Um "oásis" carregado de história

A “Livraria Nhô Eugénio” é mais um espaço carregado de história, na capital de Cabo Verde, sendo só por si um local de homenagem a Eugénio Tavares, figura emblemática da vida cultural, politica e social de Cabo Verde entre 1890 e 1930. A sua vastíssima obra vai da poesia à música, da retórica à ficção, passando pelos ensaios. Tendo sido intitulado por muitos como o “Camões de Cabo Verde”.

Quintal da Música é ponto de visita

Está situado no Plateau, centro histórico da capital cabo-verdiana, mais precisamente, onde antigamente era um quintal comum dos moradores do quarteirão. O antigo quintal, hoje semi-coberto, ganhou o seu nome e fama graças as tocatinas e noites de música. Aqui podemos ouvir, dançar ou cantar mornas, funána, batuco ou coladeira, géneros que muitas vezes compõem a palete musical numa mesma noite.

Quitutes da terra a caminho de Leiria

A gastronomia e o artesanato angolanos são ricos e variados e, para um estrangeiro que vive Angola, véspera de viagem é sinónimo de ida às compras. Daqui pode levar-se um pouco te tudo: “O Pensador”, uma das mais belas estatuetas de origem Tchokwe e um símbolo da cultura angolana; “O Ngyendo” ou cesto do Uíge; panos africanos; ginguba com gindungo; gin Kianda, 100% angolano; a emblemática cerveja Cuca; mel do Moxico; chouriço do Lubango e compota de múcua e gengibre produzidos junto à Fenda da Tundavala; entre outras iguarias. O Repórter no Mundo foi às compras em Angola e dentro de dias estará em Leiria para dar a conhecer estes “Quitutes a Terra”. Até já!

Artistas portugueses animam festas do Bodo

Sergio Godinho, C4 Pedro e Fernando Daniel vão subir ao palco principal nos últimos três dias das festas do Bodo, em Pombal. Para além destes artistas, o cartaz deste ano contemplou nomes como Hora H, Richie Campbell e Raquel Tavares que atuaram nos passados dias 26, 27 e 28, respetivamente. Os "after party" tiveram a presença de Djs de renome, como Eurico Lisboa + Mc Fubo, DJ Angel e DJ KIKO que encheram o recinto até de madrugada.

Jogadora de 19 anos é convidada para jogar basquetebol nos Estados Unidos
Jogadora de 19 anos é convidada para jogar basquetebol nos Estados Unidos

De Pombal para os Estados Unidos da América. Beatriz Jordão tem 19 anos e está nas bocas do mundo. A jogadora foi convidada para representar a Universidade de South Florida. A internacional portuguesa esteve em foco nas últimas semanas, com prestações de elevado nível no Europeu sub20, onde Portugal conseguiu a melhor classificação de sempre, um sétimo lugar, e a manutenção na Divisão A. Beatriz fez uma média de 11,9 pontos por jogo. A jogadora é natural de Pombal, iniciou o seu percurso desportivo no Basquetebol Clube de Pombal, passou no Núcleo de Desporto Amador de Pombal (NDAP) e transferiu-se para a Quinta dos Lombos, nas últimas duas épocas, onde foi campeã nacional.

Ciclistas portugueses e franceses cumprem última etapa amanhã
Ciclistas portugueses e franceses cumprem última etapa amanhã

Um grupo de 11 ciclistas portugueses, naturais de Viseu, Penamacor, Santa Maria da Feira, Leiria, Pombal e Guarda, e franceses, chegaram hoje a Leiria de uma ligação de bicicleta de Paris a Lisboa. Foram recebidos pelo vice presidente da Câmara municipal de Leiria, Gonçalo Lopes. A partida aconteceu no dia 19 de julho de Villejust, em França, onde estão ligados ao clube de ciclismo local, e a chegada a Lisboa (Portugal), está prevista para amanhã, dia 29. Fotos: Fernando Rodrigues

Região de Leiria dá as boas-vindas aos emigrantes

É de jornal na mão, sorriso no rosto e o voto de boas férias que a equipa do REGIÃO DE LEIRIA dá as boas-vindas aos emigrantes que, este sábado, regressam a Portugal por Vilar Formoso. O jornal publicou esta semana uma edição extra exclusivamente dedicada aos portugueses que residem fora do país e está a oferecê-la durante todo o dia nesta fronteira e até ao final do mês nos supermercados Continente de Leiria e Intermarche de Leiria e Pombal.

