Luso-canadiana sobe ao cume mais alto da Antártida
Luso-canadiana sobe ao cume mais alto da Antártida

A luso-canadiana Ema Dantas, de 51 anos, conseguiu subir ao cume do monte Vinson, a montanha mais alta da Antártida, com uma altitude de 4897 metros, no dia 5 de dezembro, pelas 5h30, hora local. "O tempo estava ótimo e permitiu que pudesse posar para algumas fotos. Trouxe as bandeiras do meu país e os meus netos que estão sempre na minha mente", disse, em mensagem, na viagem de regresso, segundo divulgou a Embaixada de Portugal no Canadá. Filha de emigrantes de Miranda do Douro, distrito de Bragança, Ema Dantas escalou ao Monte Elbrus, na Rússia, o terceiro dos sete cumes do mundo, em missão solidária em agosto passado.

Casa arde no Coimbrão

Por volta das 18h00, começou a arder uma casa na rua do casal de baixo, no Coimbrão. Foi uma aflição quando rebentou ao que parece uma botija de gás que se ouviu na aldeia toda. Não há feridos, mas, a lamentar é a falta de pressão de água nas bocas de incêndio mesmo ali próximo, o que deixou as pessoas muito indignadas. Os bombeiros tiveram de ir abastecer a outro local.

"Repórter no Mundo" ensina alunos a escrever notícias
"Repórter no Mundo" ensina alunos a escrever notícias

Foi uma aula diferente. Os telemóveis não só ficaram ligados como foram usados para tirar fotografias e escrever “histórias”. Foi assim, dia 10 de dezembro, com duas turmas de 5.º ano da Escola Básica e Secundária de Ourém. Na aula de Português, a propósito do texto jornalístico, os alunos aprenderam o que é uma notícia e como se constrói, usando a aplicação “Repórter no Mundo”, desenvolvida e lançada pelo REGIÃO DE LEIRIA este ano. Durante a aula, os alunos ficaram a saber mais sobre o jornal, que completou 83 anos em 2018, e sobre a importância do jornalismo no mundo atual.

Queijo em forma de Estrela só mesmo em Dezembro

Numa das mais conhecidas cadeias de supermercados holandeses, chamada de "Albert Heijn", encontra-se à venda um queijo que me chamou muito a atenção. Foi a sua forma atípica, basicamente uma estrela de cinco pontas ☆ de cor verde e com um texto em relevo dizendo "Merry Christmas" ou Feliz Natal na nossa língua e com uma imagem de uns galhos e azevinho. Este queijo fabricado no Reino Unido é do tipo "Cheddar", tem 260 gramas e custa 3,99€. Um exemplo interessante de como a sua forma potencia as vendas nesta época de festividades. Acabei por não o adquirir, mas se me chamou a atenção? Certamente!

Fados na Festa de Natal do lar Amélia de Sousa

Em dia de festa de Natal do lar Amélia de Sousa, 15 de dezembro, cantou-se o fado bem à moda tradicional portuguesa. Foi um espetáculo oferecido aos utentes deste lar e aos seus familiares, o que proporcionou uns momentos de grande prazer e alegria. Teve como fadistas a Iolanda Garcia e o António Nascimento e por guitarristas o João Rocha e o Gilberto Silva. Seguiu-se um lanche entre todos os presentes, o que permitiu um convívio muito salutar e gratificante para todos e, em particular, para os utentes do lar.

Biquini Cavadão faz justa homenagem para Herbert Vianna no álbum "Ilustre Guerreiro"

Quando o Biquini Cavadão lançou o álbum "O Rio Sempre Beija o Mar (2016)", tive a leve impressão de que o grupo poderia estar se despedindo dos estúdios para viver como muitas bandas que já não gravam mais e apenas vivem de antigos sucessos. No entanto, minha suposição não se tornou uma constatação e para a alegria dos fãs mais assíduos do grupo, Bruno Gouveia (vocalista) e sua trupe, gravaram o seu mais novo disco, "Ilustre Guerreiro (2018)". O álbum é uma justa e muito bem feita homenagem a "Herbert Vianna", vocalista e compositor do Paralamas do Sucesso, um dos grupos percusores do "Pop Rock" no Brasil. Além disso, ele foi o responsável por sugerir o nome "Biquini Cavadão".

