Museu dos Comboios apresenta comboio real

O Museu dos Comboios do Entroncamento é um dos maiores museus ligados ao comboio. Neste museu é possível encontrar uma grande diversidade de comboios, locomotivas e vagões que, ao longo dos anos, serviram para transportar passageiros e mercadorias, e que fazem parte da memoria dos portugueses. Está, ainda, disponível um vídeo com a evolução e o desmantelamento das linhas férreas em Portugal. No Museu ainda se pode ver o comboio Real de Dom Luís I e o Comboio Presidencial, ambos restaurados recentemente. Vale a pena a visita.

Uma das melhores repórteres do mundo

Conheci a Maria José Margarido em Boston, em 2001. Frequentávamos um curso de verão para jornalistas com uma bolsa da FLAD. Entre nós, foi amor à primeira vista. Eu admirava o seu desprendimento e simplicidade. Adorava ouvi-la falar das suas viagens e gravei na memória o seu fascínio por conhecer o mundo, saber mais e contar. A Zé era uma das jornalistas que eu mais admirava e gostava de ler. De verbo perfeito e solto, escreveu muito sobre educação, mas não só. Era uma repórter exímia. Morreu em 2006, no Chile, quando a avioneta em que seguia com três amigos se despenhou. Neste 8 de setembro, que alguns calendários marcam como Dia Internacional do Jornalista, é nela que penso. Era uma das melhores.

Sagrada ou Azul: dois jogos que marcaram 2017

Há dois jogos que marcaram 2017 e que têm sido constantemente comparados. Falo de "Sagrada" e "Azul", dois jogos abstratos de introdução para adultos com um design gráfico e temáticas pensadas para adultos, mas que podem ser jogadas por toda a família. Em Sagrada construímos vitrais da famosa catedral de Gaudí, em Azul recriamos a arte de produção de azulejos em Portugal. No vídeo podem ver mais detalhes: https://youtu.be/U6l9ac-Euys

Até na Suécia são contra a exploração de petróleo no Algarve

Na recente visita que fiz a Estocolmo, a capital da Suécia, deparei-me com uma situação interessante. Na ponte Riksbron que liga a cidade à ilha de Gamla-Stan, amontoavam-se inúmeros cadeados, ali colocados por casais de namorados ou casados para celebrarem o seu amor. Nada de extraordinário, não fosse um grande autocolante amarelo a destacar-se junto a este amontoado de cadeados e no qual se lê "Algarve oil, no thanks" cuja tradução significa "Petróleo no Algarve, não obrigado". Achei pertinente e curioso tal demonstração contra a exploração de petróleo no sul do nosso país, na distante Suécia... A questão agora é quem foi o autor? Terá sido sueco? Um português ?..

Empresas portuguesas estão presentes numa das maiores feiras mundiais
Empresas portuguesas estão presentes numa das maiores feiras mundiais

3D Cork, Laboratório D’Estórias, Carapau Portuguese Products, Burel Mountain Originals, Devilla, Lasa, Têxteis Iris, TM Collection e Sugo Cork Rugs são as nove empresas portuguesas que, de 7 a 11 de setembro, participam na Maison & Objet, uma das principais feiras mundiais de produtos para a casa, que decorre em Paris, França. À visita de milhares de clientes, compradores, designers, jornalistas e bloggers internacionais, junta-se a presença de Ana Teresa Lehmann, secretária de Estado da Indústria, que promete acompanhar a delegação internacional da indústria portuguesa, no sábado. A participação das empresas nacionais é uma iniciativa no âmbito do projeto From Portugal.

Quebrar a rotina n'O Tamancos

Se queres descansar e tens duvidas do local, não percas tempo. O Tamancos Camping é o que procuras. Um conceito diferente para quem quer fugir da rotina e ter experiências novas. Tenho a certeza que no Louriçal, concelho de Pombal, tens o que procuras. Um parque inserido num ambiente de natureza, com varias opções de alojamento que se adequam às necessidades de cada. O site ajuda para quem quiser ficar a conhecer mais um pouco (http://campismo-o-tamanco.com).

A aplicação reporte do RL é gamificação?

Quando vi esta aplicação do RL fiquei de imediato interessado. No fundo isto é uma forma de gamificação da atividade informal e formal de jornalismo. Aplicam-se elementos do design de jogos para incentivar a atividade de partilha e participação neste rede, havendo um acréscimo produtivo por essa via. Se quiserem saber mais sobre o que é a gamificação e o Serious game podem ver aqui: http://abuscapelasabedoria.blogspot.com/2018/06/qual-diferenca-entre-gamificacao-e.html?m=0

Arte xávega continua a ser atividade na Praia da Vieira

A arte xávega é uma pesca artesanal feita com rede de cerco e o seu equipamento e composto de redes e cabos flutuantes, e barcos do tipo tradicional. A Praia da Vieira, no centro do país, mantém fortemente viva esta tradição, para memória de todos. Depois da pescaria, o peixe fica disponível para venda ao público (com vídeo).

Tasquinhas na Ilha por gente que trabalha

A convite de um amigo, que até pagou o jantar, fui conhecer as tasquinhas da Ilha, concelho de Pombal. Gente que trabalha e mostra obra. Ali se viu, não só pelo número de associações envolvidas, como dos vários stands e meios de diversão presentes no evento.

Brunch, o dia todo

Ao contrário do que revela a descrição americana, em Portugal um brunch pode ir além apenas da refeição e união entre desjejum e almoço. Localizado na Marinha Grande, o charmoso café com ares retrô Hello Darling, serve o seu cardápio de panquecas, waffles, tapiocas e até açaí, durante todo o dia. E o namoro com a fusão brasileira não fica só na ementa: no som ambiente também toca o melhor do samba e da música popular vinda do outro lado do Atlântico. Excelente harmonização!