Eclipse convida turistas a olhar para o céu

O eclipse da lua, que aconteceu ao início da noite, levou centenas de pessoas, provavelmente milhares na região e milhões em todo o mundo, a olhar para o céu e admirar o maior eclipse lunar total do século XXI. Um momento único para acompanhar. Depois de ter ficado com tons avermelhados, a lua ficou gigante e bastante brilhante. Foi ainda possível ver alguns planetas: Marte, Júpiter e Venús.

O dia dos avós

A Alfiii e o Teatro Politeama dinamizaram a comemoração do dia dos avós, neste emblemático e fantástico espaço em Lisboa, permitindo a avós e netos partilharem a alegria de jogar com os jogos da Alfiii, e de desenvolverem a capacidade de raciocinar como complemento fundamental para um envelhecimento ativo e saudável.

Grupo de ciclistas portugueses e franceses faz ligação entre Paris e Lisboa
Grupo de ciclistas portugueses e franceses faz ligação entre Paris e Lisboa

Um grupo de 11 ciclistas amadores, de nacionalidade portuguesa e francesa, está a completar o trajeto entre Paris e Lisboa de bicicleta. A partida aconteceu no dia 19 de julho de Villejust, em França, e a chegada a Lisboa (Portugal), está prevista para domingo, dia 29. Hoje, o grupo cruzou a fronteira e deu entrada em território nacional, em direção a Castelo Branco. Amanhã a etapa de 144 km liga Castelo Branco a Leiria e no domingo a aventura termina em Lisboa.

REGIÃO DE LEIRIA recebe emigrantes portugueses em Vilar Formoso
REGIÃO DE LEIRIA recebe emigrantes portugueses em Vilar Formoso

É tempo de regressar. Nos próximos dias milhares de emigrantes portugueses e as suas famílias voltam a Portugal para passar férias, rever família e amigos e matar saudades. Com o objetivo de valorizar o percurso de todos os que deixaram o país e regressam todos os anos, com muitos quilómetros percorridos, o REGIÃO DE LEIRIA vai estar este fim de semana num dos pontos de entrada do país a dar-lhes as boas-vindas. O momento será aproveitado para oferecer uma Edição Extra Especial Emigrantes 2018, que também pode ler, em formato PDF, no seu computador, tablet ou smartphone. Descarregue em https://bit.ly/2Oj7LQ9

Publicações internacionais visitam Semana de Moldes

A Semana de Moldes, organizada pelo Centimfe, Cefamol, OPEN e Pool Net, a ter lugar de 1 a 4 de outubro próximo contará com a visita e acompanhamento de jornalistas de publicações espanholas, francesas, alemães e norte americanas. As revistas Plásticos Universales e Toolmaker, de Espanha, Plastverarbeiter da Alemanha, Plastiques & Caoutchoucs, de França e Molding Making Technology, dos E.U.A, acompanharão os diversos eventos previstos para os quatro dias de trabalhos e visitarão algumas empresas da região, podendo constatar o que de melhor se faz em Portugal na indústria de moldes e de plásticos. Haverá ainda espaço para conhecerem a região e as riquezas locais.

