Centro de Psicologia Aplicada do Exército comemora 59 anos

O Centro de Psicologia Aplicada do Exército, sedeado em Queluz, comemorou os seus 59 anos de existência no dia 26 de setembro. Um correspondente do Repórter do Mundo esteve lá e testemunhou a alegria do reencontro de antigos militares e civis que serviram nesta casa. O Coronel Santos Silva, diretor do Centro, agradeceu a presença de todos, referiu as principais atividades desenvolvidas no último ano na área do apoio psicológico, seleção, investigação, etc., agradecendo o empenho e dedicação dos seus colaboradores e prometeu continuar a trabalhar em prol do Exército. O major-general Jorge Reis, que presidiu a cerimónia, enalteceu o trabalho de excelência desenvolvido e salientou a sua importância na estrutura.

Catalunha e a luta não violenta

Às 6 da manhã a guardia civil irrompeu nas casas de 9 pessoas aos gritos de "todos al suelo". Numa dessas casas havia menores. Procuravam explosivos. Encontraram material que provavelmente serviria para construir explosivos para um provável ataque que mataria provavelmente centenas de pessoas. Este ataque se fará provavelmente quando seja publicada a sentença dos 9 políticos e líderes sociais independentistas que já cumprem dois anos de prisão preventiva. Como provavelmente uma parte importante da população não gostará da sentença, esta ação foi vista por uma parte como uma manobra para coibir a reação popular. Espanha segue sem oferecer uma solução política ao Povo Catalão.

Festa na Gândara dos Olivais

As festas populares ainda continuam a juntar muitas centenas de pessoas graças aos espetáculos musicais e aos "comes e bebes". No dia 22 de setembro atuaram os MSP e os NZK. A festa de Nossa Senhora dos Milagres, que se realizou este fim de semana na Gândara dos Olivais, tem inspiração religiosa e mantém a tradição da sua habitual missa, seguida da procissão com andores de oferendas. Apesar da crescente dificuldade em juntar pessoas para constituírem a Comissão de Festas, ainda continuam a existir voluntários que dão muito de si (muitos dias de trabalho) para manter esta tradição que constitui um convívio anual da população.

Uma conversa sobre corrupção

O canal Kukiacos TV ficou conhecido por ser propriedade da Igreja Maná, no entanto têm feito verdadeiro serviço público ao abordar temas de interesse geral, abordados com seriedade, independente e total liberdade. Foi assim que participei no programa "Isto é o povo a falar" dedicado ao tema da corrupção, que abordei na perspectiva cívica.

Procissão do Senhor Jesus dos Milagres

Ainda há procissões a sério no concelho de Leiria. A procissão do Senhor Jesus dos Milagres, que se realizou no dia 16 de setembro, nos Milagres, continua a juntar milhares de pessoas num culto com centenas de anos de tradição. O Presidente da CML Dr. Gonçalo Lopes, também participou na procissão. A igreja foi levantada em memória de um milagre do Senhor Jesus e começou a ser construída no ano de 1732. As obras iniciaram-se com esmolas recolhidas pela Confraria do Senhor de Jesus. Em 1750, o interior do edifício estava concluído. O gradeamento da galilé superior terminou já no final do séc. XIX, por intervenção do Arquiteto Korrodi.

A visita do Papa Francisco a Moçambique

Moçambique recebeu a visita do Papa Francisco entre o dia 4 e 6 de setembro de 2019. A visita foi muito bem organizada e decorreu conforme o planeado. No dia da chegada o Papa percorreu algumas ruas de Maputo até à Nunciatura que foi onde ficou alojado, que se encheram para o saudar e receber a sua bênção. Todos os momentos foram acompanhados por danças e cânticos que são a forma mais natural do Povo Moçambicano se expressar. No segundo dia fez uma visita oficial à residência do Presidente e de seguida dirigiu-se ao Pavilhão de Maxaquene onde teve um encontro com os jovens. De tarde visitou a Catedral de Maputo. No último dia foi a missa campal onde estiveram 60 mil pessoas.

300 dias de aforismos no blogue "Desartístico"

Estamos na era da informação rápida, partilhada em rede, imensamente efémera. Nesse sentido Micael Sousa propôs-se a escrever aforismos diários no seu blogue "Desartístico". Hoje atingiu as 3 centenas de criações diárias. Podem ler todos em: https://desartistico.blogspot.com/2019/09/pensamento-do-dia-300.html?m=0

Casting de Cante Alentejano em Paris
Casting de Cante Alentejano em Paris

Quer integrar o grupo Cantadores de Paris e dedicar-se ao Cante Alentejano? A Compagnie des Rêves Lucides, dirigida por Carlos Balbino, vai abrir duas oficinas de Cante, a partir de outubro. Antes disso, porém, promove um casting a 17 de setembro, avança o Lusojornal. Carlos Balbino, que dirige a Compagnie, explica que são aceites todos o níveis e que não é necessário saber falar português. Apenas é pedida uma inscrição de 20 euros. Durante a oficina “serão dadas as bases para cantar em grupo e para fazer harmonias”, explica Carlos Balbino ao Lusojornal. “Os mais motivados poderão integrar o grupo Cantadores de Paris e atuar em concertos de canto tradicional". Imagem: revelucides.org

Negócios portugueses afetados por violência e vandalismo
Negócios portugueses afetados por violência e vandalismo

