de maio no Mangais Golf Resort, em Luanda, e volta a reunir famílias num espaço de convívio, com diversas atividades artísticas e culturais, onde o vinho é rei. Depois da primeira edição, em 2018, ter superado todas as expectativas, a organização - Social Team Angola pretende colocar o evento no roteiro turístico nacional e internacional e conta este ano com o mais alto patrocínio da South Africa Tourism. O evento é inédito e junta o melhor das culturas europeias e africanas, o convívio familiar com uma refeição ao ar livre e a degustação de um bom vinho. Curioso? Veja as imagens da edição de 2018!

Jogos para inovar, gerar ideias e projetos

A D.Dinis Business School tem vindo a apostar em formações em que os jogos são ferramentas para desenvolver competências para profissionais e empresas. A mais recente será direcionada para o desenvolvimento de ideias e projetos: https://www.ddinisbschool.com/noticia/curso-inovador-sobre-tecnicas-de-serious-games-e-gamification-na-d-dinis-business-school

Porque andam os coelhos com ovos na Páscoa?

As atuais festividades da Páscoa resultam de múltiplas origens. Aqui fica um resumo em texto: https://abuscapelasabedoria.blogspot.com/2010/04/porque-temos-ovos-e-coelhos-na-pascoa.html?m=1 E em vídeo: https://youtu.be/Oy93lfXQ5ao

Pedrógão Grande reúne comunidades estrangeiras em festival
Pedrógão Grande reúne comunidades estrangeiras em festival

São portugueses, holandeses, cabo-verdianos, suíços, escoceses e muitos outros cidadãos de outras nacionalidades que vivem no centro de Portugal e se vão juntar dias 26, 27 e 28, no Festival das Comunidades Estrangeiras. O evento é organizado pelo Programa CLDS 3G "Viver Pedrógão" e tem como objetivo dar a conhecer a diversidade de culturas existentes na região. O dia 26 há um Concurso Escolar, realizado na Casa Municipal da Cultura, a partir das 14h30, e nos dias 27 e 28 o Festival irá decorrer no Jardim da Devesa, das 14h30 às 19 horas, onde decorrerão workshops, degustações e exposições de cultura e gastronomia dos vários países representados.

Fogo na Catedral de Paris

Na segunda-feira, 15 de abril, depois de 6h30 da tarde, um suposto fogo acidental foi declarado na carpintaria da Catedral "Notre Dame de Paris". Em algumas horas, ficou destruída parte da jóia de arte gótica. Uma memória tangível da experiência dos nossos antepassados perdida para sempre.

Um livro...um sorriso!

Estou a trabalhar em Timor... Queria lançar-vos um desafio: que tal dar liberdade aos livros. Sim, esses livros que alguns de vós têm prisioneiros em prateleiras ou caixas na garagem ou no sótão, que foram vossos, dos vossos filhos, ... Livros de histórias, de aventura, banda desenhada .... Deixem-nos voar e vir preencher as mãos e a mente de alguma criança/jovem aqui do outro lado do mundo e ganharem uma nova casa e uma nova liberdade nas bibliotecas escolares de cá 😃 Enviar 2kg de livros para Timor-Leste custa 2 euros  (valor de encomenda económica) A sua nova morada será: CAFE de Liquiçá Apartado 144 Correios de Díli - Timor Leste Obrigadu barak 😉 Beijinhos

O fado a favor de São Tomé e Príncipe

Juntos por São Tomé e Príncipe - Marinha Grande foi o mote para uma noite de fados solidário na Associação Cultural e Recreativa da Comeira, no dia 13 de abril. Mais uma vez a fadista Deolinda Bernardo e a sua equipa, José Pires e Ricardo Dias, deram provas da sua generosidade ao juntarem-se gratuitamente a esta causa de angariação de fundos e bens para as crianças de São Tomé e Príncipe. A fadista Iolanda Garcia também deu o ar da sua graça ao cantar alguns fados a convite da Deolinda. Esta também apelou a quem tiver material escolar ou livros de história para dar que lhes façam chegar os mesmos para depois serem enviados para aquele país. Abrace também esta causa. Seja solidário.

