Carnaval de Verão

No passado domingo, a avenida principal da praia do Pedrógão, virou sambódromo. Desfilaram escolas de samba, que além da música, trouxeram muita cor e alegria. O evento faz parte de um programa organizado pela Câmara Municipal de Leiria, que pretende com esta e outras iniciativas, durante a época balnear, atrair mais visitantes a esta praia do concelho de Leiria.

Parque das merendas do açude de Pombal

Os piqueniques estão a cair em desuso, mas ainda há quem resista, e pegue na lancheira, apetrechada de tudo o que se lembra para comer, e monte a "tenda" neste parque, que tem os grelhadores, o forno a lenha e várias mesas com os respectivos bancos corridos, para que não falte a comodidade para os teenagers que não são muito dados a estas coisas (tivesse o parque wi-fi e já seria perfeito para eles). Mas os "velhos" de mais de 35 anos gostam destas coisas, e recordam a meninice assim. Junta-se malta amiga, família, sejam eles muitos ou poucos, e resistem às investidas dos insectos que tentam roubar a tua comida (felizmente não muito frequente).

Festas na Bajouca

De passagem pela Bajouca parei para tomar café no bar da festa. Por coincidência estavam pessoas da organização e uma delas informou-me que esta festa tem sempre muita gente disposta a ajudar para muita gente que consome. Basta ver que para o prato principal do restaurante - com 400 lugares sentados - são preparados à volta de 2.000 kg de borrego. De referir também que na parte ligada à cozinha havia placas identificativas para cada caso (curioso). Talvez por isso, esta terra tenha uma associação cujo nome seja "Grupo Alegre e Unido da Bajouca".

8a Etapa da 80.° Volta a Portugal 2018

Este sábado correu-se a 8a etapa da Volta a Portugal. O percurso foi Felgueiras - Mondim de Basto, tendo terminado a volta no Alto da Senhora da Graça, numa distância de 155 quilômetros. Foi uma das etapas mais difíceis da Volta e foi ganha pelo ciclista Raúl Alarcon, corredor espanhol da Equipa W52 / F.C.Porto com um tempo de 4h22. Este corredor que já envergava a camisola amarela alargou a sua vantagem. Parte para a última etapa em primeiro lugar com 1 minuto de vantagem sobre o 2º classificado Jonny Brandão da equipa Sporting / Tavira. A 10° e última etapa é um contra-relógio em Fafe. Está tudo em aberto para definir quem ganha a volta a Portugal em bicicleta.

Grupo Motard Harley-Davidson

Um grupo de médicos motards, fãs das míticas motas Harley-Davidson, organizou um passeio entre o Porto e o Mosteiro de Pombeiro, em Felgueiras. Cerca de 25 motards, numa organização informal, periodicamente fazem um passeio cultural, tendo neste dia visitado o histórico Mosteiro de Pombeiro que faz parte do Roteiro da Rota do Românico e classificado como Monumento Nacional.

Fafe, sala de visitas do Minho

Fafa é considerada a "Sala de visitas do Minho". Fafe possui paisagens maravilhosas e paradisíacas, uma famosa gastronomia, tal como a famosa vitela assada no forno e os doces regionais. A cidade tem uma grande preocupacão em valorizar a paisagem, em todos os recantos podemos ver os jardins e canteiros floridos. Fafe merece uma demorada visita, seja ao lindíssimo Jardim do Calvário, aonde se avista a deslumbrante Serra da Lameira, a arte da Igreja Matriz, o Miradouro de Santo Ovídio, os Palacetes, o Museu Hidroelétrico ou o Museu do automóvel, sem faltar o monumento à "Justiça de Fafe". De beleza encantadora e simpatia das suas gentes, Fafe é mesmo a "Sala de visitas do Minho".

Fumo toma conta do céu de Aveiro

Já ao longe e ainda na auto-estrada era possível ver o fumo negro que manchou o céu azul próximo a Aveiro esta sexta-feira. Não deu para saber a fundo a causa originária, mas não é difícil de imaginar que o mesmo fogo que varreu o Sul do país na última semana dê sinais tristes também ao Norte.

São Pedro de Moel em movimento

Dia 11 e 12 de Agosto vai decorrer no Jardim do Bambi em São Pedro de Moel a Criativarte. Evento que decorre com várias dinamizações e uma mostra de artesanato. Muitas marcas giras da região. Assim como: a Closethings, Yolanda Criações, Carolina Bernardo.... Sábado dia 11 das 17h às 24h. Domingo dia 12 das 14h às 20h

A arte em e com movimento- "O Enredo"

É em Pombal, já no dia 11, este espectáculo que tem a direcção artística de André Varandas, e é fruto da criação dum colectivo artístico perfomativo, e no qual estão representados dez artistas correspondentes a cada um dos dez municípios da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego. É assim que a querida Sofia Falcão representa tão bem a sua cidade natal. Ela que escolheu Pombal para desenvolver o seu trabalho, tem a sua própria escola, e um orgulho enorme nos seus alunos. Que bom Pombal ter uma Sofia, que Pombal saiba ser grato a ela. Dia 11 vamos todos ao castelo ver a nossa "Munda" que a entrada é gratuita mas terão que levantar o bilhete se querem lugar. Tel 236210555