A funcionar à porta fechada, é assim que se encontram alguns estabelecimentos comerciais geridos por portugueses, na Jules Street, em Joanesburgo, na sequência dos atos de violência e vandalismo registados, esta segunda-feira, naquela cidade sul-africana. "Há edifícios de portugueses que foram vandalizados e destruídos", descreveu Jorge Peterson, proprietário de um edifício comercial onde se encontra instalado um negócio de peças de automóveis Mzanzi Spares. A avenida Jules Street tem uma longa e histórica tradição de negócios e comércio de portugueses. As imagens transmitidas em direto pelos canais de televisão sul-africanos mostram esta parte da cidade como uma "zona de guerra". Imagem: Google Maps

10 anos do blogue "A Busca pela Sabedoria"

Faz 10 anos que iniciei a minha aventura como Bloguer. Foram mais de 400 textos e mais de 650.000 leituras. Se tiverem sugestões de temas que gostassem de ver abordados não hesitem em comunicar. Podem também pesquisar para saber se já constam do blogue "A Busca pela Sabedoria", caso contrário há imensas maneiras de fazer chegar esse interesse. www.abuscapelasabedoria.blogspot.com

Association Portugaise de Bienfaisance doa equipamentos aos Bombeiros de Ourém
Association Portugaise de Bienfaisance doa equipamentos aos Bombeiros de Ourém

No passado dia 14 de agosto, a Association Portugaise de Bienfaisance, de França, visitou os bombeiros de Ourém, "manifestando a sua solidariedade e vontade em apoiar esta Instituição". "Reconhecendo também o carácter, dedicação e valores desta casa e dos seus bombeiros, prontificou-se em colaborar de forma extremamente importante para a aquisição de 20 Fatos Nomex, tão necessários para a atividade e segurança dos nossos Bombeiros no auxílio da população", refere a corporação. Manuel Oliveira, acompanhado da esposa, e Luís de Jesus estiveram presentes na entrega e assinatura de um cheque no valor de 10.000 euros com o qual a corporação conseguiu adquirir 20 fatos Nomex.

Carnaval de Verão na Praia do Pedrógão

Realizou-se mais um desfile de carnaval de verão, a quarta edição, com várias escolas de diversos pontos do país. Começou como é habitual no Casal Ventoso, com milhares de pessoas a assistir em toda a marginal, para depois acabar na rotunda sul, local onde ainda ontem se realizou à noite, uma festa silenciosa.

Cemitério de Maçãs de D. Maria um dos primeiros do País

O cemitério de Maçãs de Dona Maria foi um dos primeiros cemitérios do país, construído em 1855. Neste momento está desativado e bem merecia um projeto de valorização este património.

Todos de bicicleta

Nenhum holandês vive sem a sua bicicleta para as deslocações diárias, pelo que a mobilidade neste país é um tema exemplar em termos ambientais. No verão ou no inverno, a bicicleta está por toda a parte, inclusive na rede de transportes públicos, que constitui também um bom exemplo. Nos municípios da região de Leiria teremos de pedalar muito para aumentar, de forma considerável, o uso da bicicleta pela generalidade das pessoas.

Diversidade espanhola!

Crescemos com a ideia de que Espanha se define com um barulhento OLÉ, ao som do flamengo, vistosas sevilhanas, onde se celebram as touradas. Quando muito, para alguns de nós existe um território à parte que se chama Galiza onde vivem irmãos nossos. Uma ideia redutora para um país com 17 comunidades autónomas (mais duas cidades autónomas) com uma diversidade surpreendente. No País Basco não são só os narizes que são diferentes! Podem não fazer o mínimo esforço para perceber o teu "castelhês", ou dar informações sem atender à especificidade dos dias ou da visita. Ainda assim ficam desarmados se sorris e acolhem muito bem quem vem por bem. Claramente Eskadi é um sítio lindo a voltar, sempre!

Micael Sousa com fotografia no mostrART 2019 em Viana do Castelo

Sábado dia 10 de Agosto pelas 17h00, no 2 piso do Estação Viana Shopping, vai ser inaugurada a inauguração da Exposição mostrART 2019. Este ano a exposição tem por tema "o Futuro" e reúne trabalhos de 30 artistas e de 8 países diferentes. Eu serei um deles.

Na medida certa: "Imagine Dragons" traz som impactante em "Origins" novo álbum

"Acho as músicas fortes, pois sempre penso na vida com as letras! Eles me fazem arrepiar, sabe como é?" Com a mesma intensidade que minha amiga Kiki Santoro falou sobre o "Imagine Dragons", percebi que o grupo, com pouco mais de seis anos de carreira, vem conseguindo se manter nas paradas com muito profissionalismo. "Origins (2018)" é a maior prova de que é possível fazer Rock com Hip Hop e Eletrónico que agradam até quem conhece pouco o grupo. Após o lançamento, o disco teve 97% de aprovação dos usuários do Google e segue liderando os downloads nas plataformas digitais. Neste trabalho, "Dan Reynolds", vocalista da banda volta melhor ainda. Foto: Imagine Dragons.

Baleia em São Martinho do Porto

Quando chegamos ao areal da praia de São Martinho do Porto somos recebidos por uma estrutura de metal em forma de baleia. A ideia é incentivar a recolha do plástico que se encontra na praia. Boa iniciativa esta do Município de Alcobaça.