Excelente dia na Praia do Pedrógão

Hoje, sexta-feira, são 17h15 e a temperatura ainda ronda os 30°C, na Praia do Pedrogão, com bandeira verde (de manhã) e amarela (de tarde). Foi um excelente dia para ir ao banho, uma vez que a água não estava muito fria.

Grupo de orcas avistado na costa algarvia
Grupo de orcas avistado na costa algarvia

"Hoje foi um dia muito especial. Durante o nosso passeio de observação de golfinhos avistámos um grupo de Orcas (Orcinus orca) a 3 milhas da barra de Olhão. É um avistamento muito raro, mas felizmente estávamos lá para aproveitar o show ", disse Alfredo Rodrigues, biólogo marinho, que captou as imagens e partilhou no facebook. O avistamento aconteceu no dia 31, terça-feira, em frente à ilha da Culatra, entre as três e as quatro milhas. Eram entre 10 e 11 orcas, uma família que estava dividida em dois subgrupos, diz o responsável. E acrescenta que há cinco famílias destes animais já conhecidas, que passam todos os anos até ao estreito de Gibraltar.

Passeio de Motos Antigas bate recorde

A Associação Amigos do Escape organizou a 6ª edição do Passeio de Motorizadas e Motos Antigas da Carreira (Leiria). Este ano estiveram presentes cerca de 400 motociclistas, um novo recorde de participação, que percorreram as estradas de Leiria e as praias da região. No final a organização proporcionou um belo respasto tendo sido um momento de grande convívio. A Associação Amigos do Escape prometeu para o ano voltar ao realizar no último domingo de julho e bater novamente o recorde de número de participantes no Passeio.

Sérgio Godinho (en)cantou em Pombal

Foi no passado domingo que o cantor do povo brindou quem aguentou estoicamente, que o fogo de artificio terminasse, para ouvir Sérgio Godinho. O cantor do alto dos seus 72 anos dominou com maestria o palco, e espalhou a magia das suas líricas, não só do albúm mais recente, como com as mais antigas (ex: Etelvina, Brilhozinho nos olhos, ...). Podia não estar tanto povo como nos espectáculos anteriores (muito culpa da organização que marca para tão tarde estas coisas), mas com a certeza porém,que estes que assistiam sabiam as letras,algumas de há 50 anos, na ponta da língua. Que bem que nos soube, mas soube-nos a pouco. Venha mais um, se faz favor!

Várzeas vence torneio de futsal da freguesia

No passado domingo dia 29 terminou mais um torneio de futsal da freguesia, organizado pela Associação da Arroteia em colaboração que a Junta de Freguesia Souto da Carpalhosa e Ortigosa, no concelho de Leiria. Este torneio envolveu 11 equipas da freguesia e no final assitiu-se a um grande jogo entre as equipas das associações Moita da Roda e Várzeas. O resultado final foi de 4-7, tendo o clube de Várzeas vencido merecidamente o torneio.

Jogos de tabuleiro transformados em coisas sérias aos olhos da União Europeia

Esta semana um dos textos do blogue "Jogos no Tabuleiro" foi traduzido para inglês e alojado em página da internet oficial da União Europeia, a propósito de um concurso internacional de bloguers. O texto fala do processo que desenvolvi de adaptação de jogos de tabuleiro modernos a contextos sérios, segundo os princípios do "Serious Gaming". Neste texto encontram-se referencias a Leiria, a muitos amigos, ao Urbanwins, aos Boardgamers de Leiria, à academia, etc. Leia em http://ec.europa.eu/regional_policy/blog/detail.cfm?id=126

Visite a praia da Lagoa da Ervedeira nas férias

Situada junto à Mata do Urso, no concelho de Pombal, e próximo da Praia do Pedrógão, em Leiria, podemos encontrar a Lagoa da Ervedeira. Trata-se de uma lagoa com dois quilómetros de perímetro e a maior do concelho de Leiria. É uma lagoa privilegiada para os desportos náuticos, como o winsurf, e tem também zona de areal, procurada por muitos veraneantes. É também um habitat natural de muitas espécies de animais e plantas. A zona dispõe ainda de um imenso passadiço, que convida a excelentes caminhadas.

Repórter no Mundo é notícia na RDP Internacional
Repórter no Mundo é notícia na RDP Internacional

A aplicação Repórter no Mundo foi divulgada na tarde de ontem na RDP Internacional. Como surgiu o projeto, a quem se dirige e como jogar e ganhar prémios na aplicação foram algumas das informações divulgadas pela equipa da Repórter no Mundo. Pode ouvir o programa em https://bit.ly/2LI911k.

Museu do Xadrez é único em Portugal

Em Figueiró dos Vinhos podemos visitar o Museu Doutor Álvaro Goncalves, o Museu do Xadrez. Trata-se de um museu único em Portugal. Podemos encontrar um conjunto de mesas de xadrez de uma coleção particular oferecida ao museu por um apaixonado pelo xadrez, um tabuleiro bastante inovador, onde se pode jogar a três. Visite o museu e no final jogue uma partida com um amigo no jardim circundante ao museu.