Há três portugueses a trabalhar em programa da UNESCO
Há três portugueses a trabalhar em programa da UNESCO

Sérgio Leandro (na foto), António Domingos Abreu e Eduardo Carqueijeiro são os três portugueses num conjunto de 47 especialistas de todo o mundo que integram o Programa Man & Biosphere (MaB) da UNESCO. O programa tem como finalidade promover o equilíbrio entre as sociedades humanas e os ecossistemas, a conservação da biodiversidade, a promoção do desenvolvimento económico sustentável, e a melhoria da qualidade de vida na Rede Mundial de Reservas da Biosfera. Sérgio Leandro, docente do Politécnico de Leiria (ESTM - Peniche), vai integrar o grupo de trabalho internacional que irá definir as diretrizes técnicas da Rede Mundial de Reservas da Biosfera, nos próximos dois anos.

Final do torneio de futsal é no dia 29

Decorre durante este mês de julho o tradicional XIII edição do Torneio Interassociações da Freguesia de Souto da Carpalhosa e Ortigosa, no concelho de Leiria. Pretende o intercâmbio entre as várias equipas das localidades da freguesia. Uma forma que a junta de freguesia encontrou para reunir os jogadores que ao longo do ano atuam nos clubes da região e o convívio entre habitantes. É um evento desportivo que traz uma certa rivalidade saudável. A final acontece dia 29 de julho com os finalistas ACDR Várzeas e a ADC Moita da Roda.

Jogos de tabuleiro modernos no apoio letivo

Já há uns anos que temos conseguido criar um público e grupo de voluntários conhecedores dos jogos de tabuleiro modernos. Com o projeto dos Boardgamers de Leiria, da associação Asteriscos, tem sido possível criar atividades de inovação cultural e educativa para as crianças da região de Leiria. Neste mês estivemos na Escola dos Capuchos, no Centro Escolar de Vermoil e no Jardim-Escola João de Deus (Leiria). Mais informações em: https://www.facebook.com/boardgamersdeleiria/

Raid Cacimbo Cuca 2018 está na estrada e já entrou na Namíbia

A mais antiga expedição de turismo-aventura de Angola está na estrada desde sábado e já entrou em território namibiano. Meia centena de aventureiros e 21 viaturas percorrerão mais de cinco mil quilómetros por Angola, Namíbia e Botswana, com foco na Área de Conservação Transfronteiriça do KAZA (Kavango Zambeze), até dia 5 de agosto. Esta edição conta com o alto apoio institucional do Ministério do Turismo de Angola e inaugura a primeira rota turística Angolana dentro do Projecto KAZA. O Raid Cacimbo Cuca 2018 conhecerá um novo percurso repleto de paisagens, lugares históricos e reservas naturais, como a maior concentração de búfalos de África, localizada no Parque de Luengue Luiana.

Um inferno às portas de Atenas

Após uma noite, que para uma grande parte dos Gregos, foi passada em claro, começam a chegar a Atenas as histórias de quem tem família, amigos e vida em Mati. Esta pequena zona turística a 30km de Atenas foi ontem destruída pelas chamas do maior incêndio que a Grécia viu na última década. O que era para muitos uma zona de lazer e diversão, é agora um lugar de luto onde os esforços para acabar com as chamas e para que a vida volte ao normal se multiplicam entre população e organismos públicos. Embora a vida em Atenas esteja quase inalterada, a cor do céu, e a tristeza na face de quem passa é testemunho evidente do inferno pelo que a Grécia passa neste momento.

Não há registo de portugueses entre vítimas dos incêndios na Grécia
Não há registo de portugueses entre vítimas dos incêndios na Grécia

O ministro dos Negócios Estrangeiros disse hoje à agência Lusa que não há, até ao momento, registo de portugueses entre as vítimas ou desaparecidos nos incêndios que atingem a Grécia e que já causaram pelo menos 50 mortos. “Até ao momento, não há nenhuma notícia de qualquer português que esteja incluído no número das vítimas mortais ou dos feridos ou desaparecidos”, afirmou Augusto Santos Silva, que lamentou os “trágicos incêndios que assolam a região de Atenas” e transmitiu “toda a solidariedade para com o povo grego”. Os fogos que lavram na Grécia causaram pelo menos 50 mortos e 156 feridos, alguns em estado crítico, segundo a Proteção civil grega. Foto: ANGELOS TZORTZINIS/AFP/Getty Images