XIV Leiriacon na Praia da Vieira

Começa já amanhã, sexta-feira, a mais antiga e maior convenção de jogos de tabuleiro modernos em Portugal. É no hotel Cristal, na Praia da Vieira, concelho da Marinha Grande. A entrada é gratuita e vêm pessoas de todo o mundo, especialmente gamers, editores, criadores e produtores de conteúdos, para participar. Também as crianças e famílias são bem-vindas.

Uma aventura no mercado da Gabela

Já imaginou viver sem acesso a supermercados, talhos, peixarias e outras superfícies comerciais? Se não existisse regulamentação em matéria de segurança alimentar? Parece inacreditável, mas este é um cenário comum em Angola. Numa breve passagem pelo município da Gabela, província do Cuanza Sul, cerca de 400 quilómetros a sul de Luanda, o Repórter no Mundo visitou um mercado informal típico angolano. Se por um lado é possível encontrar todo o tipo de ferramentas e peças usadas, mercearias, frutas e legumes muito frescos e colhidos no dia, por outro é preocupante a falta de condições de higiene em que são comercializados os alimentos frescos. Mas, como se diz cá pela banda, “Deus é Angolano”!

"Todos nós merecemos um castelo"

Sob o mote "Todos Nós Merecemos Um Castelo", cerca de 300 pessoas se deslocaram ao Castelo de Pombal na tarde de domingo, 10 de março. O objetivo foi refletir sobre a problemática premente da violência doméstica. Do largo do Cardal ao castelo, a caminhada silenciosa cumpriu os seus propósitos: sensibilizar para a violência e alertar para a mudança de comportamentos. Foi, ainda, possível deixar escrita uma mensagem num caderno. Estiveram presentes elementos da Junta de Freguesia de Pombal, da Câmara de Pombal e da APEPI. Desde o início do ano já morreram 13 pessoas vítimas de violência doméstica em Portugal.

“Ti Celito” é fenómeno em Angola e nas redes sociais

“Ti Celito”, como é carinhosamente apelidado Marcelo Rebelo de Sousa, é um verdadeiro fenómeno de popularidade em Angola. O sucesso é tanto que, nas ruas, já se pergunta quando é que o presidente português se candidata ao cargo de Presidente de Angola. Assim que foi anunciada a sua primeira visita de 2019 a Angola, o povo mwangolé não escondeu o entusiasmo e aguardou ansiosamente a chegada do “presidente dos afetos”. O fenómeno de popularidade é bem visível nas redes sociais, com o povo angolano a deixar mensagens de carinho, apoio e agradecimento a Marcelo Rebelo de Sousa.

“Presidente dos Afetos” encerra visita a Angola

Marcelo Rebelo de Sousa encerrou hoje, na Escola Portuguesa de Luanda (EPL), a visita de quatro dias a Angola, exatamente no dia em que comemora três anos de mandato como presidente de Portugal. Foram centenas as pessoas que marcaram presença no pátio da EPL e aguardaram ansiosas pelo momento da selfie com o “presidente dos afectos”, como é carinhosamente chamado. No seu discurso à comunidade portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa confessou ter pena de "não ser possível percorrer todo o territorial angolano”, acrescentando, em tom gracioso, que "poderia ser interpretado por uma preferência presidencial por Angola, e há coisas que um presidente não pode dizer, a não ser para o travesseiro.”

Rota das Adegas na Atouguia

No dia 2 de março realizou-se a 16 edição da Rota das Adegas promovida pela junta de freguesia de Atouguia, presidida pelo Sr. António Pereira. Cerca de cem participantes visitaram, em dois comboios turísticos, vinte adegas da região, onde tiveram oportunidade de provar os seus vinhos e degustar vários petiscos. Durante o percurso tiveram animação musical com dois acordeonistas, Simão Reis e Luís Fonseca. A fadista, Iolanda Garcia, cantou fados que encantaram os participantes. Este convívio muito agradável terminou com um jantar na associação das Fontainhas.

