Bordallo Pinheiro abre duas lojas em Paris em quatro meses
Bordallo Pinheiro abre duas lojas em Paris em quatro meses

A marca Bordallo Pinheiro inaugurou, a 19 de fevereiro, a primeira loja em Paris, na Boulevard Saint Germain, um investimento de 200 mil euros, e prepara a abertura de uma segunda loja na capital francesa no início de março. "O objetivo é levar a Bordallo Pinheiro para um patamar de marca global. Paris não significa só o mercado francês. Abrir uma loja aqui é abrir uma loja no mundo", afirmou Nuno Barra, administrador do grupo Vista Alegre. Os cogumelos, caracóis gigantes e frutos de todos os tamanhos que caraterizam a marca das Caldas da Rainha estão agora à venda numa das zonas mais nobres de Paris e, a partir de março, estarão também na zona de Les Marais, na margem direita do Sena.

Instituto do Mundo Lusófono entrega Prémios da Lusofonia 2018
Instituto do Mundo Lusófono entrega Prémios da Lusofonia 2018

Dezoito personalidades vão ser distinguidas com os Prémios da Lusofonia 2018, atribuídos pelo Instituto do Mundo Lusófono, na quarta-feira, dia 27, no Salon Ópera do Café de La Paix, em Paris. Estes galardões distinguem “personalidades de língua portuguesa, qualquer que seja o seu país de origem, que se tenham destacado na afirmação e projeção internacional da língua portuguesa e da cultura lusófona”. Entre os premiados estão José Rodrigues dos Santos, Sebastião Salgado, Judite de Sousa, Carlos Matos, José Jorge Letria, Fátima Lopes e Eugénio Anacoreta.

O impacto de um jornal regional

Em 1999, fui a Cabo Verde e a Ilha do Maio foi uma das que visitei. Numa tarde, estava eu sentada no paredão quando sou abordada por residente que me pergunta de onde sou. "De Portugal, Leiria, uma cidade no centro do país". "Eu sei, o nosso padre é de lá". Ainda espantada com a coincidência, lá fui ter com José Carreira Júnior, natural da Caranguejeira. Conversámos muito. Admitiu que não era fácil viver numa terra onde as pessoas sofriam de “dupla insularidade, pela insuficiência de transportes e comunicações”. No seu caso, o isolamento quebrava-se através dos jornais, entre eles o Região de Leiria. O padre já não está entre nós, mas 20 anos volvidos ainda me vem à memória o que senti ao perceber o impacto que um jornal regional podia ter na vida de alguém.

Número de portugueses que emigraram para a Dinamarca cresceu 19% em 2018
Número de portugueses que emigraram para a Dinamarca cresceu 19% em 2018

O número de portugueses que emigraram para a Dinamarca cresceu 19% em 2018, para os 765, de acordo com dados estatísticos oficiais do país, divulgados pelo Observatório da Emigração. O ano passado correspondeu também ao período de maior crescimento absoluto e relativo da emigração portuguesa para a Dinamarca, que vem a acentuar-se desde 2011, com um pico máximo de 938 entradas em 2015, e depois de um período entre 2016 e 2017 ter estabilizado num patamar de ligeiro declínio. De acordo com o último relatório do Observatório relativo ao comportamento da emigração em 2017, cerca de 90 mil portugueses emigraram em 2017, menos 10 mil do que em 2016, o Reino Unido a manter-se o principal destino.

Coimbra: o jogo de tabuleiro

A nova moda de jogos de tabuleiro, ditos modernos está a crescer. O caso mais curioso é o jogo Coimbra, criado por italianos e um dos jogos mais falados de 2018. O jogo pretende recriar, através do género eurogame, o processo de reinstalação da Universidade em Coimbra no início do século XVI. Podem ver o vídeo a explicar como se joga e a minha opinião aqui: https://youtu.be/pJZHlETLh3c.