Ajudanimal de Pombal, a associação resiliente

A Ajudanimal-Associação de Defesa dos Animais de Pombal, marcou a 11a presença no Bodo2018. Novamente com bastante afluência nos três primeiros dias de festa, angariou novos sócios, voluntários e donativos através das rifas de quermesse e loja solidária, além de prestar esclarecimentos a quem procurou este stand. Dos três objectivos colocados no início do ano, um já foi conseguido, a compra da Petmobile, faltando o terreno (e consequente início de construção da casa abrigo) e o estatuto de utilidade pública. A associação pode ser contactada através da sua página de facebook ou site (www.ajudanimal.com)

Programa de estágios internacionais INOV Contacto tem mais de 300 vagas para recém-licenciados
Programa de estágios internacionais INOV Contacto tem mais de 300 vagas para recém-licenciados

Dominar inglês, ter até 29 anos e formação superior. São estes os requisitos para poder concorrer a um dos 300 estágios profissionais remunerados – com bolsa e subsídio de estadia - que vão decorrer em qualquer parte do mundo. O estágio tem a duração de seis meses, numa entidade ou empresa selecionadas atendendo ao reconhecido interesse e mérito nacional e/ou internacional. Bulgária, Espanha, Alemanha, Moçambique, Estados Unidos da América e Timor são alguns dos países que acolhem os recém licenciados As candidaturas estarão abertas até 4 de outubro de 2018 e são feitas exclusivamente online no site www.inovcontacto.pt. A iniciativa é promovida pela AICEP Portugal Global.

Banhos no rio

Ir ao banho no rio Lis, quando a temperatura do ar ameaça atingir máximos históricos, pode ser uma solução. Mesmo sem praia fluvial. Os muros que amparam as águas do rio, servem de plataforma de saltos para a água. Pode ser perigoso, mas quando se é adolescente a aventura e o desafio falam mais alto.

Morreu a fadista Celeste Rodrigues, irmã de Amália Rodrigues
Morreu a fadista Celeste Rodrigues, irmã de Amália Rodrigues

A fadista Celeste Rodrigues morreu hoje, aos 95 anos. “É com um enorme peso no coração, que vos dou a notícia da partida da minha Celestinha, da nossa Celeste. Hoje deixou uma vida plena do que quis e sonhou, amou muito e foi amada, mas acima de tudo, foi a pedra basilar da nossa família, da minha mãe, da minha tia, dos meus irmãos, sobrinhos e filhos, somos todos orgulhosamente fruto do ser humano extraordinário que ela foi”, escreveu Diogo Varela Silva, neto da fadista, no Facebook. Natural do Fundão, a irmã de Amália Rodrigues iniciou a carreira há 73 anos, cantou em vários países e com vários artistas mundiais. No último ano, estreitou relações com Madonna, atualmente a viver em Lisboa.

Verão a caminho

Parece que o mês de agosto é que vai trazer o verão. O sol e o calor já se fazem sentir na cidade de Leiria, que espera hoje uma temperatura máxima de 31°C. No fim de semana vão ser dias para ir à praia, à piscina ou fazer piquenique, com os 40°C que se esperam.

Jovem de 13 anos ajuda animais com receita de livros

Raquel Martins, de 13 anos, tem dois livros editados com a chancela da Chiado Kids e já entregou 200 euros resultantes da venda dos seus livros à associação Ajudanimal, de Pombal. A associação enaltece a pequena autora com a atitude dizendo que é notório que as gerações mais novas mostram cada vez mais proatividade sendo assim um sinal positivo das mudanças de mentalidade. As histórias de Raquel são fábulas que ao humanizarem o personagem principal, levam o leitor ao imaginário da meninice. Histórias para graúdos e miúdos escritas sobre o olhar e a criatividade de uma criança.

Bodo dos (re)encontros

"Bodo" é sinónimo de reencontro para qualquer pombalense que se preze. Mais ainda quando se trata dos pombalenses que residem e trabalham no estrangeiro. O "Bodo" dos reencontros, dos abraços, dos "olá", dos apertos de mão é um dos eventos mais aguardados do ano, sempre nos últimos dias de julho. Sabe a saudade. Regressar e sentir o que se sente quando se está em casa assume um sabor apenas degustado por quem esteve lá fora e por quem pode, finalmente, abraçar aquele ente querido emigrado.

Bailarino português vence concurso internacional de dança na Bulgária
Bailarino português vence concurso internacional de dança na Bulgária

António Casalinho, bailarino português, venceu hoje o mais antigo e mais conceituado concurso mundial de dança, Varna International Ballet Competition 2018, considerado por muitos como as olimpíadas da dança. O jovem tem 15 anos e é aluno do Conservatório Internacional de Dança Annarella Sanchez. Na competição, onde esteve nas últimas semanas, António Casalinho foi o único português em prova e o mais novo entre os bailarinos presentes. No currículo conta com o prémio de melhor bailarino, por duas vezes, do Young America Grand Prix (YAGP).

Portugal é campeão da Europa sub19 em futebol
Portugal é campeão da Europa sub19 em futebol

A seleção portuguesa de futebol de sub-19 conquistou hoje, em Seinajoki, Finlândia, o título europeu da categoria, ao vencer na final a Itália por 4-3, após um prolongamento que se obrigou a disputar ao desbaratar uma vantagem de dois golos. O avançado Pedro Correia marcou aos 109 minutos – oito após ter entrado em campo - o golo decisivo de Portugal, que parecia ser o destinatário do troféu a meio da segunda parte, quando vencia por 2-0, com golos de João Filipe, aos 45+1, e Francisco Trincão, aos 72, os dois melhores marcadores do torneio, com cinco golos cada.