Marcelo Rebelo de Sousa visita Angola na próxima semana

Marcelo Rebelo de Sousa chega a Angola na próxima terça-feira para uma visita de quatro dias. Na agenda, para além da tradicional sessão solene na Assembleia Nacional, estão previstos encontros com a comunidade portuguesa em Angola bem como a visita às três províncias com maior concentração de portugueses: Luanda, Huíla e Benguela. O presidente da República Portuguesa, carinhosamente apelidado de “Tio Celito” em terras Mwangolé, já é destaque na imprensa nacional e ansiosamente aguardado pela população angolana para aquela selfie única. O Repórter no Mundo em Angola acompanhará a receção em honra da Comunidade Portuguesa em Luanda, agendada para 9 de março. Fique atento!

Caminhada com orientação na Praia do Pedrógão

Através de um amigo afeto ao Clube de Orientação do Centro (www.coc.pt), aceitei o convite para fazer um percurso de orientação no pinhal, junto da Praia do Pedrógão, em Leiria. Era um treino para atletas do clube que vão participar no Portugal “O” Meeting (pom.pt, prova pontuável para o ranking mundial de orientação pedestre) este fim de semana, mas, à margem disso, tive a oportunidade de passar uma tarde fantástica, depois de semanas de rotina. O percurso foi feito numa zona que ardeu a 15 de outubro de 2017, por suspeita de ação humana, e ver agora que a natureza começa a repor sem cobrar nada, é muito bom. De realçar o encontro de uma rã, bem viva, e umas ossadas de um animal de porte médio que suponho, por 50 metros, não escapou ao fogo do Pinhal de Leiria.

Gala do Instituto do Mundo Lusófono distingue emigrante leiriense

O empresário Carlos de Matos e o presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, participam esta noite na Gala da Lusofonia, uma iniciativa do Instituto do Mundo Lusófono. O evento contará com a presença de personalidades dos universos do desporto, cinema, escultura, literatura, música, pintura, fotografia, investigação, ensino superior, mundo empresarial, diplomacia, política e ecologia. O empresário emigrante, natural de Leiria, Carlos de Matos será um dos galardoados da noite, com o prémio Diáspora. Para Raul Castro "todas as iniciativas que aproximem a diáspora às origens, reconhecendo o seu percurso, são sempre louváveis e merecedoras do nosso aplauso".

Primavera em Paris na festa da lusofonia

Os leirienses que chegaram hoje a Paris para assistir à Gala da Lusofonia, promovida pelo Instituto do Mundo Lusófono, encontraram um dia ameno, de primavera, o que tem permitido revisitar alguns dos locais mais emblemáticos da capital francesa, como a Place Vendôme. A comitiva leiriense integra, entre outros, o presidente de Câmara, Raul Castro, e o empresário Carlos de Matos.

Pescar plástico nos canais de Amesterdão.

É normal ver barcos que transportam turistas pelos canais de Amesterdão, mas também existem barcos específicos destinados à prática da pesca do lixo, plástico em especial. Uma equipa de voluntários passa algumas horas a recolher plástico, nomeadamente garrafas que depois são recicladas, nascendo daí produtos como mesas, cadeiras, painéis acústicos e até mesmo o próprio barco que é usado nesta atividade. A organização responsável é a "Plasticwhale" e informa que até agora já foram feitos 11 barcos, recolhidos 3.800 sacos de plástico e 202 mil garrafas. Eu já tive a oportunidade de participar e foi um dia bem animado! Pode conhecer melhor a atividade em www.plasticwhale.com

Bordallo Pinheiro abre duas lojas em Paris em quatro meses
Bordallo Pinheiro abre duas lojas em Paris em quatro meses

A marca Bordallo Pinheiro inaugurou, a 19 de fevereiro, a primeira loja em Paris, na Boulevard Saint Germain, um investimento de 200 mil euros, e prepara a abertura de uma segunda loja na capital francesa no início de março. "O objetivo é levar a Bordallo Pinheiro para um patamar de marca global. Paris não significa só o mercado francês. Abrir uma loja aqui é abrir uma loja no mundo", afirmou Nuno Barra, administrador do grupo Vista Alegre. Os cogumelos, caracóis gigantes e frutos de todos os tamanhos que caraterizam a marca das Caldas da Rainha estão agora à venda numa das zonas mais nobres de Paris e, a partir de março, estarão também na zona de Les Marais, na margem direita do Sena.