Congresso Mundial da Diáspora vai homenagear "portugueses fantásticos"
Congresso Mundial da Diáspora vai homenagear "portugueses fantásticos"

O I Congresso Mundial de Redes da Diáspora Portuguesa vai realizar-se no Porto, a 13 e 14 de julho, para “homenagear os portugueses fantásticos espalhados pelo mundo”, anunciou o secretário de Estado das Comunidades, dia 15 de fevereiro. “Temos várias centenas de convidados, que correspondem às lideranças de todas as redes da diáspora, desde as de associativismo, ciência e conhecimento, economia e desenvolvimento ou cidadania”, afirmou José Luís Carneiro. De acordo com o secretário de Estado, o objetivo do congresso é avaliar o trabalho das várias redes e “ter uma leitura prospetiva de futuro”. O evento vai ter informações e inscrições abertas no Portal das Comunidades.

Autodeterminação é um direito

Esta semana começou o julgamento de 12 representantes políticos e sociais da Catalunha. Este julgamento faz-se no tribunal supremo em Madrid, que recusa aceitar testemunhas da defesa e aceita quase todos da acusação como os do partido VOX. Hoje, em Barcelona, há manifestação contra todo o processo judicial e a denúncia de que é um julgamento político.

O Kintal da Tia Guida, o mais famoso da Ilha de Luanda

O Kintal da Tia Guida é um dos quintais mais famosos da Ilha de Luanda, um espaço muito acolhedor e confortável, ideal para quem quer desfrutar de boa comida e num ambiente tranquilo. Com um menu simples, onde o mufete é rei, composto por peixe sempre fresco da costa angolana, ao fim-de-semana é frequente ficar com lotação esgotada. Há mais de uma década a servir nacionais e estrangeiros, é ponto de encontro para muitos portugueses na capital angolana.

Gabinete de Apoio ao Emigrante em Estarreja apoia fluxo da Venezuela
Gabinete de Apoio ao Emigrante em Estarreja apoia fluxo da Venezuela

“A vida é importante em qualquer país do mundo”, as palavras são de um venezuelano que está em Estarreja à procura de uma nova oportunidade para si e para a sua família. Júlio José Blanco foi um dos primeiros utentes a ser atendido pelo Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE) de Estarreja, que foi inaugurado esta semana. O GAE tem por missão apoiar os munícipes que tenham estado emigrados, que se encontrem em vias de regresso, que ainda residem nos países de acolhimento ou que pretendam iniciar um processo migratório. Terão à sua disposição um canal de comunicação gratuito, personalizado e mais adequado para a agilização e resolução de problemas, não obrigando uma deslocação a Aveiro.

Bailarinos portugueses vencem Ballet Beyonder Borders

Recentemente, os alunos da ESCALA e do Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, em Portugal, foram até Montana, nos EUA. Participaram no Ballet Beyonder Borders e conseguiram trazer várias medalhas. Carolina Costa e Francisco Gomes trouxeram para Leiria o 1º lugar em duetos e em solos. Bernardo Costa e Margarida Gonçalves conseguiram o 2º lugar em duetos. Os alunos tiveram ainda a oportunidade de conhecer a cidade de Missoula e de praticar snowboard. Provaram os famosos Smores , uma sobremesa que tem marshmallows feitos no fogo, uma autêntica maravilha.

Serra da Estrela pintada de branco

A Serra da Estrela está fantástica, coberta de neve. Fim de semana perfeito: natureza, aventura e boa mesa!

Alambamento, uma experiência cultural a repetir

Angola é terra de tradições e, por estes dias, fizemos mais de 400 km, da capital angolana até ao município da Gabela, na província do Cuanza Sul, para assistir a um casamento tradicional, o Alambamento. Após apresentação das famílias, este é o segundo passo na vida do casal, o momento em que o noivo entrega os dotes exigidos pela família da futura esposa. Com lista mais ou menos extensa, no dote é obrigatório o garrafão de vinho, as grades de cerveja e de gasosa, o fato completo para o tio e os panos africanos para as tias, o anel de noivado e uma quantia monetária. Após entrega do dote, a festa prossegue noite dentro com banquete, muita música e bebida. Uma experiência cultural repetir!