Liberdade para Carme Forcadell

Há 21 dias que o Óscar e o seu saxofone dedicam 30 minutos a Carme Forcadell, ex-presidenta do parlamento Catalão, em prisão preventiva desde finais de janeiro. A Carme foi transferida para esta prisão no dia 20 de julho e desde então há um grupo de pessoas que se desloca até aqui para reivindicar a sua liberdade. O Estado Espanhol acusa a Carme de ter permitido o debate parlamentar e posterior aprovação das leis que permitiram o referendo do dia 1 de outubro. Na Catalunha, todos os dias há algum acto que reivindica a liberdade dos 9 presos catalães por motivos políticos assim como se retirem as acusações dos que estão fora de Espanha.

10 recomendações de jogos de tabuleiro modernos para iniciação

Tenho falado muito sobre jogos de tabuleiro modernos, mas a melhor forma de os conhecer é jogando. Nem é sempre é fácil saber por onde começar: ou podemos escolher coisas de má qualidade por desconhecimento, ou jogos demasiado completos e longos pelo mesmo motivo, ou ainda coisas completamente estranhas aos nossos gostos individuais, quer seja pelo tema quer pela mecânica. Por isso decidi fazer um breve vídeo de resumo de recomendação de 10 jogos de iniciação com mecânicas diferentes e que podem ser facilmente encontrados em Portugal. Aqui fica a lista: https://youtu.be/hluw79tE-1Q

Zoo Santo Inácio o maior zoológico a norte de Portugal

O Zoo Santo Inácio é o maior jardim zoológico a Norte de Portugal. Neste zoo podemos encontrar animais de todas as espécies, como rinocerontes, girafas, leões, tigres, chitas e muitas espécie de aves ou répteis. Um dia muito divertido, cultural e memorável. Valeu a pena para as crianças e para os adultos. Recomendo a visita.

Quermesse de Animais na Festa nas Várzeas

Imaginem uma quermesse de animais. Sim, por um preço simbólico, no próximo fim de semana, podemos adquirir rifas que se podem transformar em prémios. Prémios esses que são animais. Podem ser por exemplo um pássaro, um borrego, uma cabritinha, uma vitela ou mesmo uma galinha. É esta a tradição das Festas das Várzeas. Estes animais são criados durante o ano e são oferecidos pelos devotos à Padroeira Nossa Senhora da Conceição. Por fim vão a sorteio.

Um bom destino para férias

Para quem procura um local para fazer praia ou é amante de surf a Ericeira é um dos sítios excelentes para tal. Até mesmo para quem gosta de fotografar, tal como eu, consegue ter excelentes escolhas para retirar da natureza imagens incríveis por cá. Desde restauração, bares e locais turísticos, a Ericeira tem muito para oferecer. Se ainda têm dúvidas onde querem passar férias, não descartem a Ericeira. E façam como eu arrisquem em vir e acampem.

Mancha negra apodera-se do céu algarvio

Em pleno mês de agosto, são muitos os que procuram o sul do país como destino de férias. Mas o incêndio que lavra desde a semana passada em Monchique tem estragado o sossego de muitos. O fumo dispersou-se pela costa algarvia devido ao vento forte que se fez sentir e o céu azul deu lugar ao cinzento.

Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos

Vale a pena visitar o museu e centro de artes de Figueiró dos Vinhos. Nele podemos encontrar exposições permanentes e exposições temporárias. Até janeiro de 2019, podemos encontrar uma exposição "Figueiró dos Vinhos nas trincheiras da Grande Guerra" do pintor Paulo Ribeiro. Pintura sobre a primeira grande guerra mundial. É possível vermos um acervo dos quadros do pintores José Malhoa, Simões de Almeida e Manuel Henrique Pinto. Tudo isto de forma gratuita.

Todos somos estrangeiros em algum lado

Todos somos estrangeiros fora do país de origem. Temporariamente de férias ou quando emigramos por tempo (in)determinado. Mais ainda quando emigramos e sentimos que não somos nem de cá nem de lá. Razões diversas levam, quem parte para fora, para longe. Por opção ou por dever, seremos sempre estrangeiros fora do nosso país-natal. É, por isso, mais do que necessário aceitar, ser tolerante e ter a mente aberta à diferença. Acolher como gostaríamos de ser acolhidos. Ajudar como gostaríamos de ser ajudados. Ter a diversidade em mente numa altura em que as fronteiras que separam os países deixam, cada vez mais, de fazer sentido, quando de interculturalidade se trata.

Um local doce que abraça a felicidade

Até ao final deste mês pode visitar The sweet Art Museum em Lisboa. Uma exposição temporária que faz as delícias de pequenos e graúdos. Trata-se de um projeto Pop-up que irá partir para outras cidades europeias. Um conceito muito original e bem disposto. Tem várias várias salas temáticas vindas de um mundo imaginário, com diferentes experiências interativas e digitais. Já se imaginou numa piscina gigante de marshmallows? E a andar num carrossel com chupas gigantes? Estas e outras experiências a conhecer. O difícil mesmo vai ser resistir a tantas guloseimas!