Portuguesa é a primeira mulher a integrar Conselho Internacional sobre Álcool, Drogas e Segurança no Trânsito
Portuguesa é a primeira mulher a integrar Conselho Internacional sobre Álcool, Drogas e Segurança no Trânsito

A consultora e docente portuguesa Fátima Pereira da Silva foi nomeada membro do Conselho Internacional sobre Álcool, Drogas e Segurança no Trânsito e toma posse na sexta-feira, em Praga, durante o Congresso Internacional sobre Álcool e Drogas. Docente no Politécnico de Coimbra, Fátima Pereira da Silva é natural de Alcobaça e é a primeira mulher portuguesa a tomar posse naquele conselho internacional. O Conselho Internacional sobre Álcool, Drogas e Segurança no Trânsito é uma organização não governamental que tem como objetivo "reduzir a mortalidade devido ao abuso de álcool e drogas, por condutores de veículos em todos os modos de transporte", lê-se na página oficial.

Imagem original da Virgem Peregrina sai de Fátima para ir ao Panamá em 2019
Imagem original da Virgem Peregrina sai de Fátima para ir ao Panamá em 2019

O Santuário de Fátima anunciou que vai enviar a imagem original da Virgem Peregrina para a Jornada Mundial da Juventude que decorrerá no Panamá, em janeiro de 2019. Segundo o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, esta imagem peregrina “é a primeira e a original, aquela que percorreu os vários continentes, aquela que deu várias vezes a volta ao mundo”, mas que já não sai desde o ano 2000. “E só muito excecionalmente, em ocasiões muito importantes, é que sai”, explica Carlos Cabecinhas considera que a Jornada Mundial da Juventude, que decorre de 23 a 27 de janeiro e contará com a presença do papa Francisco, “é um momento muito importante” e justifica a saída do Santuário.

Portuguesa Joana Vicente nomeada diretora executiva do Festival de Cinema de Toronto
Portuguesa Joana Vicente nomeada diretora executiva do Festival de Cinema de Toronto

A produtora portuguesa Joana Vicente vai ser a nova diretora executiva do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), sendo corresponsável pela organização a par do diretor artístico Cameron Bailey. Joana Vicente era, desde dezembro de 2009, diretora executiva do Independent Filmmaker Project, a mais antiga e maior organização de cineastas independentes nos Estados Unidos. Natural de Macau, estudou em Lisboa, foi assistente no Parlamento Europeu e trabalhou nas Nações Unidas até se decidir pela produção de cinema nos EUA em parceria com o marido, o produtor Jason Kliot. Vive em Nova Iorque há 30 anos e foi nomeada pela Variety como uma das 60 pessoas mais influentes em Nova Iorque.

Quantos somos por aqui?

Somos muitos. Na embaixada estão registados cerca de 4000, mas devemos ser mais, uma vez que muita gente não está registada. Só hospedeiros de bordo, na Emirates, são cerca de 700, sem contar pilotos e engenheiros aeronáuticos. O que sei é que consigo encontrar um profissional português em quase todas as profissões. O meu dentista é português, quando recorri à fisioterapia descobri pelo menos uns oito portugueses cá no Dubai, a cabeleireira é portuguesa, também de Leiria, curiosamente! A oficina para o carro também é de portugueses! Não sei se a prometida legislação de aligeirar a carga fiscal terá alguma adesão por cá.

Praia das Rocas - Praia das Ondas

Longe do mar, em Castanheira de Pêra existe, provavelmente a melhor praia com ondas do país. É uma praia de grandes dimensões, construída artificialmente para proporcionar à população do interior do país uma sensação de estar numa verdadeira praia. E tanto conseguiram que as pessoas do litoral deslocam-se a esta praia para passar um agradável e divertido dia. http://www.praiadasrocas.com.

Casal S. Simão - Aldeia de Xisto

Uma visita ao Casal de São Simão é uma agradável surpresa. Podemos encontrar uma aldeia histórica, construída em pedra de xisto e que foi reconstruída com intuito do Alojamento Local. O "silêncio" e a serenidade da aldeia proporciona-nos paz e tranquilidade. A visitar: Casal S. Simão Aldeia de Xisto, Ferraria. https://goo.gl/maps/yt4UgWBcxx42

Quinta do Bill nas festas de Vermoil

Uma segunda-feira, com largo cheio para assistir a uma das bandas portuguesas que marca pela diferença, com a sua mistura de sons, que nos transporta ao imaginário. Pularam miúdos e graúdos, acompanharam as letras e acarinharam os artistas. Moisés, com o seu ar de não partir um prato coloca em palco uma energia contagiante, irradiando simpatia, e levando o mundo inteiro atrás da sua música, não deixando ficar ninguém parado. Uma noite memorável sem qualquer dúvida. Obrigada organização da festa por este belo momento musical de musica 100% portuguesa.

