Tartarugas em Omã

Voltei a Omã este fim de semana. Omã é a jóia do médio oriente: riqueza natural estonteante, património histórico riquíssimo e gente muito acolhedora. Depois... está em estado bruto. Conduzimos 7 horas do Dubai até Sur, costa virada para o mar arábico, para ver as tartarugas. É a época em que deixam o mar, ao anoitecer, escavam um buraco na areia da praia e partem ao amanhecer. Os ovos ficam ali até eclodir e as bebés nadam para o mar. É uma costa cheia de praias de areia branca, lindíssimas, não há resorts ou hotéis, nem gente a bronzear. Só pescadores. Ficámos numa guest house modesta, à beira mar, à noite as tartarugas bebés vieram, atraídas pela luz. Um momento único.

Quem visita Bali é conquistado pelas pataniscas, polvo à lagareiro e moelas
Quem visita Bali é conquistado pelas pataniscas, polvo à lagareiro e moelas

Abriu há menos de um ano e tem conquistado os portugueses, e não só, que visitam Pecatu, em Bali, na Indonésia. O restaurante Batu Bali foi criado por uma portuguesa, Patrícia Curinha, da Ericeira, e o marido, e no menu há comida tipicamente portuguesa: bitoque, pataniscas, polvo à lagareiro, ameijoas à bulhão pato, moelas e até pastéis de nata. As iguarias fazem as delícias dos turistas, surpreendem os balineses e satisfazem a saudade dos portugueses que estão no território de férias. A decoração não esquece Portugal e há galos de Barcelos, Zé Povinho, vinho do Porto e referências a escritores portugueses. Além do restaurante, situado numa zona bastante procurada por surfistas, este casal português abriu também uma loja de souvenirs.

Realizador português mostra "realidade quase desconhecida" da diáspora lusa no Havai
Realizador português mostra "realidade quase desconhecida" da diáspora lusa no Havai

Mais de 10 por cento da população do Havai (EUA) descende de portugueses, "uma realidade quase desconhecida" e que é o foco do novo documentário do realizador Nelson Ponta-Garça, que estreia esta sexta-feira, dia 28. "Pouca gente imagina que existem tantos portugueses no Havai", disse o realizador açoriano radicado na Califórnia. A estimativa é de que "mais de 10%" da população do arquipélago, que totaliza 1,428 milhões de habitantes, seja lusodescendente. A estreia do documentário coincide com a celebração dos 140 anos da chegada da primeira grande vaga de imigrantes portugueses ao Havai, que aconteceu a 30 de setembro de 1878 a bordo do navio SS Priscilla.

O que distingue os jogos de tabuleiro modernos do xadrez?

Quando se fala em jogos de tabuleiro modernos surgem dúvidas. A designação moderna tem como objetivo distinguir de outros tipos de jogos de tabuleiro, nomeadamente os mais conhecidos e reputados como o Xadrez. Veja aqui as diferenças e proximidades: https://youtu.be/8jHIkUr_aR4

200.° Encontro de jogos de tabuleiro modernos em Leiria

Os boardgamers de Leiria, hoje um projeto da associação Asteriscos, realizou na passada sexta-feira o seu 200.° encontro semanal de jogos de tabuleiro modernos, em Leiria. Desde 2014, este grupo de pessoas, apaixonados por jogos de tabuleiro modernos, novos produtos de autor fruto de inovação que estão a mudar os hábitos lúdicos, tem trazido a Leiria está tendência internacional. Todas as sextas-feiras à noite, há eventos para um público mais especialista mas onde os novatos são bem-vindos. Famílias e crianças têm então um espaço dedicado no primeiro sábado à tarde de cada mês.

Leiria Sobre Rodas 2018

Desde pequeno que a paixão pelos carros sempre esteve presente na minha vida. Não porque tivesse alguém na família que me tivesse colocado o bichinho. Foi apenas natural. São eventos como o “Leiria Sobre Rodas” que me fazem palpitar o coração, podendo sentir o barulho estridente dos carros cheios de potência, o cheiro a pneus queimado e gasolina no ar e, por fim, ter a possibilidade de ver super-carros de sonho em exposição. A repetir, sem dúvida!