Avelar restaura forno comunitário

As obras de requalificação do Forno de Avelar, sinalizado como imóvel de interesse público, vão ser inauguradas este fim de semana durante as festas em honra de Nossa Senhora da Guia. Podemos contemplar agora a intervenção que se espera possa manter viva a história e a tradição dos avelarenses.

Porto de Leixões recebe o maior navio cruzeiro de sempre
Porto de Leixões recebe o maior navio cruzeiro de sempre

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões recebeu, esta manhã, o maior navio de sempre a escalar este porto. O navio Mein Schiff 1 tem 315 metros de comprimento e transporta cerca de 4 mil passageiros e tripulantes. O Mein Schiff 1 é o maior navio de cruzeiro atualmente ao serviço da alemã Tui Cruises e está numa viagem de 12 dias de Bremerhaven, na Alemanha, até às ilhas espanholas de Gran Canárias. Recorde-se que, este ano, o Porto de Leixões prevê o melhor resultado de sempre na atividade de cruzeiros, estimando fechar o ano com 106 escalas registadas e cerca de 110 mil passageiros, revela a a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), em comunicado.

Assinatura tuga em plantação de café

Jornalistas, parceiros e amigos da Angonabeiro - empresa do Grupo Nabeiro - rumaram 300 km a sul da capital angolana, até à comuna de Calúlo, na província do Kwanza Sul, em finais de agosto, para um fim-de-semana cultural em torno do café. Para além de acompanhar todos os pormenores do processo de produção do café naquela localidade, foi possível deixar assinatura “tuga” numa plantação “Rota do Café by Ginga” na Fazenda Cabuta. Com um total de 10 mil hectares, ocupados essencialmente por palmeiras e cafeeiros, a Fazenda Cabuta é destino de muitos turistas, nacionais e estrangeiros, pelas potencialidades para o turismo rústico.

Sigoeira de Cima: uma aldeia duplamente abandonada

Sigoeira de Cima é um daqueles locais que só ficamos a conhecer se encontrarmos as pessoas certas. Esta aldeia, em Maçãs de D. Maria, concelho de Alvaiázere, pela sua tipologia, tem de ser forçosamente a antiga. Surgiu uma Sigoeira de baixo, pelo que grande parte da população deve ter abandonado paulatinamente o local ao longo de várias décadas. Há uns anos atrás surgiu um projeto de reabilitar toda a aldeia, mas apenas se fizeram algumas infraestruturas públicas. As antigas ruínas continuaram abandonadas. O local é único pela conjugação de vários elementos. Tal como estas fotografia demonstram: https://www.instagram.com/p/BnPBHfVBw7v/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=165kvqig70m93

Em defesa dos cuidados continuados e paliativos em Portugal

No dia 1 de setembro iniciou-se uma vigília em frente ao antigo hospital militar de Belém, em luta pela sua reabertura e recuperação da capacidade instalada de mais de 200 camas para os cuidados continuados e paliativos. Esta luta, liderada pelo Major-general Bargão dos Santos (médico e ex-diretor do Hospital Militar Principal), começou com uma petição à Assembleia da República. Foi ouvido por diversas entidades e sensibilizou-as para a importância de reativar o hospital militar de Belém e o da Estrela, ambos em Lisboa, onde se poderiam aproveitar mais de 400 camas para prestar cuidados continuados e paliativos e constituir uma reserva estratégica do país em caso de calamidade pública.

O blogue "A Busca pela Sabedoria" faz nove anos

Em 31 de agosto de 2009 decidi citar um blogue, para poder ter um escape. Usei este blogue como um exercício de autodisciplina, para que registasse sempre algo do que ia lendo e aprendendo. Surgiu então o blogue "A Busca pela Sabedoria" onde estão alojados centenas de textos sobre imensos assuntos, todos com as devidas referências. Para comemorar fiz este pequeno vídeo: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=278***952851238&id=218401835694 Podem aceder ao blogue em: www.abuscapelasabedoria.blogspot.com

Designer de moda natural de Felgueiras apresenta coleção em Londres
Designer de moda natural de Felgueiras apresenta coleção em Londres

A coleção primavera/verão 2019 da designer portuguesa Ana Teixeira de Sousa, criadora da marca Sophia Kah, vai ser apresentada no dia 13 de setembro, na residência oficial do embaixador de Portugal em Londres, entre as 18 e as 20 horas. Esta é uma das apostas que o Portugal Fashion destaca esta temporada, com desfiles internacionais durante as semanas da moda de Londres e Paris. Ana Teixeira de Sousa, oriunda de uma família com tradição no setor têxtil de Felgueiras, foi para Londres estudar Gestão Internacional, mas a paixão pela moda falou mais alto e em 2010 criou a marca Sophia Kah. Alexandra Moura, Luís Buchinho e Diogo Miranda serão outros dos criadores presentes.

O turismo africano está mais rico - todos os caminhos levam a KAZA

O Raid Cacimbo Cuca 2018 inaugurou a primeira rota turística angolana dentro do Projeto KAZA (Kavango Zambeze). Organizada pelo Social Team Angola, com o apoio institucional do Ministério do Turismo de Angola, patrocínio da cerveja Cuca e apoio do Banco BIC, a 22ª edição do Raid Cacimbo percorreu mais de cinco mil quilómetros em 16 dias, ao longo dos quatro países da Área de Conservação Transfronteiriça do KAZA - Angola, Botswana, Namíbia e Zimbabwe. Mais de meia centena de aventureiros em 18 viaturas observaram de perto os gigantes das savanas e florestas africanas, visitaram o parque Luengue-Luiana, o Delta do Okavango, a Victoria Falls e um infindável de paisagens deslumbrantes.