Festa de Nossa Sra do Loreto

Quantas não são as vezes que em passeio passamos ao lado de lugares que podiam ser memoráveis? Aqui quase que era isso, não fosse a audição de uns foguetes e uma pesquisa na internet. Em Alcafozes, realiza-se todos os anos, no último fim de semana de agosto, a festa da padroeira universal da aviação, que conta com a participação da esquadrilha de F16 da FAP a sobrevoar a procissão. Outros ainda haverá, que lançam flores sobre a mesma. http://www.idanha.pt/agenda/festas-e-romarias/nossa-senhora-do-loreto/

Decorações de rua em Maçãs de Dona Maria

No último fim de semana de Agosto há uma festa popular em Maçãs de Dona Maria, freguesia de Alvaiázere. É uma festa à moda antiga. Não é a mais exuberante do país, mas é uma que acontece na nossa região e que merece ser visitada. https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=10155690563103461&id=568768460

Pontes pela liberdade

Cada sábado, desde finais de julho, diferentes grupos ocupam viadutos das autoestradas da Catalunha para exigir a liberdade dos presos pelo processo catalão e reclamando o diálogo político para uma República Catalana. Diferentes viadutos ocupados com pancartas, martini e batatas fritas, música em alguns, carros e camiões que apitam como sinal de aprovação, gestos de "ok", "beijos", "corações"... Os que estão na ponte sentem o despertar e a cumplicidade agradecida dos que passam. Alguns fazem gestos "feios", mas sobretudo levam para casa o conforto dos que agradecem que se está de pé pela independência e pela liberdade.

White Party em Leiria

White Party é o título da festa promovida por Marina Pinto com o objetivo de promover um momento de convívio entre os leirienses e promover a boa nutrição e bem-estar através de produtos da Herbalife Nutrition que os participantes tiveram oportunidade de degustar. Esta festa, que se realizou no bar 5 Marias, à beira-rio, no dia 24 de agosto à tarde, contou com um disc jockey com música para ouvir e dançar, o que facilitou que o evento se tornasse uma autêntica festa com muita alegria e diversão.

"Vendem-se ovos" diz a placa. Mas vendedor nem vê-lo.

Nas verdes colinas da Escócia, numa remota área junto a uma pequena estrada encontra-se uma bancada improvisada e ao lado uma placa que diz: "vendem-se ovos". Mas não se encontra nenhum vendedor. É o próprio cliente que pega nos ovos e deixa o dinheiro numa caixinha. Já me deparei com este tipo de comércio no norte da Europa e até fui cliente. É tudo com base na honestidade. Se fosse em Portugal como acham que seria? Éramos suficientemente honestos e civilizados para isso? Ou as pessoas levavam os ovos sem pagar... e a caixa do dinheiro? Talvez interessante fosse até experimentar para ver.

Rota do Café by Ginga – uma aventura com cheirinho a café

Este fim de semana o Repórter no Mundo embarca numa aventura com cheirinho a café! Rota do Café by Ginga, uma organização Social Team Angola e Angonabeiro - empresa do Grupo Nabeiro, mostra a produção de café num percurso turístico pela Fazenda Cabuta, na província do Kwanza Sul. Recorde-se que o café angolano é muito apreciado internacionalmente e este sector já foi dos principais impulsionadores da economia Angolana. Ginga é a marca de café 100% angolana, café produzido e comercializado em Angola, pela Angonabeiro. Curioso? Fique atento ao Repórter no Mundo!

Jogos de Tabuleiro utilizados a brincar de forma séria em AEC

Desde 2014 que temos trazido os jogos de tabuleiro modernos a Leiria. Criámos um público e testámos os jogos em múltiplos contextos. Agora estamos em condições de passar à próxima fase, ao uso destes jogos em contextos de brincadeiras sérias nas AEC (Atividades de Enriquecimento Curricular). Podem conhecer mais estes projetos em www.facebook.com/boardgamersdeleiria

Grandes Festejos em Bidoeira de Cima

Estão aí os grandes festejos em Bidoeira de Cima. Este ano há um cartaz verdadeiramente arrojado. Como cabeça de cartaz temos o grupo "Quinta do Bill" e o cantor Diogo Piçarra. Este fim de semana todos os caminhos vão dar a Bidoeira Cima.

Campanha Esterilização Animais Abandonados

É entre dia 27 de agosto e 2 de setembro que Portugal actua massivamente para que se aplique a lei aprovada, e que proíbe o abate dos animais a partir de 23 de setembro 2018. Havendo novas tentativas de adiar algo que desde 2016 foi comunicado, não há razões para não se terem feito as medidas necessárias para colocar a mesma em prática, em todos os municípios. A Ajudanimal - Assoc. de Defesa dos Animais de Pombal, que tem como porta-estandarte a desmistificação da esterilização e castração, anuncia-se como parceira neste evento e apela a que todos os munícipes adiram. Mais informações em @ajudanimal.pombal.

Porque tem a imagem de Nossa Sra. de Fátima coroa?

A monarquia portuguesa teve as suas originalidades. Uma delas foi da última dinastia, da casa de Bragança, não usarem coroa. Por outro lado, a imagem da Virgem Maria em Portugal, exemplo da Nossa Senhora de Fátima, usa coroa. Se quiserem saber porquê visitem o mais recente texto do blogue "A Busca pela Sabedoria": http://abuscapelasabedoria.blogspot.com/2018/08/porque-nao-usavam-coroa-os-reis-de.html?m=0

Leiria, pintura nova

Leiria prepara-se para receber já a partir de amanhã, 23 de agosto, o festival gótico, que este ano desce à cidade. Para que se identifiquem com o tom negro, que irá invadir o centro da cidade, as letras do monobloco junto à fonte luminosa, foram pintadas de acordo com a estética alternativa do movimento.