Alunos do 5º ano da EBSO aprendem a fazer notícias com a app do "Região de Leiria"

Os alunos do 5ºA da EBSO (Escola Básica e Secundária de Ourém) receberam uma visita especial. Patrícia Duarte, diretora-adjunta do "Região de Leiria", esteve esta segunda-feira na escola a ensinar os alunos a fazer notícias com a aplicação móvel "Repórter no Mundo", desenvolvida pelo "Região de Leiria". Os alunos tiraram fotografias, criaram uma história sobre esta atividade e gostaram bastante. No final foi escolhida a melhor história para ser publicada.

Momentos de muita tensão em Paris
Momentos de muita tensão em Paris

As manifestações nas ruas de Paris, este fim de semana, trouxeram milhares de pessoas para a rua. Para além das palavras de ordem, e dos coletes amarelos, chegaram também alguns atos de destruição. A leiriense Anabelle Matos captou e partilhou algumas imagens dos tumultos registados este sábado à noite. “Foram momentos de muita tensão, com a polícia em todo o lado”, referiu, acrescentando que “foi impressionante mas algo medonho”. Numa das imagens está o pai de Anabelle, Rui de Matos, natural de Carvide e a residir nos Estados Unidos, mas que por estes dias se encontra em Paris.

Consolidação da Associação Salgueiro Maia

No dia 08/12/2018 um grupo de associados reuniu-se na sede da Associação de Deficientes das Forças Armadas para a eleição dos Órgãos Sociais da Associação Salgueiro Maia (ASM), necessária para a consolidação da criação desta associação, de iniciativa do Major-general Bargão dos Santos, coadjuvado pelos Coronéis Eduardo Costa e Maia Loureiro, com o objetivo de honrar e perpetuar a memória de Salgueiro Maia e sensibilizar para a necessidade de promover os serviços de cuidados paliativos e continuados. O Coronel Andrade da Silva foi eleito o Presidente da Direção. O Coronel Leonardo Antão foi eleito Presidente da Mesa da Assembleia e o Coronel Santos Silva Presidente do Conselho Fiscal.

Torneio Inter Associações Patinagem Artística

Está a realizar-se durante este fim de semana, o torneio Inter Associações de Patinagem Artística. Este torneio também tem a particularidade de ser ajuizado pela primeira vez em Portugal pelo sistema Rollart, marca patenteada que revela uma nova abordagem da patinagem, a arte. Trata-se de um sistema de ajuizamento que deixa de ser comparativo para passar a ser qualitativo, auxiliado por gravação em vídeo.

Condecoração de Combatentes no RA4

No âmbito das comemorações do Dia da Artilharia, no dia 5 de dezembro, condecoraram-se 16 Combatentes com a medalha Comemorativa das Campanhas. Antes disto, realizou-se a cerimónia de homenagem aos mortos presidida pelo Comandante do RA4, Coronel Caravela. Neste dia também foi celebrada uma missa em honra dos falecidos pelo Capelão Morouço, onde se recordou Santa Bárbara, padroeira da Artilharia, e houve um almoço convívio entre os Combatentes, os militares e civis que prestam e os que já prestaram serviço nesta unidade.

Dia do Voluntário comentado pela Liga dos Amigos do Hospital

Ontem, dia 5 de dezembro, a Liga dos Amigos do Hospital Distrital de Leiria comemorou o Dia do Voluntário com uma homilia, na capela deste hospital, presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima, o Cardeal António Marto. Seguiu-se um lanche de confraternização. A Liga dos Amigos do Hospital, presidida pelo Coronel Norberto Serra, que realizou a sua Assembleia Geral neste dia, tem mais de cem voluntários que ajudam os utentes do hospital nos diversos serviços do mesmo, desde o tirar as senhas de presença nas consultas externas, dar de comer e fazer a barba a quem tem dificuldades para o fazer e até conversar. Trata-se de um trabalho solidário e muito útil aos utentes que gratifica quem o pratica.