Calçadão da Ilha é atelier a céu aberto

A Feira de Artesanato Urbano de Angola realiza-se no primeiro sábado de cada mês e é um verdadeiro atelier a céu aberto. Um espaço único na cidade de Luanda, em pleno Calçadão da Ilha, que apresenta não só uma grande variedade de artesanato, como também promove o intercâmbio entre expositores. Organizada pelo Grupo Artesanato de Angola, nela podemos encontrar diversas opções artísticas e decorativas no domínio das artes plásticas, moda, bijuteria, utensílios de uso doméstico, entre outros, muitos dos quais produzidos em vidro, cestaria, crochet, velas, escultura de madeira, argila, reciclagem, cartonagem, cosmética artesanal e gastronomia caseira.

Portugueses em Long Branch ajudam Nadadores da Nazaré a comprar equipamento
Portugueses em Long Branch ajudam Nadadores da Nazaré a comprar equipamento

"A praia da Nazaré é mais do que uma praia de pescadores e mulheres que vestem o traje tradicional das 'sete saias' ... A praia é mundialmente conhecida pelas suas ondas gigantes (...) é uma das mais populares e procuradas praias, por turistas de todo o mundo...", refere a associação Portuguese Club of Long Branch. A pensar em quem visita a praia, o clube português nos Estados Unidos da América, com Filhos de Maria, Escola Lusitânia, Velhas Guardas e Chop Rider, organiza um jantar de angariação de fundos para a compra de uma moto 4x4 para a Associação de Nadadores Salvadores da Nazaré. Sábado, dia 13, na sede da coletividade.

Consulado português em Manchester alarga horário e funciona aos sábados
Consulado português em Manchester alarga horário e funciona aos sábados

O consulado de Portugal em Manchester, Reino Unido, vai funcionar com um horário alargado e abrir aos sábados até ao final deste ano para responder a um aumento da procura esperado devido ao 'Brexit'. O novo horário, durante a semana, pressupõe abrir 30 minutos mais cedo, às 8h15, e encerrar uma hora mais tarde, às 17 horas, indicou o consulado, na página oficial. A abertura aos sábados será feita apenas em 17 dias selecionados, entre 27 de abril e 14 de dezembro, indicados em www.manchester.consuladoportugal.mne.pt/. Os portugueses residentes no Reino Unido têm a partir de agora um ponto de informação no Centro de Atendimento Consular para o Reino Unido - Linha BREXIT (+44 203 636 8470).

Feira Internacional de Luanda abre inscrições para nova edição em julho

A Feira Internacional de Luanda (FILDA) volta a realizar-se na ZEE - Zona Económica Especia de Luanda, de 9 a 13 de julho. As inscrições já se encontram disponíveis na página do evento, www.filda.co.ao. Trata-se do maior evento multissectorial de exposição e negócios em Angola e junta anualmente centenas de expositores nacionais e de países de África, América, Europa e Ásia para expor produtos e serviços, assim como estabelecer contactos e parcerias comerciais, atraindo milhares de visitantes. As empresas portuguesas são já presença assídua na FILDA, tendo sido Portugal o maior expositor estrangeiro da FILDA 2018, com 25 expositores.

29º Encontro dos Antigos Alunos da EICL/ESDD

No dia 6 de abril, pela 29ª vez, realizou-se um encontro dos Antigos Alunos da Escola Industrial e Comercial de Leiria, atual Escola Secundária Domingos Sequeira, tendo reunido quase duas centenas de pessoas num ambiente de grande confraternização. O encontro incluiu uma visita guiada pelo Doutor Acácio de Sousa à Leiria Judaica, uma visita guiada pela Professora Natália Caseiro à escola, um almoço e jantar servido pelo restaurante A Grelha, um concerto pelo grupo de Concertinas do Sicó e um baile pela Elsa Gomes, tudo isto na zona VIP do Estádio Municipal de Leiria A Dra Graciete Campos manifestou a grande satisfação de toda a equipa e participantes pelo êxito deste encontro

Matemática de mãos dadas com a Indústria

Foi no passado dia 3 de abril no Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto (CDRSP) do Politécnico de Leiria, localizado na zona industrial da Marinha Grande, que decorreu o International Worshop From Industry - PreESGI 2019, onde algumas empresas de diferentes pontos do país apresentaram problemas de índole industrial que a matemática pode ajudar a resolver. Alguns destes desafios serão selecionados para resolução na edição 155 do European Study Group with Industry que este ano será organizado pelo CDRSP e pelo Departamento de Matemática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPLeiria na semana de 1 a 5 de julho (http://esgi.ipleiria.pt/).