Novo embaixador de Portugal no Canadá toma posse
Novo embaixador de Portugal no Canadá toma posse

Na passada terça-feira, dia 18, o embaixador João do Carmo Ataíde da Camara tomou posse como novo embaixador de Portugal no Canadá. Durante a cerimónia, o representante português apresentou as credenciais à Governadora-Geral do Canadá, Julie Payette. "Desde que cheguei ao Canadá não encontrei ninguém que não me tecesse enormes elogios ao trabalho, ao empreendedorismo, ao talento e à capacidade de integração da comunidade portuguesa", disse o embaixador em mensagem à comunidade portuguesa naquele país.

Visita a turma de refugiados na Noruega

No dia 21 de setembro os parceiros do projeto OPLICO visitaram a escola Bømlo Vaksenopplæring, em Bømlo, uma pequena ilha de Stord, na Noruega. Aqui tiveram oportunidade de conversar com uma turma de refugiados da Síria e da Eritreia que estavam a aprender inglês dentro do sistema de ensino norueguês que prevê estas situações. Não obstante as excelentes condições desta escola e do apoio proporcionado pela comunidade, nota-se alguma saudade do clima e do estilo de vida dos seus países de origem.

Estrangeiros elegem Portugal o sexto melhor país do mundo para viver
Estrangeiros elegem Portugal o sexto melhor país do mundo para viver

A qualidade de vida, a segurança, a facilidade de adaptação e o clima são algumas das categorias que deixam Portugal no sexto lugar dos melhores países para viver. A análise é feita pelo estudo Expat Insider 2018, elaborado anualmente pela InterNations, através das respostas de 18.135 emigrantes, isto é, cidadãos que nasceram num país, mas que vivem noutro por razões profissionais ou pessoais. Portugal está em 6º lugar entre 68 países. Melhor do que Portugal, só Bahrein (1º), Taiwan (2º), Equador (3º), México (4º) e Singapura (5º). A lista dos 10 melhores países é completada por Costa Rica (7º), Espanha (8º), Colômbia (9º) e República Checa (10º). (www.internations.org)

Gaivotas esperam por presente dos pescadores

Agora que se começa a falar dos problemas gerados pelas gaivotas, vemos como nesta praia elas são espertas e desinibidas. No mar ou em terra, são centenas e atentas ao movimento dos pescadores. Esperam pela oportunidade de que um deles vá com uma caixa de desperdício de peixe e a despeje à beira-mar. O resultado é a loucura que se vê no vídeo em anexo. De referir que estas gaivotas não são desta praia, vêm provavelmente da Figueira da Foz que dista aproximadamente 30 km.

Crianças portuguesas têm desenhos expostos no Coliseu de Roma
Crianças portuguesas têm desenhos expostos no Coliseu de Roma

Nas comemorações do Dia Internacional da Paz das Nações Unidas, no 21 de setembro, mais de 5.000 mil desenhos sobre a paz, efetuados por crianças e jovens de 33 países, serão exibidos no Coliseu de Roma – Itália. Destes 5 mil desenhos, cerca de mil foram enviados por escolas portuguesas de todo o país. As “obras de arte” vão ficar expostas nove dias e poderão ser vistas por cerca de 180 mil pessoas. A iniciativa faz parte da Sri Chinmoy Oneness-Home Peace Run, corrida de cariz humanitário que visita escolas como forma de promover o desporto. A corrida Peace Run em Portugal, começa no dia 1 de outubro em Vilar Formoso e finaliza no dia 8 de outubro em Lisboa. Informações: www.peacerun.org/pt

Contempla Trilhos viaja até à Noruega

A associação Contempla Trilhos, representada por Ley Garcia e João Silveira, está na Noruega, de 19 a 23 de setembro, para mais um encontro dos parceiros do projeto OPLICO, do programa Erasmus+, da Agência Nacional. Hoje, quinta-feira, apresentou os resultados do projeto de investigação sobre migrantes / refugiados, que teve por objetivo perceber que tipo de ajuda eles mais procuram nos centros e comunidades de acolhimento relacionados com os parceiros, bem como o seu nível de satisfação com a vida em geral e com a vida nestes centros, o seu relacionamento com os técnicos e voluntários dos centros, etc. A análise dos dados dos questionários esteve a cargo desta associação com o apoio da DataQF.