Doze estudantes lusófonos recebem bolsas de estudo
Doze estudantes lusófonos recebem bolsas de estudo

Doze estudantes lusófonos foram premiados com bolsas de estudo Cap Magellan/Império, de 1.600 euros cada, numa cerimónia no Consulado Geral de Portugal em Paris, França. A cerimónia decorreu no dia 19 de janeiro e as bolsas foram oferecidas pela Império Assurances, num evento organizado pela Cap Magellan, que vai na 5ª edição, e teve a presença de João Alvim, cônsul geral adjunto. "O português já me ajudou para entrar no Colégio de Direito da Sorbonne. Perguntam a todos os estudantes quantas línguas falam e se têm outras culturas e isso conta no processo de seleção. Portanto, o português já me ajudou e vai continuar a ajudar na vida”, disse Eva Crespo, uma das distinguidas.

Celebração do aniversário do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes

No dia 3 de fevereiro comemorou-se o 96º aniversário do NLLC com uma receção na sua sede, uma cerimónia de Homenagem aos Mortos, junto ao seu monumento na Av 25 de Abril, realizada por militares do RA4 com a presença de várias entidades, nomeadamente: o Presidente da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues, o Vice-presidente da CML, Dr. Gonçalo Lopes e o Presidente do NLLC, Major Marto Silva. Seguiu-se uma missa na Sé de Leiria celebrada pelo Padre Fábio Bernardino e por um almoço convívio no restaurante Pinhal da Quinta.

Micael Sousa escolhe top 10 dos jogos de tabuleiro editados em Portugal em 2018

A nova moda de jogos de tabuleiro tem mudado no panorama nacional. Aqui fica o meu top dos 10 melhores jogos de tabuleiro modernos editados em Portugal: https://youtu.be/innHINgD7RA

Assembleia geral do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes (NLLC)

No dia 30 de janeiro realizou-se a Assembleia Geral do NLLC, na sede do mesmo. O presidente da mesa, coronel Joaquim Pereira, abriu a sessão à hora marcada. Após cumprimentar os presentes leu a ata da última reunião que foi aprovada por unanimidade. O presidente do núcleo, major Marto Silva, apresentou o relatório de contas e das atividades que também foram aprovados. Agradeceu a toda a equipa, incluindo voluntários e instituições, que tornaram possível a realização com êxito de muitas atividades recreativas e de apoio social, médico e psicológico. Agradeceu ainda a participação dos associados nestas atividades o que lhes dá a utilidade desejada. No final realizou-se um lanche convívio muito agradável.

Gabinete de Apoio ao Emigrante de Pombal já está a funcionar
Gabinete de Apoio ao Emigrante de Pombal já está a funcionar

Os emigrantes naturais de Pombal têm, desde o início do ano, um espaço de atendimento preparado para responder às suas solicitações. O Gabinete de Apoio ao Emigrante está a funcionar nos Paços do Concelho e pode ser contactado através do email gae@cm-pombal.pt. A criação deste serviço tem como objetivo “promover e colaborar no apoio, incentivo e acompanhamento ao retorno de pombalenses emigrados, servindo como um elo facilitador da reintegração social e profissional”, refere o Município em comunicado. No futuro, o gabinete fará ainda a ponte com os emigrantes que queiram desenvolver projetos de investimento e desenvolvimento local em Pombal.

Como integrar os jogos de tabuleiro modernos na aprendizagem

Este foi um Webinar, que é como quem diz um seminário online, sobre como se podem aplicar e adaptar jogos de tabuleiro modernos para as várias possibilidades e vertentes da aprendizagem, para todas as idades, públicos e tipos de formação, formais e informais, mais generalistas ou técnicas. O Webinar, em parceiria com o Portal Nacional dos formadores "Forma-te", pode ser visto em: https://youtu.be/a2Im8pRbvqA