Instituto do Mundo Lusófono entrega Prémios da Lusofonia 2018
Instituto do Mundo Lusófono entrega Prémios da Lusofonia 2018

Dezoito personalidades vão ser distinguidas com os Prémios da Lusofonia 2018, atribuídos pelo Instituto do Mundo Lusófono, na quarta-feira, dia 27, no Salon Ópera do Café de La Paix, em Paris. Estes galardões distinguem “personalidades de língua portuguesa, qualquer que seja o seu país de origem, que se tenham destacado na afirmação e projeção internacional da língua portuguesa e da cultura lusófona”. Entre os premiados estão José Rodrigues dos Santos, Sebastião Salgado, Judite de Sousa, Carlos Matos, José Jorge Letria, Fátima Lopes e Eugénio Anacoreta.

O impacto de um jornal regional

Em 1999, fui a Cabo Verde e a Ilha do Maio foi uma das que visitei. Numa tarde, estava eu sentada no paredão quando sou abordada por residente que me pergunta de onde sou. "De Portugal, Leiria, uma cidade no centro do país". "Eu sei, o nosso padre é de lá". Ainda espantada com a coincidência, lá fui ter com José Carreira Júnior, natural da Caranguejeira. Conversámos muito. Admitiu que não era fácil viver numa terra onde as pessoas sofriam de “dupla insularidade, pela insuficiência de transportes e comunicações”. No seu caso, o isolamento quebrava-se através dos jornais, entre eles o Região de Leiria. O padre já não está entre nós, mas 20 anos volvidos ainda me vem à memória o que senti ao perceber o impacto que um jornal regional podia ter na vida de alguém.

Número de portugueses que emigraram para a Dinamarca cresceu 19% em 2018
Número de portugueses que emigraram para a Dinamarca cresceu 19% em 2018

O número de portugueses que emigraram para a Dinamarca cresceu 19% em 2018, para os 765, de acordo com dados estatísticos oficiais do país, divulgados pelo Observatório da Emigração. O ano passado correspondeu também ao período de maior crescimento absoluto e relativo da emigração portuguesa para a Dinamarca, que vem a acentuar-se desde 2011, com um pico máximo de 938 entradas em 2015, e depois de um período entre 2016 e 2017 ter estabilizado num patamar de ligeiro declínio. De acordo com o último relatório do Observatório relativo ao comportamento da emigração em 2017, cerca de 90 mil portugueses emigraram em 2017, menos 10 mil do que em 2016, o Reino Unido a manter-se o principal destino.

Coimbra: o jogo de tabuleiro

A nova moda de jogos de tabuleiro, ditos modernos está a crescer. O caso mais curioso é o jogo Coimbra, criado por italianos e um dos jogos mais falados de 2018. O jogo pretende recriar, através do género eurogame, o processo de reinstalação da Universidade em Coimbra no início do século XVI. Podem ver o vídeo a explicar como se joga e a minha opinião aqui: https://youtu.be/pJZHlETLh3c.

Congresso Mundial da Diáspora vai homenagear "portugueses fantásticos"
Congresso Mundial da Diáspora vai homenagear "portugueses fantásticos"

O I Congresso Mundial de Redes da Diáspora Portuguesa vai realizar-se no Porto, a 13 e 14 de julho, para “homenagear os portugueses fantásticos espalhados pelo mundo”, anunciou o secretário de Estado das Comunidades, dia 15 de fevereiro. “Temos várias centenas de convidados, que correspondem às lideranças de todas as redes da diáspora, desde as de associativismo, ciência e conhecimento, economia e desenvolvimento ou cidadania”, afirmou José Luís Carneiro. De acordo com o secretário de Estado, o objetivo do congresso é avaliar o trabalho das várias redes e “ter uma leitura prospetiva de futuro”. O evento vai ter informações e inscrições abertas no Portal das Comunidades.

Autodeterminação é um direito

Esta semana começou o julgamento de 12 representantes políticos e sociais da Catalunha. Este julgamento faz-se no tribunal supremo em Madrid, que recusa aceitar testemunhas da defesa e aceita quase todos da acusação como os do partido VOX. Hoje, em Barcelona, há manifestação contra todo o processo judicial e a denúncia de que é um julgamento político.