Emigrantes querem voltar a trabalhar em Portugal
Emigrantes querem voltar a trabalhar em Portugal

Dos profissionais portugueses que se encontram a trabalhar no estrangeiro, 78% quer voltar a trabalhar em Portugal, sendo que 43% deseja fazê-lo já nos próximos dois anos. A conclusão consta do Guia do Mercado Laboral 2019, um inquérito elaborado pela empresa de recrutamento Hays e cujos resultados foram divulgados esta semana. Nesse estudo, os fatores apontados como determinantes para o regresso são um pacote salarial mais atrativo, motivos familiares, vontade de viver em Portugal e projetos interessantes. Já a proposta do Governo de reduzir para metade o valor a cobrar em IRS até 2023, a maior parte dos profissionais referiu que a medida teria pouco ou nenhum impacto.

E quando chove...

Nos Emirados Árabes Unidos chove em média 10 dias por ano. Compreende-se que quando chove seja o caos. As ruas não estão preparadas para a chuva, os prédios e as casas também não. Três horas de chuva intensa e os acidentes na estrada são às centenas, partes inteiras da cidade alagadas, escolas fechadas... Uma cidade de pantanas. Toda a gente fica fascinada a ver chover e, se na escola, é difícil afastar os garotos da janela da sala de aula, na rua, anda tudo a brincar à chuva. Nas montanhas é assustador, torrentes de água descomunais descem as encostas pedregosas, arrastando tudo à sua passagem.

Festival do Chícharo da Serra promove iguaria até dia 26

No dia 22, Artur Santos, Pedro Alves, Gonçalo Lopes e o padre Mário Verdasca inauguraram o 13ª edição do Festival do Chícharo da Serra que se realiza até ao dia 26, em Loureira, Santa Catarina da Serra. Depois de darem as boas vindas aos convidados, elogiaram o executivo da junta de freguesia que há 13 anos iniciou este festival, agradeceram à direção da Forserra que agora organiza o evento e às diversas associações que participam na sua organização. O festival inclui "restaurantes" com menus de chícharo, tendas de expositores, espetáculos musicais e até um trail do Chícharo da Serra. Evento pretende promover a região, valorizar a gastronomia, a cultura, os circuitos pedestres e convívio de todos os que participam no Festival.

Contempla Trilhos participa em conferência internacional sobre migrantes e refugiados

A Contempla Trilhos, através de Sofia Matos, apresentou o estudo sobre migrantes e refugiados, do projeto europeu OPLICO, na conferência internacional "Conferência & Festival de Cinema Portugal 2018 - cinema para a inclusão social", organizado pela Aidlearn, que decorre nos dias 22 e 23 de novembro no auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, em Telheiras, Lisboa. Esta conferência faz parte do projeto RefugeesIN, financiado pela Agência Nacional através do programa Erasmus+. Para além das palestras, foram exibidos filmes, realizados pelos participantes, com base nas suas experiências e com a formação que tiveram num curso piloto RefugeesIN de 100 horas, onde aprenderam a fazer filmes.

Livros grátis deixados na rua. Leve os que goste.

Junto ao caixote do lixo alguém deixou uma data de livros que já não quer. Mas alinhou-os com a capa para cima para que qualquer pessoa que passe veja e leve os que quiser. Os livros estavam na zona de Westerdok e foi engraçado ver que, ao longo do dia, os livros iam desaparecendo. Uma boa iniciativa certamente. Pena serem em Holandês, caso contrário tinha trazido um também.

A 'União' de Leiria

Mais um Domingo e para muitos é dia de futebol, em Leiria a tradição de ir 'à bola' tem sido posta de parte por grande parte dos habitantes desta cidade. Mas para muitos é um reencontro entre amigos e família após mais uma semana de trabalho, uma tradição onde o adepto mais velho da família se junta ao mais novo para apoiar o clube da cidade.