Castelo Branco recebe 45 alunos de Macau
Castelo Branco recebe 45 alunos de Macau

Um grupo de 45 alunos do Instituto Politécnico de Macau vai estudar este ano letivo na Escola Superior de Educação, no Politécnico de Castelo Branco. São alunos de duas turmas , uma do 2.ª ano da licenciatura em Ensino da Língua Chinesa como Língua Estrangeira e outra da licenciatura em Português. A iniciativa enquadra-se no protocolo de cooperação assinado entre o Politécnico de Castelo Branco e o Politécnico de Macau e centra-se na lecionação conjunta dos referidos cursos, com o objetivo de permitir aos alunos a imersão linguística e cultural na língua e cultura portuguesa e a aquisição de conhecimentos em português.

Jardim-Escola João de Deus, em Leiria, vai ter atividades com jogos de tabuleiro modernos

O Jardim-Escola e Escola Básica João de Deus, em Leiria, vão ter uma oferta de atividades de enriquecimento escolar, este ano letivo, com jogos de tabuleiro modernos. A instituição abre assim as portas aos métodos inovadores de utilização de jogos de tabuleiro modernos, pelos Boardgamers de Leiria, em contexto escolar.

Fesmonte junta milhares de pessoas para assistir a concertos

Este fim de semana realiza-se a Fesmonte – Feira de Gastronomia e Atividades Económicas que surgiu em 1998 em Monte Redondo, concelho de Leiria. Durante cinco dias, milhares de pessoas deslocam-se ao evento e assistem a espectáculos. Ontem, por exemplo, os artistas nacionais Carolina Deslandes e Piruca foram os cabeça de cartaz e tiveram casa cheia. Há ainda muita comida, expositores e espaço para de diversão para crianças. Hoje, domingo, atua José Malhoa e amanha, segunda-feira, último dia do Fesmonte, o palco é de David Carreira, com o convidado C4 Pedro.

Marcelo Rebelo de Sousa visita Festa do Desporto e tira dezenas de selfies

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa esteve hoje em Leiria para a inauguração do largo Comendador Armando Lopes, um emigrante natural de Ourém que partiu para França há 57 anos e construiu um grupo empresarial de sucesso. O momento serviu também para homenagear a diáspora portuguesa. No final, o Presidente atravessou o rio Lis e visitou a Festa do Desporto, onde conviveu com atletas e coletividades do concelho. Claro que não foi possível fugir às selfies. Foram dezenas, senão centenas, entretanto partilhadas nas redes sociais.

Micael Sousa fica em 4° lugar em concurso internacional de bloguers

Para quem não sabe concorri com um texto ao concurso internacional de bloguers da Comissão Europeia, #EUinmyRegion 2018. Acabaram de sair os resultados. Em 120 candidatos, depois de um processo de votação pública e escrutínio por um júri de especialistas em comunicação, este foi o resultado: http://ec.europa.eu/regional_policy/en/policy/communication/euinmyregion/blogging/ O texto fala de como o projeto europeu Urbanwins me fez passar a utilizar os jogos de tabuleiro modernos em atividades de Serious Gaming. Relatam-se as experiências nos Boardgamers de Leiria da Asteriscos, e as várias aulas que dei em múltiplas instituições com recursos a jogos de tabuleiro modernos.

Catalunha no caminho da Independência

Um mar de gente desbordou a principal artéria de Barcelona exigindo liberdade para os presos políticos e a indepência para a Catalunha. Antes de começar, sabia-se que havia 460 mil inscritos na frente da Assembleia Nacional Catalã e as imagens mostram una avenida diagonal repleta de gente. Somos muitos mais. Somos gente que dança, canta e grita "independência" ou "liberdade para os presos políticos". Eu venho do sul. Da minha povoação, saíram sete autocarros com gente de diferentes idade. Manifestam-se e voltam a casa. Uma luta como a gota de água malaia: agua mole em pedra dura... Fotos partilhadas por ccma - tv3